Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 14/JUN/2002
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Perspectiva de lançamento da Oi anima mercado
Segundo a assessoria da operadora, a expectativa do conselheiro da Anatel, Luiz Tito Cerasoli, é de que até esta sexta-feira (14) o órgão regulador conceda o certificado de antecipação de metas de universalização à Telemar. Entretanto, o diretor de criação da NBS, André Lima, disse à Janela que "ainda não recebeu nenhum comunicado oficial da Oi", mas afirma que "possui alguns esforços específicos previstos para dar conta desse lançamento".
Operadora parte para o ataque
Mesmo aguardando a autorização da Anatel, a Oi já entra em campo vestida com a camisa da seleção brasileira para dar um recado. Em outdoors espalhados em 14 capitais, criados pela NBS, a operadora móvel da Telemar faz questão de lembrar, através da modelo Suzana Werner, que é a única companhia de celular 100% brasileira, e aproveita para revelar a nacionalidade das concorrentes. Modelos vestidos com uniformes trazem as inscrições ATL/México; Telefônica/Espanha; TIM/Itália; Telemig/Canadá; e BCP/Estados Unidos.

ATL adia resultado da licitação
As agências Salles, F/Nazca, V&S e Contemporânea terão que esperar até dia 19 - e não mais nessa semana - para saber com quem ficou a conta de R$30 milhões da operadora, que diz, através de sua assessoria, que foi adiado "por uma questão de avaliação dos materiais".
Festa na casa do Fred
Na próxima quarta-feira, dia 19, a ATL realiza uma ação de marketing inédita. Promoverá uma festa na casa do Fred, personagem criado pela Salles D'Arcy para a campanha do serviço de Torpedo - podendo ser este seu último trabalho - através da parceria fechada para a troca de mensagens curtas de texto com a concorrente Telefônica Celular. Os participantes são os clientes que ganharam o concurso de frases enviadas por torpedo em resposta à pergunta "O que você faria para ser um dos convidados da Festa do Fred?".
A festa, similar a que acontece no filme da campanha, será em um casarão na Gávea, no Rio, com capacidade para 1000 pessoas. "Estamos apostando no serviço pois a troca de torpedos, mais de 1 milhão por mês só na rede da ATL, já é uma realidade crescente entre o público jovem brasileiro. Cada vez mais eles usam esta tecnologia como meio de comunicação, entretenimento e diversão, apontando uma nova tendência de comportamento", afirma Roberto Guenzburger, diretor de marketing da operadora.

Antônio Jorge cria empresa de consultoria de mídia
O publicitário Antônio Jorge Pinheiro, sócio-diretor da Rebouças & Associados, deixa a sociedade com Nádia Rebouças para lançar no mercado carioca sua empresa de consultoria de mídia, chamada Mídia 1 Comunicação.
A idéia surgiu da percepção de que "havia uma brecha no mercado do Rio para criar uma consultoria de mídia", explica à Janela Antônio Jorge. A Mídia 1 irá atender agências que necessitarem de suporte de mídia, veículos para desenvolvimento de projetos especiais, e clientes que precisarem de jobs independentes de suas agências de publicidade.
A nova empresa já nasce com seu primeiro cliente: ficará responsável pela mídia da Rebouças & Associados. Sua equipe será enxuta, contando apenas com Antônio e seu assistente Rafael Monteiro, ex-Rebouças. O escritório fica na Rua Visconde de Pirajá, 330/1207, em Ipanema, e o telefone é 2287-1234. O endereço do website, a ser lançado em breve, será www.midia1com.com.br.
Esta sexta-feira, dia 14, Antônio Jorge apresentará oficialmente ao mercado carioca a Mídia 1, em coletiva fechada para a imprensa, no Hotel Caeser Park (Ipanema), às 11:00h.

Rio Ka ganha licitação pela conta da NKS Home
A carioca Rio Ka venceu a concorrência que definiu a agência responsável pela nova linha de produtos para cuidados pessoais da NKS Home. A importadora analisou as propostas de três agências cariocas Rio Ka, Criativa e Millenn. O primeiro job para o novo cliente será a reformulação das embalagens da linha completa, além de materiais de merchandising e campanha de lançamento de produtos no país.
Parceria portuguesa
A agência fechou um acordo operacional com a agência portuguesa Madilang - fundada há 2 anos pelo ex-sócio da Rio Ka Cláudio Rafael - para atender no Brasil seus clientes que atuam nos dois países. A primeira conta conquistada pela Madilang que também será atendida no Brasil é a da Seguradora Portuguesa de Porto.

