Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 23/MAR/2001
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Governo Garotinho reabre concorrência e reduz o número de suas agências

O Diário Oficial do Estado do Rio reabriu a corrida pelas contas do Governo do Estado, reativando a concorrência 02/2000/SEGAB que havia sido cancelada em 10 de agosto de 2000 e previa a escolha de apenas 5 agências para atender o Governo. No início deste ano, setores da área de comunicação do Governo Garotinho chegaram a propor a abertura de uma nova licitação, com 7 vencedores (o número de agências da primeira licitação do Governo), mas a reativação da concorrência suspensa acabou prevalecendo. Atualmente, atendem o Governo Garotinho as agências Artplan, Fischer, Giovanni FCB, Internad, Ogilvy e V&S. A Cult, que estava no grupo, foi adquirida no último ano pela Fischer.
Pelo edital, no próximo dia 17 de abril serão abertos os envelopes de propostas, no qual as agências deverão apresentar sugestões de campanhas com temas diferentes para cada uma das 5 áreas licitadas: "Comunicação institucional do Governo", para a Área I (Desenvolvimento Institucional); "Desenvolvimento do Interior" para a Área II (Desenvolvimento Econômico); "Adote uma Escola" para a Área III (Desenvolvimento Humano); "A Nova Polícia" para a Área IV (Segurança, Justiça e Defesa Civil) e "Despoluição da Lagoa" para a Área V (Infra-Estrutura). A verba prevista é de R$ 90 milhões a ser divididos igualmente entre as agências vencedoras, no período de um ano após a sua escolha.
Comissões
Este ano, as cinco agências vencedoras não terão o mesmo problema de redução de taxas que sofreram na primeira concorrência, quando foram obrigadas a igualar a proposta da agência Premium, inferior aos índices propostos pelo CENP. Pelo edital, os descontos máximos que as agências poderão propor serão de 25% sobre os honorários padrão de veiculação (chegando, portanto à taxa de 15%) e de 50% sobre os honorários de produção, o que levará esta taxa ao mínimo de 7,5%.

F/Nazca abre escritório no Rio para crescer na Telemar

Com cerca de 15 funcionários, praticamente todos contratados no Rio, começa a funcionar em abril o escritório carioca da F/Nazca Saatchi&Saatchi que amplia os investimentos da agência neste mercado, onde ela apenas contava com a presença do profissional de atendimento José Henrique Teixeira à frente de um escritório virtual. Agora, serão 550m² decorados pelo arquiteto Isay Wenfeld, no 19º andar da Praia do Flamengo 200, o mesmo prédio onde já estão instaladas a Salles e a Contemporânea.
Segundo Ivan Marques, diretor da agência, como o escritório carioca operará como uma extensão da F/Nazca em São Paulo, não haverá uma gerência local. A estrutura estará baseada em grupos semelhantes aos que existem na matriz da agência. Além de José Henrique, já estão definidos como nomes da F/Nazca-Rio as profissionais de atendimento Pérola Girotto e Heloísa Alqueres e a mídia Lilian Oliveira. Fábio Fernandes, presidente da F/Nazca, ainda está decidindo se terá profissionais de criação no escritório do Rio logo na primeira fase da operação.
A F/Nazca atende no Rio as contas da Natan Jóias e uma parte da Telemar, que responderam por cerca de R$ 39 milhões do faturamento da agência em 2000. De acordo com Marques, inicialmente o escritório carioca não tem como objetivo sair para a prospecção do mercado, e sim ampliar a sua presença na conta da Telemar. Mas "se algum anunciante carioca convidar a F/Nazca para uma apresentação", ele ressalva com um sorriso, "a agência não vai se recusar".

