Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 22/MAR/2002
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

ATL e Telefônica combinam lançar Torpedo uma na outra
Parece piada, mas não é. Para poderem trocar Torpedos entre si, a Telefonica Celular e a ATL tiveram que fazer uma trégua na sua guerra pelo consumidor. "Torpedo" é o termo registrado pela Gradiente para as mensagens curtas de texto (SMS-Short Message Service), que a Telefonica já vinha utilizando há algum tempo para promover o seu serviço, sob licença daquele fabricante. A ATL também já utilizava a troca de mensagens há dois anos, mas só entre seus próprios clientes.
A partir desta semana, porém, pelo que a Janela levantou, entrou em prática um acordo de tecnologia entre as duas operadoras — que não chegou a ser divulgado publicamente — para seus usuários poderem trocar mensagens entre si. Como resultado, ambas as empresas entraram na mídia, cada uma pelo seu lado, para promover o serviço, oficializando a marca "Torpedo" como tradução brasileira para o SMS.
Segundo a assessoria da ATL informou à Janela, a empresa movimentou 14,5 milhões de mensagens em 2001, um aumento de 400% sobre o ano anterior. Este ano, a expectativa é dobrar aquele número. Na Telefonica, só no ano passado, a conta foi de 33,7 milhões de mensagens de texto enviadas. "O uso do SMS dominará o Brasil assim como está dominando o restante dos usuários mundiais. Estamos assistindo a um crescimento definitivo neste setor", comentou o vice-presidente executivo da Telefônica Celular, Paulo Cesar Teixeira.
Torpedo no Chefe
Na campanha da AdHoc, agência da Telefonica, que estreou esta semana, uma mulher fala sobre o cuidado que ela tem em não interromper seu chefe durante as reuniões. Mas quando é a esposa dele que telefona, não tem jeito: tem que ser mandado um Torpedo. A criação foi de André Pedroso, Alessandra Sadock, David Tabalipa e Marcelo Conde. Para a ATL, a campanha foi assinada pela sua agência Salles D'Arcy. Na linha mais popular tradicionalmente adotada pela operadora, a campanha mostra o efeito multiplicador causado pelo Torpedo inicialmente trocado por um grupo de amigos que decide fazer "uma festa na casa do Fred", praticamente parando a cidade nos arredores do local pela multidão que tomou conhecimento da "reuniãozinha". A criação foi de Fred Moreira, Humberto Fernandez e Rodolfo Sampaio, com a aprovação, pelo cliente, de Roberto Guenzburger, Hugo Eisenstadter e Fernanda Araújo.

Casa & Vídeo entrega a conta para a Artplan
A aproximação das duas empresas, que começou no Rock in Rio, quando a Casa & Vídeo comercializou os produtos com a marca do evento, transformou-se numa relação formal esta semana, com a rede de varejo entregando a sua conta para a agência Artplan.
Atualmente o maior anunciante do Rio — e um dos maiores do Brasil — , a Casa & Vídeo vai continuar fazendo internamente a criação das campanhas e negociando a verba de mídia com os veículos, mas passará para a Artplan, remunerada por fee, o seu planejamento estratégico, pesquisas e operação de mídia em TV e rádio. Na agência, o atendimento ficará a cargo de Roberta Barros.

FHC leva Prêmio Comunicação da ABP
A edição 2001 do Prêmio Comunicação da Associação Brasileira de Propaganda (ABP) vai homenagear o presidente Fernando Henrique Cardoso como Personalidade do Ano, "por ele ter liderado o país num período de transição para a modernidade, sempre reforçando o compromisso com a liberdade de expressão", segundo explicação que a assessoria de imprensa da entidade deu para o voto dos diretores que fizeram parte do júri.
Os prêmios serão entregues durante almoço na sexta-feira, 12 de abril, no Hotel Sofitel Rio, quando também receberão homenagem a Talent como Agência do Ano, a Nestlé como Anunciante do ano, a CBN como Veículo do Ano, e o publicitário Octávio Florisbal (superintendente de comercialização da TV Globo), destacado para uma homenagem especial por méritos que incluem a luta contra a entrada dos bureaus de mídia no Brasil e a manutenção da política de Bonificações de Volume (BV) para as agências de publicidade, duas atitudes que vêm garantindo a sobrevivência de muita agência boa no mercado nestes tempos de queda de faturamento.
Os interessados em aplaudir os premiados da ABP podem comprar seus convites por R$180, diretamente na entidade, através dos telefones (21) 2263-3261 ou 2218-4629.

Varig coloca propaganda no ar. Literalmente
Muita gente que embarcou na Ponte Aérea Rio-São Paulo esta semana viu duas novidades. Uma delas foi a presença dos aviões da Gol, numa tarifa para arrebentar a concorrência. A outra foi uma das reações da Varig para compensar a queda de faturamento que estas mudanças no mercado estão causando: a empresa vai passar a comercializar merchandising na fuselagem de seus aviões.
Para mostrar o impacto desta nova mídia alternativa, a Varig pediu à sua agência ID&A que envelopasse um dos Boeing 737-300, que opera na Ponte, exibindo uma comemoração aos 75 anos da empresa. A criação foi de Marcelo Bittencourt, com direção de criação de Raoul Nótrica.

