Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 25/ABR/1997
Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente como Edição Mensal Especial no jornal Monitor Mercantil, em suplemento de quatro páginas standard.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

 

Editorial

Quem representa o publicitário carioca?

Até praticamente o último minuto da eleição do Clube de Criação do Rio, uma das grandes discussões entre os criadores era quem podia ser considerado ou não "de criação". E, por extensão, votar num dos dois candidatos.
Na falta de consenso, quase que valeu de tudo. Assistente de fotógrafo e contato de produtora votou. Produtor de elenco apareceu pra votar e até dono de agência brincou que, como influencia na criação da agência, poderia participar.
Por que tanta gente quer participar do Clube de Criação?
Uma das respostas possíveis é que cada vez mais, O CENTRO DA PROPAGANDA É A CRIAÇÃO.
Não quero dizer que a comunicação de marketing esteja centrada na criação publicitária. Estão aí, no mesmo nível, a promoção, as relações públicas, o design etc. Reconheço que muitas vezes, o que uma agência acaba fazendo é o planejamento global da comunicação do cliente, recomendando outras estratégias que não a publicidade. É indiscutível que a publicidade não é a única solução para todos os problemas de comunicação dos clientes. Acho até que as agências, pela abrangência dos serviços que prestam, não deveriam mais se dizer "de propaganda", e sim "de comunicação".
Mas na PUBLICIDADE, cada vez mais, o produto criativo é o fim. O negócio da propaganda não é comprar espaço. É fazer a única coisa que o cliente não conseguirá fazer bem sozinho (pelo menos por muito tempo): uma comunicação criativa. O atendimento da agência tem que estimular sua equipe a apresentar a melhor e mais ousada criação possível para apresentar ao cliente. E conseguir que o cliente se integre na luta pelo produto publicitário mais criativo. Os profissionais e empresas de produção têm que ajudar a que a boa ideia se transforme em realidade. A mídia tem que encontrar os meios para garantir que o público certo entre em contato com a ideia criativa da agência.
Com tanta gente envolvida com processo criativo, como não querer que o Clube de Criação -- uma entidade que por definição briga pela criação -- pareça para muita gente o fórum que deva centralizar os debates sobre a atividade publicitária?
O que detecto, por tudo isso, é que está fazendo falta, no Rio de Janeiro, uma entidade que possa abrigar todos os profissionais da propaganda carioca.
A ABP-Associação Brasileira de Propaganda, sediada no Rio, já se decidiu por não ser carioca e sim nacional (ou não estaria premiando como Agência do Ano a paulista F/Nazca). A ABP pode pleitear esta postura. Ela tem mais de 50 anos e foi a primeira entidade do setor no Brasil. Mas isso não resolve o problema do Rio.
Talvez seja a hora de voltarmos a pensarem ter algo como uma Associação Carioca dos Profissionais de Propaganda, onde todos os publicitários que atuam nesse mercado possam se abrigar.
Será inclusive nesta Associação que se aplicarão perfeitamente as ótimas teses que Ronaldo Conde levantou em sua plataforma (derrotada) no CCRJ, de os criadores participarem dos debates sobre a remuneração das agências e outras questões fundamentais para a sobrevivência desse mercado em que todos estamos.
Havendo este fórum, associações como o CCRJ, o GAP, o GM, a Associação de Contatos de Veículos, a Associação das Produtoras de Som, a Abrafoto etc. poderão voltar às suas origens de reunir apenas aqueles que efetivamente atuem nos seus respectivos setores, como parece pleitear a nova diretoria do Clube de Criação, de só permitir como eleitores os redatores, diretores de arte e diretores de criação das agências.
Afinal, não deixa de soar estranho um contato comercial de produtora votar no Clube de Criação. Alguém de bom senso sugeriria que contatos de veículos pudessem fazer parte do Grupo de Mídia?

• Marcio Ehrlich

Agências do Rio terão 20% dos concorrentes ao Colunistas Brasil

Trinta e três trabalhos do Rio de Janeiro estarão concorrendo, no dia 12 de maio, em São Paulo, ao XXX Prêmio Colunistas Brasil, contra outros 125 trabalhos que conquistaram medalhas de ouro nas regionais da premiação, a maior de toda a propaganda brasileira. Em 9 julgamentos regionais, nos quais se inscreveram 305 agências de todo o país, foram vistas 5.086 inscrições, sendo 1.215 em Televisão e Cinema, 460 em Rádio, 1.919 em Mídia Impressa, 338 em Outdoors e 496 em Campanhas.
Por sua vez, o júri do XVI Prêmio Colunistas-Rio - presidido por este colunista e integrado ainda por Adonis Alonso (Caderno Propaganda & Marketing). Daniela Kresch (Jornal do Brasil). Dirceu Viana (O Globo). Genilson Gonzaga (Jornal do Commercio), Jomar Pereira da Silva (Intervalo), Júlio Hungria (Blue Bus) e Lúcia Leme (CT) - analisou 915 inscrições de 47 agências sediadas no Rio de Janeiro e acabou premiando 159 trabalhos de 27 daquelas agências, que no próximo dia 3 de junho estarão se reunindo nos salões do Hotel Intercontinental para a grande festa de entrega das premiações.
A Janela Publicitária reproduz hoje a relação completa destes trabalhos premiados no Rio de Janeiro, dando destaque aos trabalhos e empresas que conquistaram os prêmios principais, os Grandes Prêmios: Doctor (Agência do Ano), Coca-Cola (Anunciante do Ano) e Net-Rio (Veículo do Ano). Nas próximas edições, daremos destaque a João Roberto Marinho, de O Globo (Publicitário do Ano) e Marcelo Giannini, da Salles/DMB&B (Profissional do Ano).

