Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 12/FEV/1999
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Brahma aumenta suas ações para o Carnaval 99

A Companhia Cervejaria Brahma está ampliando sua influência no Carnaval brasileiro. Neste ano, a estratégia de atuação da empresa envolve novas campanhas publicitárias, patrocínio de blocos e trios elétricos, além do badalado Camarote Nº 1 na Marquês de Sapucaí.
Daniela Mercury patrocina a badalação na cidade de Salvador, que será abastecida com latas comemorativas de Brahma Chopp e de Pepsi. No Rio de Janeiro, a festa será por conta do disputado Camarote Nº 1, que todos os anos atrai dezenas de artistas e craques do futebol. Em Recife, Alceu Valença agitará a Folia Nº 1.
Para a televisão, a versão carnavalesca da campanha do tsss da cerveja Brahma Chopp será o filme "Fantasias", assinado pela F/Nazca e com veiculação desde 22 de janeiro na Rede Globo e na ESPN Brasil. Os pontos-de-venda também receberam tratamento diferenciado com os materiais de merchandising para o Carnaval 99. A Brahma é também parceira oficial da folia nos Estados de Pernambuco, Bahia e Rio de Janeiro mediante a compra do pacote de transmissões regionais da Rede Globo. O mesmo acontece com a transmissão nacional dos carnavais do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Camarote
No Rio de Janeiro, o Camarote nº 1 na Marquês de Sapucaí estará comemorando sua 9ª edição recebendo 500 convidados vips entre artistas, políticos, modelos, jogadores de futebol e empresários, em um espaço de 1500 m², onde serão servidos 20 mil litros de cerveja da família Brahma e 13 mil litros de refrigerante.
O tema deste ano será sabor. O projeto de decoração, assinado por Luciane Pimenta, traz uma praia cenografada com direito a areia de verdade. Serão utilizados 43m³ de areia e resíduo calcário produzido pela Companhia Nacional de Alcalis, maior produtora de sal do Brasil.
Um calçadão com réplicas de quiosques fará parte do cenário. O mar será representado por um videowall de 20 monitores, onde serão transmitidas imagens e efeitos sonoros de ondas e pôr-do­sol. A praia estará situada no espaço gastronômico do Camarote, que neste ano trará um restaurante para 400 pessoas sentadas e réplicas das fachadas dos melhores botequins cariocas, eleitos pela última edição do Guia Rio Botequim.
O cardápio, elaborado por Evelyn Cherman, do Buffet Banquete & Arte, será composto de 100 mil salgadinhos, uma tonelada de frutas, 200 kg de salmão, 200 kg de frios e 300 kg de queijos. Dentre as personalidades internacionais convidadas, já estão confirmadas as presenças dos craques italianos Roberto Baggio e Paolo Rossi.

Texto na Internet ensina a se livrar do telemarketing

Que inúmeros serviços de telemarketing são úteis para orientar o consumidor em suas dúvidas, ninguém discute. Mas a agressividade de uma enorme série de serviços de telemarketing de vendas, invadindo a intimidade do consumidor em momentos em que ele não está disposto a comprar nada, dificilmente agrada a alguém além do próprio prestador do serviço de telemarketing.
A vingança do consumidor, porém, não demorou. Começou a circular pela Internet um divertido texto sobre como se livrar daqueles telefonemas inconvenientes, A Janela, claro, não poderia deixar de reproduzir para seus leitores esta pérola de criatividade, no mais absoluto sentido de utilidade pública.

