Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 23/JAN/1998
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Anuário do Rio será lançado em fevereiro

Um coquetel no Hippopotamus no próximo dia 4 de fevereiro vai marcar o lançamento do 3° Anuário do Prêmio Colunistas Rio, com os resultados da XXVI versão do concurso, referente aos melhores da propaganda carioca de 1996.
O Anuário está cada vez maior. Esta edição está com 212 páginas que cobrem tudo o que aconteceu na premiação desde o julgamento até a grande festa do Hotel Intercontinental, passando por entrevistas com os vencedores dos Grandes Prêmios e do Prêmio Rogerio Steinberg para os criadores mais premiados no concurso. No XVI Colunistas, a Doctor foi a Agência do Ano, Marcelo Giannini o Profissional do Ano, João Roberto Marinho o Publicitário do Ano, a Coca-Cola o Anunciante do Ano e a Net-Rio o veículo do Ano.
Além das fichas técnicas dos 159 trabalhos premiados de 27 agências, estão na publicação as reproduções de 318 peças que retratam toda a história da propaganda carioca daquele ano.
A festa, cujos convites estarão sendo distribuídos na próxima semana, terá o patrocínio da Doctor, da Net e da Abap-Rio.

Década cria promoção de vendas para levar Good Good às praias

Gilda, Marco Aurélio Alencar e Pedro Nonato
Gilda, Marco Aurélio Alencar e Pedro Nonato
no Reveillon de 1997, em Búzios.
Aproveitando o verão, a Década da Propaganda desenvolveu promoção “On the beach” para a franquia de pizzas Good Good. Nas praias do Leme, Copacabana e Icaraí foram instalados postos de atendimento conectados com as lojas através de rádios, para transmitir os pedidos de pizza, bebidas e sobremesas dos banhistas, que tem seu local de entrega marcado através de bandeiras numeradas como as de golfe.
Em cerca de 30 minutos, os entregadores chegam à praia entregando o pedido acompanhado de um saco de lixo para manter a praia limpa. A promoção, garante a agência, já está sendo responsável pelo aumento no faturamento da Good Good.
A Década, conta deu diretor Pedro Nonato, está se preparando para um crescimento de cerca de 40% em seus resultados deste ano, a partir de novos negócios e crescimento no mercado de alguns de seus clientes, como a Master Price. Nonato, aliás, começou o ano comemorando em alto estilo, promovendo um animado réveillon em sua casa na Praia Rasa, de Búzios, como mostra a foto em que sua mulher Gilda e ele ladeiam o Secretário Estadual da Fazenda, Marco Aurélio Alencar, todos de branco e cheios de ânimo para 1998.

Cannes se prepara para Festival mudando sua organização

Romain Hatuchuel
Romain Hatchuel
Quem for à Cannes este ano vai estranhar as caras novas no comando da festa. Romain Hatchuel, que está na foto, é o novo CEO do evento, responsável pelo gerenciamento operacional do festival, no lugar de Charles Sciberras. Outra novidade é que Donald Gunn, que estava na Leo Burnett, torna-se o presidente do evento.
Romain, com 26 anos, é filho de chairman da Sawa, Roger Hatchuel, que efetivamente controla há anos o Festival de Cannes. Em 1988, o concurso chega à sua 45ª versão, sabendo que terá que disputar as atenções dos inscritos com a Copa do Mundo França 98, que acontecerá ao mesmo tempo.

GR.3 festeja 5° aniversário com novas contas em 98

A GR.3 conquistou em concorrência a linha Bionutri de alimentos, que Gustavo Bastos, diretor da agência, garante que vai investir agressivamente em campanhas de televisão e revistas para quebrar a linha de conceito que marcam seus dois concorrentes diretos, o Seven Day Diet e o Four Day Diet. O lançamento do produto, previsto para março, concentra-se inicialmente no mercado-teste do Rio de Janeiro e, sessenta dias depois, em todo o país.
Outras duas contas foram da empresa gestora de recursos Investidor Profissional, que deve veicular uma campanha institucional e de seus produtos em revistas e da corretora de imóveis NY Services do investidor brasileiro Carlos Alberto Veloso, que vai lançar um serviço de atendimento personalizado ao turista brasileiro em Nova York, que prevê até análise de investimento imobiliário em toda a cidade.
Diz Gustavo que juntas, as novas contas vão representar um aumento de 20 milhões de reais no faturamento da agência, que deve chegar a 50 milhões de reais no final desse ano, o que dará para GR.3 uma rentabilidade de 1,25 milhões de reais por funcionário.

