Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 09/AGO/2002
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Underberg aposta na tradição para atrair jovens
Com o objetivo de atrair um público mais jovem, fidelizar clientes antigos e confirmar o posicionamento do produto, o fernet Underberg lança campanha especial para o Dia dos Pais assinada pela Percepttiva. A ação é focada no produto que atravessa gerações. Trazido por colonos alemães, há mais de 70 anos, o fernet Underberg ainda se encontra no mercado, com forte atuação no Sul do país. A campanha será realizada nas capitais: Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Curitiba.
No Rio de Janeiro, o fernet Underberg criou uma promoção especial em parceria com as casas Lidador. A tradicional garrafa de 920 ml vem acondicionada em uma embalagem de juta, acompanhada de um cartão com a frase 'No Dia dos Pais, comemore com Underberg'. O preço é de R$ 17,00. "Estamos aproveitando o dia dos pais para reforçar os valores de tradição do produto porque é um dia que as pessoas reúnem as famílias, com várias gerações. Trata-se de uma ação para reforçar o conceito de tradição familiar, pois passa de pai para filho." - diz Rafael Duarte, diretor de atendimento da Percepttiva, que atende a conta do Underberg.
Também será divulgada em rádios do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O spot de rádio fala que, com o passar do tempo, as pessoas se tornam mais parecidas com seus pais. O Rio Grande do Sul é o líder de vendas do produto.
Ao todo, foram produzidas mais de 10 mil miniaturas do produto, que serão distribuídas em restaurantes com apelo familiar, como cantinas italianas de São Paulo, churrascarias gaúchas e restaurantes da pólo gastronômico da Santa Felicidade, em Curitiba.
Todas as ações envolvendo o Underberg para o 'Dia dos Pais' dão continuidade a uma ampla campanha de revitalização do produto, lançada em 2001 pela agência Percepttiva e que tem como slogan "Uma dose de tradição em qualquer ocasião". A criação das embalagens especiais é de Eduardo Ribeiro e a redação de Helder Santana. O planejamento e a concepção da campanha são de Rafael Duarte.

Bausch & Lomb quer lentes como maquiagem
Não é de hoje que os homens reclamam que as mulheres levam horas para escolher a roupa, mas, se depender da Bausch & Lomb, esse tempo tende a se prolongar. Uma nova campanha da Casa da Criação para as lentes coloridas Softlens Starcolors, destinadas ao público feminino, está sendo lançada para incentivar as mulheres a mudarem de lente de contato para combinar com a cor da roupa ou de acordo com a ocasião.
A nova proposta tenta reverter o que vinha ocorrendo, com o consumo do produto mais freqüente em festas como o Carnaval. "Queremos introduzir o uso dessas lentes no cotidiano das pessoas", diz o diretor de criação da agência, Heleno Bernardi, que compara o produto a uma maquiagem. Tanto que na campanha, as peças associam os novos produtos a características genéticas, comparando as lentes com a cor dos olhos herdada dos pais: "Nariz do pai, boca da mãe, olhos da Bausch & Lomb".
A divulgação conta com anúncios para revistas e jornais, além de material para os pontos-de-venda, tais como óticas, etc., apresentando as oito diferentes cores em que a Softlens Starcolors está sendo produzida. A criação da campanha é de Gerson Costa e Sérgio Martins.

Painel Publicitário deixa a Rede Record Rio
O programa Painel Publicitário, que a Perfil Publicitário produzia para exibição aos sábados na Rede Record Rio, saiu do ar na última semana, três meses após seu lançamento. A gravação com a produtora CaradeCão Filmes, que chegou a ser anunciada pela imprensa para exibição no último dia 3, sequer foi ao ar.
No site do programa, em www.painelpublicitario.com, uma nota registra que o programa "irá permanecer temporariamente fora do ar em virtude de problemas contratuais". Apesar de o site não detalhar a razão dos problemas, deixa perceber que a questão foi relacionada com a Rede Record Rio, ao informar que a produção está negociando com outras emissoras.

