Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 13/MAI/2000
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Gorodicht deve assumir cargo na Fischer Nacional

Apesar de o próprio Marcelo Gorodicht não confirmar a informação, uma fonte do mercado garantiu à Janela que o diretor geral do escritório carioca da Fischer América estará assumindo nas próximas semanas uma função de abrangência nacional no escritório paulista da agência, com atuação tanto na área de novos negócios quanto de integração entre os diversos escritórios da Fischer em Porto Alegre, Curitiba, Brasília, São Paulo, Rio e Salvador.
Sendo confirmada, esta será mais uma grande mexida na agência de Eduardo Fischer, que esta semana sofreu o baque da saída do redator Sílvio Matos da sua direção nacional de criação, por não aceitar o convite feito por Fischer de assumir a presidência da agência. Segundo declarações à imprensa, o interesse de Matos é apenas trabalhar como criador.
Paulo Pretti, diretor de arte da agência, onde está há 9 anos, assume o posto de diretor de criação da sede paulista da Fischer América, contando, durante toda a próxima semana – como reforço para o processo de reestruturação – com a presença em São Paulo da dupla número 1 da Fischer-Rio: o redator André Pedroso, também diretor de criação do Rio, e o diretor de arte José Luis Vaz, recém-saído da Young-Rio.
Outra mudança na Fischer América São Paulo é a entrada de Paulo Guerchfeld, fundador da agência gaúcha Dez e até então diretor de atendimento da Fischer América Sul, como diretor geral do escritório paulista da agência.

Abracomp faz no Rio festa conjunta dos Prêmios Colunistas e Promoção

No próximo dia 30 de maio, no Hotel Intercontinental, a Abracomp estará promovendo a simultaneamente a festa de entrega dos premiados no 19º Prêmio Colunistas-Rio para os melhores da propaganda carioca e do 5º Prêmio Promoção-Rio, para os melhores do Rio no marketing promocional, um evento no qual são esperados em torno de 900 dirigentes de agências, anunciantes e fornecedores do mercado carioca.
A festa terá como tema "Você nasceu para brilhar", baseada na campanha desenvolvida pela McCann-Erickson-Rio para o concurso este ano, com uma série de ações surpresa para os convidados.
As reservas de mesas já estão começando a ser feitas na Dinâmica Promoções, que está organizando o evento. Quem quiser mais informações deve procurar Priscila Franco, pelo telefone 537-8180.

O Dilema Das Fichas Técnicas

O Rio de Janeiro é a única regional do Prêmio Colunistas que faz o Prêmio Rogério Steinberg para destacar os criadores mais premiados, um título que eu pessoalmente criei para (além de manter na memória dos cariocas o nome do grande criador que foi meu amigo Rogério) reconhecer o profissional anônimo que está por trás dos diplomas que as agências sobem no palco para receber.
A idéia deu muito certo. Tanto que estar entre os 10 mais premiados redatores e os 10 mais diretores de arte, como finalistas do Rogerio Steinberg, acabou sendo um status bastante cobiçado pelos profissionais da área.
Seja por isso ou não, há alguns anos, depois de divulgados os resultados do Colunistas-Rio, tem acontecido de a secretaria do concurso começar a receber inúmeros pedidos de correção de fichas técnicas, com inclusão de nomes que não constavam no momento da inscrição.
Claro que isso gerou queixas de alguns profissionais. Por isso, para evitar manipulação dos resultados, no ano passado a secretaria do Colunistas no Rio decidiu não aceitar estas alterações nas fichas, já que alterariam os cálculos do Prêmio Rogério Steinberg depois de os criadores saberem os pontos conferidos por cada trabalho premiado.
Este ano, mais uma vez, tenho recebido inúmeros faxes, cartas e e-mails solicitando inclusões de nomes nas fichas técnicas. Como não quero entrar no mérito de cada pedido, para não prejudicar o registro histórico do trabalho, estou muito propenso a adotar uma solução salomônica: registrar todos estes pedidos de alteração sim, para efeito de impressão dos diplomas da premiação. No entanto, para efeito do cálculo do Prêmio Rogerio Steinberg, deixar valer apenas os pontos baseados nas fichas técnicas conforme foram preenchidas originalmente pelas agências (que tiveram tempo suficiente para checar os dados das fichas técnicas antes de envia-las).
Gostaria, no entanto, de ouvir as opiniões do mercado a respeito. Quem quiser, pode mandar os comentários para mim, em [email protected], indicando inclusive se quer que eu mantenha o sigilo da opinião.

SÓ VALE OURO?

Juro que às vezes não entendo a cabeça de muitos coleguinhas.
Nesse Colunistas-Rio, das 1147 inscrições, 197 foram premiadas e 950 não levaram NADA. Ou seja, para cada peça premiada, 5 ficaram de fora, sem nem um premiozinho sequer.
Ao contrário da imagem que todo mundo ganha prêmio, dez agências inscritas este ano não tiveram a oportunidade de conquistar absolutamente nada. Sem qualquer demérito para elas, aliás. Faz parte do jogo, afinal.
Só que tem alguns publicitários do mercado, alguns até amigos, que – mesmo tendo superado 950 concorrentes -, por terem tido peças premiadas com bronze, vêm reclamar comigo que a peça "só foi bronze"!!!
SÓ??? Quer dizer, então, que se não for ouro é melhor não dar prêmio nenhum?

