Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 28/MAR/1997 - Espaço da Mídia
Grupo de Mídia do Rio de Janeiro

 

Esta coluna era integrante da Edição Mensal Especial da Janela Publicitária, publicada no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

E nós com isso?

Há muito tempo que o Grupo de Profissionais de Mídia do Rio de Janeiro está empenhado no aperfeiçoamento dos profissionais da área nas agências. Por outro lado, temos percebido que, por maior que sejam os investimentos neste sentido, nem sempre o cliente está preparado para avaliar e valorizar a importância dos planos de mídia recomendados, e a sua contribuição para o processo de comunicação, como um todo.
Geralmente, ao analisar uma campanha, a maior preocupação dos anunciantes se concentra nas temáticas de posicionamento, no conceito criativo, etc., enquanto a mídia, via de regra, é analisada apenas e tão somente pelo seu valor absoluto. Fatalmente, a falta de conhecimento técnico acaba por induzir o cliente acometer erros de avaliação dos mais comprometedores para o resultado final da campanha, fazendo com que seus maiores objetivos não sejam alcançados. É notório que os anunciantes deveriam investir mais em pesquisa e no aperfeiçoamento do profissional de marketing que trata (e decide) a sua mídia.
E o Grupo de Mídia com isso? Qual tem sido a sua contribuição para ajudar a reverter este quadro? Temos realizado diversos encontros abertos, que chamamos de Mix, onde veículos, institutos de pesquisa e entidades do setor apresentam suas novidades e realizações consideradas relevantes para a nossa categoria profissional. No último Mix, a MTV divulgou os resultados da nova pesquisa domiciliar desenvolvida pelo Ibope, a pedido daquela emissora. Estas informações, até então inéditas, modificaram radicalmente a análise das audiências desta emissora, já que seu posicionamento junto à população recomenda, claramente, novas formas de abordagem ao telespectador. Nesta mesma reunião, ficou patente que estamos a um passo da medição da audiência das TVs a cabo.
As apresentações no Mix, além de didáticas e ricamente ilustradas, são comandadas por profissionais de reconhecido prestígio no mercado, nem sempre disponíveis para a nobre e árdua tarefa de oferecer consultoria individualizada para colegas de profissão.
Mas nossos Mix são bastante variados, e o seu objetivo é apresentar e debater os fatos que digam respeito ou afetam o nosso setor.
O próximo Mix será com a Folha de São Paulo e contará com a presença de profissionais do Rio e de São Paulo que, a exemplo dos anteriores, prometem uma apresentação das mais úteis e interessantes.
Mas não é só no Mix que as coisas acontecem. O Grupo de Mídia do Rio de Janeiro preparou duas novidades para o mês de abril: as primeiras serão curso de planejamento de mídia, indicado não apenas para os profissionais que estão querendo se desenvolver nesta especialidade, como também para aqueles que já atuam na área e desejam manter-se atualizados com as novas técnicas. Na primeira semana de Abril estaremos divulgando a data para as inscrições no curso, cujas aulas serão ministradas pelos profissionais do Grupo de Mídia.
A segunda novidade é a realização do I Concurso Universitário sobre Mídia, dirigido a estudantes de comunicação social, cujo tema será "A Importância da Atividade Profissional da Mídia na Agência de Propaganda" Como premiações serão concedidas estágios remunerados para os cinco primeiros colocados, em agências de médios e grandes portes.
Uma vez por mês nos reunimos para um Happy Hour pelaí (o próximo será no dia 9/4), sendo mais uma oportunidade de troca de ideias, rever os amigos, fazer novas amizades e jogar um pouco de conversa fora. Até porque, ninguém é de ferro!

• Yara Militão
Vice-Presidente Administrativa do Grupo de Profissionais de Mídia do Rio de Janeiro. Diretora de Mídia da RS&A Comunicação Integrada