Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 27/OUT/2000
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Faveco deixa a presidência da Abap mas pode voltar como contratado

Depois de toda a movimentação estatutária ocorrida há cerca de 2 anos na Abap-Associação Brasileira de Agências de Publicidade, quando a entidade foi federalizada — dando maior autonomia às associações regionais de agências —, uma nova questão está mobilizando as lideranças do setor publicitário brasileiro.
Em assembléia realizada na última sexta-feira em Belo Horizonte, ao mesmo tempo em que assumia a presidência da entidade por conta de um pedido de licença de seu presidente Flávio "Faveco" Corrêa, o diretor presidente da agência V&S e até então primeiro vice-presidente da Abap, Valdir Siqueira, encabeçou uma proposta de acabar com o cargo de presidente eleito para o órgão, substituindo-o por um presidente contratado.
Na opinião de Siqueira, "está se tornando cada vez mais impossível que empresários da propaganda se dediquem integralmente às funções exigidas pelo cargo, o que acaba prejudicando a defesa da classe". Pela tese do empresário, com um presidente contratado a associação das agências ganhará em agilidade e eficiência.
A proposta, que pegou muitos dos líderes do setor de surpresa, acabou provocando uma série de boatos sobre "tentativa de golpe" e de "manobra para esvaziamento das regionais", o que Valdir Siqueira refuta veementemente. "Os presidentes regionais continuarão sendo eleitos normalmente pelas agências associadas, e até ganharão força, pois uma das alternativas é que a atuação do presidente contratado seja controlada por um conselho formado pelos próprios presidentes regionais".
Por conta dos rumores, a Abap se viu obrigada a distribuir nota oficial à imprensa esclarecendo que o licenciamento de Faveco da presidência da Abap nacional deveu-se a motivos éticos. O presidente em exercício da Abap esclareceu que Faveco precisou se afastar principalmente por não estar atualmente como dirigente de nenhuma agência, situação que é exigida pelos estatutos da entidade. Quando eleito, Flávio Corrêa era diretor da agência Propeg.
Há outra razão igualmente forte. É exatamente o nome de Faveco que está sendo indicado para assumir, com uma remuneração correspondente às exigências do cargo, aquela função de presidente contratado. Afastando-se da presidência, Faveco habilmente evitou estar presente nas discussões de diretoria que definirão o seu eventual futuro no comando da entidade.
A definição dos novos rumos da Abap está programada para acontecer ainda no mês de novembro.

Animus, Doctor e DPZ trazem para o Rio 3 Grand Prix do 19º Promoção Brasil

A agência de design carioca Animus, dirigida pelos profissionais Rique Nitzsche e Bia Kossmann, foi escolhida este fim-de-semana como a Empresa de Design do Ano do 19º Prêmio Promoção Brasil, julgado em São Paulo. A agência — que já havia conquistado o mesmo título em 1998 —, foi responsável por 4 das 10 Medalhas de Ouro que as empresas cariocas conquistaram no concurso, 2 deles elevados a Grandes Prêmios: o GP de Material de Ponto de Venda do Ano para o conjunto de vending machines da Coca-Cola no Hopi-Hari, criado pela DPZ e a marca da peça Monólogos da Vagina, criada pela agência Doctor.
Este foi um dos melhores desempenhos do mercado carioca em uma premiação nacional promovida pela Abracomp-Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Publicidade. O Rio de Janeiro emplacou 18 medalhas de 12 agências no concurso, cujo júri foi presidido por este colunista e contou ainda com outros 9 membros, entre os quais Antônio Murena Júnior, presidente da Ampro-Associação de Marketing Promocional, e Martha Terenzzo, da Sadia.
O 19º Promoção Brasil escolheu a agência SM como Empresa de Marketing Promocional do Ano e a Philips a Cliente de Promoção do Ano. Entre os Grandes Prêmios Pessoais, José Victor Oliva, diretor presidente do Banco do Eventos, foi escolhido o Empresário de Marketing Promocional do Ano, e Reginaldo Ferrante, diretor de operações da Sight Momentus, o Profissional de Marketing Promocional do Ano.
A ata completa da premiação já está disponível na Internet no site da Abracomp, em www.colunistas.com.br

