Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 20/OUT/2000
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Abracomp escolhe ganhadores do 6º Prêmio Promoção Rio

Foram 4 Grandes Prêmios e 18 medalhas de ouro concedidas pelo júri do 6º Prêmio Promoção Rio, realizado no último sábado, no Rio Atlântica Hotel, classificando automaticamente os 22 trabalhos a concorrer ao 19º Prêmio Promoção Brasil, que será julgado este fim-de-semana, em São Paulo.
Marcia BallarinyA agência Doctor, ganhadora de 2 Grand Prix entre 10 prêmios foi escolhida como a Empresa de Marketing Promocional do Ano. O título de Empresa de Design do Ano foi concedido à Animus, que conquistou 1 Grand Prix entre 8 medalhas.
O júri, presidido por Jomar Pereira da Silva (Banco Hoje) e integrado ainda por Andréa Cúrcio (L'Oréal), Liana Barcelos (Embratel), Marcello Queiroz (Propaganda & Marketing - São Paulo), Marcio Ehrlich (Janela Publicitária) e Paulo Macedo (Propaganda & Marketing - Rio), analisou 454 peças de 163 inscrições apresentadas por 29 empresas e profissionais e concedeu um total de 61 medalhas, sendo ainda 27 de prata e 12 de bronze.
O júri ainda reconheceu o trabalho de Roberto Medina na viabilização do Rock In Rio III, que deverá ser o maior evento do Rio e um dos maiores do Brasil em 2001, como o Empresário de Marketing Promocional do Ano. Sua agência Artplan, aliás, foi a segunda mais premiada do concurso, com 8 medalhas. Como Profissional de Marketing Promocional do Ano foi escolhida Marcia Ballariny (foto), responsável por diversos dos planejamentos premiados no concurso deste ano. Finalmente, entre os Grandes Prêmios, o Ponto Frio foi selecionado o Cliente de Promoções do Ano, pela qualidade no conjunto de suas ações de marketing promocional, tanto institucional como de apoio a vendas.
A ata completa com os resultados do 6º Prêmio Promoção Rio está no site da Abracomp, em www.colunistas.com.br


GRANDES PRÊMIOS
Fischer América para Globex: Projeto Criança Animus para Brahma: Geladeira
Case de Marketing Promocional do Ano:
"Projeto Criança" (Promoção Institucional). Agência: Fischer América Rio. Cliente: Globex RJ (Ponto Frio) - Institucional. Criação/Design Gráfico: Silvio Matos, Manoel Zanzotti, Moacyr Marques e Ton Bortolotti. Produção: Henrique Neves. Atendimento: Glaucio Binder, Marcia Aguiar e Heitor de A. Lima. Aprovação: Mauro Multedo e Marcia Amorim.
Ação ou Material de Ponto de Venda do Ano:
"Projeto Spray" (Peça de Merchandising de Produto). Agência: Animus. Cliente: Ambev/Brahma Chopp. Criação/Design Gráfico: Rique Nitzsche, Paulo Teixeira e Luis Henrique Londres. Produção: Rique Nitzsche e Helio Fonseca de Araujo. Atendimento: Rique Nitzsche e Ana Claudia Esteves. Aprovação: Marcelo Amarante e Juan Vergara.
Doctor: Portfólio Doctor: Monólogos da Vagina
Ação ou Material Promocional do Ano:
"Portfólio Merchandising Doctor" (Brinde ou Peça Promocional de Empresa de Comunicação). Agência: Doctor. Cliente: Doctor Propaganda. Criação/Design Gráfico: José Christão e Marcos Silveira. Produção: Paulo Cesar Martins. Atendimento: Anthony Talbot. Aprovação: Anthony Talbot e Marcos Silveira.
Design Promocional do Ano:
"Monólogos Da Vagina" (Marca, Símbolo Gráfico ou Logotipo). Agência: Doctor. Cliente: F B T C do Brasil. Criação/Design Gráfico: Luciano Gaberel, Fernando Freitas, Ricardo Weitman, Marcos Silveira. Produção: Paulo Cesar Martins. Atendimento: Juliana Guimarães. Aprovação: Cassio de Souza e Gledson Teixeira.

