Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 26/NOV/1999
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Janela lança pesquisa para homenagear os "Publicitários do Século" no Brasil

A Janela Publicitária, através do seu site na Internet em http://www.janela.com.br, iniciou uma pesquisa nacional para descobrir quais os 100 mais importantes publicitários brasileiros deste século, na opinião dos próprios profissionais em atividade atualmente.
Quem clicar no banner "Os 100 do Século" que está no alto daquela página poderá indicar até 20 nomes de profissionais (vivos ou já falecidos) que, na sua opinião, tenham sido fundamentais para o desenvolvimento da atividade publicitária no Brasil.
Lançada esta semana, a pesquisa já começou a receber indicações. Elas serão recebidas até o dia 15 de Dezembro, para que no dia seguinte a Janela possa divulgar nacionalmente os resultados com os nomes dos 100 publicitários mais indicados pelos profissionais brasileiros.

Fischer-Rio conquista licenciamento do Vasco

O Clube de Regatas Vasco da Gama decidiu em favor da Fischer América Rio na concorrência de que também participaram Giovanni, Salles e McCann para a verba estimada em R$ 14 milhões do VGL-Vasco da Gama Licenciamento, um empreendimento conjunto do clube com o Nations Bank.

Varig entrega conta para Salles

A Salles/DMB&B é a nova agência responsável pela comunicação no mercado brasileiro da Varig, que deixará com a Young & Rubicam, sua agência anterior, apenas a conta de publicidade internacional. O valor estimado da verba do anunciante é de R$ 15 milhões para o ano 2000.
A comunicação foi feita oficialmente pelo anunciante na última quarta-feira. Durante entrevista coletiva, a diretoria da Salles informou que o atendimento será feito através do escritório carioca da agência.

V&S comunica conquista de novas contas

Esta semana, enquanto seus diretores Valdir Siqueira e Lula Vieira viajavam pelos Estados Unidos a negócios, a agência V&S comunicou a conquista de quatro novas contas.
No começo da semana, a do City Rio, serviço de ônibus lançado pela prefeitura para servir principalmente aos turistas; a do IBest, o já consagrado prêmio da Internet e a da ISMnet, empresa que atua nos segmentos de redes, acesso à Internet e desenvolvimento de software para Web.
E agora, da Leo Foto, Som e Informática, para a qual a agência criou a campanha promocional "Doe um brinquedo", que será veiculada a partir desse domingo, no jornal O Dia, e se estenderá até o final de dezembro, quando serão doados os brinquedos arrecadados.
Para enfatizar o desconto de 5% à vista na troca por um brinquedo usado, a V&S criou três peças diferentes (duas de meia página e uma rouba página) com os seguintes títulos: "O único aperto que você vai passar aqui é no coração", "É dando que se recebe desconto" e "Quer comprar com desconto? Quer ajudar uma criança? Quer parar de ler o jornal e vir para cá?".

Produtora Trinta monta estrutura de pesquisa

A produtora de comerciais carioca Trinta acaba de montar um departamento de pesquisa, comandado pelo diretor de cinema iniciante André Warwar, que terá à sua disposição mais de cinquenta fitas de referências de comerciais, atualizadas mensalmente, além de filmes de longa-metragem, clipes e outras fontes, com uma ilha de edição já instalada para selecionar o material e ajudar na concepção de ideias os diretores e os criadores que estiverem trabalhando com a produtora.
O diretor da empresa, André Pellenz, conta que a Trinta está sendo toda informatizada, com programas de Production Management utilizados em Los Angeles que permitem o acompanhamento, pelo produtor executivo Deko Schmidt, de cada passo de várias produções simultâneas.
Além disso, diz ele, está sendo comprada uma ilha de edição, DS-online, para agilizar os trabalhos dos clientes e ampliar as opções de mercado.