Humberto Fernandes leva o Young carioca

O diretor de arte Humberto Fernandes, da Salles D’Arcy, foi escolhido o representante carioca no grupo dos Young Creatives que irão ao Festival de Cannes pela primeira vez. Ele foi selecionado por um júri formado pelo editor desta Janela, junto com André Eppinghaus (presidente do CCRJ), André Pedroso (diretor de criação da Fischer-Rio) e Márcio Juniot (Young Creative de 1999). Esta é a terceira vez que Humberto disputa a premiação, ele que sempre chegou a finalista nas vezes anteriores que disputou. Este ano, o outro nome destacado como finalista foi o do diretor de arte André Havt, da Propeg, depois de muito debate, já que a qualidade dos portfólios apresentados pelos concorrentes era de excelente nível, na opinião dos jurados. O nome de Humberto foi confirmado também como reconhecimento à consistência do seu trabalho nos últimos anos.
Vencedores do Young – Também esta semana, em São Paulo, um júri local escolheu a redatora Andréa A .Siqueira e o diretor de arte Marcelo M. Kertész, ambos da DM9DDB, como a dupla que irá representar o Brasil no concurso que a Apple promove entre os Youngs Creatives. O nome dos dois foi selecionado após a escolha do grupo brasileiro dos Young Creatives 2000, que será formado ainda por Adriano Alarcon (Carillo Pastore Euro RSCG), Alexandre Level (Salles D’Arcy), Bráulio Kuwabara (Lowe Lintas), Fábio Abram (DM9DDB), Fábio Baraldi (Leo Burnett), Fábio Pinto (F/Nazca), Felipe Massis (DM9DDB), Flávio Moderna (Comunicação FAM), Guilherme Facci (Young&Rubicam), Laura Esteves (Lowe Lintas), Luiz Tastaldi (Lowe Lintas), Marcela Pagano (DM9DDB), Rodrigo Corbari (DM9DDB), Rogéria Vianna (Stalimir Publicidade) e Vanessa Felix (Lowe Lintas).
O concurso Young Creative é promovido pela Editora Referência em conjunto com a Promocine. Este ano, o Rio de Janeiro teve como patrocinador a produtora de comerciais Academia de Filmes. Os vencedores do Rio e São Paulo terão suas passagens e inscrição pagas para participar do Festival da Sawa, em junho próximo.
A comemoração da premiação de Humberto Fernandes acontecerá no próximo dia 6 de junho, quando o diretor da Academia de Filmes, Antônio Carlos Accioly, promove na boate W, no Rio, a sua festa de bota-fora de Cannes.

MKTMIX

*PARABÉNS PRA VOCÊ – A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
12/05, Sexta-feira : Wilson Nóbrega (Diretor de Arte da DPZ);
13/05, Sábado: Andréia Esteves, Chico Abreia (Vice-presidente de Criação da Artplan), Virgínia Adams (Diretora da Disco Voador);
15/05, Segunda-feira: Cristiane Amorim (Atendimento da Comunicação Carioca), Iracema G.Braudigan (Diretora de Operações da Braumar), Toninho Lima (Redator da Giovanni, FCB);
17/05, Terça-feira: Gilberto Lopes, Ana Léa Cass (Diretora de Operações da Tec Cine);
18/05, Quinta-feira: Billy Davis (Diretor da Abracam), Manoel Martins (Diretor de Operações da Logomark), Osmar Gonçalves, João Carlos Araújo (Diretor de Criação da Fiore), Marisa Toste (Diretora de Atendimento da Propeg-CS);
* COBERTURA DE CANNES – A janela Publicitária estará mantendo uma cobertura semanal do próximo festival de Cannes a partir da próxima semana, garantida por 2 cotas de patrocínio já confirmadas. O noticiário de Cannes da Janela Publicitária, tanto na versão impressa quanto pela Internet será oferecida ao mercado graças ao apoio das agências Doctor e FischerAmerica Rio.
* ESTICADA – Já está confirmado. A esticada do Prêmio Colunistas – cuja festa acontecerá dia 30 próximo no Intercontinental – será no Méli Mélo, com entrada livre e sem consumação mínima para todos os convidados do evento.
* PORTAL WEBB NA TV – A primeira campanha televisiva da JWT-Rio para o portal de negócios Webb entrou no ar esta quarta-feira, dia 10, com o filme "Clones" que será veiculado no Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo em TV a cabo, Globo News, GNT e SportTV. O filme faz parte da campanha de lançamento do Webb que já inclui mídia impressa, ações na Internet e produção do guia explicativo, Webb Fácil. O investimento do programa de MKT do lançamento é de R$ 3,5 milhões. Quem assina a campanha é o diretor de criação da JWT Bob Gueiros. A produção do comercial ficou por conta da CaradeCão, com direção de Rudi Lagemann, o "Foguinho" , e a trilha sonora foi criada pela Nova Onda.