Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 03/DEZ/1999
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Chorus e Magic se juntam para buscar liderança

Os maestros Edison Campos e Nico Rezende formam agora a mais nova sociedade na produção publicitária carioca. A produtora Chorus Estúdio, de Edison, e a Magic Music, de Nico, passam a se assinar, a partir de janeiro, Magic Chorus, a nova produtora que quer brigar "para ser a maior do mercado no Rio", segundo promete Rezende.
A Magic Chorus vai funcionar no mesmo local em que já está montado o estúdio da Chorus, em Laranjeiras, para o qual Nico está levando todo o seu equipamento. Ao mesmo tempo, a produtora terá uma frente em Nova York, comandada pelo saxofonista Leo Gandelman.

Xerox está em processo de avaliação da conta

A Xerox do Brasil está mantendo reuniões com algumas agências de publicidade do Rio de Janeiro, entre as quais a Young & Rubicam - que atende a conta da empresa internacionalmente - e a V&S, sua atual agência e, até recentemente, a associada e representante da Young no Rio.
Segundo uma fonte interna da Xerox, a empresa está satisfeita com a V&S, mas este processo de avaliação é uma rotina periódica que faz parte da sua cultura internacional.

Madureira Shopping ganha campanha emocional

A Salles/BBDO-Rio colocou no ar esta semana um filme de Natal para o Madureira Shopping que traz para este cliente o mesmo clima emocional de declaração de amor ao Rio que a agência já consagrou para seu outro cliente Rio Sul Shopping Center. A diferença é que, no caso do Madureira, a emoção está canalizada para o orgulho de estar no subúrbio, um caminho que, segundo Marcelo Giannini, diretor de criação da agência, passa a orientar a comunicação deste shopping a partir de agora.
No filme, rodado pela produtora Conspiração, um personagem, ao som de uma canção assinada pelo sambista Noca da Portela, relembra os bons tempos da sua infância - como poder brincar na rua etc. -, para revelar, no final, que felizmente, no subúrbio do Rio, esses bons tempos continuam até hoje.
O Rio Sul também entrou no ar esta segunda com seu filme de fim-de-ano. Seguindo o estilo iniciado há dois anos com "Ah, como sou infeliz", o comercial apresenta imagens da cidade tendo uma música bem conhecida de fundo. Desta vez, Giannini - que co-dirigiu o comercial - selecionou "Se todos fossem iguais à você", transformando a declaração de amor de Vinicius de Moraes a uma mulher numa homenagem à cidade do Rio de Janeiro.

Nonato e Bastos abrem a 100%

Começou a operar esta semana a nova agência de propaganda de Pedro Nonato e Gustavo Bastos, com o nome de 100% Propaganda.
Agora, todos os clientes da Década passam a ser atendidos formalmente pelo novo nome, enquanto a antiga agência de Nonato muda a sua assinatura para DMP-Década Marketing Político, de olho nas campanhas para as prefeituras do Estado do Rio no ano 2000.

Master cria nova campanha para Ministério da Saúde

Entrou no ar dia 10 a nova campanha de dezembro, campanha de conscientização e prevenção da Aids, como marco do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, comemorado naquela data. O tema proposto pela Unaids (Programa das Nações Unidas para Combate da Epidemia) foi "A prevenção começa com o diálogo. Converse, aprenda e viva sem Aids".
Desenvolvida pela Master Comunicação, a campanha é composta por dois filmes, um spot de 30 segundos para rádio e de 250 mil cartazes.

Olivetto lidera pesquisa sobre os 100 do Século

Washington Olivetto está sendo o publicitário mais indicado pela pesquisa que a Janela Publicitária, através do seu site na Internet em http://www.janela.com.br.iniciou para descobrir quais os 100 mais importantes publicitários brasileiros deste século, na opinião dos próprios profissionais em atividade atualmente.
Cerca de 90 publicitários já compareceram para votar, levando a relação de indicados a mais de 200 nomes. Os poucos que conseguem estar presentes nas listas da maioria acabam se destacando.
Para participar, basta clicar no banner "Os 100 do Século" que está no alto da página da Janela e indicar entre 3 e 20 nomes de profissionais (vivos ou já falecidos) que, na sua opinião, tenham sido fundamentais para o desenvolvimento da atividade publicitária no Brasil.
Estes foram os 20 publicitários mais indicados até o fechamento desta coluna:
1 - Washington Olivetto.
2 - Roberto Duailibi.
3 - Geraldo Alonso.
4 - Nizan Guanaes.
5 - Júlio Ribeiro.
6 - Alex Periscinoto.
7 - Francesc Petit.
8 - José Zaragoza.
9 - Mauro Salles.
10- Marcelo Serpa.
11- Fábio Fernandes.
12- Caio Domingues.
13- Cícero Leuenroth.
14- Eduardo Fischer.
15- Neil Ferreira.
16- Lula Vieira.
17- Altino João de Barros.
18- Celso Japiassu.
19- Renato Castelo Branco.
20- Roberto Marinho.

