Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 13/FEV/1998
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Começa a corrida pelo Colunistas: inscrições já estão abertas no Rio

A Abracomp começou a distribuir esta semana os kits de inscrição para a 31ª versão do Prêmio Colunistas, o maior concurso da Publicidade Brasileira, que só no ano passado analisou 5.086 inscrições de 305 agências de todo o país.
No Rio de Janeiro, uma das 9 regionais da premiação, o Colunistas terá o seu 17º julgamento e as inscrições estarão abertas até o dia 10 de março.
Este ano, o Colunistas repete a sua iniciativa pioneira de facilitar a participação das agências colocando à disposição um sistema informatizado de inscrições, que roda em Windows 3.11 ou 95. O software de instalação deste sistema, com apenas 1,3Mb, já está à disposição das agências no site do Prêmio Colunistas na Internet, que fica na URL http://www.colunistas.com. O programa não só permite o cadastramento dos trabalhos como, a partir destes dados, produz todos os formulários necessários para a inscrição. As empresas que ainda não tiverem acesso à Internet podem solicitar à secretaria da Abracomp o disquete com o software de instalação. No Rio, a secretaria funciona na Dinâmica de Comunicação, à Praia de Botafogo, 340 grupo 210, com o telefone (021) 537-7366. A coordenação executivado Colunistas Rio foi entregue este ano à profissional de marketing promocional Priscila Franco, que tem no seu currículo trabalhos de produção de eventos para empresas como Amil, Mondaine, Globosat e O Globo.

Preços das inscrições
As inscrições no Prêmio Colunistas Propaganda 98 podem ser efetuadas com pagamento em dinheiro ou cheque endossável. Os valores serão Campanhas (R$ 200), Séries de Peças Eletrônicas (R$ 150), Séries de Peças Impressas (R$ 100), Peças Eletrônicas Isoladas (R$ 60) e Peças Impressas Isoladas (R$ 40).
Séries são conjuntos de no mínimo 2 (duas) e no máximo 4 (quatro) peças criadas para uma mesma mídia e destinadas a um mesmo produto (ou linha de produtos), e que tenham o mesmo tema e identidade visual (mesmo layout, mesma tipologia, mesmo cenário etc.). As Séries concorrem com as Peças Isoladas das respectivas Áreas.

Os Prêmios dos Colunistas
Os Júris das Regionais do Colunistas Propaganda 98 poderão conceder um Diploma de Ouro e um ou mais Diplomas de Prata e de Bronze aos melhores trabalhos de cada Categoria; Grandes Prêmios de Campanha do Ano, Anúncio (ou Encarte) do Ano, Comercial do Ano, Fonograma do Ano e Outdoor do Ano: aos melhores trabalhos entre os que obtiverem Diplomas de Ouro nas Áreas correspondentes; Grandes Prêmios de Melhor Conjunto de Peças Eletrônicas e de Melhor Conjunto de Peças Impressas: às agências que alcançarem a maior pontuação de prêmios respectivamente com seus materiais das Áreas de Televisão e Cinema e Rádio; e de Mídia Impressa e Outdoors. Serão computados 10 pontos para cada Grande Prêmio, 6 pontos para cada Diploma de Ouro, 4 pontos para cada Diploma de Prata e 3 pontos para cada Diploma de Bronze. E mais, os Grandes Prêmios de Agência do Ano, Publicitário do Ano, Profissional de Propaganda do Ano, Anunciante do Ano, Veículo do Ano e Destaques do Ano: às empresas e profissionais que mais tenham se destacado ou contribuído para o desenvolvimento da atividade publicitária na região abrangida pela premiação.
Não há inscrição para qualquer Grande Prêmio nem obrigatoriedade na sua concessão. No entanto, os Júris tomarão conhecimento das indicações que chegarem, por escrito e com suas justificativas, às Secretarias Regionais.

