Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 11/OUT/1996
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Governo volta a animar o mercado publicitário

As contas federais começaram a entrar novamente em concorrência, deixando agitadas as agências de propaganda de fora de São Paulo, que dependem das verbas federais para crescer.
No último dia 4, doze agências se apresentaram para a concorrência da Eletrobrás, que tem definida uma verba de R$ 8,5 milhões. Entraram, do Rio, as agências Artplan, Caio, DPZ, Denison­Rio, Lotus, McCann, Salles, Pubblicità, Propeg e V&S. Da Bahia veio ainda a Ideia 3 e de Recife a Makplan.
A Lotus é uma agência especializada em propaganda legal que tem comparecido às concorrências para pleitear que a veiculação deste material seja feito exclusivamente pelas agências especializadas do setor. Como ela não apresentou as pastas com propostas de trabalho, está praticamente eliminado da concorrência.
A concentração dos serviços dos órgãos federais em agências de propaganda tem sido motivo de críticas de várias empresas especializadas em outras áreas da comunicação de marketing, inconformadas por não serem contratadas diretamente. O Ministério da Cultura, por exemplo, abriu licitação para agência de propaganda - e que terá entrega de material em Brasília no próximo dia 26 de novembro -, estipulando uma verba de R$ 1 milhão para o último mês de 1996, mas que abrangerá não somente propaganda como promoção, design e assessoria de imprensa.
De qualquer forma, do Ministério da Cultura ao menos se sabe o que quer. Pior é o caso da Vale do Rio Doce, que abriu licitação para escolha de agência de propaganda, com entrega de material prevista para 30 de outubro, sem estipular nem verba nem objetivos de marketing. Quem sabe, lá isso não tem importância.

JWT - Veja Rio 5 AnosVeja Rio escolhe logo da JWT para seus 5 anos

Antônio Carlos "Cacau" Ribeiro, da J. W. Thompson foi o vencedor do concurso criado pela Editora Abril para a escolha do logo que marcará os 5 anos da revista Veja Rio.
Aberto exclusivamente para agências de propaganda cariocas, o concurso contou com a participação de 248 logotipos de 59 empresas, e dará como prêmio ao vencedor uma viagem para Acapulco com acompanhante, além de um micro Macintosh e US$ 5 mil.

MKTMIX MKTMIX

• PARABÉNS PRA VOCÊ ­ A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado: Dia 11: Erly Francisco de Jesus (Diretor de Mídia da Pólen), Fabiana Xavier Brito (Diretora de Criação da Promarket); Dia 13: Amauri Nicolini (Diretor Técnico da Brainstorm); Dia 15: João Bosco Franco (Redator da Contemporânea); Dia 17: Cássio Lopes (Diretor de Atendimento da Unità).
• NOVAS CONTAS - Várias agências cariocas comemoraram conquistas esta semana. A Doctor pegou a conta do CEL-Centro Educacional da Lagoa. A Ferrari pegou a conta do Café Faraó, de uma das maiores torrefações de café da região do Vale do Paraíba. A campanha, que terá mídia eletrônica e impressa, tem com tema "o que importa é o sabor". E a JLS Comunicação, do José Luís Sombra, conquistou dois novos clientes em concorrência de assessoria de imprensa: o grupo Belga Maas - Manuchar, que opera na área de comércio exterior, e o Grupo Oceânica Hospital, que atua no ramo de administração de planos de saúde.
• GENTE NOVA - Zapt contratou Álvaro Rodrigues, ex-Ferrari, como seu novo redator, fazendo dupla com Wilson Loureiro, diretor de criação da agência.
ANUÁRIO DE PROMOÇÕES - Já está sendo distribuído para o mercado o anuário Free Shop, um dos mais requisitados pelo mercado de promoções de marketing por reproduzir informações e fotos dos mais diversos materiais disponíveis para brindes e ponto de venda. Este ano, o Free Shop foi dividido em dois volumes, um deles específico para as empresas prestadoras de serviços para a área de eventos. Segundo Auli de Vitto, editor do Free Shop, a tiragem desta edição alcançou 23 mil exemplares.
• CARTAS - Correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040, telefone (021) 552-4141. Ou pela Internet, com o e-mail [email protected]