De Paula vai presidir o CCRJ nos próximos dois anos

Com 122 votos contra 83 conquistados por seu oponente Ronaldo Conde, o redator Sérgio de Paula, um dos sócios da agência Doctor, foi eleito esta terça-feira o novo presidente do Clube de Criação do Rio de Janeiro e dois dias depois já informou à imprensa que estará convocando uma assembleia geral para dentro de duas semanas, quando proporá modificações no estatuto da entidade. Entre outros temas, ele pretende questionar o amplo espectro de filiações ao clube do atual estatuto, que permite até que a diretoria dê acesso de voto as profissionais de outras áreas da propaganda, se ela considerar conveniente.
Ao contrário do que se imaginava, a eleição aconteceu num clima bastante tranquilo, contando com a presença de 210 eleitores. Desses, apenas um votou em branco. Em cima do muro ou como protesto, 4 criadores anularam seu voto. Um deles chegou a desenhar e preencher com um X, na cédula, um quadradinho abaixo dos dois dos candidatos oficiais, escrevendo ao lado: "Que merda!".
Junto com Sérgio de Paula, foram eleitos seu sócio Marcos Silveira, Alícia Osborne (Chris Colombo), André Pedroso (Contemporânea), Carlos Negreiros (diretor de arte), Cláudio Ortman (redator), Edson Campos (Chorus), Jair de Souza (J. W. Thompson) e João Galhardo (Standard). Mas Sérgio já começou a agregar profissionais ao grupo. No dia seguinte às eleições, convidou o ex-presidente do CCRJ, Ricardo Galletti, para ser seu vice-presidente, com participação ativa em todas as reuniões e decisões de trabalho. De Paula também incluiu no grupo a profissional de planejamento Marcia Ballariny, para construir a estratégia do CCRJ para os próximos anos.

AGÊNCIA DO ANO
Doctor vira Agência do Ano logo no seu ano de estreia

Sergio de Paula, Marcos Silveira e Anthony Talbot
 Sérgio, Marcos e Anthony
Com apenas 9 meses de existência, a agência Doctor foi responsável por uma revitalização no mercado carioca como poucas vezes se presenciou nesta cidade.
Mesmo não contando em seu faturamento com uma previsão, para este ano, de mais de R$ 10 milhões, os colunistas não puderam se furtar a reconhecer a excepcional performance criativa apresentada durante o julgamento. Foram 22 prêmios conquistados, liderando o ranking das agências cariocas no Colunistas-Rio tanto em relação à quantidade quanto à pontuação. A agência juntou 1 Grande Prêmio, 8 medalhas de Ouro, 5 de Prata e 8 de Bronze, para clientes os mais diversificados como Bloch Editores, DuLoren, Jornal do Brasil. Arrebentação Surfwear, Centro Educacional da Lagoa, Churrascaria Porcão, Zenith Televisores, Jardim da Saudade, La France/Peugeot, Grupo Miura Rio/Hyundai. Lygia Azevedo e Rio Swim.
Dirigida pelos criadores Marcos Silveira e Sérgio de Paula com o profissional de atendimento Anthony Talbot, a Doctor e sua equipe têm se caracterizado por produzir uma propaganda destemida, que raramente não gera polêmicas. O resultado parece estar a caminho. Há pouco menos de 2 meses, a agência pulou de um conjunto apertado de duas salas de 60m² em Ipanema para uma casa de 300 m² em Botafogo, onde já atuam mais de 20 funcionários.
Foi uma loucura do júri, muita gente pode dizer. Mas o retrospecto de ousadia do Colunistas, que há quase 20 anos escolheu como Agência do Ano nacional uma baiana desconhecida chamada DM9 e que também há tanto tempo destacou como Publicitário do Ano um quase menino chamado Roberto Medina, deixa o concurso muito confortável no crédito dado à Doctor.

VEÍCULO DO ANO
Expansão da Net no Rio lhe dá o título de Veículo

Net Rio em CopacabanaOs resultados registrados pela Net-Rio em 1996 justificam o prêmio de Veículo do Ano dado à empresa pelos jurados do XVI Colunistas Rio. "O prêmio mostra que a Net-Rio é uma empresa aberta e a empatia que conseguiu criar com o mercado como um todo" declarou o seu diretor Comercial e de Marketing, Carlos Vaisman, para quem a operadora deve esse prêmio muito mais aos assinantes do que aos anunciantes.
A Net-Rio atingiu a casa dos 180 mil assinantes - o que significa que dobrou os números do ano passado e que 41% do seu público potencial já são de assinantes - e opera em 30 bairros do Rio de Janeiro. Recentemente, ela chegou a Copacabana e, em apenas 10 dias, obteve 23% de penetração no bairro.
Entre os planos da empresa para 1997 está a venda de espaços publicitários nos canais que distribui, o que hoje é feito pelas programadoras. Segundo o presidente da operadora, Mauricio Brandt, para cada canal haverá disponível dois minutos diários para comercialização local.
Com a abertura desse espaço, o mercado publicitário passará a atender também a nichos de consumidores e poderá começar a crescer em todo seu potencial. "A TV a cabo possibilita um marketing segmentado", afirmou Carlos Vaisman.
A expansão das TVs a cabo, que já começam a influir nas audiências das TVs abertas, traz também, para o mercado, pequenos anunciantes que vão se comunicar com clientes específicos, que serão catalogados graças ao decoder a ser instalado na televisão de cada assinante. Com isso, caem os custos com publicidade e o valor total da mídia negociada vai ser muito maior. Por enquanto, porém a receita da Net com anúncios ainda é pequena. "A falta de uma cultura quanto à propaganda segmentada ainda impede que haja um boom da publicidade na TV a cabo", analisou Vaisman.

