Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 15/MAR/2002
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Colunistas vai divulgar indicados aos GPs
A Abracomp vai revelar ao público este ano, antes da votação dos jurados, as empresas e profissionais indicados aos Grandes Prêmios de Agência do Ano, Publicitário do Ano, Profissional do Ano, Anunciante do Ano e Veículo do Ano. Os 4 indicados de cada categoria serão selecionados a partir das indicações do próprio mercado publicitário, através de um formulário disponível no site da premiação, em www.colunistas.com.
O Prêmio Colunistas sempre aceitou que empresas ou profissionais interessados em disputar os Grandes Prêmios apresentassem as suas candidaturas ou fossem indicadas por terceiros. O objetivo do prêmio, agora, é tornar este processo mais aberto, dando reconhecimento público a quem se destacou na publicidade brasileira no último ano, além de permitir que os indicados — ou pessoas interessadas nas indicações — forneçam ao júri mais informações para facilitar a escolha final.

Faveco sai e Abap-Brasil deve contratar novo presidente
O presidente-executivo da Abap-Brasil, Flávio "Faveco" Corrêa oficializa esta manhã de sexta-feira, durante a reunião nacional da entidade que ocorre no Costão do Santinho, em Florianópolis, o seu pedido de demissão do cargo para assumir uma função na área comercial do SBT-Sistema Brasileiro de Televisão.
A notícia, que começou a correr ainda ontem, pegou o presidente da Abap-Rio, Caio Cezar Valli, e o vice-presidente da Abap-Brasil, Valdir Siqueira, de surpresa, quando a Janela os localizou em seus taxis a caminho do Santinho. Ainda assim, Siqueira, que está presidindo o encontro devido à ausência do presidente Sérgio Amado, adiantou à Janela que apesar de lamentar muito a saída de Faveco, isso não mudará os planos da entidade de ter um presidente-executivo contratado. Durante a reunião, novos nomes já começarão a ser levantados para ocupar o cargo.

GAP-Rio promete realizar projetos mesmo sem apoio formal da classe
Apesar de menos de 10 profissionais terem comparecido à reunião convocada pelo Grupo de Atendimento e Planejamento do Rio, na última segunda-feira, para aprovar os projetos que a diretoria da entidade (também incompleta na reunião) estaria propondo para implantar este ano, o presidente do GAP, Marcio Borges, garante que vai tocar as idéias adiante.
O projeto que a nova diretoria pretende lançar em primeiro lugar é o "Intervalo GAP", no qual profissionais que se relacionam com o atendimento darão seus pontos de vista sobre o que a área poderia aprimorar. Acontecerão 3 debates no período de 1 mês, sendo o 1º com criação e mídia, o 2º com os clientes e associações de classe e o último com o próprio atendimento. O objetivo é, a partir dessa identificação, criar cursos para desenvolver os pontos fracos da área.
Outra iniciativa é passar a publicar, no site do GAP, um resumo diário das notícias provenientes dos outros sites especializados em publicidade. O site também promoverá um chat mensal para discutir temas específicos.
Finalmente, o GAP-RJ está agendando uma programação de almoços com notáveis a cada trimestre, para integrar os profissionais das agências e, ao mesmo tempo, aprimorar o conhecimento através de palestras com assuntos pertinentes ao segmento. Segundo Marcio Borges, os convidados para agregar valor aos encontros serão "de economistas a publicitários".

