Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 02/OUT/1997 - Espaço do Atendimento
GAP - Grupo de Atendimento e Planejamento

 

Esta coluna era integrante da Edição Mensal Especial da Janela Publicitária, publicada no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

O Atendimento existe

Recentemente, fui convidado pelo CCRJ para uma palestra sobre vários setores da propaganda, na qual fui dar noções de Atendimento a uma plateia de universitários. Falei de uma maneira absolutamente genérica sobre as qualidades e requisitos básicos que um profissional de Atendimento deve ter se quiser ser bem-sucedido, sobre o dificil relacionamento com os Clientes, que não sabem passar briefing, sobre o fácil relacionamento com a Criação, quando se tem o mínimo de pertinência e conhecimento do processo criativo, da necessidade de entender o processo de relacionamento da Agência e Cliente como um negócio, enfim, com mais alguns pontos importantes, dei um panorama geral do que é ser e tentar ser Atendimento.
Acho importantíssimo para o mercado a abertura deste tipo de oportunidade onde os profissionais possam esclarecer, aos estudantes, as nuances da profissão. Acho importante também, defender e posicionar­me quanto a atividade de planejador dentro de uma Agência.
O Atendimento de Agência existe e vai continuar existindo. Porém, aqueles que se dedicam à especialização de Planejamento poderão desenvolver mais e colher melhores frutos. Não só porque serão mais úteis às agências, por estarem organizando e direcionando o projeto dos clientes, mas, e talvez, principalmente, porque serão mais completos. O que acho problemático são aqueles que entram no Atendimento e rapidamente querem planejar para os Clientes, sem antes terem o cuidado de entender o que é exatamente o processo da propaganda dentro do Marketing.
É, extremamente, necessário passar pelas etapas de formação e desenvolvimento profissional do Atendimento. Como diria o Walter Longo, o Atendimento começa um "Followuper", passa a ser um "Doer" e alcança a posição de "Thinker" com o tempo e com a própria experiência. Esta é minha modesta opinião.
A Penúltima Etapa do GAP em 97
O Projeto Técnicas está na reta final. Já temos definido, fechado e em produção o penúltimo evento previsto no planejamento de 97. Sob o tema Técnicas de Apresentação já temos confirmados Roberto Bahiense e Edeson Coelho. Em negociação, ainda estamos tentando trazer o Bob Kincey que é um consultor internacional para grupos Young & Rubicam, AT&T, entre outros. O Bob, a quem conheço pessoalmente, é uma opção muito contributiva para o evento, na medida em que está acostumado a mexer com a cabeça de executivos. Seja lá quem for, acho que vai continuar sendo do mesmo nível dos anteriores, ou quem sabe melhor ainda, o local continua sendo o Centro Empresarial Rio, dias 22 e 23 de outubro às 19:00. Ingressos antecipados nos telefones 253-0979/253-0462 253-1166. Até lá!

• Carlos Henrique Equi
Diretor de Planejamento da Staff/CP&F e presidente do GAP