Como Se Livrar do Telemarketing

1. Se estiverem te oferecendo cheque especial, diga que você acabou de ser despedido e que esta oferta caiu do céu.
2. Se começarem com "Como você está?" responda com "Por que você quer saber?". Ou então você pode dizer: "Que bom que você perguntou, porque hoje em dia ninguém mais se importa... Eu estou com tantos problemas... Meu nervo ciático esta doendo outra vez, minha gastrite está voltando com tudo, meu cachorro morreu...". Quando começarem a querer vender algo, continue a se queixar.
3. Se o sujeito disser que ele é o José Silva da empresa XYZ, peça-lhe para soletrar o nome e o sobrenome, e depois o nome da empresa, peça para dar o endereço completo, e continue fazendo perguntas pessoais ou sobre a empresa até ele se cansar.
4. Aos gritos, em tons bem simulados de prazer e surpresa, diga: "Zé?? É você? Não acredito! Zé, onde é que você se meteu?". Possivelmente, isto provocará no Zé alguns momentos de terror enquanto ele tentar descobrir de onde você o conhece.
5. Diga "Não" sempre. Sempre. Varie o som e a tonalidade do "não", e dê um tempinho até ele ameaçar falar algo. Esta pode ser uma das mais engraçadas se você conseguir manter o monólogo até ele desligar.
6. Se te pedirem para indicar um amigo, responda, com a voz mais sinistra que possa arrumar "não tenho amigos... você quer ser meu amigo?"
7. Se for um lavador de carpete: "Vocês tiram manchas de sangue? Dessas bem grandes, de sangue humano e de bezerro..."
8. Deixe a pessoa fazer seu discurso, com um mínimo de interferências do tipo "haan" ou "sei" ou "interessante". Na hora em que pedirem para dar sei número de cartão de crédito, diga que você não pode dá-lo a um estranho.
9. Diga que você trabalha na mesma empresa que ele. Exemplo: - Eu sou o Zé da Aguatronica - Da Aguatronica? Eu trabalho lá também. De que unidade você está chamando? - Da Central - Da Central? Que legal! E como estão as vendas? Pena que a empresa não permite fazer vendas entre funcionários. Mas foi um prazer conversar com você.
10. Atenda. Assim que você perceber que é telemarketing, ponha o fone na mesa e diga alto: "Oh meu Deus!" e coloque de novo no gancho.
11. Diga ao sujeito que você esta ocupado e que se ele lhe der seu número de telefone você ligará de volta. Se ele disser que não está autorizado a dar o número, peça para dar o de casa, que você ligará à noite. (Este é provavelmente o meio mais eficiente de se livrar deles).

Site brasileiro abre espaço para profissionais de comunicação

Pra quem procura ou faz freelances, está sendo divulgado o site Vitrine Profissional (http://www.puente.com.br), um banco de currículos especializado em comunicação.
Nele já figuram mais de 1.400 profissionais das áreas de jornalismo, relações públicas, publicidade, marketing, comunicação visual e repórteres fotográficos, além de empresas que oferecem oportunidades de trabalho. Para qualquer empresa participar, há um serviço gratuito no qual o anúncio é limitado a três linhas e fica exposto pelo período de 5 dias. Mas também existe um módulo pago, sem limite de linhas, garantindo a permanência do anúncio durante 1 mês, por R$ 20,00.
Outra forma de localizar o profissional desejado dentro da Vitrine Profissional é deixar o levantamento por conta da Puente Projetos de Comunicação, responsável pelo site. Ela busca entre os profissionais cadastrados aqueles que melhor se adequam ao perfil solicitado pelo cliente, mas para isso cobra o valor de R$ 130,00. Se a empresa interessada, porém, já indicar os códigos de busca dos profissionais desejados (segundo uma tabela da Vitrine), a Puente cobra apenas o valor de R$ 8,00 por código.
Nas duas formas a Vitrine Profissional fica responsável pelo contato prévio com cada um dos profissionais, passando a eles o perfil da vaga e solicitando que encaminhem currículos detalhados por fax bem como mantenham um contato telefônico com as empresas que oferecem oportunidades de trabalho.

Anúncio da festa do Prêmio Colunistas Promoção Rio 1999
Anúncio do Prêmio Colunistas Promoção Rio 1999 publicado na edição impressa.

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• PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
Dia 13, sábado: Álvaro Esteves (Diretor de Planejamento da Giovanni, FCB);
Dia 14, domingo: Margareth Matos (Executiva de Contas da D+). Ronald Assumpção, Rosana Braem (Diretora de Arte da Fischer América);
Dia 15, segunda: Armando Corrêa Ribeiro (Diretor Geral da Duda Mendonça), Paulo Lopes de Azevedo Filho (Diretor da Dilema);
Dia 16, terça: Eugênio Fernandes (produtor), Hélio Kaltman (atendimento);
Dia 17, quarta: André Regnier (Diretor de Arte da V&S), Maria Salomé Gimenes (mídia):
Dia 18, quinta: Jair de Souza (designer)
• PEQUENAS EMPRESAS - Depois de atuar mais de dez anos em Marketing Esportivo, Liliana Lau e Sonja Montesanto acabam de criar a Talento & Expressão Marketing e Consultoria, para desenvolver planejamento de marketing a clientes de pequeno e médio porte.
• CARTAS - As correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Rua Eurico Cruz, 15/2º andar, CEP 22461-200, Rio-RJ, ou para o e-mail
ehrlich@pobox.com. Não deixe de visitar também a edição on-line da coluna, em www.janela.com.br. E um bom Carnaval para vocês.