Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 09/JUN/2000
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Garotinho prepara nova concorrência

No máximo em 15 dias o Secretário de Comunicação do Governo Garotinho, Carlos "Peninha" Vasconcelos, deve colocar na praça uma nova concorrência para a escolha das agências de publicidade que vão cuidar da conta oficial do Estado do Rio de Janeiro, em substituição às 7 atuais que foram forçadas a ter seus contratos encerrados por haver se esgotado a verba definida pelo empenho original.
Segundo informações colhidas pela Janela, desta vez o edital deverá prever um máximo de 5 agências, permitindo uma melhor divisão das verbas governamentais entre os projetos necessários. Pelo que levantamos, nem todas as agências que atualmente fazem parte do grupo definiram se vão concorrer novamente, já que ainda são significativos os débitos do Governo com elas. Há inclusive empresários da propaganda carioca que estão se mobilizando para verificar se legalmente o Governo pode convocar uma nova licitação de agências antes de quitar os débitos assumidos pela licitação anterior.

Filme carioca está entre os favoritos de Cannes

Em votação promovida pela Editora Referência, em São Paulo, o comercial "Porta-Giratória", dirigido por André Pellenz, da Trinta Filmes, para a Giovanni e seu cliente Laticínios Fazendola, ficou em 2º lugar entre os favoritos para Cannes, tendo, entre os jurados, nomes como Marcello Serpa (que presidirá o júri oficial do festival) e João Daniel Tikhomiroff (Jodaf).
Segundo o Caderno Propaganda &Marketing, o comercial "Radar", criado pela Leo Burnett para o Fiat Marea, com média de 7,9 pontos, é o comercial brasileiro que lidera a lista dos favoritos na conquista de Leão no Festival de Cannes 2000. O terceiro lugar é "Cães", da AlmapBBDO para Éffem (7,38). "Ponto G", criado pela Loducca para MTV, com 7,27, é o quarto colocado. Em quinto lugar ficou "Secador/Correspondente" da Talent, criado para a Intelig, com 7,23 e em sexto lugar ficou "Amor pela camisa/menino", criado pela AlmapBBDO para Pepsi, com 7,02 pontos.

Plantão Doctor - Vá Pra Cannes Tranquilo Fischer América
(A cobertura do Festival de Cannes pela Janela é um oferecimento das agências Doctor e Fischer América Rio).

Giovanni FCB implanta CEO em todos os seus escritórios

A Giovanni, FCB está anunciando uma série de novas mudanças internas, iniciadas com a contratação de Silvio Matos para o cargo de CEO-Chief Executive Officer do seu escritório de São Paulo. A partir de agora, Adilson Xavier, além de V.P. nacional de criação, passa a ocupar o cargo de CEO da Giovanni FCB no Rio de Janeiro, responsável por todas as operações desse escritório. Por sua vez, o vice-presidente e sócio Maurício Nogueira passa a ocupar o cargo de CEO de Brasília.
Com a chegada de Sílvio Matos em São Paulo, o presidente da agência, Paulo Giovanni que vinha gerenciando aquele escritório -, passará a atuar mais próximo dos clientes de todas as unidades, além de atuar na prospecção de novos negócios.

FischerAmerica oficializa mudanças no Rio e São Paulo

Conforme notícia publicada em primeira mão pela Janela Publicitária há mais de um mês, a Fischer América estará alterando o seu organograma operacional, com a ida de Marcelo Gorodicht para São Paulo, onde assumirá uma função de integração das diversas unidades da agência dentro do seu projeto de ser internacional.
Para anunciar as novidades e explicar como fica o escritório da agência no Rio que deve passar ao comando de seu diretor de mídia Flávio Cordeiro e seu diretor de atendimento Gláucio Binder, Gorodicht e Eduardo Fischer estarão recebendo convidados para um coquetel esta segunda-feira, 12, no Méli Mélo.