W/Brasil pega Vésper que deixou F/Nazca

No troca-troca das contas de telecomunicações que aconteceu nos últimos dias, a W/Brasil, de Washington Olivetto, ficou com a conta da Vésper, espelho da Telemar.
Tudo começou quando a Telemar terminou sua relação com a Artplan. A conta, que iria para a Almap/BBDO, não foi porque a Embratel, cliente desta agência, acenou com melhores condições para a conta (provavelmente a parte do DDD que estava na W). A F/Nazca, então, largou a Vésper e pegou a Telemar, enquanto a W/Brasil, liberando-se da Embratel, pôde passar a atender a Vésper.

Festa do Promoção Rio será dia 14 no Ballroom

A secretaria carioca da Abracomp marcou para o próximo dia 14 de dezembro, no Ballroom, a festa de entrega dos diplomas do V Prêmio Promoção Rio.
Durante a festa, que acontecerá das 19:00h às 22:30h, estarão recebendo os diplomas de Grand Prix, como Empresa De Marketing Promocional Do Ano, a agência Millenn; como Empresa De Design Do Ano, a Ana Couto Design; como Profissional De Marketing Promocional Do Ano, José Christão, da Doctor; e como Cliente De Promoção Do Ano, o jornal O Globo.
As reservas para a festa do Promoção Rio já estão sendo feitas com a coordenadora de eventos da Dinâmica Promoções, Priscila Franco, pelo telefone 537-8180.

CARTAS

De Rique Nitzsche, diretor da Animus:

"Caro Amigo,
Gostaria que você soubesse que o problema que eu tinha (dificuldade de achar um profissional de design no Rio com alguma experiência em merchandising) foi resolvido através da sua ajuda ao publicar minha nota na Janela Publicitária.
Muito obrigado. Rique Nitzsche."

MKTMIX MKTMIX

• PARABÉNS PRA VOCÊ. A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
26/11, Sexta-feira: George Ellis (Diretor Presidente da Laxmi); Gustavo Soares (Redator da Staff);
27/11, Sábado: Cláudio Carvalho (Dir. Presidente da Cláudio Carvalho); Benedito Cantanhede (Supervisor de Contas da V&S);
28/11, Domingo: José Carlos Rodrigues; Nélson Sirotsky; Sérgio Martins (Supervisor de Contas da DPZ); Fernanda Marino (Diretora de Conta da Contemporânea);
29/11, Segunda-feira: Marcelo F. Mendonça (Diretor de Arte da Elan Garden); Michelle Paganotti (Diretora de Arte); José Luís Cafarena (Diretor Administrativo da Pubblicare);
30/11, Terça-feira: Isabella Torquato (Diretora de Arte da Giovanni, FCB);
02/12, Quinta-feira: Luiz Alberto Marinho (Diretor de Marketing da Commaps/CEI);
• EDIFICIO 200 - A Janela errou na semana passada. Não é para o Edifício Argentina que a Contemporânea está se mudando. E para o 200 da Praia do Flamengo, onde já está a Salles.
• MUDANÇA DE LADO·- Fabrício Cannavezes, ex-diretor de atendimento da Tec Cine, passou para o lado de agência, como novo sócio da V7 comunicação, que tem entre seus principais clientes o Clube de Regatas do Flamengo e a bebida Guaraplus.
• PARA ABALAR·- Alessandra Migani, diretora de arte da Contemporânea, causa um novo Desastre no Rio, desta vez no Solar Grandjean de Montigny, do Centro Cultural PUC-Rio, a partir deste sábado, 27 de novembro. Como da última vez, Desastre é uma exposição de conceitos gráficos, análises da informação e de design editorial, consequência de duas coleções de Artist's Books concebidas em Londres, no Mestrado que Alessa fez em Graphic Design. A exposição será composta de quatro salas com projetos e instalações apresentadas cenograficamente e em animações gráficas em Macintosh (em Director I-Mac).
• CARTAS·- As correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Rua Eurico Cruz, 15/2º andar, CEP 22461-200, Rio-RJ, ou para o e-mail ehrlich@pobox.com. Não deixe de visitar também a edição on-line da coluna, em www.janela.com.br. Para participar do grupo Janela-Net (apenas para profissionais de publicidade e marketing), envie mensagem para janela-net­subscribe@egroups.com.