MKTMIX MKTMIX

• PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
03/12, Sexta-feira: Eduardo Moncalvo (Diretor de Atendimento da Staff), Marco Antônio Vieira Souto;
04/12, Sábado: Cláudia Rabello;
05/12, Domingo: Guilherme Juliani (Diretor de Grupo de Contas da Giovanni, FCB);
06/12, Segunda-feira: Edson Perrota (Diretor Comercial da Rádio Tupi), Ney Cantinho;
07/12, Terça-feira: Maurício Magalhães (Newcomm Bates), Leila Monteiro (Supervisora/de Beers da J. Walter Thompson), Liu Brito (Diretora de Atendimento da Fiore);
08/12, Quarta-feira: Adilson Xavier (Vice-Presidente de Criação da Giovanni, FCB);
09/12, Quinta-feira: Carlos Gonçalves, Jorge Falsfein (Diretor de Arte da Artplan), Noel de Simoni Jr. (Diretor de Atendimento da Casa da Criação), Juarez Precioso (Diretor de Comerciais da CaradeCão);
• ADIADO - A secretaria da Abracomp decidiu adiar a festa do Prêmio Promoção Rio para janeiro. Várias agências premiadas solicitaram a mudança alegando que o mês de dezembro já está com muitas festas, sem falar nas despesas com 13°, presentes para clientes etc..
• HÁ VAGAS - A agência Fortuna está procurando profissionais para o seu atendimento, tendo vagas para pessoas com experiência e estagiários. Quem estiver interessado deve entrar em contato com Toni Lourenço, o diretor da empresa, pelo telefone 431-3300
• PERU ANIMADO - A Intervalo acaba de produzir um filme de Natal todo em desenho animado para a Publicis Norton e seu cliente "Bacalhau da Noruega". O filme, usando humor, faz uma brincadeira com a felicidade do Peru e do Porco em não serem mais os pratos prediletos de Natal. A criação foi de Cillas Amaral e João Santos com direção de Cillas Amaral. "As personagens foram criadas por nossa equipe e serão utilizadas também para a mídia impressa".
• DUPLO - Nelson Gomes, diretor da produtor G-Tec (que já pertenceu às empresas de Roberto Marinho), vai acumular seu cargo com a recem-assumida diretoria de comunicação da Rede Bandeirantes de Televisão, onde vai trabalhar o relacionamento da emissora com o mercado externo.
• BEM NA FOTO - O fotógrafo Aderi Costa inaugurou esta semana seu novo e enorme estúdio no Rio de Janeiro. O lugar, como bem dizia o convite, parece locação. O estúdio fica na Rua Equador, 476, no Santo Cristo.
• NA PRAIA - A Casa da Criação - que a Janela antecipou que estaria de mudança - está agora na Praia de Botafogo, 518/2º andar, com o telefone 543-8130. O CEP é 22250-040.
• SE EQUIPANDO - Henrique Tartarotti é o novo diretor e montador exclusivo da Proview Produções, que acabou de receber, entre outros equipamentos de finalização e captação, uma Softimage DS para finalização HIGH-END e um A VID 9.0 sem compressão em plataforma NT (o primeiro instalado no Brasil), além de uma câmera digital SONY que já grava no formato Wide Screen (16x9).
• CARTAS - As correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Rua Eurico Cruz, 15/2° andar, CEP 22461-200, Rio- RJ, ou para o e-mail ehrlich@pobox.com. Não deixe de visitar também a edição on-line da coluna, em www.janela.com.br. Para participar do grupo Janela-Net (apenas para profissionais de publicidade e marketing), envie mensagem para janela-net-subscribe@egroups.com.