Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 25/OUT/2002
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Governo de Rosinha poderá mudar agências
A despeito de as cinco agências de publicidade que atendem o Governo do Estado do Rio de Janeiro -- Agência3, Artplan, DPZ, Internad e Giovanni FCB -- terem sido escolhidas em licitação realizada durante o governo do seu marido, Anthony Garotinho, a Governadora eleita Rosinha Garotinho poderá precisar de uma nova concorrência, porque os contratos, que prevêem como prazo final o mês de novembro de 2003, também definem que eles podem ser extintos antes do prazo no caso de se extinguir a verba alocada.
Segundo informações bastante seguras que chegaram à Janela, das 5 agências pelo menos 3 já esgotaram os recursos disponíveis, o que impediria o atendimento das necessidades de comunicação das respectivas áreas de governo no seu primeiro ano. Como nem sempre a realocação de verba é possível, fica a expectativa de que ainda no primeiro trimestre do novo governo aconteça uma nova disputa pelas contas da administração estadual.

14 querem a conta da BR
Das 41 agências que retiraram o edital para a concorrência da BR Distribuidora, apenas 14 compareceram esta quinta-feira, 24, à sede da empresa para a entrega de materiais: Agência3, Agnelo Pacheco, Artplan, Bates, Contemporânea, DPZ, Fischer América Rio, Grey, Link, Loducca, Pejota, Propeg, Publicis.Norton e V&S. Destas 2 serão escolhidas para receber as contas, cujo valor total para o próximo ano está avaliado entre R$ 60 e R$ 80 milhões e que este ano está concentrada na DPZ.
Durante a entrega, uma curiosidade foram as dúvidas surgidas pela participação da agência baiana Link, praticamente desconhecida dos publicitários cariocas e que acabou ficando de fora das primeiras listas de dois dos informantes da Janela presentes da abertura das propostas. Para complicar, apesar de na pasta da agência constar o nome Link, na documentação o que aparecia era sua razão social Bagg Comunicação Ltda., nome, inclusive, pelo qual a agência foi identificada na lista de presença da reunião. O site da Link, para quem quiser saber mais sobre ela, é www.linkpropaganda.com.br.
Ainda sobre a concorrência, um incômodo entre os participantes é o fato de o contrato com a vencedora da concorrência ser assinado apenas após a posse do novo presidente da República. Apesar de muito publicitário não querer dar uma da Regina Duarte, nos bastidores não eram poucos os que confessavam o medo de, com a esperada vitória de Lula nas eleições desse domingo, o PT tente cancelar a decisão que será tomada, ainda na gestão FHC, pela comissão de licitação.

Doctor lança a campanha do Guanabara Já
Doctor: Guanabara JáO movimento Guanabara Já, que a imprensa carioca tem registrado como uma reação dos moradores da cidade à eleição de Rosinha Matheus para o Governo do Estado, está tomando as ruas, com a veiculação de um outdoor criado pela agência Doctor, do publicitário Marcos Silveira.
O que está por trás é a antiga inconformidade dos cariocas pela fusão com o Estado do Rio. Há muitos anos se fala em desfundir o Rio de Janeiro, voltando o antigo Distrito Federal a ser o Estado da Guanabara que surgiu com a ida da capital para Brasilia. Segundo Silveira, o movimento é formado por pessoas das mais diversas áreas de conhecimento e ideologias e visa fomentar o debate democrático sobre um dos últimos requícios do entulho autoritário em nosso País. Antecipando-se às reações, ele diz que este Movimento não é partidário e também não é separatista: "ele é questionador de uma fusão feita SEM consulta às populações de dois estados e realizada por um governo militar. Seu objetivo é trazer à mesa de discussão a questão, criando o canal que faltava para que esse assunto se estenda até sua conclusão, com os fluminenses e cariocas podendo finalmente opinar se querem restaurar seu antigo status quo ou se preferem manter as coisas como estão".
O site do movimento está em www.guanabaraja.com.br.

Cannes Lions 2003 escolhe presidente.
Dan Wieden, CCO-Chief Creative Officer e CEO-Chief Executive Officer da agência Wieden+Kennedy Portland -- que também mantém escritórios em Nova York, Londres, Amsterdam e Tóquio --, será o presidente dos júris de Filme e Press & Outdoor no Cannes Lions 2003.
Segundo o chairman do Festival, há pelo menos uma década Wieden não aceita participar de um júri internacional de publicidade. Entre os clientes de sua agência, que já tem 20 anos, estão Nike, Miller Brewing e ESPN.
São deles, por exemplo, aqueles fantásticos comerciais da Nike -- que chegaram a ser veiculados no Brasil -- em que jogadores de futebol e de basquete fazem malabarismos com a bola ao som de hip-hop. Para conhecer mais o trabalho da W+K, inclusive vendo os filmes, visite o site em http://www.wk.com/.

