Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 16/MAR/2001
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Semana Internacional de Criação vai movimentar o Rio em abril

Está definida a programação da 15ª Semana Internacional de Criação Publicitária, que acontece no Auditório do jornal O Globo, de 2 a 6 de abril próximo. Serão nove palestrantes internacionais nos cinco dias do evento, que este ano terá palestras separadas para estudantes (às 15:00h) e para profissionais (às 19:30h). Estes serão os publicitários a se apresentarem:
Don Pogany (Diretor de Criação da DDB Chicago, USA): Publicitário do Ano na Inglaterra em 1990, foi o criador da campanha "Wassup?" para Budweiser, Grand Prix de Cannes em 2000.
Steve Simpson (Diretor de Criação da Goodby, Silverstein & Partners, de São Francisco, USA): A agência, além de atender clientes como HP-Hewlet-Packard, NBA e Porsche, foi responsável pela premiadíssima campanha "Got Milk?", para o California Milk Processors Board.
Walter Campbell e Sean Doyle (Criativos da Abbot Mead Vickers BBDO, de Londres, Inglaterra):
Uma das mais premiadas agências inglesas, é internacionalmente conhecida por suas campanhas para a cerveja Guinness.
Stephanie Edmonds e Richard Mellor (Gerente de Produção e Diretor de Criação da HyperInteractive, de Londres, Inglaterra): A HyperInteractive é considerada atualmente a segunda mais criativa agência de New Media no mundo, pelo Advertising Age.
Paul de Gooijer (Diretor de Criação da Euro RSCG Interactive, de Amsterdam, Holanda): professor de computação gráfica e animação em 3D, além de especialista em projetos de e-commerce.
Patrício Bonta (VP e Diretor de Criação para a América Latina da J.Walter Thompson, de Buenos Aires, Argentina): Um dos mais premiados criativos da Argentina e presidente da Associação de Agências de Publicidade daquele país.
Edson Athayde (Presidente e Diretor de Criação da Edson, FCB, de Lisboa, Portugal): Formado no Brasil, atua em Portugal desde 1992, tendo se tornado o mais premiado criativo da história da publicidade portuguesa. Por duas vezes, foi coordenador do marketing político do Partido Socialista, elegendo em ambas o Primeiro Ministro de Portugal.
Outra novidade da Semana é a apresentação do rolo de comerciais concorrentes ao 19º Prêmio Colunistas Rio, para votação dos estudantes e dos profissionais inscritos. Os trabalhos mais votados terão direito a diploma especial, entregue durante a festa do Colunistas, em maio.
A venda de ingressos para a 15ª Semana Internacional no Rio está sendo realizada no Rio pela Dinâmica Promoções, através do telefone (21) 537-8180, havendo ainda uma central de telemarketing para o evento, disponível no telefone (21) 203-3344


ABP relança programa de estágios para estudantes inscritos na Semana

A ABP-Associação Brasileira de Propaganda vai relançar o seu programa de estágios, desenvolvido pelo publicitário Jairo Carneiro, durante a 15ª Semana Internacional de Criação, que acontece no Rio de 2 a 6 de abril próximo. Pelo projeto, a mais antiga entidade da propaganda brasileira passa a coordenar estágios para os estudantes de comunicação que participarem dos dois maiores eventos do setor no Rio de Janeiro: a Semana Internacional de Criação, no primeiro semestre, e o Festival Internacional de Publicidade, o "Festival da ABP", no segundo semestre.
O programa de estágios deveria ter-se iniciado durante o último Festival, mas foi suspenso para atender a solicitação do presidente da Abap-Rio, Arnaldo Cardoso Pires, que afirmava estar lançando programa semelhante. Como a Abap-Rio acabou não viabilizando o seu programa, o presidente da ABP, Caio Valli, atendeu ao convite deste colunista de desengavetar o projeto de Carneiro e se aliou à programação da 15ª Semana Internacional de Criação para colocá-lo em prática a partir deste semestre.