Grupo de Mídia define 10 estagiários para estrear no mercado carioca

O Grupo de Mídia já definiu os nomes dos 10 vencedores do seu Concurso Universitário, que dará acesso a estágios em mídia em algumas das maiores agências da publicidade carioca. São eles (com os nomes de suas faculdades e agências em que estagiarão):
Bruno Barreto (UFRJ / Propeg), Gabriela Knibel (Veiga de Almeida / Salles D'Arcy), Luciana Gonçalves (PUC / FCB / Giovanni), Luciana Sposito (UFF / Ogilvy), Marcelle Farias (ESPM / Rebouças & Associados), Maristela Lucas (FACHA / V&S), Moyses Aben Athar (ESPM / DPZ), Sandra Rocio (FACHA / Artplan), Sylvia Alvarez (FACHA / Internad) e Valéria Cândido (Veiga / Contemporânea).

Cult coloca Débora Bloch em filme para o Casashopping

Débora Bloch é a estrela da nova campanha do CasaShopping, criada pela Cult Comunicação. O comercial, que estréia esta semana, mostra cenas da atriz passando por vários ambientes de casa enquanto conversa com o marido pelo celular, contando como foi passar o dia no CasaShopping. No final, tanto Débora como o telespectador descobrem que ela ficou tão à vontade que esqueceu estava no shopping, a essa altura, já fechado. A idéia é reforçar o conceito "Aqui você se sente em casa" e os diferenciais do shopping: muita área ao ar livre e em contato com a natureza.
Quem assina a criação do filme é o redator e diretor de criação Fábio Seidl, com atendimento de Tatiana Richter e aprovação, no cliente, de Maurício Schmidt. A produção ficou por conta da Trinta Filmes, com direção de André Pellenz e fotografia de Marcelo Brasil. A trilha é da Professor Pardal.

Comunicação é tema de debates na Universidade Estácio de Sá

A Universidade Estácio de Sá realiza nos próximos dias 23 a 27 de outubro a sua Comunicativa 2000 - Semana de Comunicação, com palestrantes como Lula Vieira (V&S), Marcelo Gorodicht (Fischer America), Ronaldo Conde (PROPEG-Rio), Fernando mazzarolo (Coca-Cola), Luiz Fernando Gomes (O Dia) e Augusto Nunes (Revista Época), entre outros.
Haverá painéis pela manhã e à noite, custando cada um R$ 5,00. O pacote custará R$ 35,00, com direito a certificado. Quem Quiser mais informações pode obter na própria Universidade, à Rua do Bispo, 83, Rio Comprido, pelo telefone 503-7271 ou pelo e-mail comunicativa2000@estacio.br.