Cartas

De Marcos Apóstolo, Diretor de Criação da Artplan:
Caro Marcio,
Saiu no Crio, mas peço um pequeno espaço na Janela para corrigir e complementar a sua ótima reportagem sobre o que acontece quando chegamos aos 50 anos na profissão.
O jogo de bicho já ensina que vale o que está escrito. E como tenho um sério problema com telefones e um péssimo hábito de falar muito, acabo não me fazendo compreender claramente. Assim, devo remediar o dito no escrito. Mea culpa.
Quando disse que se deve “ver mais longe que a sua própria mesa” não me referia aos profissionais de mais tempo. Referia-me a minha própria pessoa. Não ver além das suas certezas pode ocorrer aos 20, 30, 40, 50, 60 e etc. E pode ser fatal. É óbvio que quanto mais tempo você tem, mais preconceitos por aqueles que o cercam existe também. A diferença é que quando um jovem faz uma ideia mais ou menos é inexperiência. Quando o mais velho faz a mesma coisa, é excesso de experiência.
Só que hoje, como disse na entrevista ao telefone, o primeiro é mais barato e o segundo sai mais caro, que é uma outra faceta cruel do mercado. É como um cara mais velho e rico: já que ele vai ter que mexer na carteira, que pelo menos invista em carnes mais tentas.
Talvez seja muita pretensão minha achar que alguém deu muita importância ao que falei (até porque não avisei aos meus pais que ia sair a reportagem). Mas aqueles que perderam o seu tempo, vale a correção. Lembra que eu comentei que de tempos em tempos, a revista Exame vem com uma nova descoberta? Que numa hora as empresas queriam jovens (os “treinees”), depois queriam de volta aos executivos de 40 anos agora, de novo os jovens?
Pois bem. O que existe hoje é uma exigência do capital de que um único indivíduo já venha formado de casa em várias coisas. E esta situação está eliminando tanto jovens quanto gente mais madura. Aprendi e continuo aprendendo muito com gente mais jovem e mais velha que eu. Tenho amigos da profissão mais velhos, aos quais ainda respeito profundamente o trabalho que fazem e suas opiniões. Isto porque a minha maior competição não é como nenhum deles, iniciantes ou veteranos. É comigo mesmo. Sou eu quem irá limitar o meu avanço ou não.
Grandes nomes da propaganda envelheceram na certidão de nascimento, mas continuam ou continuaram tão ágeis de ideias quanto antes. Eu espero ter a mesma capacidade, sem a arrogância dos jovens que se acham donos absolutos das novas ideias e sem a arrogância dos mais velhos que acreditam já ter tido todas. E vamos aos 50.

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* PARABÉNS PARA VOCÊ – A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
Dia 24/01, sábado: Cristiane Duncan (Supervisora de Mídia da SGP)
Dia 26/01, segunda: Andrea G. de Mattos (Diretora de Atendimento da Elan Garden)
Dia 27/01, terça: Armando Ferrentini  (Propaganda & Marketing)
Dia 28/01, quarta: Carlos Augusto Montenegro (Diretor do IBOPE)
Dia 30/01, sexta: José Dias (Rede Globo)
* A NOVELA DO FAVECO - A surpresa da semana foi a notícia de que Faveco, o Flávio Corrêa que deixou a presidência do Grupo Ogilvy &Mather para América Latina, estaria indo para Propeg, onde ocuparia o cargo de presidente nacional, para liberar Rodrigo Sá Menezes para outras funções em sua holding empresarial. De concreto mesmo existe o convite. Mas Faveco está de férias e só oficializa a aceitação quando voltar ao batente.
* XUXA PARK - A Yes acabou de gravar neste último fim de semana o comercial de lançamento do empreendimento Xuxa Water Park, que será lançado em Itanhaem, no litoral sul de São Paulo, no final de Março. O parque temático da Xuxa promete ser maior ainda que o Terra Encantada, do Rio. A direção do comercial foi do foguinho.
*TURN-OVER NO ATENDIMENTO - Bia Esteves, que estava na Staff/CP&F, foi contratada pela GR.3 para o seu atendimento. E a Doctor contratou Anita Linetzky para cuidar da conta do Jornal do Brasil junto com Eduardo Succini. Formada pela PUC, Anita passou por agências como Contemporânea, MPM e Provarejo.
* GENTE FINA - Áurea Helena, da Memória Propaganda, pede pra avisar que ninguém está autorizado a comprar ou receber qualquer material em nome da entidade além dela própria. Áurea está assustada porque um criador carioca andou fazendo compras em antiquários da praça apresentando-se como diretor da Memória. Só que pagou com cheques sem fundo. Deve ter sido falta de memória sobre o saldo do banco, coitado...
* CONTA DE BANCO, OBA - O agito do mercado é a concorrência do Banco Boavista, aquele das “Novas Ideias e Antigas Ideais”, que até hoje não entendo lá o quer dizer realmente. Controlado agora pelo Grupo Espírito Santo, o Banco está com novas ideias mesmo é sobre a sua propaganda, e começou a ouvir outras agências, apesar de ter chamado também a sua agência atual, a Contemporânea, para a disputa.
* MAQUIAGEM CARIOCA - A Myrurgia contratou nova gerente de marketing: Laís Farias, com 20 anos de experiência na área de cosméticos, principalmente Coty. A Myrurgia, uma das mais tradicionais empresas do Rio na área de cosméticos, existe desde 1935. Em junho deste ano foi comprada pela Aroma do Campo. A empresa desenvolve 120 diferentes produtos e vende, só de pó compacto, seis milhões de unidades por ano.