ANUNCIANTE DO ANO
Virada da Coca-Cola garante o título de Anunciante do Ano

Coca-ColaPor que, só depois de 16 anos de Prêmio Colunistas no Rio, os jurados escolheram a Coca-Cola o Anunciante do Ano pela primeira vez, ela que sempre foi, no Brasil e no mundo, uma das maiores verbas da propaganda?
Porque, com certeza, nunca como ultimamente, a Coca-Cola esteve presente, com todos os seus produtos, de forma tão moderna, inteligente e divertida na mídia brasileira. O leitor poderá até dizer que essa mudança partiu de fora e não da direção da empresa no Brasil. Mas o que importa é que a Coca brasileira não deixou de forma alguma a peteca cair e produziu trabalhos que com certeza devem ter merecido elogios do pessoal da matriz em Atlanta. É nítido que a Coca tem dado muito mais liberdade criativa para suas agências McCann, DPZ e Lowe Loducca.
"As marcas da Coca-Cola nunca estiveram tão bem, principalmente no Brasil", garante Odilon Almeida, seu diretor de marketing. Segundo o Nielsen, a companhia fechou 1996 com 51% de share na área de refrigerantes, superando de longe a segunda colocada, a Antarctica Paulista, com 12,8%. Em 1997, a expectativa da empresa não é menor. Odilon previu que neste verão recém-encerrado a Coca tenha obtido um crescimento de 11% nas vendas em relação ao mesmo período de 96, com faturamento de US$ 75 milhões contra o resultado de US$ 70 milhões.
Em 1996, a verba de comunicação de marketing da Coca-Cola - que inclui propaganda, promoções e patrocínios - esteve em torno de US$ 300 milhões. Só as Olimpíadas de Atlanta levaram cerca de US$ 17 milhões. Pelo levantamento dos maiores anunciantes brasileiros da Nielsen, a empresa passou do 12° lugar para o 10°, colocando em publicidade US$ 67,7 milhões. Este ano, a empresa não pretende diminuir o ritmo. Pelo contrário. A estimativa é que toda a comunicação de marketing venha a contar com uma verba de US$ 310 milhões.

ANÚNCIO DO ANO
Giovanni trocou creme dental pelo Grand Prix de Anúncio

"Queima e diz que é proteção", da Giovanni para Phillips

O Grande Prêmio de Anúncio do Ano foi para a série "Troque Seu Creme Dental...", criada pela Giovanni para o Creme Dental Philips, da Smithkline Beecham, vencedor do Ouro, na categoria Cosméticos e Produtos de Toalete.
O trabalho vale dizer, já coleciona outros prêmios: foi à série vencedora do Prêmio Abril, na regional Rio de Janeiro. Nele, a agência encontrou uma forma inusitada de fazer propaganda comparativa. Sem citar marcas, substituiu vários outros atributos de cremes dentais concorrentes por imagens fortes e improváveis de serem vistas sobre uma escova de dente. Tudo para demonstrar que não são estas sensações na boca que vão garantir uma proteção durante a escovação.
Uma lagarta verde, por exemplo, representou bem a ardência que certos produtos geram, assim como uma avermelhada pimenta. O efeito áspero de certos cremes dentais teve sua visualização num rolo de arame farpado. E o sabor de confeito de que muitos concorrentes da Philips se vangloriam foi ironizado pela foto de um tentador - mas nada saudável para a escovação - merengue.
Ficha Técnica:
Direção de Criação: Adilson Xavier: Redação: Felipe Rodrigues; Direção de Arte: Cristina Amorim: Atendimento: José Land; Aprovação: Juan Pinto Ribeiro, Márcio Cabral e Anysio Espindola.

CAMPANHA DO ANO
Uma campanha roqueira e vencedora para vários clientes

Artplan para Rock in Rio Cafe

O lançamento do Rock in Rio Café conquistou o título de Grande Prêmio de Campanha do Ano, criada pela Artplan para todos os parceiros daquele empreendimento, como a Coca, a Varig, a Antarctica e a Allied Domecq. O trabalho foi vencedor do Ouro da categoria Turismo, Transportes e Diversões Públicas.
Publicado como um sequencial de nada menos que oito anúncios de página dupla na revista Veja, a campanha teve uma forte repercussão na época, por sua beleza gráfica e pela ousadia de a Artplan criar e obter a aprovação de peças adequadas a cada um daqueles diferentes anunciantes, que não clientes de outras agências. E todas com total pertinência ao tema central do empreendimento: o Rock e Bar. Elementos desses dois segmentos foram transformados, recebendo interferências dos objetos dos patrocinadores. No anúncio para a Varig, por exemplo, uma guitarra, como se fosse um mapa, via sair dela aqueles traços característicos de rotas aéreas das peças gráficas de empresas do setor.
Para a Allied Domecq, os rótulos das bebidas se transformaram nos adesivos de viagens colados num estojo de guitarra. No da Coca (foto), a lata do refrigerante se transformou em refletor.
Ficha Técnica:
Direção de Criação: Chico Abreia e Marcos Apostolo; Redação: Marcos Apóstolo, André Kassu, Marcus Meireles, Roberto Vilhena. Direção de Arte: Guilherme Jahara, Isabela Torquato e Lelo Nahas; Foto: Mauro Risch; Atendimento: Caio Valli e Angela Cordeiro; Aprovação: Vários.

OUTDOOR DO ANO
Desculpa, Leonor: A Núbia foi boa de cara e de outdoor

O outdoor "Desculpem Raimundas", criado pela Doctor para o lançamento da edição da revista Ele Ela, da Bloch Editores, sobre Núbia de Oliveira, ganhou o Grande Prêmio de Outdoor do Ano, como vencedor também da categoria Meios de Comunicação.
Pra começar, o outdoor da Ele Ela tem tudo o que se considera recomendável para esta mídia: uma imagem forte e atraente, um título curto para ser lido rapidamente e pertinência perfeita como produto anunciado. Colocado sobre uma foto (forçosamente escolhida entre as fornecidas pelo cliente) com layout perfeito para ser utilizada na horizontal, o título "Desculpem Raimundas" leva a uma associação imediata e bem humorada como apelido popular da "Raimunda", mostrando que, por sua vez, a modelo Núbia de Oliveira é tão bonita de cara quanto é boa na rima. Pela Bloch, Carlos Sigelman garante que há muito tempo a revista não vendia tanto nem tinha tanta repercussão.
Ficha Técnica:
Direção de Criação: Marcos Silveira e Sérgio de Paula: Redação: Marcos Silveira e Sérgio de Paula: Direção de Arte: Paulo Brandão e Humberto Fernandez: Atendimento: Sérgio de Paula, Marcos Silveira e Anthony Talbot; Aprovação: Carlos Sigelman.
Doctor para EleEla: Desculpem Raimundas

