Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 13/JUL/2001
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Gap-Rio recomeça do zero e monta grupos de trabalhos

Depois de exatamente um ano abandonado por falta de candidatos a suceder Marcelo Gorodicht em sua presidência, o GAP-Grupo de Atendimento e Planejamento do Rio está recomeçando do zero. Em reunião realizada na noite de quarta-feira, na agência Comunicação Carioca, um grupo de profissionais de atendimento de agências cariocas decidiu montar quatro grupos de trabalho para reestudar a entidade de acordo com as novas necessidades do setor. Os grupos - divididos nas áreas de Eleições, Estatutos, Internet e Cadastramento -devem apresentar suas propostas em uma nova reunião marcada para o próximo dia 24 de julho.
Enquanto isso, o publicitário Eduardo Forbes, que está se apresentando como provável candidato à nova fase do Gap, criou um grupo de discussão pela Internet aberto aos profissionais do setor (já conta com a participação de 52 membros), e que está praticamente funcionando como veículo de divulgação das decisões tomadas pelos reorganizadores do Gap. Para participar, o interessado deve enviar e-mail (sem texto, mesmo) para gaprj-subscribe@yahoogroups.com e aguardar confirmação do cadastramento.

Upper promove debate sobre propaganda

Os diretores da Upper, Gil Kurtz, Cado Bottega e Luiz Henrique Rosa, na nova sede da agência. Marcio Ehrlich, Erh Ray e Rafael Sampaio participaram do evento.
Para marcar o fato de ter sido a primeira agência do Rio Grande do Sul a conquistar um Leão em Cannes -- na área do Media Lions --, a agência gaúcha Upper promoveu esta segunda-feira um debate para o qual convidou este colunista, o vice-presidente de criação da DM9DDB, Ehr Ray (ex-funcionário da agência) e o editor da revista About, Rafael Sampaio (foto à direita), para apresentar aos funcionários e jornalistas especializados em propaganda do Rio Grande do Sul as tendências do negócio da propaganda no Brasil e no mundo.
A Upper é hoje uma das mais criativas agências gaúchas, tendo ficado entre as 3 mais premiadas no último Prêmio Colunistas Rio Grande do Sul.

Casa cuida de campanha latina de endomarketing para Castrol

A agência Casa da Criação ganhou a concorrência disputada com a Ogilvy e a JVA para a campanha da América Latina (exceto México) do Projeto Road Safety, promovido pela fabricante de lubrificantes Castrol. O projeto, de âmbito mundial, é uma ação de endomarketing com o objetivo de conscientizar os funcionários e fornecedores da Castrol para a diminuição de acidentes rodoviários, que no Brasil já é a segunda maior causa de morte.
Esta é a segunda concorrência de endomarketing ganha pela Casa este ano, que também acaba de assinar trabalho para a Vale do Rio Doce. Segundo Noel De Simone, diretor de planejamento, o grupo Casa da Criação tem uma previsão de faturamento de R$ 18 milhões para 2001.

JVA comemora 11 anos e diploma em Nova York

Gustavo Bastos e Juan VicenteAs agências cariocas 100% e JVA, ambas presididas pelo publicitário Juan Vicente (na foto, à direita do seu diretor de criação Gustavo Bastos), receberam convidados esta segunda-feira, 9 de julho, para um coquetel no restaurante Da Silva, em Ipanema. Ao comemorar o diploma de finalista conquistado pela 100% no Festival de Nova York e os 11 anos de vida da JVA, Juan exultava: "Só posso me considerar um vencedor. Nesses 11 anos vi várias agências abrirem e fecharem, enquanto a JVA continua firme!".

Editoras investem em livros de marketing para leigos

A editora Senac Rio promove na próxima quarta, 18, a partir das 18:00h na livraria da Travessa (Av.Rio Branco, 44), uma noite de autógrafos do livro "Marketing para não-marqueteiros" (112 páginas, R$20,00), primeiro volume da coleção "Para não-especialistas", lançada durante a última Bienal do Livro.
Escrito por J.R.Bonavita (Gerente de marketing da Central de Produção Multimídia, da ECO-RJ) e Jorge Duro (Professor de graduação em administração de empresas e do IAG Master da PUC-RJ e coordenador acadêmico de marketing da FGV-Rio), o livro aborda com um texto leve e sem jargões os conceitos básicos do marketing sob a perspectiva do dia-a-dia, para que um médico, um advogado ou um gerente de uma lanchonete sem formação na área possa entender, desenvolver e aplicar os conceitos em seus próprios negócios.
Enquanto isso, em São Paulo, a publicitária e professora universitária Sandra Pires de Almeida lança o livro "Marketing Imobiliário" (R$ 18,00), dirigido a engenheiros e executivos do setor, com o objetivo de melhorar o desempenho de comunicação e vendas dos lançamentos imobiliários. O livro pode ser adquirido através do site www.bookvendas.pro.br ou nas livrarias Cortez (11 3873-7111) e Triângulo (11 231-0922), em São Paulo.

