Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 25/JAN/2002
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

100% completa fusão com JVA, que desaparece
A partir de 1º de fevereiro, a fusão da 100% com a JVA se consolida e as 2 se juntam definitivamente sob a marca 100%Propaganda, desaparecendo a marca JVA. A fusão começou desde o momento que a JVA teve que realizar cortes com a perda da conta dos supermercados Extra. Juan Vicente, da JVA, passa a ser diretor geral, Gustavo Bastos, da 100%, segue como diretor de criação e Fábio Augusto como diretor de arte.
A agência também está anunciando a chegada de um sócio investidor, o empresário Marcelo Jucá, dono da Promax (empresa que representa os principais fabricantes de embalagens e máquinas para a indústria cosmética e de laboratórios), que faz sua estréia no mercado publicitário. Jucá acumula passagens pela Ford Motors Co. norte-americana, Volkswagen do Brasil (Autolatina) e Banco Pactual. O objetivo das mudanças, segundo Gustavo Bastos, é ter uma agência "cada vez mais criativa, bem estruturada e preparada para 2002".
A 1ª contratação é Felipe Barbosa, que vem do marketing da Alpargatas para o atendimento da 100%Propaganda. A agência já está realizando contratações também na criação e pretende, até o fim da semana, anunciar 2 nomes do mercado carioca.
As mudanças coincidem com o aniversário da 100%Propaganda, que fará uma grande festa, depois do carnaval, para comemorar a fusão e 1 ano de agência. As novidades não param por aí. A agência vai lançar um portfólio com os melhores trabalhos desse 1º ano segundo o critério da criação e dos prêmios que a agência já acumulou, como o New York Festival, Prêmio O Globo, Prêmio Colunistas, Festival da ABP e Melhor do Rio, entre outros.
A 100%Propaganda ficou com as contas da Telelistas Brasil, AGO Mercedes-Benz, Warner Music, Jagger Audi, 1ª Vara da Infância e da Juventude, K Editores, Colégio e Faculdades Anglo Americano, Blue Star Motel, Rio Convention & Visitors Bureau, Music Plus e Copacabana Palace Hotel. Mês que vem a agência pretende divulgar mais novidades, dessa vez na carteira de clientes.

JB divulga hoje sua segunda agência
O diretor-presidente da JB Comercial, Jarbas Nogueira, pretende ter até o final desta tarde definido o nome da agência que atenderá a parte de comunicação para o trade do Jornal do Brasil. Na última semana, havia sido divulgada a entrada da Ogilvy na conta do JB, mas a Janela detectou que a agência ficará responsável apenas pela parte de comunicação com o leitor.
Outra novidade no Jornal do Brasil é a contratação de Marco Aurélio Vitale, ex-Folha e Diário de São Paulo, como Diretor de Marketing e Circulação.

Loducca leva o chá da Coca
O 1º grande lançamento da Coca-Cola para 2002, que ficou em sigilo absoluto até agora há pouco, é o Nestea, chá pronto para beber, que chega a todo o país entre fevereiro e maio, em 4 sabores — os tradicionais limão e pêssego (também nas versões light), que já são comercializados em 32 países, e os novos maracujá e tangerina, que foram regionalizados de acordo com o gosto do consumidor brasileiro. A novidade foi anunciada ontem pela manhã em coletiva de imprensa realizada no prédio da Coca-Cola, na Praia de Botafogo, no Rio, e apresentada pelo diretor de novos negócios da Coca, Hector Nuñez, e pelo diretor da divisão de alimentos e bebidas da Nestlé Brasil, Andrei Rakowitsch. O lançamento do chá faz parte da estratégia da Coca em diversificar o seu portfólio de produtos.
Para o lançamento do Nestea, inicialmente a empresa vai focar na degustação em supermercados e pontos de venda tradicionais, além de contar com material de suporte para a venda do produto em bares, restaurantes, supermercados, entre outros. Depois de analisar a reação dos consumidores, a Coca vai estrear no 2º semestre uma campanha publicitária, veiculada em várias mídias. A Janela conseguiu apurar que agência escolhida para atender a Nestea, que só seria anunciada oficialmente na semana que vem, foi a Loducca, do grupo Lowe, que concorreu com McCann Erickson, DPZ e Ogilvy. A verba prevista ainda não pode ser divulgada.
Sociedade
O associação do nome Nestea com a Nestlé não é mera coincidência. Leva as iniciais da Nestlé, já que o chá gelado chega através da BPW (Beverage Partners Worlwilde) - sociedade consolidada ano passado entre a Coca-Cola e Nestlé para atuar no segmento de cafés e chás prontos para beber. Segundo Hector Nuñez, não há previsão de lançamento dos cafés no Brasil. Apesar de cada uma das empresas deter 50%, a administração da marca no Brasil, inclusive a distribuição, ficará a cargo da Coca-Cola e a Nestlé vai ajudar e participar das pesquisas e do desenvolvimento do produto. Anteriormente a Nestlé tinha no varejo um chá gelado, que foi retirado do mercado para o lançamento do Nestea. Entretanto, Andrei Rakowitsch deixou claro que vai continuar com a linha de chá em pó nos sabores natural, limão e pêssego, "já que a parceria é só para líquido".
O Nestea, que usa o mesmo logotipo dos outros países, chega ao consumidor com o preço entre R$1 e R$1,20. A Coca-Cola promete lançar até o 1º semestre deste ano novas embalagens do produto, que tem como público-alvo jovens de 20 a 35 anos.
As empresas não quiseram revelar números, portanto, não foi anunciado qual o investimento feito até agora, nem a verba que ainda será utilizada para o Nestea. Segundo Hector Nuñez, a expectativa é que em 2 anos a marca Nestea impulsione a categoria de chás, alavancando o seu crescimento anual de 18% para 30%.