Kovak volta à mídia para crescer 15%
Ocupando a 3ª posição no ranking nacional de bebidas destiladas, o Grupo Thoquino está investindo R$ 1 milhão nos próximos 6 meses através de sua agência Percepttiva, para trazer de volta à mídia a sua vodca Kovak, aquela que ganhou notoriedade na década de 70 com a campanha de slogan 'Vamos kovakear?'. Para buscar um aumento de 15% nas vendas, a empresa quer agora conquistar um público mais exigente, sem perder os tradicionais consumidores da classe C. A campanha vai destacar o tema 'Evolução em dose tripla', para evidenciar o fato de ela agora ser tri-destilada.
Além disso, a Kovak ganha a extensão de linha através do Kovak Ice, uma mistura de vodca com sabor limão, levemente gaseificada, que terá como um dos diferenciais um preço menor que o da marca líder do segmento, Smirnoff Ice. Segundo Rafael Duarte, diretor de atendimento e sócio da agência, "a idéia é quebrar a rotina do consumidor, que ainda opta pela cerveja ou pelo concorrente ".

Bausch & Lomb vai para Casa da Criação
A agência carioca Casa da Criação é a nova responsável pela conta da Bausch & Lomb, uma das maiores multinacionais do mercado de lentes de contato. Ogilvy, Doctor e Script participaram da disputa da conta, que era atendida pela Giovanni FCB.
A Internet será o principal diferencial na estratégia de divulgação, para atingir o público-alvo primário do cliente: os jovens. A HomeWebbing, braço interativo do grupo Casa da Criação, já deu início a elaboração de um hot site promocional da marca.

100% mistura futebol e sexo em campanha de motel
A 100%Propaganda volta ao duplo sentido a partir da próxima semana para promover seu cliente Blue Star, um motel de alta rotatividade. A agência, diz Gustavo Bastos, diretor de criação, quer brincar com duas coisas que os homens adoram: futebol e sexo. "Os anúncios são pequenos, mas o importante é o prazer que eles proporcionam", se empolga o criativo.
Durante o flight de lançamento, serão veiculados 8 anúncios no Caderno de esportes 'Jogo Extra', do jornal Extra, criados por Fábio "Caveira" Augusto, Gustavo Bastos e Marcelo Fenício. Entre as frases, provocações que entram com bola e tudo, do tipo "O único lugar onde perna-de-pau leva vantagem" e "Mete na zona do agrião".

OPM muda sua sede, inspirada numa carpintaria
A Oficina de Propaganda e Marketing (OPM) inaugurou esta quinta-feira sua nova sede, adotando como visual uma oficina de carpintaria. Segundo o publicitário Fábio Marinho, diretor e fundador da empresa, a idéia é que cada detalhe da decoração reflita o posicionamento da agência, "trabalhar a comunicação e o marketing de forma quase artesanal, com criatividade e acabamento de qualidade". Diz ele que a implementação também traz benefícios internos: "Certamente, os funcionários têm mais prazer em trabalhar em um ambiente agradável, moderno e criativo".
A agência, fundada em 1993, conta com 11 funcionários (autodenominados "artesãos") e tem em sua carteira de clientes contas como Petrobras, Eutelsat, Instituto Brasileiro de Petróleo, Colégio Andrews, entre outras.

MKTMIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ -
A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:'
22/03, sexta-feira: Ângela Milet (Dir.Atendimento e Planejamento da Contemporânea);
23/03, sábado: Carla Magessi (Executiva de Contas da McCann Erickson), Marum Odinho (Diretor de Criação da Prime);
24/03, domingo: Paulo Fernando Vogel, Claudia Franklin (Diretora de Contas da V&S);
25/03, segunda-feira: Carlos Manga Jr. (Diretor de Comerciais), Cristiane Dumont (Diretora de Contas da DPZ), Arthur Fonseca (Diretor de Arte da Agência3);
26/03, terça-feira: Cristina Amorim (Diretora de Criação da Giovanni FCB), Denise Gorga (Diretora de Mídia da V&S), Gustavo Monteiro (Diretor de Arte da Giovanni FCB);
27/03, quarta-feira: Carlos "Russo" Di Célio (Diretor de Arte da Propeg Rio), Suzana Leal (Diretora Administrativa da Casa da Criação), Flávia Vianna (Executiva de Contas da J.Walter Thompson);
28/03, quinta-feira: Pedro Galvão (Diretor de Criação da Galvão), Bruno de Almeida (Diretor de Arte da Carioca);
* SOM NA CAIXA REGISTRADORA - A Contemporânea conquistou a conta do recém-criado selo musical Biscoito Fino, de Kati Almeida Braga e Olívia Hime, cuja campanha publicitária está prevista para abril.
* SITE DE CANNES - Por 2.950 euros (R$ 6.500,00) anuais, o site www.canneslions.com passará a dar às empresas que se associarem — e a seus funcionários — o acesso a seus arquivos, com mais de 55 mil trabalhos que já concorreram em Cannes e mais de 9 mil contatos do setor e 4 mil empresas.
* ALMA CARIOCA - O novo comercial da Ronson para o Metrô, produzido pela TV Zero, com direção de André Horta, traz como garota-propaganda a cantora Fernanda Abreu. "Ela tem a alma, o jeito, a cara do carioca e ninguém melhor para espelhar a qualidade do Metrô da Zona Norte à Zona Sul", explica Fábio Barreto, diretor de criação da campanha, que terá veiculação a partir de abril.
* EXPEDIENTE - A redação da Janela conta com a jornalista Juliana Bertrand.