MKTMIX

* PARABÉNS PARA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:
13/07, sexta-feira: Frida Richter (Produtora de Elenco), Sérgio de Paula (CEO da Carioca), Paula Marques (Atendimento da Agência3);
14/07, sábado: Carlos Pedrosa (Redator da Contemporânea), José Zaragoza (Vice-Presidente de Criação da DPZ), Paulo de Tarso (Redator), Grazia Franklin Machado (Executiva de Contas da J.Walter Thompson), Renata Fonseca (Coord. Atendimento da Publicis.Norton);
16/07, segunda-feira: Orlando Lopes (Mídia), Luis Carlos Sinoti (Diretor de Criação da Millenn);
17/07, terça-feira: Caio César Valli (Vice-Presidente de Atendimento da Artplan), Gilberto Amaral (Diretor de Atendimento da Abakerli & Amaral);
18/07, quarta-feira: Armando Strozenberg (Presidente da Contemporânea), Cássio Faraco, Cillas Amaral (Diretor de Criação da Publicis.Norton), Flávio Guerreiro (Redator da V&S);
19/07, quinta-feira: Cláudia Castro, Isabela Gatti (Diretora da Bel & Lia), Paulo Antônio Magoulas, César Ferreira (Diretor de Mídia da 100%), Sandra Sartié (Gerente de Mídia da McCann Erickson), Renata Barbosa (Executiva de Contas da V&S);
* MENOS 30 - O diretor carioca de comerciais André Pellenz está encerrando as atividades de sua produtora Trinta, criada depois que ele deixou de representar a Jodaf no Rio de Janeiro. André decidiu aceitar o convite de Fernando Meirelles para integrar o grupo de diretores da produtora O2, em São Paulo, para onde está se mudando na próxima semana. Seu diretor comercial, o gaúcho Deco Schmidt, foi para a área comercial da produtora carioca Yes.
Fischer Telefonica* PROMOÇÃO NA FISCHER - Estréia no dia 15 de julho a nova campanha, "Cartão 100% premiado" da Telefônica Celular, assinada pela Fischer Rio. Composta por anúncios, outdoor, spot, cartaz e material de PDV a campanha baseia-se no conceito "Ou você ganha ou ganha muito" referindo-se aos cartões que sempre oferecem prêmios. A campanha será veiculada no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Espírito Santos e Sergipe. A criação é de Thiago Fernandes e Sérgio Carvalho, com direção de Mané Zanzotti.
* NOVA CERVEJA - Está confirmado para setembro o lançamento nacional da nova cerveja a disputar o mercado brasileiro: a Dado Bier, um acordo da marca - que mantém a microcervejaria de mesmo nome em Porto Alegre o no Rio - com a Ambev. A campanha de lançamento da cerveja será da Fischer América, agência que foi responsável pelo vitorioso case da "Cerveja nº 1", para a marca Brahma Chopp.
* CONTA EDUCATIVA - A agência carioca V&S ganhou a conta da Coppead, Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro e responsável por diversos cursos anunciados pela imprensa. A conta vinha sendo atendida pela McCann-Erickson.
* IDÉIAS FÉRTEIS - A Salles D'Arcy, ganhou a conta da Clínica Perinatal de Laranjeiras, conhecida pelo seu Centro de Reprodução Humana, e seu núcleo de fertilização "in vitro". A conta será atendida pelo escritório da Salles, no Rio.
* ADIAMENTO - O Diretor de Criação da Millenn Comunicação, Alexandre Monteiro, informa que o Supermercados Guanabara decidiu adiar o lançamento da sua nova campanha tendo como tema o racionamento, para estender até o final do mês a campanha atual "A festa de preços baixos continua" (com o Nerson da Capetinga, interpretado pelo ator Pedro Bismarck). Diz Alexandre que a decisão foi tomada por causa do grande sucesso de vendas.
* MARKETING CINQUENTÃO - Posso estar redondamente enganado, mas não consigo deixar de acreditar que tem o dedo de Fernando Portela, vice-presidente de O Dia e espertíssimo profissional de marketing, por trás das ações de homenagem aos 50 anos do jornal O Dia, que estão pipocando pela cidade.