Disputa por notícias transforma imprensa publicitária em vale-tudo
O comentário deste colunista na versão on-line da Janela sobre o Vale Tudo Virtual que está ocorrendo na imprensa especializada em publicidade -- que já mostrou ter uma importância fundamental neste mercado -- gerou diversas manifestações dos leitores, mostrando que o mercado não está alheio à questão.
Na nota, desculpando-me pela falta de muitas atualizações no site, expliquei que não consigo publicar qualquer coisa só porque uma assessoria de imprensa mandou e-mail. Sou do tempo que "campanha" tinha TV, jornal, revista e outdoor. E objetivo. Agora, agência faz meia página de jornal -- ou um anúncio de classificado -- e solta release dizendo que lançou campanha pro cliente. E os sites coleguinhas publicam sem questionar qualidade ou ineditismo. O simples fato de uma agência fazer um anúncio para algum cliente agora é notícia?
Como pedi que os leitores ajudassem a orientar esse pobre colunista sobre o que querem ler, recebi respostas como a do leitor Marcos Vasconcelos, para quem, por exemplo, nós estamos vivendo a época do "Não importa ser. Basta parecer". Ele comenta que podem não existir grandes campanhas, mas os assessores de imprensa têm que sobreviver, "tem filho pra criar". Daí, se não se tem notícia, inventa-se. E enquanto uns sites fazem notícias, "outros noticiam qualquer coisa".
Outro que concorda é o leitor José Christão. "Tá valendo tudo mesmo. Li num desses sites que um determinado cliente estava lançando uma campanha. Com outdoor e filipetas". Perguntando "onde foi parar o glamour do mercado", o diretor de arte se espanta: "Agora lançamento de filipetas virou noticia!".
O leitor Gustavo Bastos, diretor da agência 100%, também se assustou com essa nota: "Sou contra agência divulgar uma filipeta como campanha, tijolinho como campanha, assim como sou contra fantasmas e essas coisas apelativas". Mas Bastos defende que um "simples anúncio", se for brilhante, é notícia sim. "Anúncios brilhantes, pequenos ou grandes, fazendo parte de uma campanha ou não, merecem e merecerão destaque sempre numa coluna tão importante quanto a Janela".
Ao contrário, portanto, do que os editores de alguns sites publicitários podem achar, os leitores do mercado estão atentos. Rafael Simi, gerente de marketing da Datasul, deixa isso claro quando comenta: "realmente sinto que em muitos sites andam saindo matérias sem muita relevância, sendo apenas releases de agências grandes". Ele defende que um anúncio deve ser notícia quando for muito criativo e original, ou ser a primeira peça a ir para a rua de uma agência nova". No mais, diz ele, são só releases de autopromoção".
Talvez esteja na hora de a imprensa publicitária se repensar, entendendo que a Internet acabou trazendo uma briga que está hoje mais pela quantidade de informação do que pela qualidade. "Já vi até nota sobre efetivação de estagiário - e foi mais de uma", ironiza Karina Rei, da produtora Imagina. Para ela, no entanto, a falta de notícias realmente interessantes reflete o momento que estamos passando no mercado. "Houve uma época em que a maioria das agências e produtoras tinha realmente campanhas para fazer e anunciar. Hoje temos que tentar anunciar o que temos", conforma-se.
Será este o destino dos sites publicitários?

