Janela Publicitária    
 
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Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 22/JUN/1999
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Press & Poster: Inglaterra leva o Grand Prix; Brasil fica em segundo no ranking

O Grand Prix do Press & Poster foi para a Inglaterra, com o trabalho "Nipples/Mamilos", da agência TBWA London para a Sony. Para variar, o trabalho é polêmico. O anúncio mostra um casal, como se estivesse à frente de uma televisão. No lugar de seus mamilos, em vez do forma tradicional, aparecem botões do Playstation da Sony.
O Brasil ficou com 20 Leões no Festival de Mídia Impressa de Cannes deste ano, aproveitando 18% dos 90 trabalhos que chegaram até o shortlist do concurso. Foram seis Leões de Ouro, cinco de Prata e nove de Bronze. No total (incluindo as peças de campanhas), foram 32 trabalhos selecionados. Com este resultado, o Brasil fica na segunda posição no ranking internacional do festival, ficando abaixo apenas da Inglaterra e superando os Estados Unidos. O Rio de Janeiro, que tinha incluído sete trabalhos no shortlist, acabou não ficando com nenhum Leão. Todos os trabalhos da Fischer para clientes cariocas, como Insetisan e BrasilSeguridade, foram criados e inscritos pela Fischer São Paulo.
A DM9DDB, como já era previsto pelo seu grande número de finalistas, ficou em primeiro lugar entre as agências brasileiras, com 10 Leões do Press & Poster, sendo quatro Ouros, duas Pratas e quatro Bronzes. Em segundo lugar ficou a Fischer Justus, com cinco Leões (duas Pratas e três Bronzes). A seguir, vieram a Young & Rubicam (uma Prata e um Bronze), a Almap (dois Bronzes) e a Upgrade (um Bronze).
Aqui está a relação dos premiados brasileiros:
OURO:
"Hot Ketchup", da DM9DDB para Parmalat.
"Widow/Viúva", da DM9DDB para Parmalat.
"Hot Ketchup", da DM9DDB para Parmalat (poster).
"Widow/Viúva", da DM9DDB para Parmalat (poster).

PRATA:
"Morango de Madeira", "Frango de Madeira", "Torta de Madeira" e "Hamburger de Madeira", da Fischer América São Paulo para Insetisan.
"James", "Frank" e "Eddie", da DM9DDB para Budweiser (poster).
"Carros", da DM9DDB para Antarctica (poster).
"More Powerful Shots", da Young & Rubicam para Umbro.
"Manhole", da Fischer América São Paulo para Brasil Seguridade.

BRONZE:
"James", "Frank" e "Eddie", da DM9DDB para Budweiser.
"Carros", da DM9DDB para Antarctica.
"Namorado", "Careca" e "Medo de Altura", da Almap/BBDO para São Paulo Alpargatas.
"Cindy Crowford", da Young & Rubicam para Editora Abril.
"Bolsa", da DM9DDB para Iguatemi.
"Einstein", da DM9DDB para Hospital Albert Einstein.
"Café", da Upgrade para Pillsbury Brasil.
"Cavaleiro" e "Tigre", da Fischer América São Paulo para Led"s Tattoo.
"Boca a Boca", "Toalete" e "Dente Quebrado", da Almap/BBDO para Stock Photos.
"Frango de Madeira", da Fischer América São Paulo para Insetisan (poster).
"Homeless Family/Família de Mendigos", da Fischer América São Paulo para Ação da Cidadania.

Agência brasileira ganha Leão de Ouro na área de Web Design

A criatividade brasileira já está sendo reconhecida também na área de Web Design, responsável pela criação de trabalhos de mídia interativa, como home-pages e banners. A segunda edição do Cyber Lions de Cannes, apesar do enorme rigor do júri, premiou pelo menos um trabalho brasileiro, produzido pela DM9. O Leão é de Ouro, já que o regulamento deste concurso não prevê Leões de Prata nem de Bronze.
No total, o Cyber Lions concedeu apenas 27 Leões. O país mais premiado foram os Estados Unidos, com 24 medalhas. O Brasil ficou na terceira posição entre os ganhadores, já que a Alemanha, o único outro país premiado, teve 1 Grande Prêmio e 1 Leão. Estes foram os Grandes Prêmios do Cyber Lions:
"Eleven22", da Scholz & Volkmer (Alemanha) para a USM U.Schaerer Soehne, em http://www.eleven22.com.
"Vespa", da Ogilvy (EUA) para IBM.