Esta quinta, a Telemar lançou um cartão telefônico em homenagem ao aniversário do jornal. Com tiragem de 200 mil unidades, o cartão tem impresso o símbolo do O Dia - o galo "Bom de Briga". Além disso, a escola de samba Estácio de Sá - que está na luta para voltar a fazer parte do grupo Especial em 2003 - também se aliou às homenagens, definindo esta semana que o seu samba-enredo para o Carnaval 2002 será "Nos Braços do Povo, Na Passarela do Samba...Cinqüenta Anos de O Dia".
* VOLTA AO LAR - Falando na Millenn, após um ano trabalhando na DraftWorldwide, o redator Johnny Soares recebeu o convite para retornar à agência, agora no cargo de Supervisor de Criação. De volta à agência, já começou a criar para clientes como Telemar, Novartis (Gerber e Lillo), Facilita, ATL, Supermercados Guanabara, entre outros. A Millenn foi a Agência de Promoção do Ano no Colunistas 1999 e Johnny foi um dos ganhadores do último Prêmio Colunistas e finalista no Festival de Nova York.
* MAIS UMA - Ingressou no quadro social da Abap-Rio a agência Diler & Associados, tradicional agência carioca dirigida por Diler Trindade.
* DE PATINS - A Ícone comunicação está comercializando cotas de patrocínio e participação da Disney on Ice, que se apresentará no Rio de Janeiro entre os dias 30 de agosto e 9 de setembro. Quem quiser maiores informações pode procurar a agência pelo telefone (21)3084-3171.
* LIBEROU GERAL? - Vocês já viram a promoção do JB, cujo anúncio da F/Nazca diz: "Falamos a verdade doa a quem doer. E damos um DVD assine a quem assinar." ? O que quer dizer "assine a quem assinar"? Será que o JB vai me dar um DVD assine eu o veículo que for?
* TERROR VIRTUAL - A praga do vírus Haptime - que se instala no micro da gente simplesmente pela exibição na nossa tela do e-mail infectado - está se espalhando como nunca vi antes. Esta semana recebi três press-releases infectados com o vírus. E de assessorias de imprensa sérias, que com certeza não fazem idéias de que estão com seus micros afetados.
Como consegui finalmente limpar meu micro da infecção do Haptime e agora configurei meus antivírus para checar meus e-mails antes que eles sejam exibidos (muita gente nem sabe que isso é possível), consegui me livrar a tempo da nova infecção, deletando as mensagens. Mas imagino que muitos outros jornalistas por aí vão acabar se contaminando e ajudando a espalhar o maldito entre amigos, colegas etc.
Segundo o que li sobre o VBS.Haptime.A@mm, no dia correspondente à soma do número 13 com o mês corrente, ele destrói uma enorme quantidade de arquivos do HD infectado, inutilizando o mesmo. Isso significa que, quem não perceber logo que está contaminado, no próximo dia 20 vai ter uma surpresa desagradável.
Quem quiser saber mais sobre o vírus, entre no Google (www.google.com) e faça a pesquisa com o nome dele: VBS.Haptime.A@mm. Já há vários textos explicando como ele age.
De verdade, caros leitores, protejam-se com urgência, atualizando seus antivírus, fazendo uma varredura para checar se seus HDs estão limpos e, a partir daí, configurando os antivírus para também varrer os novos e-mails e páginas de Internet que forem abertas.
* PELAS ASAS DA VARIG - A cobertura do festival de Cannes realizada pela Janela para o Monitor Mercantil e para o site Janela Publicitária teve o inestimável apoio da Varig.

CARTAS

Do redator Fábio Seidl, da agência Script:
Grande Marcio.
Parabéns por ter aberto - de novo - a discussão sobre Rio-SP.
Primeiro ficamos, pela primeira vez em anos, sem um representante em Cannes (e só a Janela chiou).
Agora, O CCSP não considerou bom o trabalho criativo das agencias do Rio. Somos, ha pelo menos uma década (e a década a mais promissora da propaganda brasileira) os maiores exportadores de talento criativo para São Paulo.
Nos últimos anos. o Rio aumentou, e muito, o volume de investimentos em publicidade no pais. Só o que não cresce é nosso prestígio. Talento e cacife a gente tem. Acho que precisamos de mais Janelas.
Um grande abraço,
Fábio Seidl