Outras Informações
É do concorrente a responsabilidade pelos custos e pela segurança do envio dos trabalhos até as Secretarias Regionais da Abracomp. Para a inscrição, use um serviço que garanta a entrega protocolada no local da Secretaria. Também cabe exclusivamente ao concorrente verificar, no ato da inscrição, a adequação de seus trabalhos às condições estipuladas nesta Orientação. Não haverá recurso ou ressarcimento no caso de um júri considerar qualquer inscrição inválida, de acordo com os termos aqui descritos.
A Abracomp reserva a si e aos júris o direito de remanejarem as inscrições dos concorrentes de maneira a coloca-los em categorias que considerem mais adequadas aos objetivos do julgamento.
A Abracomp não se compromete a devolver os trabalhos inscritos após o julgamento. Se, em caso excepcional, você necessita ter o seu material de volta, procure o coordenador de sua Regional para esclarecimentos.
Os trabalhos que receberem Diplomas de Ouro nas versões regionais do Colunistas Propaganda 98 estarão automaticamente inscritos para concorrerem ao XXXI Prêmio Colunistas Brasil. As inscrições e o envio destes trabalhos para o julgamento nacional são por conta e responsabilidade da Abracomp.

Como fazer as inscrições
Qualquer pessoa ou empresa pode inscrever trabalhos em que esteja envolvida. Para isso, basta apresentar, em uma das Secretarias Regionais da Abracomp: a Carta de Inscrição, preenchida e assinada; o Formulário de Custos, preenchido e assinado; uma Ficha Técnica preenchida para cada trabalho concorrente ou disquete com os dados das Fichas Técnicas; uma Ficha Complementar de Roteiro para cada Fonograma concorrente; o valor correspondente às inscrições e os exemplares dos trabalhos a serem julgados, devidamente preparados.

Condições para inscrições
O Prêmio Colunistas Propaganda 98 escolherá os melhores trabalhos entre os criados necessariamente para veiculação nas seguintes mídias: Cinema, Televisão, Jornal, Outdoor, Rádio e Revistas. Para concorrer ao Prêmio Colunistas Propaganda 98 o trabalho publicitário deve ter sido criado e/ou produzido por empresas sediadas no Brasil; já ter sido exibido comercialmente no país ou no exterior; não ter concorrido a versões anteriores do Prêmio Colunistas Propaganda ou do Prêmio Promoção Brasil e ser inscrito em apenas uma das Regionais do Prêmio Colunistas.
Comerciais, fonogramas, anúncios, encartes e outdoors que fazem parte de Campanhas também podem concorrer isoladamente, sendo considerados, neste caso, inscrições independentes.

Como preparar os trabalhos
Todas as peças apresentadas devem ter, em seu verso ou em sua embalagem, uma Etiqueta de Identificação, preenchida a máquina. Use cópias xerográficas das Etiquetas de Identificação que vêm reproduzidas nesta Orientação.
1 - Comerciais de televisão e cinema devem ser apresentados em cassete de VT no formato Betacam. Monte em fitas separadas os comerciais inscritos como Peças, Isoladas e os inscritos em Campanhas. Edite os comerciais de cada fita pela ordem das Categorias, mantendo as claquetes e separando por "fades" de 3 segundos. Na capa do cassete, afixe as Etiquetas de Identificação dos comerciais ali contidos.
2 - Os spots e jingles isolados devem ser gravados em cassetes de áudio individuais. Os fonogramas de Séries ou de Campanhas devem vir montados em sequência, em um mesmo cassete. Todos os fonogramas também devem ter seu texto ou roteiro datilografado na Ficha Complementar de Roteiro e entregue junto com as inscrições.
3 - Anúncios e Encartes devem ser montados em cartão com margem de no mínimo 5 cm. Peças que concorram em mais de uma Área - por exemplo, isolada em Mídia Impressa e dentro de uma Campanha - podem ser entregues em apenas uma montagem. Neste caso, no verso da peça afixe uma Etiqueta de Identificação para cada Categoria a que ela concorrer.
4 - Outdoors, monte a prova reduzida ou a fotografia da peça em cartão com margem de no mínimo 5 cm, A peça também pode ser entregue em slide montado, dentro de envelope em tamanho mínimo de 18cmX25cm.
5 - As Campanhas devem ter, obrigatoriamente, o mínimo de 5 peças criadas para uma mesma mídia ou o mínimo de 4 peças para mais de uma mídia. Apresente junto com a Campanha todas as peças que dela fizeram parte, inclusive cartazes, folheto, brinde etc. As peças devem ser preparadas de acordo com as instruções acima.