DESTAQUE DO ANO
Maluquice de César Maia ganha Destaque do Ano

Poucas campanhas de comunicação agitaram mais o Rio de Janeiro em 1996 quanto a "Liquidação Maluca dos Shoppings do Rio", criada pela V&S para um pool dos 14 maiores shopping centers do Rio,
Claro que você lembra! Foi aquela em que o prefeito César Maia aparecia nos comerciais dizendo, entre outras coisas, que iria aproveitar para comprar uma jaqueta nova. E comprou mesmo, com um batalhão de fotógrafos acompanhado sua ida às compras.
Um tremendo lance de ousadia e oportunidade apresentado pela agência V&S, que o júri decidiu destacar mais como um grande acontecimento do que propriamente concedendo uma medalha na categoria de varejo. Afinal, no lançamento da campanha, todos os jornais cariocas reproduziram as suas peças na primeira página, amplificando em muito o retomo obtido pela veiculação paga.
Ficha Técnica:
Criação: Lula Vieira, José Guilherme Vereza, Marcos Pedrosa e Rodrigo Rosman. Atendimento: Valdir Siqueira, Carlos Alberto Carmo, Carlos Campana, Polika Teixeira e Yula Rocha. Produção: Set TV Cine; Aprovação, Luís Alberto Marinho (BarraShopping), Sérgio Brandão (Barra Square), Roberto Pereira (Casa Shopping), Jussara Nova Raris, Lydia Veloso e Wal Kuibida (Fashion Mall), Jussara Nova Raris e Mônica Ximenes (Ilha Plaza), Marcos Werneck (Madureira Shopping), Paulo Resende (Norte Shopping), Sérgio Martins (Nova América Outlet), Jussara Nova Raris e Adriana Nietupski (Plaza Niterói), Sandra Freitas e Marcio Werner (Rio Design), Jussara Nova Raris e Cláudia Souza (Rio Off Price), Cláudio Guaranys e Sérgio Pessoa (Rio Sul), Carlos Romeu (Shopping da Gávea), Marcelo Priolli (Shopping Grande Rio), Adalton Salgueiro de Freitas e Marcio Araujo (Via Parque).
V&S para Liquidação Maluca

FONOGRAMA DO ANO
Tiririca seduz júri cantando O Globo

A Grottera não está mais no Rio de Janeiro, mas ganhou o Grande Prêmio de Fonograma do Ano com a gravação "Tiririca", para os Classificados do Globo, vencedor de Ouro na categoria Meios de Comunicação.
O fonograma foi gravado por um locutor imitando perfeitamente o palhaço Tiririca, com o estribilho de sua conhecida música Florentina sendo substituído por "534-4333, 534-4333, 534-4333, quando cê liga vende de uma vez".
Acompanhe o texto:
Tiririca - "Eu via TV o dia inteiro. Aí a minha mulher falou: "Qual é? Qual foi? Por que tu tá nessa?". Aí eu peguei o telefone e liguei:
(Estribilho cantado) "534-4333, 534-4334, 534-4334, quando cê liga vende de uma vez".
Tiririca - "Vendi minha TV que eu mais amava". Eu juro que eu nunca mais ligo pra esse tal de... (estribilho cantado)
Locução: Classificados O Globo. Se você não quer vender, não ligue para... (entra estribilho cantado pelo Tiririca).
A peça aproveita de maneira inteligente o sucesso que o Tiririca vinha tendo com a sua Florentina, para um produto de características bastante popular como os Classificados. Além do mérito de jogar o número 534-4333 numa melodia superatualizada, usando o mesmo gimmick de que o Globo se aproveitou com a música de Noel Rosa quando lançou esse número. Só que, atualmente, quanta gente conhece a velha música do Noel?
Ficha Técnica:
Direção de Criação: Sérgio de Paula: Redação: Sérgio de Paula e Fred Moreira: Produção: Chorus Estúdio: Atendimento: Milton Santana: Aprovação: Paulo Eboli.

DESTAQUE DO ANO
Rio 2004 valeu, mesmo que apenas para 1996.

Rio 2004 - Cidade CandidataA campanha pela candidatura do Rio de Janeiro às Olimpíadas de 2004 foi outro Destaque do Ano concedido pelo XVI Colunistas-Rio.
Na verdade, o que os jurados quiseram foi homenagear todo o movimento espontâneo do mercado anunciante e de agências em se aliarem ao projeto, fazendo anúncios sobre a candidatura, dando apoio em seus comerciais de televisão ou simplesmente colocando faixas na frente de seus estabelecimentos.
Não importou nem o resultado negativo da candidatura. Que o movimento pela Rio 2004 ajudou a animar o Rio de Janeiro e trouxe de volta um pouco do orgulho de ser carioca, isso ninguém duvida.
Se não levamos as Olimpíadas em 2004, pelo menos o Rio ganhou muito com o movimento em 1996.

RANKING
Cinco agências levam metade dos prêmios no Colunistas-Rio

Vinte e sete agências de propaganda foram premiadas no XVI Colunistas Rio, conquistando um total de 5 Grandes Prêmios, 28 Medalhas de Ouro, 56 de Prata e 70 de Bronze.
A partir desses resultados, é tradicionalmente calculado um ranking das 10 agências mais premiadas, que permite um retrato bastante apurado do desempenho criativo do mercado no ano anterior à premiação. Na tabela abaixo, o leitor poderá acompanhar, destas 10 agências, a quantidade de medalhas de cada uma, o total de prêmios conquistados e a pontuação relativa destes prêmios. Para os cálculos de pontuação são conferidos 10 pontos para cada Grande Prêmio, 6 para cada Ouro, 4 para cada Prata e 3 para cada Bronze.
Este é o mesmo critério que será observado quando forem computados os candidatos ao Prêmio Rogerio Steinberg, conferido aos três redatores e diretores de arte que mais medalhares tiverem obtido no concurso.

