Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 14/DEZ/2001
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Natal já aumenta faturamento das contas de varejo no Rio
Com um investimento de R$ 1 milhão e 100 mil, a Campanha de Natal do Madureira Shopping, com o tema "Natal é Dez", entrou no ar com filme de 30", outdoor, rádio e folheteria, tudo criado pela Salles D'Arcy. Como, tal qual em 2000, os shoppings estão virtualmente impedidos de realizar sorteios, o Madureira partiu para um concurso de cunho cultural, sem a obrigatoriedade de compra., dando prêmios para os freqüentadores que formularem as melhores frases de até 15 palavras com o tema "O que você deseja para o mundo neste Natal".
Na rede de moda masculina Impecável, conta da Agência3, a estratégia foi o lançamento de um filme de Natal com o conceito "Se você não quer ficar de fora neste Natal, seja Impecável", tendo a participação da atriz Débora Secco, escolhida por sua grande aceitação junto ao público masculino e não rejeição do público feminino, segundo explica Luciana Vasconi, vice-presidente de atendimento da Agência3.
O comercial é parte integrante da nova estratégia da empresa, que mudou até de nome. A Impecável deixou de ser Maré Mansa, para atender à sugestão dos clientes, apontada em pesquisa de opinião.

F/Nazca-Rio manda recado para empresas de telefonia
Em anúncio de página inteira publicado este domingo no jornal O Globo, o escritório carioca da F/Nazca mandou um recado para as empresas de telefonia de que está à disposição para atender suas contas, agora que não cuida mais da Telemar. O anúncio mostra o telefone da agência antecedido por todos os códigos de operadoras com exceção do 31 da Telemar.
De quebra, pelo que entendemos, o anúncio deixa transparecer que a agência não pretende fechar o seu escritório no Rio, como houve gente do mercado que chegou a supor. A Janela tentou entrar em contato com a agência, mas tanto os diretores do Rio quanto de São Paulo não retornaram as ligações. Talvez porque não somos uma empresa de telefonia...

Grupo de Mídia seleciona onze estudantes para entrar no mercado
Onze estudantes de comunicação estão entrando no mercado através do Grupo de Mídia, que realizou concurso premiando com estágios em agências de propaganda do mercado carioca. Foram 129 candidatos, dos quais saíram 30 finalistas até chegar aos seguintes selecionados (com as agências nas quais estagiarão): Flávia Cilene Pinto - FACHA / 4º período (Salles D'Arcy), Leandro Gomes Cardoso - UFRJ / 6º período (Propeg), Luiz Henrique Nóbrega Barroso - ESTÁCIO / 6º (V&S), Marcelo Gottardi Soares - FACHA / 7º (Rebouças), Mariana Beildeck - PUC / 7º (Giovanni,FCB), Priscila Balloussier de Castro - UFRJ/6º (AdHoc), Renata Martins Coelho - PUC /5º (DPZ), Robson Félix de Almeida - VEIGA DE ALMEIDA / 6º (Ogilvy), Silvia Guimarães Silva - GAMA FILHO / 6º (Contemporânea), Tatiana Araújo de Abreu Viana - UFRJ/7º (Artplan) e Tiago Duarte da Fonseca - FACHA/6º (McCann).

O Globo premia 13 agências em seu concurso publicitário
Treze agências tiveram trabalhos selecionados pelo 5º Prêmio de Propaganda O Globo, entregue esta semana no Rio, em coquetel no Copacabana Palace bem mais modesto que nos anos anteriores, como exigem os novos tempos bicudos.
Como tem sido recorrente nos últimos anos em diversas premiações, a Salles D’Arcy saiu-se consagrada como a agência mais premiada, tendo conquistado 1 GP, 2 Ouros, 3 Pratas e 1 Bronze.
Pela ordem de prêmios, estas foram as demais agências destacadas pelo concurso: Script (1 GP, 1 Ouro, 1 Prata e 1 Bronze), Artplan (1 GP, 1 Ouro e 1 Prata), Calia Assumpção (1 GP), V&S (1 GP e 1 Bronze), DM9DDB (1 Ouro e 1 Bronze), Casa da Criação (1 Ouro), DPZ (1 Prata), Giovanni FCB (1 Prata), Carioca (2 Bronze), Contemporânea (1 Bronze), Grottera.com (1 Bronze) e Doctor (1 Bronze).
Os trabalhos premiados podem ser vistos no site www.infoglobo.com.br, seguindo-se o link da premiação.

MKTMIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:'
14/12, sexta-feira: Edir Batista (Diretor de Grupo de Contas da Giovanni FCB), Rosana Braem (Diretora de Arte da TV Globo - Div.propaganda);
16/12, domingo: Adolfo Rosenthal (Diretor da Up Rio), Valter Gonçalves Peixoto (Assistente de Produção da Dinâmica), Luciana Vasconi (Diretora de Atendimento da Agência3);
17/12, segunda-feira: Márcia Braga (Diretora de Operações da KMB-key Marketing Brasil), Alessandra Cordeiro (Assistente de Atendimento da Giovanni FCB);
18/12, terça-feira: Carlos Santos Paes (Diretor de RTVC da McCann Erickson), Nádia Rebouças (Diretora de Planejamento da Rebouças);
19/12, quarta-feira: Álvaro Magalhães, Carlos Negreiros, Denise Vieira da Conceição (Coordenadora de Mídia da Elan Garden);
20/12, quinta-feira: Marcos Silveira (Diretor de Criação da Doctor), Pedro Buarque (Diretor da Conspiração), Rodrigo Amado (Diretor de Planejamento da Script);
* CONCORRÊNCIA DO CÉSAR – A Prefeitura do Rio aceitou os recursos e reintegrou as 4 agências que haviam sido desqualificadas na fase de documentação da sua concorrência publicitária: Domanni, Ogilvy, Script e Tática. A próxima fase ocorre dia 18, com a abertura das propostas técnicas.
* SEIDL DEIXA SCRIPT - O redator Fábio Seidl, um dos criadores, na Script, do anúncio "Contraluz", vencedor do Grand Prix de Melhor Aproveitamento do Meio Jornal no Prêmio O Globo, está deixando a agência para estudar novas propostas do mercado.
* CARTAZ - A Doctor acaba de ser confirmada como a agência de comunicação da Clear Channel Adshel, líder mundial no fornecimento de mobiliário urbano e integrante do grupo Clear Channel, nomeado pela Revista Forbes em 2000 como a melhor companhia de mídia e publicidade do mundo. No Brasil, a Clear Channel está presente através de três divisões: mobiliário urbano, outdoor e entretenimento.
* SEÇÃO "REFORÇOS" – A Comunicação Carioca conta que está fechando 2001 com a contratação de 3 criadores: o Diretor de arte Fábio Rodrigues, ex AD-Hoc, para fazer dupla com Daniela Mora; o redator Rafael Genú, ex Artplan, para duplar com Marcelo Sartori; e, no núcleo Heineken, o diretor de arte Paulo André Lopes, vindo direto do Pratt Art Institute N.Y. Além deles, muda também a produção gráfica, com a entrada de Paulo César Martins, ex Doctor. Como se não bastasse, entrou na agência, como assistente de Atendimento do Grupo Heineken, a Flávia Rodrigues David, ex-Fiori Comunicação e ex-V&S.
* ALTO E BOM SOM - Léo Saramago, criativo da Zuêra foi o grande vencedor do e-festival IBM com a música Água Suja e Barulho, em votação feita pela Internet. A Zuêra aproveita para contar que fez a trilha do comercial da Pars, Promoção Auto Cad, criada pela Giovanni, FCB e produzida pela Armazém de Filmes, com direção de Jean Benoit.
* NO PICO DA ONDA – A FM O DIA (100,5Mhz), pertencente ao Grupo de Comunicação O DIA, está comemorando seu 4º aniversário recebendo a notícia de que superou a 98FM em relação ao número de ouvintes. Segundo a avaliação, realizada entre os meses de setembro a novembro/01, a FM O DIA atingiu a casa de 135.880 ouvintes por minuto, no horário das 05 às 24h, contra 131.496 da concorrente. Hoje, a FM O DIA detém 14% do share.
* DUPLOS SENTIDOS - A 100% lançou esta semana a campanha do Motel Blue Star, usando e abusando da irreverência com as promoções do Motel. "Natal é tempo de peru e saco" é o título do anúncio de jornal para a promoção natalina. "De 2º a 5º tem uma promoção do cacete" brinca com os preços especiais nos dias de semana e "Use a cabecinha e aproveite a promoção" fala do custo benefício da mesma promoção. As peças aparecerão em jornal, rádio e busdoor, com criação de Gustavo Bastos e Fábio Augusto.
* PROPAGANDA COOPERADA -
Está nascendo no Rio Grande do Sul, numa iniciativa do publicitário Luiz Alberto Martins Larréa, uma Cooperativa De Trabalho Dos Profissionais De Propaganda. O objetivo será oferecer acordos operacionais entre seus associados e veículos de comunicação, agências de propaganda, produtoras gráficas e eletrônicas, empresas de marketing e de promoções e entidades de ensino. Quem quiser conhecer o projeto, que pode ajudar bastante aos profissionais free-lancers, pode conseguir pelo e-mail btlarrea@ig.com.br ou pelo fone: (51)9108.4849 com o próprio Luiz Alberto.
* ANIVERSÁRIO – A Ação Propaganda comemorou este dia 11 o seu 1º aniversário, somando cerca de 25 contas, a maior parte delas no perfil de varejo de automóveis. Diz sua diretora Andréa Mattos que a Agência é hoje a maior anunciante no Caderno de Automóveis do jornal O Dia e está entre as maiores no jornal O Globo.
* INSEGURANÇA – A Janela se associa às manifestações de repúdio pela falta de segurança que estamos vivendo nas grandes cidades, pelo total despreparo das autoridades em combater o crime organizado. E estamos aqui torcendo para que o Washington Olivetto, publicitário do século apontado por pesquisa da Janela, retorne são e salvo para casa e para seus amigos.