Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 19/MAI/2000
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Giovanni/FCB contrata Silvio Matos como CEO

Silvio Matos e Paulo Giovanni, juntos em São Paulo.
O redator e ex-diretor nacional de criação da Fischer América, Silvio Matos, é o novo CEO (Chief Executive Officer) do escritório da Giovanni/FCB em São Paulo. Sílvio acumulará também o cargo de diretor de criação da unidade, cuidando das campanhas de clientes como Nike, Chrysler, Nívea, Faber Castell, Bristol Meyers-Squibb e Banco Bandeirantes, entre outros.
"O nosso objetivo é crescer de tamanho sem esquecer o foco criativo da agência", diz Paulo Giovanni, presidente da Giovanni, FCB. "A vinda do Silvio para a Giovanni, FCB é a melhor forma de demonstrar o compromisso da agência com a qualidade de seu produto criativo.
Com 38 clientes, faturamento de R$ 369 milhões em 99 e 206 funcionários distribuídos nos escritórios de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, a Giovanni, FCB é a 7ª no ranking nacional e pretende tornar-se uma das três mais criativas agências do país.

Marcello Serpa vai combater fantasmas no júri de Cannes

O presidente da Almap/BBDO, Marcello Serpa, que este ano estará presidindo os júris do Festival de Cannes, declarou à imprensa brasileira esta semana, durante coletiva, que vai orientar os jurados a combater as peças fantasmas, analisando a pertinência do trabalho em relação ao produto anunciado e seu público-alvo. "A peça deve fazer sentido para o consumidor e não para os jurados" defendeu. Serpa admitiu que apenas a comprovação de veiculação não tem sido um sistema confiável para bloquear os fantasmas, já que muitas agências veiculam os trabalhos em horários de pouco custo ou em revistas desconhecidas para garantir a participação nas premiações.
Outra preocupação de Marcello Serpa é o excessivo nacionalismo que ocorre no festival, que estaria transformando o prêmio em uma Copa do Mundo. Ele garantiu que vai orientar seus companheiros de júri a analisar a idéia que está por trás dos trabalhos e não o país de origem. Uma das formas de evitar este erro, disse Serpa, será adotar planilhas abertas, permitindo que todos saibam quem está votando no quê. Além disso, o critério de seleção deverá ser a qualidade dos trabalhos e não a crítica aos erros.
O festival Cannes Lions 2000 será realizado de 19 a 24 de junho próximo, na França. A Janela Publicitária estará presente, com a cobertura do evento patrocinada pelas agências Doctor e FischerAmerica-Rio.

CARTAS:

De Marcos Silveira, diretor da Doctor Propaganda
" Parabéns pelo resultado do Colunistas 2000. O último do século foi um dos mais justos. A Agência do Ano, o Publicitário do Ano, o Profissional do Ano e as 3 mais premiadas, que inclui a nossa Doctor, a agência 100% brasileira mais premiada do 19º Colunistas Rio de Janeiro.
Até a festa. Chegaremos de Amil Resgate para pegar nossos ouros, pratas e bronzes, num total de 23 diplomas
Abraços,
Marcos Silveira"

De Mauro Risch, fotógrafo
"Parabéns Marcio!
Gostaria de parabenizá-lo p/organização e o sucesso de mais um evento vencedor.
Gostei muito de ver 5 fotógrafos da Abrafoto no topo do Ranking".
Mauro Risch – Fotógrafo de Publicidade e Diretor da Abrafoto

Fischer Rio conquista mais um site: Planeta Vida

Dentro de no máximo 20 dias a FischerAmerica-Rio coloca no ar a nova campanha do site Planeta Vida, cuja conta para toda a América Latina foi confirmada na agência esta quarta-feira, após concorrência realizada no mercado carioca.
Segundo Marcelo Gorodicht, diretor da Fischer-Rio, a empresa deve investir cerca de R$5 milhões em 45 dias para triplicar o número de seus usuários. O site é especializado na área de saúde e bem-estar, devendo no futuro também entrar no e-comércio de produtos do setor. Na presidência do seu Conselho está o conhecido cirurgião plástico Ivo Pitangui.

Enfarte mata Fernando Mothé

O diretor de operações da agência carioca Publinews, Fernando Mothé, faleceu na última terça-feira pela manhã, aos 52 anos, vítima de um enfarte enquanto trabalhava na agência.
Mothé era enteado do fundador da Publinews, Hernon Viana, e vinha comandando sozinho o escritório desde o falecimento de Hernon. A despeito do seu desaparecimento, a agência – cujos principais clientes são o Grupo Thoquino e o CasaShow – continuou funcionando normalmente na Quarta-feira, após o enterro. Ainda esta semana, os demais acionistas da Publinews, notadamente D.Maura, mãe de Fernando, estarão se reunindo para definir o futuro da empresa.

Staff cria campanha para meio-de-semana no NYCC

Staff para New York City Center: Vida Após o Fim de SemanaA partir desta semana começa a ser veiculada a nova campanha do New York City Center, criada pela Staff com o objetivo de aumentar o fluxo de freqüência do shopping de segunda a quinta. Com o mote "Sua semana anda meio morta?" a campanha mostra em anúncios de jornal e revista, spots de rádio, outdoors e comerciais de televisão que existem diversas atividades de lazer com descontos no shopping: cinema, games e restaurantes.
Em todas as peças impressas, a agência usou a imagem de uma garota segurando um aparelho de eletrochoque no canto do anúncio, sugerindo que o leitor faça alguma coisa diferente durante a semana e aproveite as opções de entretenimento do NYCC.
Em um dos filmes produzidos pela Mr.Magoo com direção de Lúcia Novaes, um rapaz está deitado na poltrona, vendo televisão, sem ter o que fazer, quando surge um letreiro com data e hora: Segunda, 20h25. Em seguida, aparece uma equipe médica que, munida de aparelho de ressuscitação, da um choque no rapaz. Após mais um choque, ele muda de expressão, fica feliz e todo animado. O locutor em off pergunta: "Sua semana anda meio morta? Chegou Programação New York City Center". Na seqüência, entram cenas do shopping mostrando que o lugar é pura adrenalina e diversão.

