Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 30/AGO/1996
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

De Paula se junta a Silveira na criação da Doctor

O redator Sérgio de Paula será o novo diretor associado de criação da Doctor a partir do próximo mês, assim que oficialmente encerrarem as atividades do escritório da Grottera no Rio, onde ele vinha respondendo nos últimos meses como diretor de criação.
De Paula - que em 1995 recebeu o diploma de redator mais premiado do Colunistas Rio - reencontra na nova agência a parceria que já teve com o diretor geral da Doctor, Marcos Silveira, quando os dois estiveram na Young & Rubicam e na V&S.
Os dois trabalharão na criação com o diretor de arte Paulo Brandão e nos esforços de prospecção que a agência pretende incentivar a partir de agora.
A Doctor é ligada ao grupo Dreams, responsável pelas redes de lojas Dollar Dreams e World Dreams, e até recentemente assinava-se Dr. Brain. Segundo Marcos Silveira, como esta assinatura gerava dúvidas - algumas pessoas liam o "Dr" como Doctor e outras como Doutor - a empresa resolveu simplificar o nome de fantasia.

Criadores se dividem sobre ponto de encontro das sextas

Continuam os debates entre os criadores da publicidade do Rio de Janeiro sobre qual churrascaria deve sediar os tradicionais almoços de sexta-feira da classe. Deve-se ficar no atual rodízio da Estrela do Sul ou volta-se ao serviço à la carte da Plataforma, como propôs o diretor de criação da Artplan, Lelo Nahas, em movimento noticiado por esta coluna há algumas semanas?
Para Lelo, no Estrela do Sul não dá para conversar, de tanto que os garçons insistem em encher o prato de carne. Os críticos do Plataforma, por sua vez, reclamam dos engarrafamentos para chegar ao restaurante e para voltar a suas agências.
Como era de se esperar, durante a festa da Globo, na última terça, um grupo de criativos começou a debater o assunto, a despeito dos protestos do V.P. de criação da Pubblicità, Ronaldo Conde, de que "o mundo está acabando e pessoas ficam discutindo sobre onde vão comer". Ainda assim, ficou-se sabendo ali que já na última sexta-feira o Plataforma voltou a ter algumas mesas de publicitários, enquanto o Estrela do Sul exibia claros na área reservada para o mercado. Antecipando qualquer proposta de se marcar esta sexta no Plataforma, Antônio Accioly, principal negociador da ida dos criativos ao Estrela do Sul, puxou imediatamente da manga a novidade de que a churrascaria, para incentivar o retomo dos publicitários, decidiu que esta sexta-feira, por ser a última do mês, o preço do rodízio baixaria de R$ 17,80 para R$ 15,00.
Presente no grupo, porém, Lelo Nahas, que só aceita falar em fraldinha quando o assunto é sua filha recém-nascida, retrucou imediatamente: "Desconto? Mas nós somos publicitários ou caminhoneiros?!".
Enfim, nada se concluiu. Ainda não se sabe onde se reunirão hoje os criadores cariocas.

W/Brasil e F/Nazca vencem Profissionais do Ano Sudeste

São Paulo mais uma vez dominou o resultado da regional sudeste do Prêmio Profissionais do Ano, promovido pela Rede Globo e entregue na última terça-feira em festa mais uma vez belissimamente cenografada, mas alvo de críticas de muitos publicitários pela frugalidade no serviço - principalmente bebidas - que contrastava com o excesso do show do grupo Kamak.
Na categoria Campanha, a vencedora do Profissionais do Ano foi a W/Brasil com "Novo Casal Unibanco", para, claro, o Unibanco. Na categoria Mercados, de comerciais isolados, o filme vencedor foi "Perseguição", da F/Nazca S&S para Coppertone. O Rio esteve representado na premiação pelo comercial "Pô Bicho", da D+W para a Insetisan, muito aplaudido após a sua exibição no rolo de finalistas.
ESCADA ABAIXO
Falando na festa da Globo, o Hotel Sheraton, do jeito que está, é uma péssima opção como local de eventos de grande porte. O elevador da garagem, que sempre foi deficiente e responsável por incômodas filas, nesta terça recusou-se a funcionar por diversas vezes, obrigando os convidados - este colunista inclusive - a subirem na chegada e descerem na saída as escadarias dos seis andares entre a garagem e o saguão do hotel. Em nenhum dos dois momentos, aliás, via-se qualquer encarregado de manutenção trabalhando para resolver o problema ou qualquer funcionário do hotel orientando ou desculpando-se com as pessoas constrangidas com a situação. Um mínimo a se esperar de um Sheraton que, afinal, ostenta 5 estrelas em sua classificação...

Paulo Netto vai julgar produção nacional junto com os colunistas

O diretor de RTV da Giovanni, Paulo Netto, já está confirmado como jurado no IX Prêmio Produção Brasil, promovido pela Abracomp - Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda e que será julgado na segunda semana de setembro, em São Paulo.
Este ano, pela primeira vez, o Prêmio Produção vai integrar profissionais de RTV em seu júri, tradicionalmente composto apenas pelos colunistas publicitários. O objetivo, segundo o presidente da Abracomp, Armando Ferrentini, é trazer para o julgamento novas opiniões técnicas, que ajudem a aprimorar este que é o mais complexo prêmio da Abracomp, com categorias nada subjetivas como "melhor arranjo", "melhor fotografia de filme", "melhor cenografia" etc.
Além de Paulo Netto - que representará os RTVs do Rio - a Abracomp convidará outros profissionais de São Paulo, todos escolhidos a partir de mais de uma indicação de diretores de produtoras de comerciais e fonogramas destes dois mercados.

MKTMIX MKTMIX

• PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado: Dia 30: José Leite Suassuna (Diretor atendimento da Zapt); Dia 01: André Pedroso (Redator da Contemporânea), Marcos Frausches (Diretor de Operações da GR.3); Dia 02: Joseph Esquenazi (Diretor de Atendimento da Artplan); Dia 03: Clóvis Speroni (Diretor Presidente da Speroni); Dia 04: Manolo Rodrigues Garcia (Diretor de Arte); Dia 05: Célia Botelho (Diretora da Set TV Cine).
• DESBRAVADOR - Marcelo Gorodicht continua agitando a sua D+W, que está comemorando a conquista de duas novas contas no Rio de Janeiro e mostrando que ainda existem muitos clientes por aqui para serem desbravados. Um deles é a rede de varejo W. Shock, para a qual a agência começa a veicular a partir de 10 de setembro. Outro é a gravadora Continental, que lança pela agência o CD da cantora italiana Laura Pausini. Ainda na agência, mas em seu escritório paulista, entra uma nova supervisora de conta: Denise Boerner Nogueira; ex-Almap.
• CARTAS - Correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040, telefone (021) 552-4141. Ou pela Internet, com o e-mail [email protected]