Guard One entrega conta para a 100%

Com anúncios exibindo os títulos "Satisfação garantida e seu carro de volta", não deixe seu carro virar cidadão cucaracho" e "Achado não é roubado", a 100% está lançando campanha para seu mais novo cliente, a Guard One, um sistema de monitoramento e rastreamento por satélite de carros e caminhões. A campanha, criada por Gustavo Bastos e Fábio Augusto, também prevê televisão numa segunda-fase, entrando em veiculação primeiro no Rio e depois também em São Paulo.
Pelo sistema Guard One, que já é utilizado em cerca de 40 países, se o carro ou caminhão for roubado, o proprietário pode acionar o serviço e, via satélite, o veículo parará de funcionar, facilitando a sua localização. Na campanha, as fotos foram de Mauro Risch, o atendimento de Pedro Nonato e a aprovação de Benjamin Katz.

Janela abre espaço para ofertas de empregos.

Ampliando a sua função como portal do setor publicitário, o site da Janela Publicitária, em www.janela.com.br. abriu esta semana um link para ofertas de empregos na área publicitária, através do qual agências, veículos, produtoras e anunciantes poderão informar ao mercado das vagas que estão precisando preencher, determinando também a forma pela qual os interessados deverão entrar em contato com a empresa.
Nos próximos dias, complementando o serviço, a Janela estará abrindo um espaço para o arquivamento de currículos de profissionais, segmentados por área de atividade.

Mais momentos para relembrar a grande festa do Colunistas-Rio

Maurício Marquez e a equipe da Millenn  na festa do Prêmio Colunistas Rio 2000. A equipe da agência Millenn vibra ao receber o título de Empresa de Marketing Promocional do Ano no Rio, além de um GrandPrix do Prêmio Promoção Rio para seu cliente Bombril.
Carlos Pedrosa, José Guilherme Vereza e a turma da Contemporânea  na festa do Prêmio Colunistas Rio 2000. O palco do Intercontinental foi pequeno para comportar todos os funcionários da Contemporânea, que subiram para receber com Mauro Matos e José Calazans o título de Agência do Ano.
José Luis Vaz, Renata Jordão, Camilla Oliveira e André Pedroso  na festa do Prêmio Colunistas Rio 2000. Durante o coquetel, José Luis Vaz e André Pedroso, da Fischer, compareceram acompanhados de suas respectivas mulheres, também grandes profissionais do mercado carioca: Renata Jordão, da InPress e Camilla Oliveira da DPZ.
José Christão e Marcos Silveira  na festa do Prêmio Colunistas Rio 2000. Marcos Silveira, diretor geral da Doctor, presta uma homenagem a seu criativo José Christão, no momento em que este subiu ao palco, cercado de amigos, para receber o título de Profissional de Marketing Promocional do Ano.
Cahique Equi e turma da Staff  na festa do Prêmio Colunistas Rio 2000. A Staff foi uma das agências cariocas que mais cresceu criativamente no último ano, conquistando quase o dobro de prêmios neste Colunistas do que em 1999. Cahique Equi, seu diretor, fez o agradecimento pela agência.
Julio Castellanos e McCann  na festa do Prêmio Colunistas Rio 2000. Júlio Castellanos, diretor geral do escritório da McCann no Rio, comemora no Colunistas o desempenho que a agência vem tendo no Rio desde que ele e seu diretor de criação Luís Nogueira assumiram o comando.
Receptivo da Dinâmica Talentos na festa do Prêmio Colunistas Rio 2000. Como todos os anos, o visual da festa se baseou no tema da campanha. Como este foi "Você nasceu pra brilhar", o convite foi uma flanela e todo o receptivo da Dinâmica Promoções foi visto como camareiras, serventes e faxineiras, todos cuidando de aumentar o brilho dos convidados.