Colunistas indica quem mais trabalha no Rio

O Prêmio Colunistas-Rio, com a participação maciça de todas as maiores e mais ativas agências de publicidade do Rio, permite uma série de análises muito interessantes sobre o mercado, que transcendem o mero resultado do ranking dessas agências. Por exemplo, a seguir estão relacionados os fornecedores que mais trabalhos tiveram incluídos entre as inscrições, segundo levantamento feito pelas fichas técnicas
PRODUTORAS DE VÍDEO
1º - CaradeCão – 38 trabalhos
2º - Mr.Magoo – 16 trabalhos
3º - Yes – 15 trabalhos
4º - Atmosfera – 14 trabalhos
5º - Dueto – 14 trabalhos
PRODUTORAS DE ÁUDIO
1º - Magic Chorus – 34 trabalhos
2º - Nova Onda – 33 trabalhos
3º - Speedball – 20 trabalhos
4º - Prof.Pardal – 19 trabalhos
5º - Mr. Vox – 17 trabalhos
FOTÓGRAFOS
1º - Mauro Risch – 68 trabalhos
2º - Leonardo Villela – 44 trabalhos
3º - Alexandre Salgado – 34 trabalhos
4º - Hamdan – 33 trabalhos
5º - Márcia Ramalho – 23 trabalhos

Thompson-Rio tem nova dupla

O redator André Eppinghaus está de volta à Thompson Rio a partir de 1º de junho como supervisor de criação, trazendo junto seu dupla de 8 meses no escritório carioca da Propeg, o diretor de arte Marcos Hosken. Ele ocupa a função deixada por Marcos Pedrosa que se afastou da agência.
Eppinghaus e Hosken deixam a Propeg não sem antes criar um dos melhores anúncios da história da Telemar, veiculado esta semana no jornal O Globo para mostrar o que acontece quando um orelhão é pichado. A dupla acompanhou na oficina do jornal o fechamento de uma página para, a partir de uma cópia, pichá-la para sua veiculação na página imediatamente seguinte.
Apesar de não ser uma iniciativa inédita, já que a Script, com seu cliente Taco, abriu as portas do jornal para este tipo de trabalho, a peça da Propeg causou um impacto realmente espetacular.

MKTMIX

* PARABÉNS PRA VOCÊ – A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
19/05, Sexta-feira: Eduardo Quentel, Hélio Morgado, Jomar Pereira da Silva, Paulo Gatti (diretor de Criação da Millenn);
20/05, Sábado: Ana Lúcia Villas Boas (Atendimento da Contemporânea);
21/05, Domingo: Mauro Lopes, Sandra Catharino (Gerente de Mídia da McCann Erickson);
22/05, Segunda-feira: André Nassar, Paulo Roberto Lavrille (ex-diretor da Salles), Ronaldo Rangel (Diretor de Atendimento da DPZ), Tarcísio Dantas (Diretor de arte);
23/05, Terça-feira: Carlos Luz (Vice-Presidente da Luz), Wallace Marques (Redator da J.Walter Thompson), Selma Leal (Supervisora de Mídia da Giovanni, FCB), Alessandra Migani (Diretora de Arte da Contemporânea);
24/05, Quarta-feira: Márcia Azevedo (Diretora de Operações da Host), Luis Leitão (Diretor de Produção da CaradeCão);
25/05, Quinta-feira: Sebastião Martins, Elisa Guimarães (Diretora de Arte da Artplan), Renata Habib (Supervisora de Conta da Giovanni, FCB);
* FUTEBOL VIRTUAL – A Thompson Rio é a responsável pela campanha do site Olé, cuja apresentação para o mercado aconteceu na última semana em evento no Rio de Janeiro. Haverá spots de rádio, comercial, de televisão e peças para mídia impressa, criados por Marcos Pedrosa e Guilherme Torres, com direção de Bob Gueiros.
* VAREJO – Carlos Lobo, diretor de planejamento da Script, conta que a agência foi escolhida pelo Shopping Iguatemi Rio no processo de concorrência em que também participaram as agências Doctor e Propaganda Registrada.
* DOCTOR NO PINEL (OU VICE-VERSA?)
– Com o aumento do volume de trabalho, a Doctor está com 4 novos criativos: os diretores de arte Marco Martins e Fabiano Pinel e os redatores Guilherme Azvaradel e André Valle.
* REPITA RÁPIDO: TRINTA CONTRATA
– A produtora Trinta Filmes, do diretor André Pellenz, continua ampliando a sua equipe, e contrata para a sua área de atendimento Sandra Braga que, junto com o Produtor Executivo e Diretor de Atendimento Deko Schmidt, estréia apresentando o novo rolo da produtora, com alguns dos 25 filmes produzidos apenas este ano.
* CONTA DIVIDIDA
– A AOL-America Online entregou para a Artplan a sua conta de promoções, deixando com a Loducca as campanhas institucionais. A Artplan já colocou filme no ar anunciando prêmios oferecidos pela AOL aos novos assinantes
* CONTRATAÇÃO – O redator Sérgio Bruno Martins (ex-Publicis.Norton) e o diretor de arte Marcilius Silveira (ex-Doctor) foram contratados pelo diretor de criação da Casa da Criação, Heleno Bernardi, para integrar a equipe da agência.