Giovanni-Rio faz paródia da campanha da Skol
A Giovanni FCB-Rio se inspirou no filme da Cerveja Skol, criado pela F/Nazca, para colocar no ar uma campanha voluntária para a Casa de Cultura do Silêncio - instituição que oferece suporte e cursos para deficientes auditivos.
Sob o título "Cantada", o filme de 30" traz a modelo Brenda Costa, deficiente auditiva, que tenta se comunicar através do diálogo labial com um homem, que a aborda dizendo "quero falar com você" e "preciso conversar com você". Ela olha para trás achando que ele está se dirigindo a outra pessoa, até que se aproxima do rapaz para conversar através do diálogo dos surdos-mudos, surpreendendo a todos os homens que estão à sua volta. No final, a assinatura: "Aprenda a língua dos sinais. Ser surdo é como falar outra língua".
A criação e direção de criação são de Adilson Xavier e Cristina Amorim. A direção do filme foi de Mini Kerti, da produtora Conspiração Filmes. A produtora de som é a Nova Onda. A ação foi aprovada, pelo cliente, por Tany Mary Souza de Andrade.

Publicis lança 1ª campanha de mídia para Sanofi-Synthélabo
O escritório carioca da Publicis.Norton estréia no próximo domingo (09) sua primeira campanha para o laboratório francês Sanofi-Synthélabo, conta conquistada em fevereiro deste ano, com o objetivo de divulgar a marca Dôrico e aumentar a penetração dos principais produtos da linha.
O esforço, que contará com filme para TV, anúncios impressos e vinhetas de patrocínio, será veiculado desse mês a outubro, e assina "Alivia a dor e a febre, de uma maneira ou outra".
Uma das peças traz modelos mostrando a língua com o comprimido Dôrico Flash se dissolvendo, e diz "Mostre a língua para a dor e a febre".
Segundo a executiva de contas da agência, Aline Sales, "os anúncios estabelecem uma ligação imediata entre a tecnologia inovadora de Dôrico Flash e uma brincadeira usada por crianças e adultos: 'mostrar a língua como quem diz: não estou nem aí para este problema ". A criação foi de Celso Batalha e Clarisse Passos, com direção de Gustavo Tirre.

Carioca coloca Nova Rio nas ruas
A Comunicação Carioca se prepara para colocar nas ruas do Rio cerca de 100 outdoors, a partir do dia 22, para divulgar os 17 anos da Nova Rio - empresa de terceirização especialista em limpeza - cliente da agência há 1 ano. Segundo Adriano Mattos, atual supervisor de criação, a idéia é comunicar que "no momento de passar o Brasil a limpo surgia uma empresa de limpeza".
A criação foi de Adriano Matos e Bruno Almeida, sob direção de Sérgio de Paula.