G/Staff empacota menores para angariar fundos
Para incentivar as doações, a nova campanha da Cruzada do Menor, criada pela G/Staff, compara pessoas com produtos em promoção, mostrando que para ajudar a quem precisa não é necessário muito dinheiro. Nos anúncios, as fotos de crianças, adolescentes e idosos, vêm embaladas em saco plástico, como produtos num supermercado. Um adesivo faz alusão a promoção. Na foto de uma menina, a promoção diz: "De: Me dá um troco aí!. Por: Adorei a escola.", indicando que a doação para a Cruzada pode tirar uma criança da rua e colocá-la em sala de aula. Na foto do menino, traz a frase: "Cuido do seu carro. Por: A aula foi legal".
A campanha teve apoio de vários fornecedores e veículos e a participação especial do ator Milton Gonçalves, na locução do spot (produzido pela Mr. Vox) e do filme - feito pela Tec-Cine, sob a direção de Felipe Joffily. As peças serão veiculadas, a partir da semana que vem, em revistas das editoras Abril, Globo, Revista Simples e About, além de outdoors e mobiliário urbano e rádios do Sistema Globo de Rádio e Sistema O Dia de Rádio. A criação é de Marcelo Giannini e Marcos Bassini, com direção de criação de Marcelo Giannini. A fotografia é de Alexandre Salgado.

Contemporânea ajuda Firjan contra analfabetismo
Com o conceito 'Mais importante que construir fábricas é construir brasileiros', a Contemporânea estréia dia 18, durante o Jornal Nacional, filme para divulgar o Projeto transFORMAR, lançado em 1999, pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), para erradicar o analfabetismo. Essa é a 1ª campanha feita para o projeto que irá divulgar os resultados obtidos durante os primeiros 2 anos.
Sob o título 'Rostos', o filme de 60" utiliza um efeito especial, desenvolvido pela produtora CaradeCão, sob a direção de Juarez Precioso. Durante os primeiros segundos, não é possível ver o rosto dos jovens e aos poucos a imagem vai se definindo, para associar ao efeito que o projeto tem: transFORMAR os jovens.
A criação do filme, assim como a locução, é de Mauro Matos, sócio da Contemporânea. A direção de criação é de Mauro Matos e José Guilherme Vereza. A produtora responsável pelo som é a Magic Chorus. A aprovação por parte do cliente foi de Francisco Eduardo de Almeida Magalhães e José Zimbres.

Criadores querem voltar a Búzios
Está para nascer, com a chancela do CCRJ-Clube de Criação do Rio de Janeiro, o Festival Melhor do Rio em Búzios. Com a previsão de acontecer em agosto, por 2 ou 3 dias, e com as mesmas regras do Melhor do Rio, a entidade pretende reunir em um único evento não só o exibição do material finalista para concorrer aos Grand Prix pelo júri e pelo voto popular, nas categorias de mídia: TV, cinema, rádio, mídia impressa, mídia exterior e Web, mas também uma premiação especial para o melhor diretor de arte e o melhor redator do Rio. Também fazem parte do projeto do mega-evento o lançamento do novo anuário, palestras com publicitários nacionais e internacionais e um workshop para alunos de propaganda.
Mas para o Festival de Búzios acontecer, só falta dinheiro. O Clube está à procura de patrocinadores. Quem se interessar em patrocinar, procure o presidente do CCRJ, Fernando Campos, pelo e-mail [email protected]

Rock leva publicitários de volta à Apoteose
O sucesso da apresentação de Roger Waters no Rio, este sábado, mostrou que a Kaiser tem na mão uma fantástica oportunidade de ocupar o espaço deixado pelo fim do inesquecível Hollywood Rock e a proibição de novos patrocínios de shows pela indústria do cigarro.
O público lotou o Sambódromo no Rio para assistir a um show perfeito de música, som e imagens que vai tornar difícil encontrar outro que o supere tão cedo. Wish you were there.
Como era de se imaginar, a alma roqueira de muitos publicitários falou mais alto e não faltou quem cantasse junto com o baixista do Pink Floyd. A Janela esteve lá e registrou algumas das presenças ilustres.

