Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 01/FEV/2002
Marcio Ehrlich

 

NBS leva Brandão e Lima para o escritório do Rio

Cariocas e paulistas da NBS: André Lima, Pedro Feyer, José Blanco, Jurandir Craveiro e Antonino Brandão
Antonino Brandão, ex-Propeg, será o Diretor de Atendimento, e André Lima, ex-Giovanni, o Diretor de Criação, do escritório carioca da NBS (uma sigla que, não oficialmente, significa "No Bull Shit", ou "sem bobagens"), a agência do grupo Interamericana que Pedro Feyer está abrindo com Jurandir Craveiro e José Blanco para atender, inicialmente, a conta da Telemar Celular. Na composição acionária, a Rede Interamericana é majoritária na NBS e o restante das ações é dividido igualmente entre os 3 sócios.
A equipe no Rio está sendo montada, mas André Lima adiantou à Janela que está procurando um diretor de arte para ser seu dupla e mais uma dupla Senior. Na mídia, já entrou Lilian June, que atuava no escritório carioca da F/Nazca, fechado ano passado. E no atendimento, Gabriela Ribeiro é quem vai reforçar a equipe de atendimento da Oi (Telemar Celular), comandada por Brandão. Gabriela atuava na DPZ, onde atendia as contas Kuat e Coca-Cola Light.

Fischer compra CaliaAssumpção, que mantém o nome
Confirmando os comentários que já circulavam pelo mercado, Eduardo Fischer reuniu a imprensa especializada esta quarta-feira em São Paulo para oficializar a compra, pelo Grupo Total, da agência CaliaAssumpção, dos publicitários Clóvis Calia e Ronald Assumpção. Assim como o grupo mantém outras agências -- a UPGrade é uma delas -- a CaliaAssumpção não perde o seu nome, mantendo uma operação independente da Fischer América, principal agência pertencente à Total. No Rio, inclusive, onde a CaliaAssumpção acaba de comprar a agência Commente, continuarão separados os novos escritórios desta agência em Ipanema dos que a Fischer América ocupa na Praia do Flamengo.
60 ANOS
Um dos primeiros trabalhos a ser assinados pela CaliaAssumpção-Rio, já como membro do Grupo Total, segundo Marcelo Mendes, diretor de criação da agência, será a campanha para comemorar os 60 anos da Coca-Cola no Brasil, a ser completados no dia 18 de abril. No início de fevereiro a agência estará apresentando ao cliente 3 linhas de campanha. Marcelo adiantou que o conceito da 1ª é mostrar o balanço social da Coca, no que se refere ao impacto que a empresa tem sob a sociedade brasileira, com a geração de cerca de 1 milhão de empregos no país. Já a 2ª campanha quer mostrar "dois Brasis", o Brasil visto pela Coca e como a Coca vê o Brasil. O conceito da 3a linha de campanha ainda não pode ser anunciado.
Segundo Marcelo, o planejamento de mídia ainda não foi definido, mas o foco inicial será em mídia impressa e com certeza contará com página seqüencial na Veja e nas principais revistas e jornais do país. A agência está toda envolvida no job, que será supervisionado pela dupla criativa Bernardo Walckiers e Mavi Soares.

