Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 29/AGO/1997
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

D+W leva contas e diretores da Unità, que fecha agência.

Depois de algum suspense, a D+W incorporou finalmente a operação da agência Unità esta semana, absorvendo todos os 12 clientes daquela agência, entre os quais De Plá, Gestetner, Importadora (Chevrolet) e Kalu Place, num faturamento anual de R$ 5 milhões.
Ontem mesmo, quinta-feira, a Unità oficializou a demissão dos funcionários que não serão aproveitados pela D+W. Apenas os profissionais de atendimento Rosane Braga, Luís Spinelli e Roberta Lopes; o redator Eduardo Guimarães e outros dois funcionários da Unità (da mídia e do estúdio) continuaram na operação. Estes seis mudam-se para os escritórios da D+W a partir da segunda-feira, 8 de setembro, junto com os ex-diretores da Unità, Luís Carlos Lopes (que se torna diretor de planejamento da D+W) e Cássio Lopes, este atuando na área de novos negócios.
Segundo Marcelo Gorodicht, diretor geral da D+W, o termo "incorporação" é o mais correto para definir a operação, já que não houve troca acionária entre os diretores das duas agências, ficando a sua agência responsável basicamente por assumir os custos da demissão dos funcionários da Unità não absorvidos. Na D+W, Luís Carlos e Cássio Lopes terão participação nos negócios, mas não na sociedade.
De acordo com Cássio, aliás, o nome Unità desaparece apenas da área de propaganda. Continuarão em operação os escritórios que ele e seu pai Luís Carlos mantêm, com este mesmo nome, nas áreas de franchising e licensing.

Speroni abre a sociedade para disputar mais o mercado

André Silveira, Clóvis Speroni e Cristóvão Martins
André Silveira, Clóvis Speroni e Cristóvão Martins, a nova diretoria da Speroni 

A Speroni, presidida pelo profissional de atendimento Clóvis Speroni, acaba de ganhar dois novos sócios, pela primeira vez em sua história. Cristóvão Martins e André Silveira entraram para a agência esta semana, depois de desativar a sua agência Ranking. Cristóvão toma-se diretor de criação da Speroni e André assume o planejamento da agência.
A decisão de abrir a sociedade, diz Clóvis Speroni, foi tomada para que a agência possa ter, em seus cargos principais, profissionais diretamente interessados no desenvolvimento do negócio, o que a permitirá aumentar sua presença no mercado carioca. Nos últimos tempos, a Speroni veio se concentrando prioritariamente em contas do segmento de turismo, que, conta Speroni, está passando por um momento de baixos investimentos em comunicação.
Entre os clientes que os novos diretores levam para a nova casa estão Britannia. Café Pelé (institucional) e Shopping Juiz de Fora.

GR.3 entra em marketing direto e absorve operação da Pixel

Esta quinta-feira, 28 de agosto, viu também a GR.3 Propaganda assumir o controle da agência carioca Pixel, especializada em marketing direto. O negócio foi concretizado no dia 22 de agosto e envolve a incorporação de todo o negócio, do patrimônio (incluindo imóvel e equipamentos) e de parte do pessoal, da Pixel, que deixa de existir no dia 1° de setembro.
A Pixel é responsável por uma carteira de clientes que inclui diversos produtos do jornal O Dia, o Casashopping, os produtos Pena Branca, o catering da Lufthansa e o Sorvete Itália, entre outros. Na primeira comunicação da incorporação, a agência havia relacionado entre as contas as do Banco da Bahia (que havia sido cliente da Pixel), o que motivou uma correspondência à imprensa do diretor da agência Raven, Marcos Saboya, informando que ele é que detém esta conta.
Conta Gustavo Bastos, presidente da GR.3, que a incorporação da Pixel segue os moldes do negócio da Lintas com a MPM, pois, nos termos da negociação, a GR.3 cede a Ariosto Amado, dono da Pixel, 20% das ações da GR.3 com opção de resgate em um ano.
A comunicação oficial da agência afirma que o objetivo da GR.3 foi “acelerar o processo de desenvolvimento da GR.3 Direto, divisão de marketing direto da agência, pela chegada da experiência do profissional Marcello Noronha, que passa a assumir a direção geral do novo empreendimento”.
Com a concretização do negócio, o faturamento da GR.3 deve alcançar o patamar dos 35 milhões de reais.