XVI Prêmio Colunistas Rio de Janeiro 97
Ranking das agências mais premiadas

Agências

G. Prix

Ouro

Prata

Bronze

Prêmios

Pontos

1 - Doctor

1

8

5

8

22

102

2 - Contemporânea

-

8

6

7

21

93

3 - Giovanni

1

-

7

7

15

59

4 – Salles/DMB&B

1

3

4

3

11

53

5 – GR.3

-

1

7

5

13

49

6 – V&S

-

1

4

8

13

46

7 – D+W

-

2

4

5

11

43

8 – Standard Ogilvy

-

1

3

3

7

27

9 - Artplan

1

-

2

3

6

27

10 – McCann-Erickson

-

1

3

1

5

21

Total Geral

5

28

56

70

159

 

A relação dos premiados com ouro, prata e bronze.

ÁREA: TELEVISÃO E CINEMA

CATEGORIA: Alimentos
Bronze: "Meu Filho Detesta", da STAFF/CP&F e Mr. M para Support Produtos Nutricionais.
CATEGORIA: Bebidas Não-Alcoólicas
Prata: "Strip-tease", da MCCANN­ERICKSON e Viva Filmes para Coca-Cola
CATEGORIA: Cigarros e Tabacos
Ouro: "Conquista", da STANDARD, OGILVY & MATHER e Movi&Art para Souza Cruz
Prata: "Amizade", da STANDARD, OGILVY & MATHER e Conspiração para Souza Cruz.
CATEGORIA: Cultura e Educação
Ouro: "Família do Carro", da CONTEMPORÂNEA e Jodaf para O Globo/Help Português
Prata: "Bailarinos" da DPZ e Zohar para Souza Cruz
Prata: "Alfândega", da GIOVANNI e Jodaf para CCAA/Curso de Espanhol.
Bronze: "Invenções", da CONTEMPORÂNEA e Jodaf para O Globo/Help Ciência e Tecnologia
Bronze: "A Celebração", da STANDARD, OGILVY & MATHER e Conspiração para Souza Cruz.
Bronze: "Ronaldinho", da ZAPT e Tec Cine Rio para Data Control.
CATEGORIA: Imobiliário
Bronze: "Show de Apartamentos", da DOCTOR e Mw para Conviver
CATEGORIA: institucional ou Corporativo
Prata: "Paz", da ARTPLAN e Blow-Up para Postos BR Petrobras.
Bronze: Série "Criança Melhor, Mundo Melhor", da AGÊNCIA DA CASA para Rede Globo
CATEGORIA: Meios de Comunicação
Ouro: "Galo", da DOCTOR e Tec Cine para Jornal do Brasil.
Prata: Série "Telefone", da GIOVANNI e Zero Filmes para O Globo/Classificados
Prata: "Playboy 60", da GROTTERA e Tec Cine para O Globo.
Bronze: "Qualidade", da V&S e Tec Cine para Net Rio.
CATEGORIA: Produtos e Serviços Automotivos
Prata: "Grandão", da DPZ e Blow-Up para BR Petrobras.
Bronze: Série "Caminhão Coberto", da STANDARD, OGILVY & MATHER e Adrenalina para Shell Brasil
CATEGORIA: Produtos e Serviços para Comércio e Escritório
Bronze: "Açougue", da D+W e Jodaf para OESP Mídia Direta.
CATEGORIA: Produtos e Serviços de Lazer e Recreação
Bronze: "Jump", da CASA DE CRIAÇÃO e Intervalo para Sky Diving Center.
Bronze: "Cinema", da DOCTOR e Cinemacentro para Zenith.
CATEGORIA: Produtos e Serviços de Limpeza e Manutenção do Lar
Prata: "Mobília", da D+W e Jodaf para Insetisan.
CATEGORIA: Produtos e Serviços Médicos, Farmacêuticos e de Saúde.
Ouro: "Espermatozoide", da D+W e Jodaf para Po-le Optik.
Prata: Série "Cerveja e Camarão", da GIOVANNI e Yes para Smithkline Beecham/Sonrisal Limão
CATEGORIA: Produtos e Serviços Públicos e Comunitários
Ouro: "As Rosas Não Falam", da DOCTOR e MW para Jardim da Saudade.
Prata: Série "Quem Lê, Viaja", da MCCANN-ERICKSON e Prod. Associados para Ministério da Educação e Desporto.
Bronze: Série "Reformas", da V&S e Conspiração para Telerj.
Bronze: "Tiro", da V&S e Cardim Filmes para Alcóolicos Anônimos.
CATEGORIA: Serviços Financeiros e de Seguros
Prata: "Máquina", da GR.3 e Jodaf para Credisa.
Bronze: "Enfarte", da GR.3 e Número 4 para Generali Seguros.
CATEGORIA: Varejo de Grande Porte
Bronze: "Moda Mãe", da ARTPLAN e Yes para BarraShopping.
Bronze: Série "Domingo no Nova América", da DPZ e Digigraph para Nova América Outlet Shopping
Bronze: "Incrível, Fantástico, Extraordinário!", da GIOVANNI e JB Tanko para Casas Sendas.
CATEGORIA: Varejo de Pequeno e Médio Porte
Ouro: "Vidente", da CONTEMPORÂNEA e Jodaf para Óticas Fluminense.
Prata: Série "Sofá e Rack", da CASA DA CRIAÇÃO e Proview para Toque A Campainha
Bronze: "Gêmeos Zero", da ZAPT e Tec Cine Rio para Recreio Veículos.