Ponto Frio contra mão-de-obra infantil

A Fischer América Rio está criando uma série de anúncios (inclusive assinando as peças em adesão como "Fischer América Rio. Nós também apoiamos o Projeto Criança") para o novo Projeto Criança do Ponto Frio, contra a exploração da mão-de-obra infantil no Brasil. Dentro do projeto, o Ponto Frio reuniu todos seus fornecedores e esclareceu que não mais trabalharia com companhias que ferissem as regras do Estatuto da Criança e do Adolescente.
A primeira peça veiculada virá no encarte deste domingo, dia 11. Com o tema "Não trabalhamos com a mão-de-obra infantil. Nem trabalhamos com quem explora", a peça traz a foto de um grupo de crianças vestindo camisetas com as marcas de todas as mais de cem empresas que trabalham com a rede Ponto Frio e que se comprometeram com o projeto, entre elas Motorola, Telefônica Celular, Moulinex e Polaroid.
Com direção de criação de Manoel Zanzotti, a campanha tem a criação de Álvaro Gabriel, Paulo Pretti, Toni Bortoloti, Moacy Mendes e Eduardo Machado, com atendimento de Márcia Aguiar, Heitor Lima e Sebastião Costa e aprovação de Mauro Multedo, Márcia Amorim e Sueli Foscaldo pelo Ponto Frio.

Fiat divide conta no Rio

As contas das concessionárias Fiat no Rio de Janeiro acaba de ser dividida. A parte de vendas foi alinhada no escritório carioca da Standard Ogilvy&Mather, já que a agência cuida do produto em outros estados brasileiros, ficando a Staff, até então responsável por todo o atendimento carioca da Fiat, com o segmento de pós venda.

CARTAS

Da agência Staff:
"Querido Márcio,
Parabéns pela festa do Colunistas. O que seria do nosso mercado sem ela!
Grande abraço dos amigos da Staff"
De Mauro Matos e José Calazans, diretores da Contemporânea:
"Você disse tudo na manchete da última edição da Janela: Emoção marca a maior festa da história do Colunistas-Rio.
Que esta emoção continue a integrar, fortalecer, amadurecer e dignificar o nosso mercado, que vive um belo momento.
Parabéns a você, Priscila e toda a equipe do Colunistas.
Parabéns ao mercado carioca.
Que bom que somos todos contemporâneos.
Abraços,
Mauro Matos e José Calazans"
De Flávio Bastos, diretor da Produtores Associados:
"Márcio e equipe,
Obrigado pela noite de ontem.
Flávio

MKTMIX
* PARABÉNS PRA VOCÊ -
A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
09/06, Sexta-feira: Hugo Liberalli (Diretor de Operações da Senior), Marcos Apóstolo (Diretor de Criação da Artplan), Mílvio Piacesi, Sheila Roza (Diretora da Sr Produções), Alexandre Motta (Redator da Fischer América);
11/06, Domingo: José Antônio Cajazeira (Diretor de Criação da Elan Garden), Claudia Lima (Supervisora de Contas da Fischer América);
12/06, Segunda-feira: Gustavo Oliveira (Diretor de Atendimento da Giovanni,FCB);
13/06, Terça-feira: Sônia Tavares, Elizabeth Rocha (Diretora de Criação da Direta Com), Antônio Vianna (Diretor de Arte da Senior);
14/06, Quarta-feira: Guto Graça (Productofinal), Luiz Henrique Londres (Diretor de Arte da McCann Erickson);
15/06, Quinta-feira: César Blotta (Presidente de Operações da Metrópolis), Maria do Socorro Machado (Diretora de Criação da Direta Com);
* DPZ INDEPENDENTE
Em circular distribuída aos funcionários da agência, a diretoria da DPZ esclareceu que estão definitivamente encerradas as suas negociações com a DDB, que pretendia comprar parte de suas ações. Entre as justificativas dos diretores da DPZ, as duas partes não conseguiram compatibilidade de objetivos.
* NÚMERO CHAVE
Luiz Aviz comunica que a partir do dia 12 de Junho, o telefone chave da Aquatro Propaganda passa a ser (21) 247-6769, mas os outros números, diretos, continuam válidos.
* TROCA-TROCA
Depois de um ano da Doctor, onde ganhou prêmios como Colunistas e CCRJ, o redator Marcelo Coli (ex-Staff e Almap-Rio) começa essa quinta feira na McCann-Rio, agência que ainda está a procura de uma dupla de criação.