Rio Ka se une a Plural Marketing
As agências cariocas assinaram esta Quinta-feira contrato de fusão de suas operações. A nova agência por enquanto vai se chamar Rio Ka, mas, segundo o diretor Kaká Alvarez, "está sendo estudando um novo nome para batizar essa nova empresa". O motivo da fusão é a aproximação pessoal entre os sócios e pelo fato das empresas se complementarem. "A Plural tem um comercial forte e nós uma estrutura de agência maior", explica à Janela Kaká. A divisão de cargos ainda não está definida, mas a equipe de José Carlos Müller, sócio majoritário da Plural, vai cuidar do atendimento, planejamento e novos negócios, enquanto o pessoal da Rio Ka fica com a criação, produção gráfica e mídia.
Com a fusão, as contas da Plural foram incorporadas a carteira de clientes da Rio Ka, como a conta regional leste do Mc Donald's na área de promoções e merchandising, a conta do Vot Hospital, a concessionária BSN Honda e o Caesar Park, de Ipanema.
A Rio Ka, por sua vez, ganhou recentemente duas novas contas. A primeira é da rede Tico Tica Bum, que possui 12 lojas no Rio, voltadas para crianças. O cliente, que era da Estratégica, tem uma verba de R$600 mil para o ano de 2002. A campanha de estréia, que já está no ar e na mídia impressa, segue até março. Sob o título 'Super Verão Tico', as peças convidam os consumidores a comprarem na Tico e com isso ganharem um ingresso para o parque aquático Rio Water Planet. A outra conta nova é da empresa de varejo de ar-condicionado Jap, que também já tem peças veiculadas em jornais e revistas.

Twister passa a produzir comerciais
A Twister, de animação digital, passa a atuar na área de produção de comerciais. Chega para a direção Ana Sardinha, de São Paulo, que já tinha dirigido para a Twister o clip do grupo paranaense Manimais, e para a direção de televisão Ignácio Coqueiro.
Com a mudança, Zeca Magalhães, que era do atendimento comercial, está assumindo a direção geral de atendimento, passando a contar também para o atendimento em São Paulo com Claudia Cruz, ex JX Plural.

Net mostra no Brasil o que americano recusou
Está cada vez mais difícil assistir os canais de seriados da Net. A enorme defasagem em relação à exibição original está sendo agravada pela falta de alternativas de substituição de séries que já saíram do ar nos Estados Unidos.
A Warner Channel ainda exibe longa-metragens, mas a Sony fica reprisando estas séries à exaustão e ainda por cima as vendendo como novidade em chamadas intermináveis.
Da "nova temporada" da Sony, por exemplo, já não estão mais sendo produzidas (em boa hora, aliás) as séries "Bob Patterson" (ABC), "Men, Women & Dogs" (WB), "The Ellen Show" (CBS) e "What About Joan" (ABC). E da Warner, "Dead Last" (WB), "La Femme Nikita" (USA) e "Thieves" (ABC).
Será que a audiência continua prestigiando essas emissoras?

Publicis coloca de novo preservativo na mídia
A Publicis.Norton do Rio acabou de reconquistar a conta da Bemfam, ONG que comercializa o Preservativo Prosex, que deixou de fazer parte da sua carteira de clientes em dezembro de 2000, com o vencimento do contrato.
A empresa entrou em concorrência, a Publicis participou e acabou levando a conta do cliente mais uma vez. Gustavo Tirre, diretor de criação da agência, disse à Janela que a 1ª campanha será lançada em março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado dia 8. A verba destinada a publicidade é de R$500 mil. A conta voltará a ser atendida por Aline Sales.

Lowe lança campanha para consolidar marca da Renault
Estréia dia 3 de fevereiro campanha criada pela Lowe para a Renault. O esforço terá veiculação nacional em TV, com filme de 45'' e 30'' produzido pela Conspiração, anúncios nas principais revistas de interesse geral e dirigidas ao setor automotivo, com um seqüencial de oito páginas na revista Veja, além de spot de rádio.
O conceito é consolidar a imagem da marca de "criadora de automóveis". Sob o título 'Renault no Brasil', o filme traz cenas fluindo de uma para outra a partir do logotipo da marca que funciona como elo, aparecendo de maneira inusitada em cada situação. A criação é de Carlos Coelho, Luis Christello, Andreia Barion e Isabella Paulelli, com direção de criação de Carlos Coelho e Luis Christello.