Produtoras cariocas mostram trabalho do trimestre
Cerca de 70 das principais agências de publicidade do Rio — selecionadas a partir do cadastro do CCRJ-Clube de Criação do Rio de Janeiro — estão recebendo esta semana o novo portfólio carioca de produção, uma fita VHS e um CD reunindo comerciais e fonogramas produzidos no último trimestre por 6 produtoras de filmes (TV Zero, Atmosfera, Mr. Magoo, Set TV Cine, Up Rio e Imagina) e 6 produtoras de som (Mr. Vox, Studio Hitz, Base Sonora, Zuêra, Vital Studio e Disco Voador), todas sediadas no Rio de Janeiro.
Esta edição do portfólio, cuja capa foi criada pela Casa da Criação, terá uma tiragem de 100 unidades, distribuídas prioritariamente para diretores de criação e de RTV. Agências que não estejam listadas ou anunciantes diretos que queiram receber o material podem submeter seu pedido à apreciação do CCRJ, através de seu diretor-executivo Igor Cunha, pelo email [email protected] ou pelos telefones (21) 2221-5859 e (21) 9305-5565.

Montanhas não vão a Maomé nem à DiretaCom
Esta semana, a edição on-line da Janela divulgou uma nota solicitada por Fabíola Borba, da DiretaCom, com o seguinte teor: "Se alguém souber onde Eduardo de Castro da Montanhas está, favor entrar em contato com urgência com a DiretaCom (2494-5934). Estamos com um trabalho urgente parado sob responsabilidade dele e ninguém consegue fazer contato".
Ontem, Fabíola nos contou que notícia do sujeito ela ainda não obteve, mas desde que a Janela divulgou a nota a agência recebeu vários telefonemas e e-mails de pessoas que tiveram problemas com ele. Uma delas pelo menos ajudou no mais importante para a DiretaCom: descobrir onde se encontrava o material que a agência estava procurando.
Ao que parece, está dado início a um mutirão de ajuda entre quem procura o Eduardo. Se você está neste caso, fale com a Fabíola que ela com certeza poderá lhe ajudar a se comunicar com os outros prejudicados.

Ícone enxuga para se ajustar a 2002
Segundo fonte revelou a Janela, a carioca Ícone Comunicação teria demitido este mês cerca de 5 dos seus 18 funcionários por conta da "perda de contas e concorrências". Procurado pela nossa redação, Murilo Continentino, diretor de atendimento, desmente a informação da perda de contas e afirma que foram apenas 3 cortes das áreas de atendimento, criação e serviços, ficando agora com um total de 10 profissionais. Murilo explica que as demissões ocorreram por força de "cortes normais de início de ano, época em que os negócios estão meio caídos".
Por outro lado, a agência está participando no momento de 2 concorrências, além de continuar trabalhando para a sua maior conta, a CEG. A parte comercial do cliente fica com a Ícone a parte de conversão - de gás canalizado para gás natural - está com a Rebouças. Murilo diz que "continua firme, correndo atrás e trabalhando normalmente".