CCRJ tem duas chapas antes mesmo de eleição ser lançada

Já estão começando os preparativos para as eleições do Clube de Criação do Rio de Janeiro, que estatutariamente deverá fazer a escolha do sucessor do atual presidente, André Eppinghaus, no próximo mês de abril. E mesmo antes de o clube oficializar o início das disputas, duas candidatos já se apresentaram ao mercado.
O candidato apoiado pela diretoria de Eppinghaus, da qual faz parte, será Fernando Campos, redator da Giovanni FCB. Além dele, o supervisor de criação da Artplan, Ricardo Weitsman, teve o seu nome indicado por um grupo de criadores para liderar uma chapa de oposição, e está em pleno processo de convocação de nomes para a equipe.
Como se vê, a disputa este ano promete ser animada.
Anuário
Enquanto o processo de sucessão não é lançado, o presidente do Clube de Criação do Rio de Janeiro, André Eppinghaus, aproveita o final do mandato para anunciar que vai lançar o Anuário com o resultado do seu Festival 2000, denominado Melhor do Rio. O concurso, que premiou 110 trabalhos, de 17 agências, volta a reunir seus 24 jurados para a indicação de cinco Grand Prix, que só serão revelados na festa de lançamento do Anuário, inicialmente marcada para o dia 31 de maio.
A produção do Anuário do CCRJ ficará a cargo da Pancrom, patrocinadora exclusiva da publicação, e a direção de arte ficará nas mãos de Alessandra Migani, da Ogilvy, e Carlos "Russo" di Celio, da Propeg, que também é membro da atual Diretoria do Clube.
As agências premiadas no Festival do Clube de Criação do Rio de Janeiro tem até o dia 30 de março para enviar as peças que irão ser exibidas no Anuário 2000.


Marcos Silveira comemora recuperação da Doctor

O publicitário Marcos Silveira, diretor da agência Doctor, está festejando a nova fase de crescimento da agência, depois da perda do Banco Boavista – comprado por outra instituição financeira – e da saída do sócio Anthony Talbot. Diz ele que a Doctor, cujo faturamento em 2000 foi de R$ 16 milhões, espera fechar 2001 com números na faixa de R$ 41 milhões.
Entre as razões apresentadas por Silveira estão a conquista da conta da bandeira Mega Petróleo, entregue na última semana após concorrência da qual também participaram Agência3 e Fischer América. O cliente tem 60 postos nos estados do Rio, Minas e São Paulo, pretendendo chegar a 140 até o final deste ano. Além disso, a agência também passou a atender a conta das rádios do grupo O Dia, a destacar a da FM O Dia, uma das líderes do mercado, junto com outras contas de menor porte como Memorial Jardim das Acácias, Dartigny, Ele&Ela, Desfile, Pais&Filhos, Art Films/Marco Aurélio Marcondes Produções.
Para acompanhar a retomada, a Doctor contratou, nas últimas semanas, cerca de 12 profissionais. Entre eles, os redatores Romeu Loures (ex-Young) e Marcelo Felício (ex-W/Brasil) e os diretores de arte Wilson Oliveira (ex-RBA/RS), Cristiano Pin (ex-Fischer América) e Marco Martins (ex-Cult), além de Isabela Arruda (ex-V&S) como Supervisora de Mídia.


Script muda de sede e lança campanha para Iguatemi-Rio

Script IguatemiO Shopping Iguatemi, do Rio, está entrando na mídia impressa com a campanha "Metades", criada pela Script Comunicação, com apoio de busdoors e banners de Internet.
Para vender o conceito de variedade, a campanha mostra metades de produtos diferentes que se juntam, assinando as peças com o slogan "Tudo que você gosta". São quatro situações: cafezinho com óculos, biquíni com sapato, cinto com relógio e pirulito com pratos. Nos anúncios, cada metade vem com a lista de lojas do Iguatemi onde você encontra aquele produto.
A campanha teve como redatora Aline Arantes e como diretor de arte Sérgio Lobo, com direção de Criação de Ricardo Real. O atendimento foi de Zara Bulgary e Carlos Lobo, com aprovação, no cliente, de Márcio Araújo, Peter Klein e Rosele Sanchotene.
Novo endereço
Falando em Script, esta semana, a agência, que já tem 7 anos no mercado, inaugurou sua nova sede no Shopping Downtown, na Barra (Av. das Américas, 500-BL.06/grupo 220). Entre seus clientes principais estão Taco, Grupo Lance!, Shopping Iguatemi, Wet'n Wild, Coca-Cola, IBM, Barra Grill, Olimpo e Garden Hall.