CCRJ marca eleição para agosto para completar mandato atual

O presidente do Clube de Criação do Rio, André Eppinghaus, informou à Janela que as eleições para a entidade vão acontecer somente na semana de 13 a 17 de agosto. Apesar de os estatutos do CCRJ preverem eleições em abril, André lembra que a última diretoria abriu a sua sucessão apenas em agosto de 1999. Como o mandato é de 2 anos, a diretoria atual considera que não deve encerrar agora a sua gestão. "Em nosso planejamento para estes dois anos, consideramos os próximos meses como os mais importantes", explicou Eppinghaus. Além do Anuário, já noticiado pela Janela, o CCRJ pretende reassociar os criativos e profissionalizar definitivamente a estrutura do CCRJ.
Candidaturas
Após a publicação da notícia das candidaturas ao CCRJ na última edição da Janela, surgiram novas conversações entre os criativos cariocas. Como resultado, Ricardinho Weitsman desacelerou sua candidatura. "Fiquei muito honrado por ter sido lembrado para o Clube de Criação do Rio, mas infelizmente não sou candidato. Realmente alguns amigos citaram o meu nome, mas não existe, de fato, uma chapa. E muito menos de oposição", contou o criativo, prudentemente, à Janela.

Cannes define jurados brasileiros apenas com nomes de São Paulo

O Rio de Janeiro só estará no júri de Cannes deste ano indiretamente, já que o jurado escolhido para a premiação de filmes, Silvio Matos, radicado nos últimos anos em São Paulo, é carioca. Aliás, esta é a segunda vez que Silvio integra um júri de Cannes (a primeira vez foi no Press & Poster), um feito que, se não for inédito no Brasil, com certeza não acontece com muita frequência no festival.
Os demais jurados foram divulgados esta tarde pelo jornal Estado de São Paulo, representante de Cannes no Brasil: no júri de Press & Poster, atuarão Adriana Cury (Colucci) e Júlio Andrey (Lowe Lintas), enquanto no de CyberLions estará Fernando Alphen (F/Nazca) e no de Media Lions Daniel Barbará (DPZ).

Nova América entrega conta para Doctor

O Shopping Nova América, conta que a Fischer América Rio teve que abrir mão por conflito com a do Shopping Carioca, escolheu a agência Doctor como vencedora da sua concorrência, da qual participaram também as agências Staff e Tática.

