Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 20/SET/2002
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Brasília reabre CPI de Publicidade
O site Comunique-se, destinado ao público de jornalistas, noticiou esta semana que a Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou na segunda-feira (16/09) a reabertura da CPI da Publicidade, para investigar denúncias de superfaturamento na prestação de serviços de comunicação na gestão do governador Cristovam Buarque.
A CPI, aberta há três anos e nunca instalada, prevê que sejam chamadas para perguntas os diretores das agências Atual Propaganda, Propeg, MakPlan e Alô Comunicação, além de Ricardo Noblat, diretor de Redação do Correio Braziliense, e sua mulher, Rebeca Scatrut, dona da Informe Comunicação.
Segundo o Jornal de Brasília, os contratos suspeitos de assessoria na área de comunicação serviam para desviar recursos para empresas e pessoas relacionadas com o casal Noblat e Rebeca no meio petista.

ID&A e DPZ representam o Rio no MaxiMídia
A ID&A recebeu nesta última quarta-feira, em São Paulo o Prêmio Maxi Mídia de melhor aproveitamento na categoria Jornal, pelo case Land Rover, para os anúncios publicados para a Land Rio, nos Classificados do Jornal O Globo. A criação das peças é de Daniel D'Ávila, com Direção de Criação de Raoul Nótrica, mídia de Denise Alves e atendimento de Lydianne Oliveira e Pedro Paiva.
O Grand Prix do concurso foi vencido pela DPZ São Paulo, com o case do Fio Dental Reach, da Johnson & Johnson. A ação colocou, durante um mês, oito motociclistas, vestidos de branco, desfilando pela cidade, em pontos de grande circulação de veículos, com uma reprodução da caixa do Fio Dental na garupa da moto, para reforça o conceito do produto "Passa nos lugares mais difíceis". A DPZ Rio, aliás, também emplacou um prêmio para o mercado carioca, com a campanha de outdoors criada para o Detran.

Bureau de Mídia já é prática no Brasil
Enquanto as lideranças publicitárias concentram todas as suas forças para bloquear a entrada no Brasil dos bureaus de mídia multinacionais, a atividade já mostra que está estabelecida no país, pelas próprias alternativas tupiniquins. Isso ficou claro, por exemplo, em um e-mail que o colunista recebeu como spam, assinado pela "Records Propaganda & Marketing" (11-3258-6060) que, apesar de não ser um veículo de comunicação, anuncia ter os melhores preços de anúncios, tanto em emissoras de televisão como de rádio, além de encartes em jornais paulistas. No próprio e-mail, ela oferece, por exemplo, um comercial de 1 minuto em rádio AM/FM, entre segunda a sexta-feira, a R$ 250,00 por inserção.
A possibilidade de empresas poderem servir de intermediárias na comercialização de espaços publicitários tem sido combatida pelas grandes agências do mercado, já que isto prejudica a rentabilidade de um negócio que até hoje tem a sua remuneração exatamente baseada em honorários de veiculação e bonificações de volume concedidas diretamente pelos veículos.

Ogilvy promove Eppinghaus
Desde o final de 2001 como diretor de criação da Ogilvy Rio, André Eppinghaus foi oficializado por Sérgio Amado, presidente do Grupo Ogilvy, como vice-presidente executivo do escritório. "A unidade do Rio tem grande prioridade nos planos de expansão da Ogilvy e o André vem desenvolvendo um excelente trabalho para os clientes, não só criativo mas também estratégico", explicou Amado em seu comunicado. Eppinghaus tem em seu histórico profissional passagens pela presidência do Clube de Criação do Rio de Janeiro e por grandes agências como J.W.Thompson, DPZ e Propeg.
A unidade da Ogilvy no Rio é responsável pela comunicação de mais de 15 grandes marcas nacionais e internacionais, representando cerca de 20% do faturamento do Grupo. De acordo com Amado, o escritório tem a perspectiva de fechar este ano com um crescimento de 10%.