ÁREA: RÁDIO


CATEGORIA: Cultura e Educação
Ouro: "Celvest, O Pré-vestibular do Cel", da DOCTOR e Rádio Atividade para Centro Educacional da Lagoa.
Prata: "Búfalo", da V&S para Ibeu ­ Curso de Inglês.
Bronze: Série "Depois do Ibeu", da V&S e Radio Atividade para IBEU.
CATEGORIA: Meios de Comunicação
Prata: Série "Campeonato Brasileiro", da CONTEMPORÂNEA e Chorus para Globosat.
CATEGORIA: Produtos e Serviços Automotivos
Bronze: "Cabeleira", da SALLES DMB&B e DC Vox para Michelin.
CATEGORIA: Produtos e Serviços para Comércio e Escritório
Bronze: "Nas Amarelinhas Tem", da D+W e DC Vox para OESP Mídia Direta.
CATEGORIA: Produtos e Serviços Médicos, Farmacêuticos e de Saúde.
Prata: "Baggio", da D+W e DC Vox para Po-le Optik.
CATEGORIA: Serviços Financeiros e de Seguros
Ouro: "Tradução", da SALLES DMB&B e Speedball para Sincor.
Prata: "Fernando", da GR.3 e Felipe Neiva para Credisa.
CATEGORIA: Varejo de Grande Porte
Bronze: "Referência", da SALLES DMB&B e Speedball para Madureira Shopping Rio

ÁREA: MÍDIA IMPRESSA


CATEGORIA: Ciganos e Tabacos
Bronze: Série "Free One", da STANDARD, OGILVY & MATHER para Souza Cruz
CATEGORIA: Cosméticos e Produtos de Toalete
Bronze: "Quer Tirar Onda", da GR.3 para Aroma do Campo.
Bronze: "Assim Ou Assado", da STAFF/CP&F para Darrow Laboratório.
CATEGORIA: Cultura e Educação
Ouro: "Twister", da CONTEMPORÂNEA para Uip.
Prata: "Descubra..." da CONTEMPORÂNEA para O Globo/Help Português.
Prata: "Ainda Dizem Que Baiano É Preguiçoso", da ECOMKT para Emi Music.
Bronze: Série "Intercolegial", da CONTEMPORÂNEA para O Globo.
CATEGORIA: Institucional ou Corporativo
Ouro: "Dia da Árvore", da CONTEMPORÂNEA para WWF.
Prata: Série "Abra e Feche Esta Revista", da CONTEMPORÂNEA para Light.
Bronze: "Pulmão", da CASA DA CRIAÇÃO para Clínica São Vicente.
Bronze: "Cronômetro", da V&S para Embratel.
CATEGORIA: Meios de Comunicação
Ouro: "Lincoln", da CONTEMPORÂNEA para Globosat/Usa
Prata: Série "Fashion", da CONTEMPORÂNEA para Globosat/Gnt
Prata: "F00,000,000,00rtune", da DOCTOR para Jornal do Brasil
Bronze: Série "Radical Chic", da CONTEMPORÂNEA para O Globo.
Bronze: Série "Pontos Turísticos", da D+W para Editor Abril.
Bronze: Série "Nova Imagem Manchete", da GIOVANNI para Bloch Editores/Manchete.
CATEGORIA: Produtos e Serviços Automotivos
Bronze: "Feliz 1997. Feliz Brasil", da PROPEG RIO para Petrobras
CATEGORIA: Produtos e Serviços para a Indústria
Bronze: "Esta É A Linha Mais ...", da CONTEMPORÂNEA para Cia. Vale do
Rio Doce
CATEGORIA: Produtos e Serviços de Limpeza e Manutenção do Lar
Ouro: "O Grito", da D+W para lnsetisan.
Prata: Série "Comidos", da D+W para Insetisan.
Bronze: "Ralo", da D+W para Insetisan.
CATEGORIA: Produtos e Serviços Médicos, Farmacêuticos e de Saúde.
Prata: "Médicos", da CASA DA CRIAÇÃO para Clínica São Vicente.
Prata: "Rugas?", da DOCTOR para Lígia Azevedo.
Bronze: "Já Reparou Como Toda Sereia É Linda.", da DOCTOR para Rio Swim.
Bronze: "Bola De Futebol", da GIOVANNI para SmithKline Beecham
Bronze: Série "Revistas Médicas", da STAFF /CP&F para Darrow Laboratórios
CATEGORIA: Produtos e Serviços Públicos e Comunitários
Ouro: "Garrafa" da V&S para Alcóolicos Anônimos
Prata: Série "Trânsito Selvagem", da GIOVANNI para Sistema Globo de Rádio.
Prata: "Pra Qual Delas Você Prefere?", da V&S para Promatre.
Bronze: Série "Não Deixe Ele Morrer", da UNITÀ para Orquestra Filarmônica do RJ.
Bronze: "Ultrapassou O Cruzamento", da W/9+D para Prefeitura do Rio de Janeiro.
CATEGORIA: Serviços Financeiros e de Seguros
Ouro: Série "Seu Cartão de Crédito", da CONTEMPORÂNEA para Banco Boavista.
Prata: "Bienal", da PUBLICIS NORTON para Sul América Seguros.
Bronze: "Alívio Imediato", da PUBLICIS NORTON para Brasilsaúde.
Bronze: Série "Plano De Saúde", da V&S para Embratel.
CATEGORIA: Turismo, Transportes e Diversões Públicas.
Prata: Série "Como É Grande", da GR.3 para Motel Ville.
Prata: Série "Filme Antigo", da GR.3 para 3 Plus.
Bronze: "Não Perturbe", da ARTPLAN para Hotéis Othon.
Bronze: "Notícias", da CASA DA CRIAÇÃO para Terra Encantada.
CATEGORIA: Varejo de Grande Porte
Ouro: Série "Viu Como Todo Mundo Repara..." da SALLES DMB&B para Madureira Shopping Rio.
Prata: "Chegou A Home Page do Rio Sul", da SALLES DMB&B para Rio Sul Shopping Center.
Prata: Série "Compre Seus Presentes de Natal..." da SALLES DMB&B para Paço do Ouvidor.
Bronze: "Empatou Um Dinheirão...", da PIXEL para Casashopping.
CATEGORIA: Varejo de Pequeno e Médio Porte
Ouro: "Não Há Cristo Que Resista", da DOCTOR para Churrascaria Porcão.
Prata: Série "Adivinha", da DOCTOR para Churrascaria Porcão.
Prata: Série "Rodízio de Frutos do Mar", da GROTTERA para Churrascaria Porcão.
Bronze: "Deficiente Físico", da CASA DA CRIAÇÃO para Wilson King Automóveis.
Bronze: "Caro Papai Noel...", da CONTEMPORÂNEA para Óticas Fluminense.
Bronze: "La Concorrence Já Si Borrô", da DOCTOR para La France/Peugeot.
Bronze: Série "Decole... Levite... '', da V&S para Ago.
CATEGORIA: Vestuário e Acessórios Pessoais
Ouro: Série "Mulheres", da CONTEMPORÂNEA para DuLoren.
Prata: Série "Verão", da STANDARD OGILVY & MATHER para Filó.