MKT MIX

* PARABÉNS PARA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
09/08, sexta-feira: Clézia Toledo (Diretora de Atendimento da Elan Garden), Luis Paulo Saade Montenegro (Ibope), Roberto Civita (Diretor Presidente da Editora Abril), Marcos Bassini (Redator da G/staff);
10/08, sábado: Maurício Costa Leite, Fabiano Pinel (Diretor de Arte da Doctor), Rafael Pitanguy;
11/08, domingo: José Luis Vaz (Diretor de Arte da NBS), Vicente Nolasco (Diretor de Arte da Propeg Rio);
12/08, segunda-feira: Adriana Cotrim (Supervisora de Projeto da Invision);
13/08, terça-feira: Marlene Fuchs (Mídia);
14/08, quarta-feira: Gabriela Valverde (Designer), Janaina Pereira;
* OBRIGADO - A todos os leitores que se manifestaram por carta ou e-mail parabenizando a coluna pelos 25 anos — e por algum equívoco não receberam o e-mail de resposta do colunista —, vão aqui os agradecimentos públicos pela gentileza.
* NO PLANALTO - A produtora CaradeCão abre escritório em setembro em Brasília, onde produzirá filmes para ser dirigidos por René Sampaio e outro diretor que ainda será contratado. Segundo Nilton Cacheado, diretor da casa, no último ano a produtora realizou nada menos que 21 trabalhos na capital federal, o que justifica o investimento.
* QUEM PAGA? - Com a confirmação da realização, em Búzios, do próximo evento do CCRJ-Clube de Criação do Rio, já começam a surgir, em alguns círculos criativos, a questão: quem deve bancar a viagem e a estadia: o próprio profissional ou a sua agência? Afinal, a ida para o Festival de Cannes já faz parte do contrato de muito diretor de criação. Por que não Búzios para o resto da equipe?
* ACÚSTICO - A produtora carioca de fonogramas Chorus fechou parceria com o Studio Verde para desenvolver o Projeto Acústico. Sob a direção musical do maestro Ricardo Duna, a proposta é gravar trilhas para comerciais com orquestra ao vivo, além dos clientes poderem acompanhar de perto as gravações. Conforme a solicitação do cliente e do briefing do produto, arregimentamos os músicos numa formação que pode variar de um quinteto até 15 instrumentistas, explicou à Janela o diretor geral da Chorus, Edison Campos.
* REFORÇOS - A produtora de filmes Tec Cine (RJ) contratou Andréia Grinszpan (ex-CNT, ITLab e Capitão Musical) para o atendimento. A profissional será a responsável pela apresentação dos rolos dos diretores Izabel Jaguaribe e Felipe Joffily para o mercado. E na agência G/Staff (RJ) chegam Giovana Gigliozzi (ex-QG) para assumir a supervisão da conta do Zona Sul; Flavia Pinto como assistente de mídia; Ana Paula Santana como assistente de atendimento de Zona Sul; Graziela Esteves para o cargo de assistente de atendimento de Multishow, About e Cruzada do Menor; e Cristina Barros (ex-Carioca) que será assistente de direção de arte.
* MUDANDO DE LADO - A jornalista Juliana Bertrand deixou a redação da Janela. A partir desta semana ela passou a fazer parte da equipe de assessoria de imprensa da Oi.
* EXPEDIENTE – A redação da Janela conta com a jornalista Chris Barros.

AGENDA DO MERCADO

12/AGOSTO - Concorrências no mercado de Marketing Promocional. A AMPRO-Associação de Marketing Promocional promove workshop, à partir das 19:30h, na ESPM-SP. O tema será concorrência. Para participar, basta confirmar presença pelo telefone (11) 5055-5250 ou por info@ampro.com.br. Mais informações pelo site www.ampro.com.br.
14/AGOSTO - 2º Programa de Desenvolvimento Profissional. Promovido pela ABEMD-Associação Brasileira das Empresas de Marketing Direto. Das 8:30h às 12:30h, no Business Club 1, com café-da-manhã simultâneo a palestra de Flávio Salles, presidente da Sun MRM, sobre Planejamento em Marketing Direto. Dentro do tema, semelhanças e diferenças do planejamento em marketing direto e em propaganda, assim como conceitos a ser observados na elaboração do planejamento. Informações sobre os preços de inscrições telefone (11) 3129-3001, na sede da entidade ou pelo e-mail atendimento1@abemd.org.br.
21-22/AGOSTO - Brand Impact - O impacto das marcas no futuro das empresas. Promovido pela ESPM, com representantes da Nike (Celso Sartori, Diretor de Marketing), Ferrari (Viviane Polzim, Gerente de Marketing), Procter&Gamble (Mônica Sabino, Gerente de Marcas) e Unimed contando as suas experiências que ajudaram a construir suas marcas fortes. A ESPM fica na Rua do Rosário, 90 - Centro - RJ. Mais informações pelo telefone (21) 2292-2000 R.287/288 ou pelo e-mail coordenador@espmjr.com.