ABP divulga lista dos Destaques do Ano

A ABP-Associação Brasileira de Propaganda já escolheu os vencedores do Destaque do Ano, seu tradicional prêmio para marcar a homenagem aos profissionais cariocas de publicidade. O julgamento foi realizado esta semana na sede da entidade pelos seus diretores, que também definiram a festa de entrega dos diplomas para o dia 12 de dezembro, com jantar no Clube Caiçaras, quando a entidade também aproveitará para comemorar o Dia Mundial da Propaganda, que acontece dia 4 de dezembro
São estes os Destaques do Ano 2000 da ABP:
Publicitário do Ano: Euler Matheus (Salles D'Arcy)
Executivo de Anunciante: Luiz Antonio Macedo (BR Distribuidora)
Executivo de Veículo: Renato Maurício Prado (Jornal Extra)
Executivo de Agência: Clóvis Speroni (Agência3)
Profissional de Planejamento e Pesquisa: Juliana Carvalho (Rebouças e Associados)
Profissional de Atendimento de Agência: Aurora Teixeira (Standard)
Profissional de Atendimento de Veículo: Paulo Roberto Simões (Editora Abril)
Diretor de Criação: Bob Gueiros (JWThompson)
Redator: Carlos Pedrosa (Contemporânea)
Diretor de Arte: Luciano "Animal" Gaberel (Artplan)
Profissional de Mídia de Agência: Sandra Sartiê (Giovanni/FCB)
Produtor Gráfico: Carlos Domingues Lima (DPZ)
RTVC: Myrian Gallagher (Fischer América)
Profissionais de Artes Gráficas: José Luiz Carvalheiro (Dressa Color) e Alexandre McCormick Sanhaço (Gráfica Assaré)
Profissionais de Produção de Comerciais: Luiz Leitão e Nilton Gomes "Cacheado" (CaradeCão)
Diretor de Comerciais: Ronaldo Soares (TV Zero)
Profissional de Produção de Som: Kiko Fernandes (Speedball)
Profissional de Fotografia: Hamdan (Studio H)
Homenagem Especial: 35 anos da Rede Globo de Televisão

Roberto Medina e Coca-Cola
Roberto Medina volta a sentir o gosto da Coca, que patrocinou o Rock in Rio I.

Coca oficializa patrocínio do Rock in Rio, que será tema da campanha de verão

A Coca-Cola anunciou esta quarta-feira um investimento de R$ 15 milhões na sua campanha de verão, incluindo o co-patrocínio do evento Rock In Rio Por um Mundo Melhor, promovido por Roberto Medina (foto) e sua agência Artplan.

O Rock in Rio vai ancorar toda a campanha da marca, cujo slogan, até fevereiro de 2001, será "Verão pra curtir". Em novembro já começa a ser distribuída no mercado a latinha especial de Coca-Cola com as mensagens sobre o festival, do qual a Coca será o refrigerante oficial. Neste mesmo mês -- e até 20 de janeiro --, a empresa promoverá diversas ações promocionais em escolas, shoppings e praias para distribuir aos ganhadores ingressos para os shows do Rock in Rio.

Propeg-Rio leva dois Grand Prix do Prêmio Globo de Propaganda

Os anúncios "Caríssima concorrente" e "Isso é o que acontece quando se destrói um orelhão", ambos da Telemar, conquistaram na noite de terça-feira, no Hotel Intercontinental, dois dos Grand Prix do 4º Prêmio O Globo de Propaganda, nas categorias Voto Popular e Melhor Aproveitamento do Meio Jornal, respectivamente. Na festa, seguramente a melhor entre as 4 já realizadas pelo concurso, também foram destacadas, com prêmios de R$ 30 mil para cada Grande Prêmio, as agências V&S, na categoria Classificados, com "Círculo" (para Corvette), Salles D'Arcy , com "Três vôos" (para Varig Octoberfest) e NeoGama, na categoria Anúncio de Outros Estados, com "Carnaval" (para Blockbuster)