Propeg faz mãos falarem para Wizard
O curso de inglês Wizard está lançando seu novo filme criado pela Propeg e produzido pela Yes. Sob o título 'Mãos', o comercial mostra 8 personagens feitos com movimentos das mãos cantando "He’s got the whole world" para mostrar que sabendo falar inglês "você tem o mundo em suas mãos". O institucional, de 30", estreou ontem e fica no ar durante um ano em todo o país, veiculado nas principais emissoras de canal aberto. Os bonecos foram criados pela OBA, Oficina de Bonecos Animados, e o filme tem criação de André Havt e direção de criação de Ercílio Tranjan.

Rebouças ensina shoppings a planejar mídia
Os 10 shoppings centers que a EGEC-Empresa Gerenciadora de Empreendimentos Comercias administra através do país vão ganhar um guia criado pela agência carioca Rebouças & Associados para estabelecer critérios claros e adequados para que cada shopping e suas respectivas agências desenvolvam seus planejamentos de mídia. O trabalho, baseado numa análise dos planos de mídia executados no ano passado, está sendo coordenado pelo diretor-sócio da Rebouças, Antônio Jorge Pinheiro, que já foi mais de uma vez presidente do Grupo de Mídia do Rio de Janeiro.
Ainda dentro da iniciativa de Marcelo Araripe, diretor de marketing da EGEC, Antônio Jorge, além de preparar o guia, que estará pronto no final de fevereiro, vai ministrar aulas sobre Mídia para as equipes dos diversos shoppings, ensinando as ferramentas que os ajudem a elaborar seus próximos planejamentos.

DPZ quer associar Telesp Celular à praia de paulista
A DPZ estréia hoje, na Rede Globo, MTV e canais da Globosat, o novo filme para a Telesp Celular. Sob o título 'Blue Summer', o esforço dá continuidade ao tema 'Blue Moon', e ressalta a cor azul, associando à logomarca do cliente. Desta vez o ambiente é praia e sol, com trilha sonora 'Blue Moon' do grupo The Marcels. A idéia é levar o telespectador ao glamour dos verões dos anos 50 e mostrar que a Telesp Celular está presente na vida das pessoas que vão passar o verão no litoral. O filme de 45", dirigido por Jeff Chies, mostra o globo azul voando sobre imagens em preto e branco, gravadas em São Vicente e Guarujá. A campanha também conta com spot de rádio de 30'', que será veiculado na Rádio Pan AM, CNN e Globo AM, além de material de ponto de venda. A criação é de Frederico Sartorello e Tomas Almeida, com direção de criação de Francesc Petit e Carlos Silvério.

Unilever penteia baianos para divulgar Seda
Com investimentos de R$ 500 mil, a linhs para cabelos Seda, da Unilever, vai patrocinar mais uma vez o Festival de Verão/2002 em Salvador, que acontece entre os dias 31de janeiro a 3 de fevereiro. A marca divulgará no evento o seu mais recente lançamento, a linha SedaVerão Intenso, com produtos específicos para o cuidado dos cabelos durante o verão.
A novidade é que a Seda terá um camarim, onde montará um salão de beleza com 8 cabeleireiros que vão fazer penteados rápidos, durante o Festival, utilizando o creme para pentear Seda Verão Intenso. A idéia é oferecer um serviço de graça, preparando os cabelos das mulheres para o festival e, ao mesmo tempo, apresentar a elas a nova linha da Seda para o verão. As pessoas poderão acompanhar tudo o que acontecer no camarim através de um telão externo. A empresa espera superar o número de 800 pessoas penteadas, conseguido no festival ano passado. Amostras grátis e ventarolas também serão distribuídas ao consumidor. Além disso, a Seda terá um camarote, no qual deve circular 500 pessoas, entre clientes, consumidores e artistas.
A campanha de divulgação da linha Seda Verão Intenso, que teve início em novembro de 2001 e segue até o final deste mês, inclui mídia nacional nas principais emissoras do país e totalizou um investimento de R$4,5 milhões.

MKTMIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ -
A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:
25/01, sexta-feira: Jacob Steinberg (Diretor Presidente da Servenco), Marcello Almeida (Ex-Diretor da Pixel), Rafael Genu (Redator da Artplan), Sérgio Schmid (Diretor de Criação da Twister);
26/01, sábado: Andrea Gomes de Mattos (Diretora de Atendimento da Ação), Luiz Nogueira (Diretor de Criação da McCann Erickson), Agenilson Santos (Diretor de Mídia da Carioca), Sávio Paixão (Redator da Agência3);
27/01, domingo: Armando Ferrentini (Diretor Presidente da Editora Referência), Luiz Fernando Novaes (Diretor de Mídia da DPZ), Tereza Cristina Miranda (Supervisora de Varejo da Casa da Criação), André Lima (Redator da Giovanni FCB);
28/01, segunda-feira: Carlos Augusto Montenegro (Diretor Executivo da Ibope), Paulo Henrique (Supervisor de Atendimento da Luz), Antônio Mandim Pereira (Diretor da Up Rio);
29/01, terça-feira: André Araujo (Eventos Especiais da Coca-Cola Refrescos), Ana Paula Souza (Supervisora da McCann Erickson);
30/01, quarta-feira: José Dias;
31/01, quinta-feira: Aías Lopes (Diretor Presidente da Sind.Agências do Rio), Hélio do Val (Coordenador de Marketing da Promarket), Ronaldo Uzeda (Diretor/Presidente da Tec Cine), Angelina das Virgens (Diretora de Mídia da Criativa), Eliane Ornellas (Supervisora de Contas da Fischer América Rio);
* COLUNISTAS - A Abracomp lança na próxima semana a 35ª edição do Prêmio Colunistas.

Reforços Da Semana
FALLON
- O escritório brasileiro da agência, que ainda não começou a operar, contratou Margareth Goulart como gerente de atendimento. Margareth acumula passagens pela Talent e J.W.Thompson. Já Yara Hermeto, ex-Talent e Holding Totalcom, será a diretora administrativo-financeiro. A Fallon é uma associação entre a norte americana Fallon PMA e os sócios brasileiros Roberta di Pace (ex-Talent) e os diretores de criação Eugênio Mohallen e Marcelo Aragão (ex-Almap BBDO).
FISCHER AMÉRICA RIO - Fabiano Pinheiro, ex-Dia Design, é o mais novo diretor de arte da agência. A medida faz parte de uma ampliação da área de design da Fischer, que promete mais uma contratação na semana que vem. Já a design Ludmila Lacerda deixou a Fischer para encarar novos desafios na Indústria Nacional de Design. Ludmila também tem passagem pela Doctor.
GIOVANNI FCB - O escritório carioca da agência está anunciando a contratação de Mônica Rodrigues, ex-marketing de Telemar. Assume o cargo de executiva de conta para o grupo de atendimento que cuida dos clientes CCAA, Sendas e Disney Buena Vista.
DM9DDB - Fernanda Romano será responsável pela área de Internet da agência. Está deixando a diretoria de conteúdo do portal e provedor iBest, cujo cargo será substituído por Marco Chiaretti, que acumula passagens pelo Uol, Abril, Starmedia, entre outros. Fernanda, que já atuou na Carillo Pastore, Parlo.com e Tanto faz.net, começa na DM9DDB no final de janeiro.
MEGA DIGITAL - A produtora contratou Gilvana Viana para integrar a equipe de prospecção de clientes, junto a agências de publicidade e produtoras de cinema. Chega para reforçar a equipe de Lais Dias. A publicitária já atuou como coordenadora de produção da Cubo Filmes, e foi responsável pelo atendimento interno da Zohar Cinema e da Film Planet.
PONTO DE CRIAÇÃO - Contratou para a gerência de negócios Marina Donat König, que vai atender a conta da Kraft Foods do Brasil, com os produtos Tang Plus, Fresh, Animalocos, Trakinas e Iracema. A profissional já atuou como gerente de marketing da Assist Telefonica e gerente de contas da Art Company e DPTO.
CALIA ASSUMPÇÃO - Fernando Botelho, que ocupava o cargo de diretor de contas, passar a ser o novo diretor geral de atendimento da agência. Terá sob sua responsabilidade uma equipe de 6 profissionais e se reportará diretamente ao diretor-presidente da empresa, Ronald Assumpção.
UPPER - Contratou o publicitário Manolo Quadros (ex-RBA) para a diretoria de arte da agência gaúcha. Chega para reforçar a área de criação, que é formada por Marcelo Pires, Cado Bottega e Luiz Henrique Rosa. Manolo já teve alguns jobs premiados, entre eles Prêmio Archive no ano de 2000, com o cliente Luz da Lua.
Daniel JapaV&S - Num esforço para a implantação de uma nova arquitetura para a criação, a agência está contratando Daniel Japa (foto) para integrar a equipe comandada por Paulo Castro. O criativo, ex-Giovanni FCB, vai fazer dupla com o diretor de arte Fábio Onofre. Japa acumula prêmios como Ouro em Nova York, 2 peças finalistas em Cannes, Londres e Fiap, além de trabalhos vencedores no Colunistas, ABP e melhor do Rio.