Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 20/AGO/1999
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Eppinghaus vence eleição do CCRJ

André Eppinghaus
André Eppinghaus
André Eppinghaus, redator da agência J.Walter Thompson, é o novo presidente do Clube de Criação do Rio de Janeiro, eleito na última segunda-feira por 11 votos de diferença do candidato Paulo Castro, diretor de criação da V&S.
Numa eleição marcada lamentavelmente pelo desinteresse dos criadores cariocas, apenas 138 profissionais compareceram à Churrascaria Estrela do Sul para depositar seus votos, cerca de 30% a menos do que os quase 200 que chegaram a se recadastrar como eleitores do Clube. A chapa de André Eppinghaus somou 73 votos contra 62 da chapa de Paulo Castro. Três votos foram anulados: um em branco, outro para os dois candidatos simultaneamente e o terceiro, preenchido a mão, para o presidente que se despediu do Clube, Sérgio de Paula.
Empossado imediatamente, Eppinghaus, já no dia seguinte da eleição começou a adaptar o site localizado em www.ccrj.com.br, que mantinha a plataforma de sua chapa, para ser o endereço real do próprio clube. A meta do novo presidente do CCRJ é colocar no site todas as questões que precisam ser votadas pelos criadores cariocas, simplificando processos como o de convocar assembléias extraordinárias a que poucos profissionais comparecem.
Entre os temas que devem entrar em discussão está a volta ou não do direito de voto dos profissionais ligados aos fornecedores de criação, como fotógrafos e diretores de comerciais. A última diretoria do CCRJ reformulou os estatutos restringindo o direito de voto no clube apenas a redatores, diretores de arte e diretores de criação.
Esta sexta-feira, os diretores eleitos estarão se reunindo para definir as prioridades do novo CCRJ. Segundo Eppinghaus, a única coisa que vai ficar faltando para a nova equipe iniciar os debates é Sérgio de Paula, o presidente que encerrou seu mandato, transferir para ela toda a documentação arquivada da entidade.

Castro cura ressaca da eleição com nova campanha para o Rio

Apesar de não ter sido eleito para a presidência do CCRJ, Paulo Castro, diretor de criação da agência V&S, teve o que comemorar esta semana. Ele foi o convidado especial da noite de homenagens de uma boate carioca que está reunindo semanalmente publicitários, e viu o lançamento nacional de uma nova campanha do Rio Convention & Visitors Bureau para promover a cidade, com o tema "Visite o Rio".
Produzida pela Atmosfera, com direção de Libero Saporetti, a campanha é composta por quatro filmes de humor que, além de mostrar diversos pontos turísticos da cidade, incentiva todas as pessoas, de todos os lugares, a visitarem o Rio, destacando a beleza, a cultura e o clima da cidade. No comercial "Aeromoça", por exemplo, a atriz, na ação clássica de mostrar para os passageiros os procedimentos de segurança, diz, no meio de sua fala: "Este avião dispõe de saídas na frente, no meio e na cauda. Em caso de olharem a beleza do Rio pela primeira vez seus queixos cairão automaticamente. Coloque a mão assim, de baixo pra cima, de baixo pra cima...".
A criação foi de Paulo Castro, Paulo Costa e Renata Curado, tendo Cláudia Vidal e Isabela Velloso no atendimento e Alexandre Raulino na aprovação.
A V&S, aliás, foi uma das agências cariocas que melhor aproveitou com anúncios de oportunidade o tema o fim do mundo. Para a revendedora Mercedes AGO, o anúncio teve o título: "Classe A em 36 fixas de R$ 795,00. E se Nostradamus acertar, você só paga a primeira.". Para a Losango, uma administradora de empréstimo pessoal, o anúncio saiu em São Paulo no dia seguinte. O título foi "Se você saiu torrando seu dinheiro pensando que o mundo fosse acabar, passa na Losango.".
Os anúncios foram criados por Álvaro Rodrigues, Adriano Matos, Luís Cláudio Salvestroni e Tico Moraes.

Jairo Carneiro assume Abap-Rio

O ex-presidente da ABP, Jairo Carneiro, é o novo diretor-executivo do capítulo carioca da Associação Brasileira de Agências de Publicidade, ampliando as suas atividades associativas no Rio de Janeiro, que incluem até outubro a presidência do Festival de Publicidade da ABP.
Jairo, que traz no currículo a experiência de ter trabalhado em grandes empresas (como veículo a Editora Abril e como agência a MPM) estava até recentemente como diretor de operações da agência carioca Cult, e foi contratado pela nova diretoria presidida por Arnaldo Cardoso Pires com o propósito de expandir a atuação da entidade no mercado carioca, através de ações como a realização de uma ampla programação de seminários e eventos de aprimoramento técnico.

Maurício Schmidt vira cliente no Casashopping

O gerente do escritório carioca da Z+G Grey, Maurício Schmidt (ex-Giovanni, Cult e Thompson-Lisboa), está deixando a agência para se tornar cliente, assumindo a recém-criada Diretoria de Marketing do Casashopping, o shopping center carioca especializado em decoração.
A contratação de Maurício -- que tem grande experiência na área de varejo -- faz parte dos novos projetos do Casashopping de se reposicionar perante os cariocas, inclusive investindo mais em comunicação para ampliar a sua participação no mercado.

MKTMIX

* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
20/08, Sexta-feira: Christiana Menezes (Supervisora de Atendimento da Contemporânea);
21/08, Sábado: Roberto Medina (Presidente da Artplan);
22/08, Domingo: Edson de Godoy Bueno (Diretor-Presidente da Amil), Marisa Menezes (Diretora da Novamente);
23/08, Segunda-feira: Gustavo Bragança, Homero Pacheco Fernandes, José Henrique Fonseca (Diretor da Conspiração), Paulo Netto (Diretor de RTVC da Giovanni,FCB), Patrícia Siqueira (Executiva de Contas da Doctor), Aline Salles (Coord. Atendimento da Publicis.Norton);
24/08, Terça-feira: Affonso Vianna (Diretor Presidente da Sima), Cláudia Duailibi (Ex-Diretora de Criação da DPZ);
25/08, Quarta-feira: Antonino Brandão (Diretor de Atendimento da McCann Erickson), Biafrão (Elzemar de Oliveira, Atendimento da Prodigital), Ubirajara Lins (Diretor de Atendimento da Luz);
26/08, Quinta-feira: Mitizy Olive Kupermann, Nádia Delmar (Executiva de Contas da Salles DMB&B);
* NOVA CONTA - Depois de conquista a conta da Transportadora Fink, a Casa da Criação conquistou a conta da APSA, uma das maiores administradora de imóveis do país.
* MÍDIA SUBTERRÂNEA - O Metrô-Rio vai ampliar sua oferta de espaços de mídia, e está lançando o projeto "Metrô Rio-Mídia" com um coquetel na sua sede da Presidente Vargas, no próximo dia 26 de agosto, às 20h.
* PÁGINA DE CASA - O fotógrafo Daniel Geller está com nova Home page. O endereço é http://www.geller.com.br.
* MAKING PHOTO - Ayrton Camargo é o mais novo colaborador da excelente revista Photo & Camera, que chega ao seu número 3 mostrando 10 páginas do trabalho dele. Ayrton conta na revista que a partir do próximo número estará mostrando making-ofs de produções fotográficas.