ÁREA: OUTDOOR


CATEGORIA: Alimentos
Bronze: "Pneus", da GR.3 para Fibrocrac.
CATEGORIA: Cultura e Educação
Prata: "Amor Onde Fui/Bruno Errou", da CONTEMPORÂNEA para O Globo - Help Português
Bronze: "Seus Filhotes Vão Adorar", da GIOVANNI para Buena Vista/101 Dálmatas.
Bronze: Série "Te Cuida", da GIOVANNI para Columbia Tristar/Inimigo Íntimo.
CATEGORIA: Meios de Comunicação
Prata: "Net Copacabana", da V&S para Net Rio.
CATEGORIA: Produtos e Serviços Automotivos.
Prata: "Olha Você Em 2004", da ARTPLAN para Postos BR Petrobras.
CATEGORIA: Produtos e Serviços Públicos e Comunitários.
Bronze: Série "Angra Viva", da V&S para Sport Show.

ÁREA: CAMPANHAS


CATEGORIA: Alimentos
Ouro: "Redondo e Antes/Depois", da GR.3 para Barrenne.
Prata: "Meu Filho Detesta", da STAFF/CP&F para Support Produtos Nutricionais.
CATEGORIA: Bebidas Não-Alcoólicas
Ouro: "Prazer de Sol a Sol", da MCCANN-ERICKSON para Coca-Cola.
Prata: "Coca-Cola Nas Olimpíadas", da MCCANN-ERICKSON para Coca-Cola.
Bronze: "Abras Trade", da MCCANN­ERICKSON para Coca-Cola.
CATEGORIA: Cultura e Educação.
Ouro: "Help Português", da CONTEMPORÂNEA para O Globo.
Prata: "Solta à língua, da GIOVANNI para CCAA".
Bronze: "Uma Escola de Vida", da DOCTOR para Centro Educacional da Lagoa.
CATEGORIA: Meios de Comunicação.
Ouro: "Na dúvida. Leia O Jornal do Brasil". da DOCTOR para Jornal do Brasil.
Prata: "Mulher", da GR.3 para Jornal do Brasil.
Bronze: "Olimpíadas", da CONTEMPORÂNEA para Globosat – Sportv.
Bronze: "Núbia", da DOCTOR para Bloch Editores/Revista Ele Ela.
CATEGORIA: Política e Eleições.
Bronze: "Candidatura Conde", da TÁTICA para Comitê do PFL/96.
CATEGORIA: Produtos e Serviços Automotivos.
Prata: "A Fórmula Que Transforma", da STANDARD, OGILVY & MATHER para Shell Brasil.
CATEGORIA: Produtos e Serviços para Comércio e Escritório.
Prata: "A Xerox Faz Tudo...", da CAIO para Xerox do Brasil.
Prata: "Produtos", da V&S para Xerox do Brasil.
CATEGORIA: Produtos e Serviços de Lazer e Recreação.
Ouro: "A Melhor Imagem do Mundo", da DOCTOR para Zenith.
CATEGORIA: Produtos e Serviços de Limpeza e Manutenção do Lar.
Bronze: "Matadores de Aluguel e Outros", da ARTPLAN para Imuni Service.
CATEGORIA: Serviços Financeiros e de Seguros.
Bronze: "O Que Você Tem Você Mantém", da SALLES DMB&B para Fenaseg/Fenacor/Funenseg.
CATEGORIA: Turismo, Transportes e Diversões Públicas.
Bronze: "Top Flight 96", da D+W para Top Flight Turismo.
CATEGORIA: Varejo de Grande Porte.
Ouro: "Manequins (Coleção Primavera Verão)", da SALLES DMB&B para Rio Sul Shopping Center.
Prata: "Frio (Coleção Outono Inverno)", da SALLES DMB&B para Rio Sul Shopping Center.
CATEGORIA: Varejo de Pequeno e Médio Porte.
Prata: "Novo Porkilo Copacabana", da DOCTOR para Porkilo.
Bronze: "Consórcio Nacional Hyundai"..., da DOCTOR para Grupo Miura Rio/Hyundai.
CATEGORIA: Vestuário e Acessórios Pessoais.
Ouro: "Só a Duloren Imagina...", da DOCTOR para Duloren.
Prata: "A Duloren Faz Arte", da DOCTOR para Duloren.