Luis Fernando Mattos e Júlio Pedro Marcos Lacerda e André Gomes Elsa Felix,  Lula Novaes e Denise Gorga
No camarote dos anfitriões, Luis Fernando Mattos, gerente de marketing de Kaiser Summer e Júlio Pedro, diretor de marketing da cervejaria. Marcos Lacerda, diretor de atendimento da Bates, representou a agência na festa e comemorou com André Gomes, gerente de Kaiser Pilsen. Tanto Elsa Felix e Denise Gorga, da V&S, quanto Luis Fernando Novaes, da DPZ, só tiraram o olho do palco para posar para a Janela.
Andrea Waebcker, Sérgio de Paula, Ronaldo Limeira e Pedro Marcos Silveira, Pedro Nonato e Eduardo Forbes Ronaldo Rangel e Nyala Hordones
Num show para todas as gerações, a modelo Andrea Waebcker e Sérgio de Paula, da Carioca, com Ronaldo Limeira, da Fischer, e seu filho Pedro. Marcos Silveira e Pedro Nonato, da Doctor, e mais Eduardo Forbes, brilhando que nem diamantes loucos. Nem o calor que fazia na noite de sábado desanimou o casal Nyala Hordones e Ronaldo Rangel.

V&S demite 8 e cria board diretor
A V&S demitiu esta semana 8 funcionários — 2 em mídia, 2 em atendimento, 2 na administração e 2 na criação —, de um total de 100, por conta de uma reestruturação "para integrar todas as áreas da agência de forma a garantir operação mais ágil, eficiente e direta no atendimento ao cliente", segundo comunicado oficial. Dentro da mudança, a agência criou um board diretor que, a partir de agora, será constituído pelos 2 acionistas, Valdir Siqueira e Lula Vieira, e pelos vice-presidentes Carlos Alberto Carmo (operações), Paulo Castro (criação), Cláudia Franklin (planejamento e atendimento), Denise Gorga (mídia), Marcos Siqueira (finanças) e Sérgio do Rego Monteiro (desenvolvimento).
A diretoria passa a trabalhar integrada numa única mesa, para que todas as decisões - principalmente aquelas ligadas ao planejamento e execução de serviços para clientes - possam ser tomadas com rapidez. Além disso, o sistema de comunicação com as unidades São Paulo e Brasília contará com equipamentos de teleconferência, para que os responsáveis pelos escritórios possam participar das reuniões diárias do board pela manhã.

Barbara pede Paz em anúncio da Du Loren
Acaba de ser aprovado pelo cliente o novo anúncio da campanha 2002 da Duloren criada pela Doctor. Segundo Marcos Silveira, presidente e diretor de criação da agência, "a Duloren, suas consumidoras e artistas estarão se posicionando contra os maus tratos que vêm sendo praticados sistematicamente contra o nosso planeta. De que adianta você numa lingerie linda num mundo feio?" Temas como a destruição das matas, as queimadas, o pouco caso com os mananciais d'água e até a pesca predatória fazem parte da campanha da Duloren para 2002.
O 1º anúncio traz a modelo e atriz Barbara Paz protestando contra a derrubada indiscriminada de árvores. A veiculação será em abril nas principais revistas femininas, além de banners em lojas e cartazes em 15 mil pontos de venda em todo o país. A criação é de Marcos Silveira e Fabiano Pinel, com o acompanhamento na direção de arte de Guilherme Somensato.

MKTMIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ -
A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:'
15/03, sexta-feira: Líbero Saporetti (Diretor de Comerciais da Atmosfera), Julieta Monteiro (Diretora de Contas da DPZ), Roberta Medina (Diretora da Dream Factory), Paulo Bessa, Ruy Galindo (Luz);
16/03, sábado: Eliana Gomes de Mattos (Diretora de Operações da Elan Garden);
17/03, domingo: Beto Macedo, Juan Vicente (Diretor Presidente da 100%), Valter Hermann (Diretor de Atendimento da Gco Design), Carlos Roberto Paiva (Diretor de Arte da Tática);
18/03, segunda-feira: João Paulo Pereira (Diretor de Arte da Ogilvy), Maria Luiza Barbosa, Sérgio do Rego Monteiro (Vice-Presidente da V&S), Marco Ferreira (Redator da McCann Erickson);
19/03, terça-feira: Felipe Rodrigues (Redator da Contemporânea), Francisco Barboza Jr. (Locutor), Alexandra Pilli (Gerente de Contas da Ronson), Suzana Prista (Diretora de Arte da V&S);
20/03, quarta-feira: Leonardo Laginestra (Diretor de Contas da DPZ), Marcelo Souza (Diretor de Arte da Type Account), Celso Batalha (Diretor de Arte da Publicis.Norton);
21/03, quinta-feira: Gustavo Bastos (Diretor de Criação da 100%), Paulo Castro (Diretor de Criação da V&S), Eduardo Pedreira (Dir.de Atendimento Grupo III da Giovanni FCB);
* TELEFÔNICA TROCA WEB DESIGNER - A conta de Web da Telefônica Celular passa para a Advice NetBusiness. De acordo com a assessoria da operadora, o cliente deixa a Brainter por conta de uma "mudança natural do mercado". A nova agência fará o gerenciamento e implementação de soluções de e-marketing para fortalecer a presença da marca e favorecer a aproximação com clientes no ambiente online.
* TRABALHAR NO RIO - Para a próxima campanha, será a vez de 22 diretores de criação de agências cariocas responderem a pergunta 'Por que eu quero trabalhar no Rio?'. As opiniões estarão em uma exposição, que deve acontecer em meados de abril. A próxima ação será ouvir o lado dos clientes. Segundo José Luis Vaz, responsável pelo projeto do CCRJ, o objetivo é o mercado refletir sobre o que fazer para manter contas, resgatar as perdidas e conquistar as de outros estados".
* DE NY PARA A CHORUS - A produtora de fonogramas Chorus fechou parceria com o maestro Paulo Vivacqua, da produtora Sonic Objects, de Nova York, para produzir trilhas. Na próxima semana, Edison Campos, diretor da produtora, começará a distribuir 2 CDs com os trabalhos de Marcos Cunha (estilo moderno e convencional), Ricardo Mendes (vertente rock e pop) e Vivacqua.
* MELHORES SITES - O Prêmio iBEST escolheu, pelo júri popular, os sites da Almap BBDO, Full Jazz e W On, e, pelo júri oficial, os da DM9, F Nazca e W On na categoria de Agências de Publicidade. Na categoria Design os Top 3 são Citröen C5, Full Tecno, e MTV Brasil (votação popular) e Citröen C5, Exclam Comunicação e Sapien Design (Academia iBEST). A votação popular continua no para a escolha dos vencedores. Os internautas podem votar pelo site www.premioibest.com.br.
* ELE DE NOVO - Nizan Guanaes voltou à DM9DDB de surpresa esta semana, comprando 40% de participação na empresa. De cara demitiu 60 funcionários, para a DM9 sair do vermelho. Quem imaginaria que ela estava!
* LULA FALA - Lula Vieira, sócio-diretor da V&S, será palestrante do Pró-Consumidor, nesta 6ª feira (15), em evento comemorativo ao Dia do Consumidor, no Rio, no Palácio Gustavo Capanema (Rua da Imprensa, 16). Às 14:30h, o publicitário vai falar sobre o tema 'Consumidor na Propaganda/CONAR'.
* ACELERA FITTIPALDI - O ex-piloto esteve no Rio esta semana, gravando seu segundo ano de participação na campanha da Michelin. O filme foi dirigido por Paulo Netto, da Mr. Magoo, com direção de criação é de Marcelo Giannini, da G/Staff.
* FAST ACCOUNT - A agência Wox será a responsável pela criação e conceito da nova rede de alimentação natural do ator Ricardo Macchi (participante da Casa dos Artistas 2), de nome Maxx Natural Sport Taste. A inauguração da 1ª loja será em maio, na Barra da Tijuca.
* QUEM? - A Contemporânea conta para a Janela que não participou da concorrência pela conta da Task, vencida pela CR&R, ao contrário da informação dada por esta agência. Armando Strozenberg, da Contemporânea, pediu à sua assessoria de imprensa para informar que nem conhece ninguém da Task!!
* AFIADA - A Casa da Criação conquistou a concorrência do Laboratório Lâmina, para o qual já está produzindo anúncios institucionais para veicular no Jornal Brasileiro de Medicina e na Revista Brasileira de Medicina, além de uma nova logomarca. Em breve sai campanha direcionada para médicos e o consumidor final.
* TRATAMENTO FACIAL - Marcelo Jucá, sócio e diretor comercial da 100%Propaganda, embarcou para Bolonha, na Itália, onde participa da Cosmoprof, a maior feira de cosméticos do mundo. Jucá vai saber quais as tendências mundiais do setor, acompanhando empresas da área de cosméticos, já que a agência está se preparando para atender esse nicho.
* EXPEDIENTE - A redação da Janela conta com a jornalista Juliana Bertrand.