ABMN homenageia Hebe Camargo e Pimenta da Veiga como Personalidades

Fernando Portella
Fernando Portella leva 50 cases de sucesso de marketing para o Intercontinental como exemplos para o mercado
A ABMN-Associação Brasileira de Marketing e Negócios confirmou para o dia 24 de novembro a sua festa de entrega do Prêmio Destaques do Ano, no Hotel Intercontinental-Rio, no Rio-RJ. Naquele dia, serão entregues os prêmios a 50 cases selecionados pela diretoria da entidade e prestadas homenagens à Cisco como empresa do Ano e ainda a duas personalidades: Hebe Camargo, como Personalidade de Marketing, e o Ministro João Pimenta da Veiga, como Personalidade do Ano.
Segundo o presidente da ABMN, Fernando Portella (foto), Hebe Camargo é hoje mais do que uma apresentadora de televisão, e sim uma instituição de marketing pelo número de licenciamentos que utilizam o seu nome. Quanto a Pimenta da Veiga, a homenagem deve-se à abertura das Telecomunicações no Brasil, que trouxe investimentos para o marketing como há muito tempo não se via neste país.
Entre os 50 cases que serão premiados em novembro, apenas 8 foram de empresas sediadas no Rio de Janeiro: Andima, ATL, Bradesco Seguros, Light, Norte Shopping, Rio Samba e Carnaval, Shell e Souza Cruz. O fato foi lamentado pela diretoria da ABMN, que comprometeu-se a desenvolver novas iniciativas para estimular o profissional de marketing do mercado carioca a participar mais dos eventos de aprimoramento do setor, como já o fazem os profissionais de mercados como São Paulo.
A relação dos cases premiados como Destaques de Marketing está no site da ABMN, em www.abmn.com.br

Cemusa contrata Thomaz Naves

Thomaz Newton Naves está assumindo no Brasil o cargo de Diretor Comercial e de Marketing da Cemusa, empresa de mobiliário urbano que foi uma das vencedoras da concorrência para a exploração do mobiliário urbano do Rio de Janeiro, explorando 85% da cidade (zonas norte e oeste), com itens como abrigos de ônibus, bancas de jornal, relógios, colunas e totens informativos.
Ex-diretor da RSC, Thomaz foi um dos primeiros profissionais a desenvolver a comercialização de merchandising no espaço interno dos shoppings, principalmente da Multiplan, cujo marketing dirigira anteriormente. No último ano, ele coordenou as ações de Marketing do Flamengo e teve uma rápida passagem pela ISL, empresa de marketing esportivo que negocia a imagem do mesmo clube.

MKTMIX

* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado.
27/10, sexta-feira: Norma Peixoto, Shyrlei Guitério (Supervisora da McCann Erickson);
28/10, sábado: Ivan Muniz Portugal;
30/10, segunda-feira: Maurício Nogueira (Vice-Presidente Executivo da Giovanni,FCB), Ricardo Corrêa (Diretor de Marketing da Carvalho Hosken), Aline Pimenta (Supervisora de Contas da Giovanni,FCB), Luis Eduardo Parente (Diretor de Criação da Internad!);
31/10, terça-feira: Haroldo Cazes (Diretor de Criação da Gco/Promag), Maurício Marquez (Presidente e Dir.Criação da Millenn), Cecília Assef (Diretora de Atendimento da Eco);
01/11, quarta-feira: José Calazans (VP Operações da Contemporânea), Rose Schechter (Supervisora de Mídia da Cult);
02/11, quinta-feira: Elysio Pires, Paula Lagrotta (Dir.de Unidade de Negócios da Fischer América Rio), Márcia Gilaberte (Supervisora de Atendimento da Professa);
* PRESIDENTE DA FENAPRO - O diretor financeiro e sócio da agência carioca Contemporânea, José Calazans, deverá ser o novo presidente da Fenapro-Federação Nacional das Agências de Propaganda, a partir do ano 2001. Ele lidera a chapa apoiada pelo atual presidente da entidade, Antônio de Freitas, diretor da agência paranaense Master.

Aroldo Araujo para Zeiss, Snob e Sinimbu
Anúncios veiculados pela agência Aroldo Araujo na edição impressa da Janela.