MKTMIX

* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
21/10, sábado: Álvaro Gabriel (Redator da Fischer América), Cláudio Marcelo Bojunga (Redator da Standard, Ogilvy), Renata Giese (Redator da Propeg Rio), Danielle Andrade (Mídia da Doctor);
22/10, domingo: Alda Corrêa da Costa (Redatora da Salles D'Arcy), Beth Meger (NS&A), Mário Nakamura (Diretor Comercial da Atmosfera), Zilmar Fernandes (Diretora Geral da Duda Mendonça);
23/10, segunda-feira: Renato Alt (Redator da Internad!);
24/10, terça-feira: Ziraldo Alves Pinto (Diretor de Criação da Zappin);
25/10, quarta-feira: Alba Garattoni (Diretora de Atendimento da Comunicação e Arte), Euler Matheus (Presidente da Salles D'Arcy), Jorge Ventura (Diretor de Criação da Cm), Zeca Damaso, Ricardo Bonani (Diretor de Conta da J.Walter Thompson), Valéria Rodrigues (Supervisora de Contas da DPZ);
26/10, quinta-feira:
Anthony Talbot (Sócio Diretor da Doctor), Expedito Grossi, Luiz Vieira (Diretor de Criação da Standard, Ogilvy), Marcelo Gorodicht (Diretor Presidente da Fischer América), Felipe Luchi (Diretor de Arte da Contemporânea), Carlos Aires Segundo (Coordenador de Mídia da Agência3);
* TROCA-TROCA - Gilson Fornari, 37 anos, ex-Agnelo Pacheco, Salles e Ogilvy, passa a integrar o staff da EugenioMFL, como Diretor de Atendimento. A EugenioMFL é a agência surgida da associação entre o publicitário Maurício Eugênio, fundador da Eugênio, com o economista Marcelo Faria de Lima e João Augusto Palhares, ex-vice presidente nacional de criação da Salles D'Arcy. / / / E o brasileiro Alexandre Schiavo, 32 anos, Diretor de Marketing Internacional e de New Media da Sony Music Miami, volta para o Brasil depois de 5 anos nos Estados Unidos, para assumir a Diretoria de Marketing Nacional e Internacional da Sony Music Brasil, na primeira semana de novembro.
* OUTDOOR PREMIADO - Com pouco mais de 1 ano de vida, a Rio Ka, revelada no último Prêmio Colunistas Rio, coleciona mais um prêmio. Ela acaba de ganhar a Medalha de Prata na categoria aplique do X Prêmio Central de Outdoor com seu cliente LHM Ar Condicionado.

Cartas

De Marcos Silveira, Diretor de Criação da Doctor:
"Prezado Marcio,
Ser eleita nos últimos 4 anos consecutivos a agência de propaganda independente mais criativa do Rio já era um sonho.
Imagina agora ser eleita também a melhor Empresa de Marketing Promocional do Ano?
Agradeço em nome dos clientes, e em nome de todos da Doctor, o reconhecimento ao nosso trabalho também na área de promoção.
Abraços,"
Marcos Silveira

De André Pedroso, Diretor de Criação da Fischer América Rio:
"Marcio
Agradeço desde já pelo Ponto Frio. E parabéns por mais um prêmio realizado com sucesso.
É sempre bom reafirmar para que você não desista nunca.
Você, o Colunistas e o Rio já são um só."
André

De Marcia Ballariny, diretora da Planning:
"Marcio, a gente sempre finge que prêmio é pouco importante, que não liga muito não, até ganhar. Aí a gente descobre que o nosso mercado é sábio com suas premiações. Porquê premiando, estimula a continuar, a virar mais noites, a errar pra conseguir acertar, a discutir exaustivamente o briefing errado, a brigar com o cliente pra não aprovar a campanha mais óbvia, pela comunicação feita do jeito mais ousado.
Trabalho para várias agências, e sempre sou a chata que, resguardado o espaço inquestionável da propaganda, insiste com os criativos pra não esquecerem o evento conceitual para a força de vendas, o broadside (que eles odeiam), discute até conseguir incluir no planejamento a campanha para o público interno, a ação promocional.
Dei a sorte de ter um cliente que apostou em tudo isso, e hoje ganhou um ouro com seu encontro de vendas. O prêmio deixou a Embratel feliz e reforçou minha certeza de que comunicação realmente não é só propaganda, obter resultados é a soma das muitas ferramentas que temos à disposição.
Em meu nome, da Planning e da Embratel, obrigada"

De Marcos Apóstolo, Diretor de Criação da Artplan:
"Ao pessoal da Janela,
A Artplan, como um todo, e especialmente a galera da criação, está muito feliz pelo resultado conquistado no Prêmio Promoção. É muito importante a consolidação dessa premiação pois, definitivamente, coloca o segmento da promoção e design no mesmo nível de seriedade e criatividade que a publicidade já havia conquistado com o Prêmio Colunistas.
Valeu pelo seu sexto ano, valeu por podermos estar sempre participando desse prêmio. É sempre estimulante para todo mundo ter um espaço para mostrar seus trabalhos e o que é melhor, ser premiado.
Parabéns às agências que participaram e a vocês que realizam todo ano este prêmio, que já é uma referência."
Marcos Apóstolo