Reforços da Semana

100% (RJ) - Contratou o redator Marcelo Felício (Doctor, Publicis e W/Brasil), que fará dupla com o diretor de arte Marco Martins. Felício já ganhou prêmios como Melhor do Rio, Colunistas e Festival de Gramado.
ACCOUNT (SP) - Contratou Adriana Pagliaro (ex-APPC Comunicação e Bradesco) para o atendimento, e Sandra Sansone para fazer dupla com Henrique Batelli na criação.
CÂNDIDO&ORTIZ (RJ) - Contratou o redator Flávio Gaspar (Ex-V&S e Percepttiva) e os diretores de arte Roberto Cairo (ex-Unlike) e Pedro Américo (ex-Animus).
CASABLANCA (MG) - Vanessa Cardoso Costa (ex-Age) está retornando à direção de criação da agência mineira.
EDITORA GLOBO (SP) - Juan Ocerin substituirá Marcos Dvoskin na direção geral. Ocerin vinha atuando como diretor executivo do Diário de São Paulo, já tendo ocupado a posição de diretor de planejamento e finanças da unidade de mídia impressa e Rádio das Organizações Globo. No jornal, assume, interinamente, Frederic Kachar, diretor de finanças e recursos, até que outro nome seja anunciado.
F/NAZCA (SP) - Contratou o diretor de arte Alfredo Maeoca, ex-Guimarães, Ogilvy, Leo Burnett e DPZ, para a equipe do Extra Hipermercados, coordenada pelo diretor de criação Márcio "Alemão" Delgado. Já foi premiado no Festival de Nova Iorque, no Anuário do Clube de Criação e recebeu o Prêmio Abril.
GIOVANNI FCB (RJ) - Paula Coelho (ex-Ogilvy) e Mônica Rodrigues (ex-V&S e Telemar) são as novas executivas de contas da agência, e Graziella Gabbay (ex-Carioca) chega como assistente de atendimento. Claudia Mattos e Aline Pimenta foram promovidas de supervisoras a diretoras de contas: Claudia fica com Sendas, CCAA e Disney, e Aline com TIM.
LAGE'MAGY (SP) - Contratou Giacomo Groff para trainee de planejamento e Fabrícia Navarro (ex-Talent) para trainee de atendimento da Caloi, RiHappy e Forbes.
OPUSMÚLTIPLA (PR) - Promoveu Paulo Vitola, há 10 anos na direção de criação, para a nova diretoria de Projetos Especiais e Assuntos Institucionais da agência. Sérgio Menezes será o novo diretor de criação.
PROPEG RIO - Contratou Julieta Monteiro (ex-Thompson, DPZ e McCann) para assumir a vice-presidência de atendimento da Telemar. Julieta já atendeu contas como Brahma, Coca-Cola, Souza Cruz, McDonald's, Esso, Skol e TIM.
THOMPSON DIGITAL (SP) - O braço Web da J.Walter Thompson contratou Mauro Alencar (ex-AgênciaClick e Fischer) para a direção de criação da agência, juntamente com Cláudio Arriagada.
TV1.COM (SP) - O braço Internet da agência contratou Fernanda Décourt (ex-AgenciaClick) para o atendimento e Paola Gasparini (ex-Totem) para novos negócios.