MKTMIX
PARABÉNS PARA VOCÊ
– A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
14/06, sexta-feira: Guto Graça (Diretor da CaliaAssumpção, Luiz Henrique Londres (Diretor de Arte da McCann Erickson);
15/06, sábado: César Blotta (Diretor da M1, Ryder & Schild, Paschoal Del Matto (Gerente da Div.Chocolate da Nestlé, Maria do Socorro Machado (Redatora da DiretaCom);16/06, domingo: Juan F.Carreiro (Diretor de Mídia da Criativa Produtiva), Andréa James (Gerente de Contas da Ronson), Gisele Evangelista (Diretora de Mídia da Publicis.Norton);17/06, segunda-feira: Anna Marina (Coluna "Anna Marina" da Diário da Tarde), Heleno Bernardi (Diretor de Criação da Casa da Criação), Rodolfo Sampaio (Diretor de Criação da Salles D'Arcy), Carla Bellino (Gerente de Atendimento da Promarket), Cláudio Gatão (Diretor de Arte da Giovanni FCB);18/06, terça-feira: Gilberto Pauletti (Editor Chefe da Gazeta do Rio da Gazeta Mercantil), Bruna Clark (Executiva de Contas da V&S);19/06, quarta-feira: Oscar Silvano (Diretor Financeiro da Artplan), Paulo Novis (Diretor Geral da Sistema Globo de Rádio), Arnaldo de França (Supervisor de Contas da Agência3);20/06, quinta-feira: Antônio Cândido (Diretor Presidente da Cândido & Ortiz), Ronaldo Steinberg (Diretor da Servenco), Homero Café (Redator da Millenn).* MOVELEIRA - A Wox Comunicação (RJ) conquistou a conta da Velha Bahia, empresa carioca de móveis com mais de 35 anos de mercado e que exporta para Europa e EUA. A primeira ação para o novo cliente será a elaboração do plano de marketing, e, em seguida, serão definidas as ações de comunicação, envolvendo as mídias impressa e eletrônica.
* PRÓXIMO INTERVALO – O painel do dia 17 debaterá a visão do mercado, e contará com a presença de Alberto Cabaleiro (Publicis), Caio Valli (ABAP), entre outros. Será no auditório da ESPM (Rua da Rosário, 90), às 19:30.
* ELEIÇÃO SINDICAL - A eleição com chapa única para a diretoria do Sindicato dos Publicitários do Rio, marcada para o dia 10, não pôde acontecer por falta de quorum. Dos cerca de 300 publicitários com condições de voto -- filiação há pelo menos 3 anos e em dia com os pagamentos -- apenas 60 filiados compareceram a votação, não atingindo os 50% mínimo de votantes.
Na segunda chamada, convocada para dia 12, apenas 50 publicitários cariocas votaram, obrigando
a entidade a convocar uma terceira chamada, para esta sexta-feira (14), quando valerá qualquer número de votantes, bastando, portanto, a presença dos próprios candidatos à chapa para se auto-elegerem. Considerando que, pela legislação brasileira, cabe ao Sindicato definir questões importantes para a classe como, por exemplo, os reajustes salariais, não deixa de ser preocupante a alienação dos profissionais do mercado no momento de definir uma representatividade legítima para si.
* TIM LOPES - O jornal O Dia encomendou à Propeg um anúncio em homenagem ao seu ex-repórter, o jornalista Tim Lopes, morto por traficantes enquanto fazia uma reportagem sobre tráfico de drogas para a TV Globo. Criado por Ercílio Tranjan, Antônio Engelke e Carlos Gusmão, a peça diz "Em memória a Tim Lopes, não vamos fazer nem um minuto de silêncio" e complementa afirmando que toda a imprensa tem o compromisso de continuar investigando, denunciando e cobrando das autoridades soluções para a violência que impera no Rio.
* REELEIÇÃO - A diretoria atual do Grupo de Mídia, liderada pelos presidente Luiz Fernando Novaes (DPZ) e V.P. Silvia Machado (Contemporânea), deverá ser reeleita esta sexta-feira (14), já que não houve inscrição de chapa concorrente.
* SAFRA NOVA - Em festa de premiação do 1º Prêmio CCRJ Folha Dirigida de Propaganda, que aconteceu dia 11 no Hotel Glória, com a presença de quase 400 pessoas, o Clube de Criação do Rio anunciou os 23 alunos de publicidade que tiveram suas peças escolhidas pelo júri formado por diretores de criação de 23 agências cariocas. O Grand Prix foi para André Sette (ESPM), que ganhou estágio na G/Staff; o Ouro foi para Cristina Galvão (ESPM), premiada com estágio na Giovanni; a Prata ficou com Alexandre Rodrigues (ESPM), que irá estagiar na V&S, e o Bronze foi para Karoline Boone Malavazi (Portfolio ESPM / Estácio de Sá), premiada com estágio na Contemporânea. Rodrigo Ribeiro Melo (Portfolio ESPM / UFRJ) recebeu do júri a Menção Honrosa, por seu anúncio de oportunidade sobre o Rio.
* NOVIDADES DA CHORUS - A produtora passará a criar trilhas para comerciais, à partir do 2º semestre, com orquestra acústica, além de estar mudando para um estúdio maior no Cosme Velho. Também se prepara para apresentar ao mercado seu novo time de músicos, através do cd Chorus-Acústico.
* SUPERMERCADO - A carioca Ultra Comunicação ganhou a conta da rede de Supermercados Princesa, com nove lojas no Estado do Rio. Cristiane Cananéa será responsável pelo atendimento. As primeiras ações para o cliente serão anúncios de varejo em jornais de bairro. A verba ainda não foi definida.
* FESTA DOS MÍDIAS – Homenagem do Grupo de Mídia do Rio será dia 20 no Sister Moon Club, em São Conrado, num ambiente em estilo medieval que serviu de inspiração para a Contemporânea criar o tema do evento, que leva o nome "Invasão Bárbara 2002 D.C." A festa conta com o patrocínio do jornal Valor, Terra e Globosat. Os mídias, que receberão as camisetas e os convites na próxima semana, terão que levar um quilo de alimento não perecível ou um agasalho.
* NOVO TELEFONE - Em função da saída de Antônio Jorge, o telefone da Rebouças & Associados é (21) 2523-7868.
* BOOMERANG AO VIVO - A diretora de Recursos Humanos da IBM, Carmem Peres, falará sobre "O funcionário do futuro", dia 25, no Hotel Marina Palace, Leblon. Inscrições por www.reboucaseassociados.com.br.
* ERRATA – Na legenda da foto, da semana passada, da Light no Colunistas, Armando Ferrentini foi identificado como o 2º da esquerda para a direita, quando na verdade era o Claude Monméjan, já que Ferrentini estava na 3ª posição.
* EXPEDIENTE – A redação da Janela conta com a jornalista Juliana Bertrand./font>