Brasileiros fazem caravana para a DMA
O Instituto de Database Marketing-IDMB e a Associação Brasileira de Marketing Direto-ABEMD estão organizando a caravana brasileira para a 85ª reunião da DMA-Direct Marketing Association que acontece de 19 a 23 de outubro de 2002 em São Francisco, nos Estados Unidos.
O evento é considerado o maior encontro mundial do marketing direto e quem se inscrever na Caravana Brasil para a DMA ainda garante até US$ 700 de desconto. As informações e inscrições estão no site http://www.caravanabrasildma.com.br. (N.R.em 03/03/2006: link atualmente desativado)

DPZ-Rio fotografa filme como óleo
Os garotos da criação da DPZ-Rio, Rodrigo Strozenberg, Filipe Raposo e Reuber Marchezini, tiveram uma bela percepção visual para o anúncio em que a Petrobras Distribuidora mostra a contribuição que vem dando nos últimos anos para o cinema nacional, ela que até hoje apoiou mais de 150 filmes.
Na peça impressa que comemora o fato, eles colocaram uma película sendo derramada de uma lata de filme exatamente como se fosse um fio de óleo lubrificante -- o produto do seu cliente -- saindo também de uma lata. Como título, a frase "BR. Contribuindo para o cinema brasileiro rodar cada vez melhor".
A foto foi de Leonardo Vilella, do Estúdio Platinum, e a direção de Criação de Luiz Vieira, com atendimento de Christiane Dumont e Simone Castilho e aprovação de Elenora Salim.

MKT MIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ
- A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
20/09, sexta-feira: Frederico Gelli (Diretor de Criação da Tátil Design), Nonato Fernandes (Supervisor de Contas da Ad Hoc);
21/09, sábado: André Kassú (Redator da F/Nazca S&S), Cecília Velozo (Mídia), Eda Hungria (Diretora da Rádio Atividade), Luciane Mesquita (Diretora de Conta da Contemporânea), Edson Scorcelli (Diretor de Criação da S/Scorcelli);
23/09, segunda-feira: Roberto Amarante (Diretor Administrativo da Unlike);
24/09, terça-feira: Roberto Cardim (Diretor da Cardim), Ângelo Ferrari Jr. (Diretor de Atendimento da Agência3), Sérgio Silveira (Vice-Presidente de Atendimento da J.Walter Thompson), Janaína Baranda (Diretora de Atendimento da Leaderart), Eliana Sá (Redatora da DPZ);
25/09, quarta-feira: Albano Alves Filho (Diretor Geral da Internad), Paula Novaes (Diretora de Arte (Merchand) da Diretacom), Bruno Prósperi (Diretor de Criação da Leo Burnett), Genilson Gonzaga (Superintendente Comercial da Jornal do Commercio), José Land (Diretor da Div.Propaganda da TV Globo - Div.Propaganda), Ricardo Medina (Diretor de Operações da Scope), David Tabalipa (Diretor de Arte da Ad Hoc);
26/09, quinta-feira: Sílvio Lachtermacher (Diretor de Criação da Laxmi), Wellington Araujo, Marcelo Mendonça (Diretor de Arte da Elan Garden), Mário César Schmitt;
* CULTURA - A Ad Hoc, agência do grupo Young & Rubicam venceu a concorrência pela conta da Cultura Inglesa, ex-Ogilvy, da qual também participaram a Contemporânea e a V&S.
* INFANTO-JUVENIL - A 100% começa a veicular em revistas as peças criadas para seu novo cliente, as lojas de roupas infanto-juvenis Vik Vit. Em breve, entram na mídia outdoor e busdoor.
* MARKETING DA MODA - O Centro de Moda, Beleza e Design do Senac promove no dia 2 de outubro o seminário "O Luxo de Cada Dia - Marketing: Imaginário e Consumo", em seu auditório do Flamengo, das 9:00h às 19:00h. No programa, apresentação de cases da Alpargatas, Absolut Vodka, Montblanc e Swarovski, além de diversas palestras e debates. As informações e inscrições podem ser conseguidas pelo tel.: (21) 2540-5779.