OgilvyInteractive une mídia à consultoria

Prêmio Colunistas
Anúncio publicado na edição impressa.
Alexandre Gibotti, ex-Hypermídia e StarMedia, assumiu a diretoria de mídia da OgilvyInteractive, em substituição a Cristina Rother. Com a mudança a agência passa a operar a sua área de mídia interativa com a divisão de consultoria.
A OgilvyInteractive, segundo Sandra Chemin, diretor regional para a Am‚rica Latina, lidera o mercado brasileiro, com a compra de aproximadamente 15% do mercado de mídia online no Brasil, com clientes como IBM, Unilever e American Express.
Pela experiência da agência, a área de marketing digital ainda se encontra em franca expansão na Am‚rica Latina. Enquanto aqui a OgilvyInteractive registrou um crescimento de 498% em 2000, no mundo o crescimento foi de 131% (em receita) com relação ao mesmo período do ano passado.


MKTMIX

x
Anúncio publicado na edição impressa.
* PARABÉNS PARA VOCÊ – A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:
16/03, sexta-feira: Eliana Gomes de Mattos (Diretora de Operações da Elan Garden), Selma Cristina Athayde (Supervisora de Contas da Artplan);
17/03, sábado: Beto Macedo, Donald Jhin, Juan Vicente (Dir.Presidente de Operações da JVA), Valter Hermann (Diretor de Atendimento da Gco/Promag), Carlos Roberto Paiva (Diretor de Arte da Tática);
18/03, domingo: João Paulo Pereira (Diretor de Arte da DPZ), Maria Luiza Barbosa, Sérgio do Rego Monteiro, Marco Ferreira (Redator da McCann Erickson), Andreia Pacheco;
19/03, segunda-feira: Felipe Rodrigues (Redator da Contemporânea), Francisco Barboza Jr. (Locutor), Alexandra Pilli (Gerente de Contas da Ronson);
20/03, terça-feira: Leonardo Laginestra (Diretor de Contas da DPZ);
21/03, quarta-feira: Gustavo Bastos (Diretor de Criação da 100%), Paulo Castro (Diretor de Criação da V&S), Eduardo Pedreira (Dir.de Atendimento Grupo III da Giovanni FCB);
22/03, quinta-feira: Ângela Milet (Dir.Atendimento e Planejamento da Contemporânea), Elóy Simões;
* FISCHER CONTRATA VIDIGAL - Ronaldo Vidigal Limeira assume na próxima segunda feira a diretoria de mídia do escritório da Fischer América no Rio de Janeiro. Ronaldo (ex-Giovanni FCB e Doctor) estava na empresa de promoções Hartmann.
* RONSON NA FGV - Responsável pela comunicação das divisões Management e EBAP da FGV, a Ronson passa a assinar também as campanhas do IBRE-Instituto Brasileiro de Economia, responsável por fornecer os indicadores econômicos para todo o país.
* MUDANÇAS - Jayme Portella é o novo atendimento da Intervalo Produções, que deixou a Torre do Rio Sul para se instalar no centro da cidade. O novo endereço da produtora é Rua da Assembléia, 10 salas 2914/15, com o telefone (21) 531-0141.
* FANTASMAS GANHAM PRAZO - Quem estava correndo para produzir seus fantasmas para o Festival de Cannes pode relaxar um pouco. O festival prorrogou para 30 de março a entrega das inscrições de filmes. Para o Press & Poster ainda há mais tempo para criar coisas novas: até 6 de abril.
* SEIS NA 100% - Gustavo Bastos, diretor da 100%, anuncia a conquista de seis novas contas: Cosmiatrics, City Shoes, Miramar, K Editores, Biscoitos Meia Lua e a revenda de automóveis Audi Korvette, o cliente que assina o anúncio "Círculos", citado pela agência V&S como o mais premiado da sua história.