Jomar nomeia VPs regionais para ALAP
A ALAP - Associação Latino Americana de Agências de Publicidade, por intermédio do seu novo presidente, Jomar Pereira da Silva Roscoe, está criando representantes regionais e nomeando vice-presidentes desses capítulos locais, com o objetivo de desenvolver a entidade, criando novos sócios, fazendo promoções em conjunto e até ampliando a entidade a nível internacional. Segundo Jomar, "funcionarão como verdadeiros embaixadores da associação".
A iniciativa faz parte de um programa de desenvolvimento planejado em sintonia com o secretário geral, João Firme e, o presidente internacional, Luiz Coronel, estando previsto um forte crescimento do número de filiadas no Brasil e no exterior, hoje com mais de 230 agências associadas.
Os novos vice-presidentes regionais, pertencentes as agências filiadas da ALAP, são Edgard Melo (ASA- Minas Gerais); Edmar Costa (Oana- Amazonas); Agnelo Pacheco (Agnelo Pacheco Criação- São Paulo); Gustavo Cid ( MDE Marketing- Mato Grosso); Ricardo Pereira ( R&A Comunicação- Brasília); Oswaldo Mendes Filho (Mendes Publicidade- Pará); Cândido Gomes Neto (Vende Publicidade- Piauí); Alfrizio Melo ( Italo Bianchi Associados- Pernambuco); Francisco Bueno (Multi Comunicação- Espírito Santo) e José Dionísio Rodrigues (Opus - Paraná). A nomeação deve acontecer em meados de fevereiro, após o carnaval.

Activa abandona low-profile para comemorar contas
A carioca Activa Publicidade, que completa 15 anos, está anunciando a conquista de 3 novos clientes:, o Centro Universitário Celso Lisboa, os Colchões Ortobom e o Parque dos Tecidos. Somados, eles têm uma verba prevista de R$ 1,5 milhão.
Segundo o diretor da agência, Edson Pereira, revelou a Janela, a previsão é que a chegada das novas contas aumente o faturamento em 40%. Para este ano, Edson pretende alcançar um faturamento de R$ 6 milhões, superando o do ano passado, que ficou em R$ 4,9 milhões.
O 1º job para o Centro Universitário Celso Lisboa será lançado a partir de março, através de mídia impressa, mala direta e Intranet, com o objetivo de reposicionar a marca no mercado. Para os Colchões Ortobom a agência vai trabalhar para mudar a imagem dos produtos do cliente e terá anúncios em mídia impressa. Já o Parque dos Tecidos contará com mídia impressa e filme para TV a partir do 2º semestre.

MKTMIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ -
A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:'
01/02, sexta-feira: Fredy Nabhan, Luís Antônio Ribeiro Pinto (Diretor Comercial da Promocine), Nélson Coelho (Diretor de Operações da GCO Design);
02/02, sábado: Eduardo Regal;
03/02, domingo: Mônica Siqueira (Produtora da Zohar);
04/02, segunda-feira: Helena Lopes (Diretora de Criação da Tática), Théo de Castro Drummond (Diretor da Agência3), Adriana Souza (Supervisora de Contas da V&S), Marcilius Silveira (Diretor de Arte da Casa da Criação), Vitor Garcia (Diretor de Arte da J.Walter Thompson), Henrique Boechat (Diretor de Produção da V7);
05/02, terça-feira: Paulo Lomba, Sérgio Amado (Diretor Presidente da Ogilvy), Marylena Rosetti (Diretora de Mídia da McCann Erickson), Tina Leitão (Diretora de Atendimento da XL), Marcelo Hargreaves (Diretor de Arte da ID&A);
06/02, quarta-feira: Antônio Mario, Fernanda Mendonça (Assistente de Marketing da IBM), Inês Barbosa da Silva (Diretora de Comerciais), Marcelo Giannini (Diretor de Criação da G/staff), Márcio Juniot (Redator da Leo Burnett);
07/02, quinta-feira: Heliane Antonello, Cláudia Lefebvre (Executiva de Conta da J.Walter Thompson);
* PRESENÇA NA PETROBRAS - Em conversa com Ronaldo Conde, V.P. de atendimento do escritório carioca da Propeg, a Janela apurou que a conta da Petrobras, que já fazia parte da carteira de clientes, será ampliada, já que a "agência passa a atender as operações da Petrobras na Argentina e na Bolívia". Por conta da novidade, Ronaldo irá contratar 3 profissionais de atendimento para o Rio, Argentina e Bolívia.
* MCCANN ALINHA - Perguntado pela Janela, Erli Rodrigues, diretor regional da American Airlines para a América Latina, explica que a conta, anteriormente atendida pela DM9DDB, passa a ser da McCann São Paulo por força de um alinhamento global. Assim, a McCann Erickson passa a atender o cliente mundialmente, por conta de decisão da matriz. O pessoal da agência não quis falar a respeito, pois "estão aguardando instruções do cliente".
* GROTTERA.COM LEVA CCBB - A agência acaba de conquistar as contas das unidades do Centro Cultural Banco do Brasil do Rio, que existe há 10 anos, e de Brasília, que tem 1 ano e meio. A conta total tem uma verba estimada em R$ 2,5 milhões. A Grottera já atendia a unidade de São Paulo desde o ano passado. Segundo a assessoria, não há previsão de quando serão lançadas as primeiras peças dos novos clientes.
* IMOBILIÁRIO - O fotógrafo Clício Barroso está procurando novo estúdio em São Paulo. Segundo ele, que seja de tamanho médio e bem localizado. Quem souber de alguma dica, mande e-mail para [email protected]
* VOLTA ÀS TECLAS - Sérgio Rego Monteiro foi convidado e aceitou voltar a escrever uma coluna sobre marketing no Jornal do Brasil.
* CR&R JANTA STEAKHOUSE - A agência carioca conquistou a conta da U.S.Prime e lança em fevereiro a 1ª campanha do novo cliente. A steakhouse, com um pouco menos de 1 ano de vida e presente apenas no Rio, quer fortalecer a marca e concorrer com o seu maior rival, o Outback. Campana, sócio-diretor da agência, disse que o conceito é divulgar os atrativos do cliente, como música ao vivo, happy hour e cartão de fidelidade. A verba ainda não foi definida.
* SEIS PELA AOL - Desde o último dia 29, e por uma semana, Miami está sendo a Meca de executivos e criativos de seis agências brasileiras. Serão lá as apresentações das concorrentes à conta da America Online para o Brasil, Argentina, Porto Rico e México: as agências Artplan, DM9DDB, Grey, J.W.Thompson, Leo Burnett e TBWA. A F/Nazca, que foi convidada a participar, declinou do convite.