MKTMIX MKTMIX

• PARABÉNS PRA você - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado: Dia 29: Clementino Fraga Neto, Sérgio Machado (diretor de arte): Dia 30: José Leite Suassuna (diretor de atendimento da Zapt): Dia 01: André Pedroso (supervisor de criação da Contemporânea). Marcos Frauches (diretor de operações da GR.3); Dia 02: Joseph Esquenazi (diretor de contas da Artplan); Dia 03: Clóvis Speroni (diretor presidente da Speroni): Dia 04: Manolo Rodrigues Garcia (diretor de arte).
• PROPEG CRESCE - O trabalho de Viviano Caldas na área de prospecção da Propeg-CS do Rio está dando resultados. A agência conquistou esta semana mais duas contas: as Conservas Rubi, fabricantes de sardinhas em lata e vários outros produtos (que já ganham comercial de televisão em outubro) e os Laboratórios B. Braun, especializados em equipamento de hemodiálise.
• TROCA TROCA - A Salles-Rio comprou o passe do diretor de arte Guilherme Jahara -- um dos grandes talentos novos da propaganda carioca, que estava na Artplan -- levando também o redator Rodrigo Mendonça, que estava na D+W para ser a nova dupla da agência. Na Doctor, quem entra é Cristiane Amorim, vinda da área de marketing da Mesbla, para cuidar do atendimento da conta da Barley’s. Mauricio Costa Leite, ex-Ferrari e ex Speroni, está agora na Agência da Casa, da Rede Globo. E na DPZ estão duplando Gustavo Nogueira e Fernando Tige. Nesta agência, aliás, Marco Antônio Vieira Souto assumiu a direção executiva, liberando o super ativo Edeson Coelho para os novos negócios da agência.
• HORA FELIZ- O Clube dos Executivos de Marketing realiza seu próximo happy-hour esta terça-feira, 3 de setembro, no Mostarda. Quem promove o encontro, desta vez, é a TVA, responsável por uma das mais badaladas festas da entidade no Rio de Janeiro, no começo da sua história.
• MÍDIAS - O Grupo de Mídia entrega esta sexta-feira, às 14h, no 3° andar do jornal O Globo, os diplomas e prêmios aos autores dos melhores trabalhos desenvolvidos para o I Concurso Universitário sobre Mídia, dirigido a estudantes de Comunicação Social do 5°período. Foram inscritos 72 trabalhos, dos quais 30 foram selecionados. Destes, 5 darão a seus autores estágios remunerados de 3 meses nas agências DPZ, FCB, V&S, Artplan e Caio.
• PAULICEIA GLOBAL - Mais uma vez só deu São Paulo na regional Sudeste do Prêmio Profissionais do Ano, da Rede Globo. Numa festa cheia de cenografia, como a Globo sabe fazer como ninguém, na última terça-feira, 26, a F/Nazca recebeu o prêmio de Campanha pelos comerciais do Game Boy Nintendo e a DM9 recebeu o prêmio Mercado pelo comercial "Vizinhas", criado para a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
• ELEIÇÕES - Pela primeira vez em seus 20 anos de história a Associação Brasileira de Marketing Direto terá uma chapa de oposição para as eleições de setembro próximo. A chapa Marketing Direto 2000 tem como candidato a presidente David Lederman, diretor de personal bank do Banco Sudameris e Francisco Britto, sócio-diretor da G&K Solution Marketing Direto como candidato a vice-presidente Executivo. O candidato à diretoria regional no Rio de Janeiro é Luiz Fernando Ferraz Morau, sócio diretor da Marketing Mix Comunicação. Nesta sexta-feira, 29/08, David Lederman estará no Rio encontrando-se com Luiz Fernando. Quem tiver interesse em saber mais sobre a chapa, pode ligar para o Luiz Fernando, através do telefone 971-0716.
• CASA NOVA - A Aroldo Araujo está em novo endereço: Rua da Alfândega, 90 cobertura, a menos de 100 metros da sua antiga sede da Rua Miguel Couto. Os telefones continuam os mesmos.
• ADIAMENTO - O Clube de Criação do Rio de Janeiro-CCRJ adiou para o dia 11 de setembro o seu evento "Propaganda de A a Z. Quem quiser mais informações pode conseguir na Tyocoi, pelos telefones 253-0462 e 253-1166, com Mirella.
• FESTIVAL - A ABP já marcou para os dias 6 a 8 de outubro, desta vez no Hotel Intercontinental, em São Conrado, o seu 19°Festival Brasileiro de Propaganda, que agora está julgando filme, rádio, mídia impressa, outdoor e campanha. As inscrições para delegados e trabalhos já estão abertas na ABP, com informações pelos telefones 233-1197, 233-1492 e 263-3261.
• CARTAS - A Janela Publicitária é publicada todas as sextas-feiras. Correspondências para a coluna devem ser enviadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210. CEP 22250-040. Rio - RJ. Ou para o e-mail [email protected]