MKTMIX

* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
23/03, sexta-feira: Carla Magessi (Executiva de Contas da McCann Erickson);
24/03, sábado: Paulo Fernando Vogel, Claudia Franklin (Diretora de Contas da V&S);
25/03, domingo: Carlos Manga Jr. (Diretor de Comerciais), Cristiane Dumont (Diretora de Contas da DPZ), Arthur Fonseca (Diretor de Arte da Agência3);
26/03, segunda-feira: Cristina Amorim (Diretora de Criação da Giovanni FCB), Denise Gorga (Diretora de Mídia da V&S), José Carlos Calvano (Gerente de Contas da Ronson), Gustavo Monteiro (Diretor de Arte da Giovanni FCB);
27/03, terça-feira: Carlos "Russo" Di Célio (Diretor de Arte da Propeg Rio), Suzana Leal (Diretora Administrativa da Casa da Criação), Flávia Vianna (Executiva de Contas da J.Walter Thompson);
28/03, quarta-feira: Pedro Galvão (Diretor de Criação da Galvão), Nilton Cacheado (Diretor de Locações da Caradecão);
29/03, quinta-feira: Antônio Luis Hamdan (Diretor da Studio H), Suzana Cardoso (Diretora de Atendimento da Concreta);
* GRAND PRIX - Continuam abertas, no site do Prêmio Colunistas, em www.colunistas.com (atenção: sem o "br"), as indicações para os Grandes Prêmios do concurso. Pode participar qualquer profissional do mercado, e os nomes das empresas mais indicadas serão levados para os júris definiram as vencedoras deste ano.
* PIRATAS - O Flamengo colocou no ar uma campanha publicitária em TV, criada pela agência Ogilvy, com o objetivo de combater a pirataria e chamar os torcedores rubro-negros para se cadastrarem no banco de dados do clube através do site oficial www.flamengo.com.br. A campanha, baseada em um comercial de 30" produzido pela TV Zero com direção de Eduardo Vaisman e Roberto Berliner, será exibida na TV Globo até 25 de março.
* LEÃO CIBERNÉTICO - Carla Hendra, presidenta do OgilvyOne North America, de Nova York, foi escolhida como presidente do júri de Cyber Lions, do 48th International Advertising Festival, o Festival de Cannes Lions 2001, que acontece em Cannes, na França, de 18 a 23 de junho próximo.
* MERCHANDISING - O Laboratório Canonne está investindo US$ 1 milhão em merchandising para tornar as Pastilhas e Tabletes Valda Classic e Diet ainda mais conhecidos do grande público. A empresa fechou contrato com o programa Domingo Legal, apresentando por Gugu Liberato, no SBT, no qual todos os domingos, até o final do mês de junho, o apresentador mostrará os produtos da empresa durante um minuto.
* FESTIVAL NO MÉXICO - A ALAP-Associação Latino-Americana de Publicidade está representando o Festival de Criatividade do México, que acontece dia 17 de maio na Fazenda Los Morares, na capital mexicana, premiando peças publicitárias divulgadas em espanhol ou inglês nas áreas de Televisão, Revista, Jornal, Rádio e Marketing Direto. O regulamento está no site do concurso em www.eagleawards.com.mx mas as inscrições podem ser feitas, no Rio, até 5 de maio, com Neuza Silveira, pelos telefones (21) 537-5354 e 9621-8925 ou pelo e-mail neuzasilveira@bol.com.br.
Prêmio Colunistas
Anúncio publicado na edição impressa.
* DOSE DUPLA - Além de estarem concorrendo ao prêmio Multishow de Música Brasileira com "Rubão - o dono do mundo" (da banda Charlie Brown Jr.), Chico Abreia, Caio Abreia e Manitou Felipe dirigiram o novo video clipe de Ivete Sangalo, "A Lua que eu te dei", segunda composição de Herbert Vianna gravada pela cantora. A peça, que estreou no último domingo, no Fantástico, entra agora na grade da MTV.
* PRÊMIO ABRIL - A Editora Abril marcou para o dia 29 de março a festa da regional carioca do seu Prêmio Abril de Publicidade. Será no Copacabana Palace, a partir das 19:00h.
* SALÃO EM PARIS - Gisela Campos, diretora de Atendimento da Propeg Rio, embarcou para Paris a convite da Fundação Biblioteca Nacional e do Departamento Nacional do Livro (DNL) para apresentar seu romance "As Idéias Todas", no Salão do Livro daquela cidade. Este é o segundo romance de Gisela, que também escreveu "Bill e a Máquina do Tempo".
* VINTE ANOS - O jornal paulista Primeiramão, líder em classificados no país, está comemorando 20 anos, contando agora também com um site -- Primeiramão Web -- e um programa de TV. O grupo fatura hoje R$ 15 milhões por ano, com 225 mil exemplares do jornal por semana, em três edições.
* VIROU CLIENTE - Depois de comandar por 4 anos a DenisonBrasil — hoje pertencente ao Grupo Ogilvy —, Raul Cruz Lima resolveu virar cliente. Ele é agora o novo sócio e presidente da Conexão Médica, uma rede de instituições médicas composta por hospitais e profissionais da área, voltada para o intercâmbio e difusão do conhecimento médico, através de aulas, cirurgias e discussões transmitidas por satélite para todo o País, que, aliás, era cliente da DenisonBrasil.
* ART DIRECTORS CLUB - De 22 de março a 11 de abril, a Panamericana – Escola de Arte e Design (novo nome da Escola Panamericana de Arte) estará promovendo, em São Paulo, uma mostra de trabalhos selecionados pelo Art Directors Club de Nova Iorque em 2000. Estarão lá os 89 ganhadores das medalhas de ouro e prata e os 140 agraciados com Distinctive Merit - incluindo os 25 selecionados entre estudantes. O Brasil obteve 13 prêmios, garantindo o sexto lugar entre os 50 países que enviaram inscrições para o ADC. A entrada é gratuita e as exposição fica aberta de segunda à sexta-feira das 9h às 21h e aos sábados das 9h às 13h, na Rua Groenlândia, 77.
* CONTA CABELUDA - A Wella, uma das maiores empresas de cosmética capilar do mundo, deixou a Almap/BBDO, onde estava desde que a conta era atendida pelo escritório da agência no Rio (que aliás, nem existe mais), acaba de transferir sua conta para a Newcomm Bates.
* RETIFICAÇÃO - A FischerAmérica conta para a Janela que, ao contrário do que foi informado à coluna na última semana, não participou da concorrência da Mega. "Nossa atenção está dirigida para outra empresa do setor", explicou Arnaldo Cardoso Pires, diretor da agência.