Reforços da Semana
100%
- Contratou no Rio o redator Guilherme Avzaradel, ex-Contemporânea, e o diretor de arte Marco Martins, ex-Doctor. A dupla criativa, que já trabalhou na Doctor, acumula prêmios como Apple, ESPM, Colunistas, Prêmio O Globo e Melhor do Rio. Chegam também para reforçar a agência Francisco B. Linhares, redator júnior, e Rodrigo "Judá", assistente de arte.
ACTIVA - Está investindo em 2 recém-formados. Diogo Amálio Doce veio da ESPM e será assistente de criação da agência. Para o cargo de assistente de mídia foi contratada Fernanda Nunes Corrêa. Fernanda é formada pela ETEC e já foi premiada em concurso promovido pela Escola, recebendo destaque pelo job desenvolvido em mídia.
BULLET - Contratou Katia Bivanco para a diretoria de atendimento e Alexandre Paiva para a diretoria de planejamento da agência.
CARILLO PASTORE EURO RSCG - Contratou em São Paulo o redator Erick Rosa. O criativo começou a carreira como estagiário na Giovanni FCB, de onde acaba de sair.
CARIOCA - Promoveu a redatora Daniela Moura, que passa a ser supervisora de criação.
CASA DA CRIAÇÃO - Contratou a diretora de arte Adriana Mello para reforçar a equipe criativa. Adriana trabalhou nos EUA na agência The Brownstein Group com clientes como Microsoft e Avecia e na Monarch Consulting Group. Semana que vem a agência vai anunciar um novo nome para o cargo de redator.
COMPETENCE - A criativa Renata Leiria volta à agência gaúcha depois de atuar na W/Portugal, Paim e Escala.
GIOVANNI-RIO - A dupla criativa Sérgio Lobo, diretor de arte, e Aline Arantes, redatora, está saindo da Script à convite do escritório carioca da Giovanni. Começará na agência depois do carnaval. O nome da nova dupla da Script deve ser anunciado em breve.
INTERNAD - A agência carioca contratou reforços para atender a conta do Governo do Estado do RJ. Um deles é Almir Godoi, que já atuou na MPM-Rio e se especializou em política, tendo trabalhado no Matogrosso para o Zeca do PT. O outro é Roberto Araújo, ex-Young & Rubicam, que será assistente de atendimento. A agência também promoveu Daniela Mota, que era júnior e chega ao cargo de diretora de arte. Com o investimento, a Internad passa a ter 4 duplas.
J. WALTER THOMPSON-SP - A artista plástica Claudia Oliva é a mais nova diretora de arte da agência. Chega para reforçar a equipe do diretor de criação de merchandising André Bessell.
LAGE´MAGY - Paulo Asano volta para a agência, depois de 1 ano e meio atuando na Soluziona Serviços Internet. Será diretor de arte e fará parte da equipe de Magy Imoberdorf e Zezé Brandão. Asano já foi finalista no One Show Interactive e no New York Festival de 2001.
MASTER-SP - Contratou o redator Fábio Pinheiro, ex-Eugênio MFL e Salles. O criativo substitui Dan Zecchinelli, que saiu da agência para atuar na Thompson-Rio. Fará dupla com o diretor de arte Paulo Pereira.
CARILLO PASTORE - A agência paulista reforça a criação com a chegada do redator Rafael Mattioli, ex-W/Brasil e Lew Lara.
NATIONWIDE MARÍTIMA - Sérgio Coelho é o novo diretor de marketing da seguradora de vida e previdência. Já atuou na Globo.com e no atendimento da J.Walter Thompson e da Casa da Criação.
PROPEG RIO - Julieta Barroso Monteiro é a nova V.P. de atendimento para a conta da Telemar. Julieta acumula passagens pela J.Walter Thompson, DPZ e McCann Erickson.
PUBLICIS.NORTON-Rio - Contratou Fernanda Siqueira, ex-McCann Rio, para atender a conta da L'Oréal, em conjunto com Patrícia Pimenta. Ambas terão a supervisão do diretor de atendimento Alberto Cabaleiro.
SALLES D'ARCY-SP - Sérgio Valente reforça a equipe de criação com 2 contratações. O diretor de criação traz a redatora Diana Kurpjuweit e o diretor de arte Fabio Astolpho. Diana, ex-Mad Publicidade, acumula passagens pela Salles, AlmapBBDO e DM9DDB. Astolpho está deixando a QG Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio.
ST ART - Maria Aparecida de Lima chega para ocupar o cargo de coordenadora de mídia, na equipe de Maria Rosa Barcellos. A profissional tem passagens pela Almap e J.W. Thompson
TBWA/CÁPSULA - A agência paulista acaba de passar por uma mudança. À convite do presidente Átila Francucci, João Fernando Vassão, ex- Lowe Lintas & Partners, chega a agência para assumir a vice-presidência de planejamento e operações. Vassão atua há 15 anos no mercado publicitário e tem passagens pela DM9, SMP&B, Lowe Lintas e Lew Lara. Em 1999, recebeu o Prêmio Caboré de Melhor Profissional de Atendimento e Planejamento.
YOUNG & RUBICAM - André Paes e Barros aceitou o convite para atuar na unidade da agência da holding WPP em Miami, a partir de março. Em dezembro, Barros deixou o atendimento da J.W. Thompson para fazer parte da NBS, mas resolveu trocar de agência mais uma vez.