REFORÇOS
Bates Brasil (SP)
- Contratou o redator Carlos Coelho, ex-Lowe Lintas, e o diretor de arte Richard Velloso, recém-chegado de uma temporada de cinco anos nos Estados Unidos.
Carioca (RJ) - O CEO Sérgio de Paula passa a assumir a direção de criação da agência. Já a dupla Adriano Matos (redator) e Bruno Almeida (diretor de arte) foram promovidos à supervisores de criação.
CasaShopping (RJ) - Depois de já ter passado por todos os departamentos do shopping, Flávia Marcolini, proprietária do empreendimento, assume a diretoria de marketing. Está substituindo Maurício Schmidt, que parte para uma agência carioca, cujo nome ainda mantém em segredo.
chegam à produtora de filmes.
F/Nazca (SP) - A executiva de RTVC Vera Marques (ex-MPM e Lintas) está de volta à agência, onde trabalhou por quatro anos, para atender o Hipermercado Extra.
GreyZest Direct (SP) - Contratou Maria Angélica Haman (ex-Nextel) para a área de co-marketing e Flávia Spinelli (ex-Sun) como supervisora de contas dos clientes Oracle e Star One.
Grottera (SP) - Promoveu o diretor de arte Alessandro Cassulino a supervisor de criação da agência. O profissional já atuou na a10 Design e Salles D'Arcy.
Lage'Magy (SP) - Contratou Juliana Grossi (ex-Talent) como diretora de atendimento, e Carolina Jordão (ex-JWT e ABA) como assistente de atendimento. Juliana irá atender as contas de Asics, Forbes e Caloi, enquanto Carolina será responsável por RiHappy, Tok & Stok, Facilita e Senac, junto com Alexandre Grilo.
Mister Magoo (RJ) - Os diretores Stella Rizzo (ex-Espiral) e Marcos Felipe Delfino (ex-Atmosfera)
Nova Rádio Manchete AM (RJ) - A nova equipe comercial é formada pelo gerente comercial Júlio Moreira, o executivo de vendas Tonino Trotta (ex-Sistema Globo de Rádio e agência Agilidad) e o executivo de vendas Jorge Conceição (ex-Sistema Globo de Rádio e Jovem Pan).
Speedball (RJ) - O engenheiro de som Guilherme Reis é o novo engenheiro de gravações da produtora de fonogramas. O profissional já ganhou um Grammy, dois prêmios Sharp, além de ter gravado e mixado para Cartola, Elis Regina, Paulinho da Viola, Tom Jobim, Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, entre outros.
W/Brasil (SP) - O executivo Meyer Cohen (ex-Propaganda Registrada) é o novo diretor geral de atendimento da conta do Unibanco, em substituição a Luiz Raposo. Com sua chegada, a agência passa a atender o Banco 1, ex-cliente da Registrada.


Mais momentos das agências que tiveram presentes na grande festa do 21º Prêmio Colunistas:
A equipe da Propeg comemora suas 6 medalhas com o presidente Cyd Alvarez e o diretor de criação Ercílio Tranjan.
b- A Thompson subiu em peso ao palco para festejar o resultado da agência no Colunistas.
c- Depois de receber suas 14 medalhas, o diretor de criação Luiz Vieira e a equipe da DPZ posam para foto.
d- Diretores e clientes da Contemporânea prestigiam a festa do Colunistas.
e- Heleno Bernardi e seus parceiros da Casa da Criação recebem orgulhosos suas 8 medalhas.
f- Polika Teixeira, da Telefônica, e André Pedroso, da Ad/Hoc, exibem seus diplomas conquistados no Prêmio.