Reforços da Semana
AMI (SP)
- Roberta Raduan, sócia diretora da Euro RSCG Interaction, está assumindo a diretoria de marketing da Associação de Mídia Interativa.
CaradeCão (RJ) - Fabrício Cannavezes (ex- RTVC da V&S) foi contratado pela produtora de filmes para trabalhar como atendimento. Seu novo e-mail é [email protected]
Carillo Pastore Euro RSCG (SP) - Está reforçando o atendimento com a contratação de Guilherme Picchi (ex-DM9DDB). Será executivo de contas do grupo que atende a Peugeot.
Contemporânea (RJ) - Contratou o redator Alexandre Simas, que deixa a G/Staff. Alexandre também já atuou na Carioca, Doctor e V&S.
DM9DDB (SP) - Sérgio Valente retorna à agência no próximo mês para assumir a direção de criação. Valente está deixando a Salles D'Arcy, depois de 6 meses, a convite de Nizan Guanaes.
F/Nazca (SP) - Contratou a diretora de arte Soon I Oh para reforçar a equipe de criação do Hipermercado Extra. Soon veio da W/Brasil, onde trabalhou 1 ano e meio e atendeu clientes como Sadia, Mercedes, Editora Globo e Piraquê. Soon teve passagem pela Logullo, além de ter criado um escritório de criação em Miami.
Giovanni FCB (RJ) - Contratou Álvaro Rodrigues (foto), que deixou a Ogilvy, depois de 2 meses, por conta de uma "melhor proposta financeira e, principalmente, de trabalho". Ele já atuou na Giovanni FCB 4 anos atrás. Rodrigues revelou à Janela que seu objetivo é, nos próximos 3 ou 4 anos, ser um dos diretores de criação do Rio, o que acredita que será "mais rápido e mais completo" na Giovanni por ter um volume maior de negócios, com uma vasta carteira de clientes, de nichos distintos. "Aqui vou conjugar o meu lado criativo com o gerencial", em conjunto com o diretor de criação Fernando Barcellos. Seu núcleo vai atender as contas Maguari, Pó Royal e Animaloucos (ambos da Kraft), Ceras Johnson, TV Globo, Buena Vista (Disney) e João Fortes. Álvaro, que também é diretor do CCRJ, já atuou na Doctor e V&S.
J.Walter Thompson Rio - Contratou o diretor de arte Bruno Castro (ex-Kobashi, Carioca e Artplan) e o assistente de direção de arte Maurício Ventura.
J.Walter Thompson (SP) - Renato Cavalher (ex-Master) está assumindo o novo cargo criado pela agência. Será o vice-presidente nacional de criação do Grupo.
Leo Burnett (SP) - Reforça a mídia com a contratação de Sandra Lumie (ex-Editora Abril e Ibope). Sandra atuará na equipe de mídia que atende a Fiat.
Lowe Lintas (SP) - O redator Marco Cremona retorna ao escritório paulista da agência depois de atuar 2 anos na Lowe Lintas de Milão (Itália).
Lumina1 (SP) - A empresa de marketing de relacionamento acaba de contratar 2 reforços para atender exclusivamente o grupo de contas do Unibanco. Silvana Fava (ex-DPZ e 100% Design) assumirá a diretoria da conta. Já a publicitária Paula Obata (ex-Organic) será a supervisora da conta, cuidando do desenvolvimento e manutenção do unibanco.com. As duas se juntam à Bernardo Kirschner, supervisor de marketing direto e web marketing, e Nívio Domingues, sócio responsável pela conta.
Mix 21 (SP) - Sérgio Penteado Perrenoud assume a direção de atendimento e planejamento da agência de promoção, merchandising, PDV e eventos. Perrenoud já atuou na Microtec, Sharp, Telefonica Assist e Telefonica. A Mix 21 também contratou Tainá Frota (ex-Americel e Anticorp Design) para o cargo de executiva de contas do seu escritório na sede da Giovanni FCB em Brasília.