Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 31/JUL/1998
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

DPZ compra a GR.3 para juntar com a Caio

O marasmo dos últimos meses no mercado publicitário carioca foi quebrado esta semana pela notícia de uma nova fusão entre agências.
A GR.3, dirigida por Gustavo Bastos, está encerrando esta sexta-feira as suas atividades depois de 5 anos de existência, pressionada por dificuldades econômicas causadas após a saída de seu sócio Marcos Frauches junto com a conta da Ultralar & Lazer.
Depois de entrar em contato com várias agências do Rio propondo negociações, Gustavo conseguiu fechar com a DPZ, da qual já foi diretor de criação no Rio. Com isso, toda a operação da GR.3, a partir de segunda-feira, já estará reunida à da Caio, que no final de 1997 também foi comprada pela DPZ. O desaparecimento do nome GR.3 tem uma justificativa muito prática: a Caio - que também vinha passando por dificuldades financeiras ­ tem contrato com a conta da Prefeitura do Rio e não poderia mudar de razão social.
Revolução
Se não mudou de nome nem de CGC, a Caio-Rio foi virada de cabeça pra baixo pela DPZ esta semana. De uma penada acabaram afastados seu diretor geral, Eduardo Domingues (que deve ir para São Paulo), seu diretor de atendimento, Carlos Campana, e seu diretor de criação, Ney Azambuja, ambos ainda sem destino certo.
Para gerenciar a agência, a DPZ contratou Ronaldo Vidigal, ex-diretor de mídia da Giovanni no Rio e que no último ano vinha gerenciando o escritório desta agência em Brasília. Apesar de bem sucedido no cargo, Vidigal ultimamente estava incomodado por uma justificável razão familiar. Ele acaba de ganhar uma filha e só podia ver a família nos fins de semana, quando voltava ao Rio.
Na área de criação é que a situação ainda está um pouco confusa na nova Caio. A DPZ fechou a compra da GR.3 pouco depois de ter oficializado a contratação do redator Álvaro Gabriel de Almeida para dirigir a criação da Caio-Rio. Curiosamente, Alvinho acabara de sair da GR.3, onde passou pouco mais de um ano como diretor de atendimento. Só nos últimos meses é que Álvaro Gabriel havia voltado a atuar na criação da GR.3, que era dirigida por José Luís Vaz.
Com a entrada de Gustavo, a versão oficial é que os dois (!) ficarão responsáveis pela criação da agência. Situação esdrúxula, já que ambos, sendo redatores, nem uma dupla clássica podem formar. O tempo é que terá que azeitar a máquina.
Quanto a José Luiz, nessa altura dos acontecimentos, até o fechamento desta coluna, ele ainda não sabia o seu destino. Nos últimos dois dias, Gustavo Bastos veio passando horas em reunião com Edeson Coelho, diretor geral da DPZ-Rio, e Roberto Duailibi, presidente da DPZ, para definir cargos e funções da fusão, além de quem fica e quem mais sai. Segundo Gustavo declarou à Janela, ele não gostaria de perder o talento de Vaz, diretor de arte que foi considerado o Profissional de Propaganda do Ano no último Colunistas-Rio.
Como a vida não para, apesar de tudo, a Caio, na próxima segunda-feira, já estreia novo endereço. Entre continuar na Glória ou mudar para a Torre do Rio Sul, onde ficava a GR.3, a direção da agência preferiu o amplo grupo 806 da Torre.

Festival da ABP passa para o mês de novembro

A ABP-Associação Brasileira de Propaganda decidiu adiar o seu 20º Festival Brasileiro de Publicidade, que tradicionalmente acontece no início de outubro.
Por conta das eleições, que este ano serão naquele mês, o evento foi passado para 16 a 18 de novembro. O local será o de sempre: o Rio Palace Hotel.
Com isso, claro, a ABP aproveitou para esticar o prazo de inscrições, que agora terminará somente no dia 6 de novembro.

A criação que se prepare: começou a dança das cadeiras

A fusão da GR.3 com a Caio com certeza vai colocar gente à disposição do mercado. Mas não vai faltar vaga para preencher, agora que começaram as mexidas nos quadros de criação de grandes agências cariocas.
Somente esta semana, três empresas mudaram seus diretores de criação. Conforme a edição on line da Janela anunciou, André Pedroso, até então supervisor de criação da Contemporânea, foi contratado como o novo diretor de criação da Fischer América­Rio, levado por Marcelo Gorodicht para marcar a nova fase da empresa, que está se reestruturando em todo o Brasil.
O curioso é que André está deixando a agência cujo vice-presidente de criação é Mauro Matos, para trabalhar na agência cujo vice-presidente de criação é o filho de Mauro, Sílvio Matos.
Na brecha deixada por André na Contemporânea, foi confirmado que assume José Guilherme Vereza, voltando à casa já esta próxima terça-feira, 4 de agosto. Depois de ter passado pela direção de criação da V&S e pela experiência de tornar a ser somente redator na Propeg-Rio, Vereza retorna à Contemporânea como diretor de criação, deixando a Propeg com uma vaga na dupla de Eduardo Corrêa.
E a outra surpresa da semana foi a ida do diretor de arte Rogério "Lelo" Nahas para o cargo de diretor de criação da Z+G no Rio. Lelo deixa a McCann e começa no dia 17 na Grey, que no começo de sua atuação no Rio chegou a aventar a hipótese de não ter diretor de criação neste mercado. A saída de Lelo coincide com a mudança que deverá acontecer na McCann após a entrada de Luiz Nogueira como o novo diretor de criação da agência, vindo de São Paulo.