ÁREA: APRESENTAÇÕES ESPECIAIS


CATEGORIA: Campanha de até 60 cm ou 1/2 Página de Revista.
Ouro: "Uma História Pra Contar", da BM&A para Supermercado Zona Sul.
Prata: "Cupons", da GIOVANNI para Greenpeace.
Prata: "Imagine", da GR.3 para Leopoldina.
Bronze: "Les Antiques", da PRODUCTOFINAL para Les Antiques.
CATEGORIA: Anúncio de até 60 cm ou 1/2 Página de Revista.
Prata: Série "Po-Le", da D+W para Po-le Optik.
Bronze: Série "Logos", da GIOVANNI para Sistema Globo de Rádio.
Bronze: Série "Telecheque", da UNITÀ para Teledata/Telecheque.
CATEGORIA: Peça Publicitária Destinada ao Trade.
Prata: Série "Prêmio Globo", da GIOVANNI para O Globo/1º Prêmio Globo.
Bronze: "Metro Quadrado 97", da GR.3 para 3 Plus.
CATEGORIA: Peça Publicitaria de Oportunidade.
Ouro: "A gente leva a maior fé", da CAIO para Rio Design Center.
Prata: "Senhores Membros do Comitê Olímpico", da CONTEMPORÂNEA para Óticas Fluminense.
Prata: "Carnívoros", da GR.3 para Restaurante Marius.
Bronze: "Carla Perez da Anasa", da DIRETO DA CASA para Anasa Veículos.
Bronze: "Rodízio", da GR.3 pra Restaurantes Marius.
CATEGORIA: Peça Publicitária Relativa a Datas Comemorativas.
Ouro: "Feliz Dia Dos Namorados", da DOCTOR para Arrebentação.
Prata: "Ele Também Esperou Você 9 Meses...", da SALLES DMB&B para Rio Sul Shopping Center.
Bronze: "Dia da Árvore", da CONTEMPORÂNEA para Cia Vale do Rio Doce.
Bronze: "Tudo Pronto Para A Festa..." da DOCTOR para Jornal do Brasil.
CATEGORIA: Peça Publicitária de Agência.
Ouro: "Saco de Pancada", da CAIO para Caio.
Prata: "Classificado do Globo", da STAFF/CP&F para Staff/CP&F.
Bronze: "Nova Agência O Globo", da GIOVANNI para Giovanni Comunicações.

Cartas

De Marcelo Gorodicht, presidente da D+W

Caro Marcio,
Não poderia deixar de te parabenizar pelo belíssimo editorial publicado no último "Janelão". Concordo 100% com o que você escreveu. Precisamos parar de nos defender de quem não está nos atacando. Se alguém, ou alguma agência carioca, tem se destacado na mídia, isso é bom para todo o mercado. Ultimamente, tenho ficado perplexo com a "fogueira das vaidades" em que se transformou o mercado do Rio. Sob a desculpa de se "defender" o Rio de Janeiro, o que estamos vendo é o massacre implacável a alguns profissionais (talvez por inveja?) e às agências que se destacaram por mérito próprio.
Quem ganha com isso?
Um abraço,
Marcelo Gorodicht

De Jomar Pereira da Silva, Coordenador geral de divulgação do Estado

Prezado Marcio,
Parabéns pelo lançamento do Caderno da Janela Publicitária.
Sucesso.
Jomar Pereira da Silva

De Luiz Lobão, Presidente da Coca-Cola.

Prezado Marcio.
Foi com grande satisfação e natural orgulho que nós, da Coca-Cola, recebemos a noticia de que nos será concedido o título de Anunciante do Ano pela Abracomp.
Esse prêmio, além de confirmar que trilhamos o caminho certo, no que se refere às nossas mensagens publicitárias, deu-nos a certeza de estarmos contribuindo com a nossa parcela para o aprimoramento da publicidade brasileira.
O fato torna-se ainda mais importante ao verificarmos os nomes daqueles que constituíram o júri do XVI Prêmio Colunistas-Rio de Janeiro, todos jornalistas ou publicitários de renome, presididos por você.
Como presidente da Divisão Brasil da Coca-Cola e em nome de todos aqueles que trabalham em nossa empresa, peço que receba e transmita aos demais membros do júri os nossos mais sinceros agradecimentos.
Um forte abraço,
Luiz Lobão

De Ronaldo Cezar Coelho, ex-presidente do Comitê da RIO 2004

Foi com muita honra e alegria que recebemos a comunicação de que a campanha pela candidatura da Cidade do Rio de Janeiro para sediar os Jogos Olímpicos de 2004, fora escolhida para receber o titulo de "Destaque do Ano", do XVI Prêmio Colunistas-Rio de Janeiro, promovido pela ABRACOMP.
O sucesso da campanha Rio 2004 foi uma conquista da população de nossa cidade, ela construiu a consciência sobre os benefícios que a cidade receberia com os Jogos: a melhoria direta em suas vidas. Este foi o elemento que mobilizou a sociedade em torno da candidatura e principalmente, da Agenda Social, que se constituiu na herança da campanha e sobre quais todos nós temos responsabilidade.
Por este motivo, além do reconhecimento do trabalho desenvolvido por toda a equipe do Comitê RIO 2004, estamos orgulhosos da premiação e felizes por ser um prêmio destinado a todos aqueles que de uma forma ou de outra contribuíram para o êxito da integração e comunicação entre a campanha e a sociedade. A todos que sonharam viver numa cidade muito mais maravilhosa, humana e moderna.
Em nome de todo o Comitê RIO 2004, o nosso muito obrigado.
Ronaldo Cezar Coelho

Doctor: Acho que esse relógio...
Anúncio publicado pela agência Doctor na edição impressa da Janela Publicitária 


Edição Mensal Especial – Suplemento do Monitor Mercantil


Rio de Janeiro, de de 1997
Diretor-Presidente: Acurcio Rodrigues de Oliveira
Diretor de Redação: Marcos Costa de Oliveira
Editor: Marcio Ehrlich
Reportagem: Rosania Padilha

Veja também as colunas publicadas na Edição Mensal Especial da Janela Publicitária de 31 de Janeiro de 1997:

Dinâmica - A gente faz isso e aquilo
Anúncio publicado na Janela Publicitária  

Olhando de fora (Lucia Leme)

Espaço da Criação (CCRJ)

Espaço do Atendimento (GAP)

Espaço da Promoção (AMPRO-Associação de Marketing Promocional)

Espaço da Mídia (Grupo de Mídia do Rio de Janeiro)