Como classificar os trabalhos
Nas Etiquetas de Identificação - e também nas Fichas Técnicas ­ classifique cada trabalho pelos códigos numéricos da Área e da Categoria a que ele concorrer.
A) ÁREAS E SEUS CÓDIGOS NUMÉRICOS:
1 - Televisão e Cinema
2 - Rádio
3 - Mídia Impressa
4 - Outdoors
5 - Campanhas
6 - Apresentações Especiais
B) CATEGORIAS E SEUS CÓDIGOS NUMÉRICOS PARA AS ÁREAS DE 1 a 5 (TELEVISÃO E CINEMA, RÁDIO, MÍDIA IMPRESSA, OUTDOORS e CAMPANHAS):
01 - Alimentos
02 - Bebidas Alcoólicas
03 - Bebidas Não Alcoólicas
04 - Cigarros e Tabaco
05 - Cosméticos e Produtos de Toalete
06 - Cultura e Educação
07 - Eletrodomésticos
08 - Imobiliário
09 - Institucional ou Corporativo
10 - Meios de Comunicação
11 - Móveis, Decoração e Utensílios Domésticos
12 - Política e Eleições
13 - Produtos e Serviços para Agropecuária
14 - Produtos e Serviços Automotivos
15 - Produtos e Serviços para Comércio e Escritório
16 - Produtos e Serviços para a Indústria
17 - Produtos e Serviços de Lazer e Recreação
18 - Produtos e Serviços de Limpeza e Manutenção do Lar
19 - Produtos e Serviços Médicos, Farmacêuticos e de Saúde
20 - Produtos e Serviços Públicos e Comunitários
21 - Serviços Financeiros e de Seguros
22 - Turismo, Transportes e Diversões Públicas
23 - Varejo de Grande Porte
24 - Varejo de Pequeno e Médio Porte
25 - Veículos Pessoais e Profissionais
26 - Vestuário e Acessórios Pessoais
27 - Produtos e Serviços Diversos (Apenas os que não se encaixem nas categorias anteriores).
PARA A ÁREA 6 (APRESENTAÇÕES ESPECIAIS):
28 - Campanha de até 60 cm ou 1/2 Página de Revista
29 - Anúncio de até 60 cm ou 1/2 Página de Revista
30 - Peça Publicitária Destinada ao Trade
31 - Peça Publicitária de Oportunidade
32 - Peça Publicitária Relativa a Datas Comemorativas
33 - Peça Publicitária de Agência
Estas categorias de 30 a 33, de "Peças Publicitárias", são exclusivas para trabalhos destinados à veiculação na mídia, ou seja, anúncios, encartes, outdoors, comerciais e fonogramas.

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* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
Dia 14, sábado: Rafael Peracio, Ronald Assumpção;
Dia 16, segunda: Eugênio Fernandes, Hélio Kaltman;
Dia 17, terça: Antônio Rei, Francisco Bruno, Maria Salomé Gimenes;
Dia 18, quarta: Jair de Souza, Marcos Calvi (Diretor de Criação da Casa da Criação);
Dia 20, sexta: Eduardo Souto Neto, Paola Ballousier;
* CONTRATAÇÕES - Maurício Schimidt (ex­JWT Plus-Portugal e Linq-Portugal) é o novo responsável pelo desenvolvimento da Cult.
* CARTAS - Correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040, Rio - RJ. Ou para o e-mail ehrlich@pobox.com.