Manchetes do Fim do Mundo viram piada na Internet

Está circulando pela Internet um divertido texto sobre como seriam as manchetes de vários veículos sobre o Fim do Mundo. A Janela reproduz a lista e, aproveitando o embalo, este colunista arranja mais alguns inimigos acrescentando como seriam as manchetes das publicações especializadas em publicidade (inclusive a Janela). Lá vai:
The New York Times: "O Mundo Vai Acabar".
O Globo: "Governo Anuncia O Fim Do Mundo".
Jornal do Brasil: "Fim Do Mundo Espalha Terror Na Zona Sul".
O Dia: "Fim Do Mundo Prejudica Servidores".
Folha de S. Paulo: "(ao lado de um imenso infográfico) Saiba Como Será O Fim Do Mundo".
O Estado de S. Paulo: "CUT E PT Envolvidos No Fim Do Mundo".
Zero Hora: "Rio Grande Vai Acabar".
A Notícia: "Psicopata Mata A Mãe, Degola O Pai, Estupra A Irma E Fuzila O Irmão Ao Saber Que O Mundo Vai Acabar!"
Tribuna de Alagoas: "Delegado Afirma Que Fim Do Mundo Será Crime Passional".
Estado de Minas: "Será Que O Mundo Acaba Mesmo?"
Jornal dos Sports: "Nem O Fim Do Mundo Segura O Mengão!",
Correio Braziliense: "Congresso Vota Constitucionalidade Do Fim Do Mundo".
Notícias Populares: "O Mundo Sifu, Acabou-Se Tudo!",
Veja: "EXCLUSIVO: Entrevista Com Deus”.
- Por que o Apocalipse demorou tanto.
- Especialistas indicam como encarar o fim do mundo.
Nova: "O Melhor Do Sexo No Fim Do Mundo"
Querida: "Teste: Seu Namoro Vai Acabar Antes Do Fim Do Mundo?"
Playboy: "Nova Loira Do Tchan: Um Apocalipse De Sensualidade !"
Info Exame: "100 Dicas De Como Aproveitar O Windows The End!"
Época: "Até O Fim Do Mundo A Sua Revista "Época" Estará Custando R$2,80".
Guia de Programação Net: "Exclusivo: O Fim Do Mundo Na GNT".
Boletim NEWS MICROSOFT! "Windows 99 For Ghosts"".

Veículos especializados em publicidade:

Blue Bus: "Mundo Vai Acabar, Como Blue Bus Antecipou" ou "Acompanhe O Fim Do Mundo Passo A Passo Na Webcam Do Blue Bus".
Meio & Mensagem: "Fecham Todas As Agências Do Rio".
About: "Fim Do Mundo Terá Cobertura Direta De Nova York Pela About".
Caderno Propaganda & Marketing: "Conta Da Bombril Deixa A W".
Janela Publicitária: "Prêmio Colunistas Antecipa Inscrições".

Janela ganha domínio próprio na Internet

No ano de sua maioridade, a Janela ficou mais fácil de ser achada na Internet. Agora ela tem site com domínio próprio, ou seja, basta colocar o "www" antes e o "com.br" depois para chegar lá.
Aproveite para atualizar o seu bookmark ou a sua lista de favoritos: http://www.janela.com.br.
A mudança também será interessante para o mercado, já que, com 10Mb de espaço de hospedagem, a Janela On Line poderá reproduzir mais fotos e ilustrações de trabalhos das agências.

MKTMIX   MKTMIX

PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
Dia 31, sexta: Rynaldo Gondim (Redator da Giovanni, FCB);
Dia 01, sábado: Aroldo Araujo (Dir. Presidente da Aroldo Araujo), Carlos Alberto Vizeu (Diretor da Teletape), Marina Rodrigues (Diretora de Arte da Giovanni, FCB);
Dia 03, segunda: David Luís Almiron (Diretor de Atendimento da ECO), Leirton Júnior (Diretor de Criação da W/9+D;
Dia 04, terça: Gilberto Garcia (Gerente de Mídia da Contemporânea), Marcos Pedrosa (Redator da V&S);
Dia 06, quinta: Eduardo Castro (Diretor de Arte), José Antônio Leão Ramos, Mauro Salles;
* EXPANSÃO - O shopping center Barra Square está com concorrência aberta entre agências do Rio para definir a campanha publicitária que marcará a sua expansão. O Barra Square é mais conhecido por sediar o Teatro dos Grandes Atores, aquele cujo cartaz na fachada traz a foto de Cacilda Becker.
* NO CCRJ - O publicitário Ricardo Galletti é o novo diretor executivo do Clube de Criação do Rio de Janeiro, contratado por seu presidente Sérgio de Paula para viabilizar os diversos projetos da entidade. Galletti, redator de formação, já foi diretor de criação de agências como Tandem, Cult e Grottera, e estava, até a última semana, como coordenador de comunicação da Rede Manchete de Televisão.
* CHOVEU NA HORTA - O gerente de eventos da Multiplan, Luís Felipe Horta, ex­Almap, Denison e Leo Burnett, foi promovido a coordenador geral de marketing do grupo.
* PRODUÇÃO - Teresa Carvalho, ex-Zohar, é a nova associada da produtora carioca TV Zero, da dupla Roberto Berliner e Renato Pereira, em São Paulo. Ela vai coordenar todas as etapas dos trabalhos realizados pela TV Zero em São Paulo, que conta com os diretores Murilo Salles e Ronaldo Soares, além do próprio Berliner.
* CARTAS - Correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Rua Eurico Cruz, 15/2º andar, CEP 22461-200, Rio - RJ. Ou para o e-mail: ehrlich@pobox.com.