Script cresce no Iguatemi
O rompimento depois de 6 anos entre a DM9DDB e o shopping Iguatemi de São Paulo, comunicado esta semana para a imprensa, não vai afetar a relação do anunciante com a agência carioca Script, responsável pela conta do Iguatemi no Rio de Janeiro. "Nossa relação é diretamente com o grupo que administra o Iguatemi", explica o diretor de planejamento da Script, Carlos Lobo, que lembra que o único acordo de representação que a Script tem com uma agência de São Paulo é com a W/Brasil.
A Script, aliás, está aumentando a sua participação na conta do Iguatemi, inclusive em São Paulo. Recentemente, ela passou a assinar a comunicação de outros empreendimentos do grupo, entre os quais os shoppings Iguatemi das cidades paulistas de Campinas e São Carlos.

JB, O Dia e Forbes podem unificar agências
Apesar de o jornal O Dia lançar novo slogan a partir do próximo dia 28 de outubro, quando for lançada a campanha institucional assinada pela agência Eclipse que substituirá o "Melhor todo dia", criado pela Propeg, o destino da conta ainda não está definido. Segundo informação de um diretor do jornal, vai ser preciso primeiro ficarem claros os rumos do acordo recentemente firmado entre o Dia, o Jornal do Brasil e a revista Forbes para decidir os rumos a tomar. Uma das possibilidades, ele adiantou, será a escolha de uma única agência para se responsabilizar por uma comunicação integrada entre os três veículos.
O Jornal do Brasil é atendido atualmente pelas agências Ogilvy e V&S.

Guanabara festeja aniversário com clientes
A rede de supermercados Guanabara vai sortear 6 mil ingressos para a sua festa de aniversário, comemorada no ATL Hall fechado especialmente para o evento no próximo dia 24 de novembro, com shows de Zeca Pagodinho, Alexandre Pires e Harmonia do Samba. A promoção será voltada para os clientes que comprarem um mínimo de R$ 20 em qualquer das lojas da rede.
Para divulgar a promoção, a Millenn, agência do Guanabara, coloca no ar este domingo, 27, um filme com o cantor Leonardo cantando o jingle de aniversário do supermercado, uma música sertaneja criada pela Nova Onda, além de anúncios de jornal, peças para os pontos-de-venda, outdoors e mobiliário urbano criados por Maurício Marquez, Johnny Soares e Paulo Gatti. A campanha terá veiculação na Rede Globo e SBT, além do Programa "Antônio Carlos", da Rádio Globo. A aprovação, no cliente, foi de Albino Pinho.

MKT MIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ
- A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
25/10, sexta-feira: Alba Garattoni (Diretora de Atendimento da Comunicação e Arte), Euler Matheus (Presidente da Salles D'Arcy), Jorge Ventura (Diretor de Criação da Cm), Ricardo Bonani, Valéria Rodrigues (Supervisora de Contas da DPZ), Cláudio Mavas (Diretor de Arte da Rv);
26/10, sábado: Anthony Talbot (Diretor de Circulação da InfoGlobo), Expedito Grossi, Luiz Vieira (Diretor de Criação da DPZ), Marcelo Gorodicht (Diretor Presidente da Fischer América Rio), Felipe Luchi (Diretor de Arte da Leo Burnett);
27/10, domingo: Shyrlei Guitério (Supervisora da McCann Erickson);
28/10, segunda-feira: Ivan Muniz Portugal, José Carlos P. da Silva (Atendimento da Set TV Cine);
30/10, quarta-feira: Maurício Nogueira (Vice-Presidente Executivo da Giovanni FCB), Ricardo Corrêa (Diretor de Marketing da Carvalho Hosken), Aline Pimenta (Supervisora de Contas da Giovanni FCB);
31/10, quinta-feira: Haroldo Cazes (Diretor de Criação da GCO Design, Maurício Marquez (Presidente da Millenn), Cecília Assef (Diretora de Atendimento da Eco);
* NATAL DA RENASCE - A Artplan vai assinar as campanhas de Natal do Barrashopping, Anália Franco e Ribeirão Shopping, com a desistência da Renasce-Rede Nacional de Shopping Centers, do grupo Multiplan, unificar a sua comunicação, como já realiza a vários anos através de concorrência de suas agências. Na prática não foi possível adaptar regionalmente a criação vencedora da agência Age, que ficará restrita ao MorumbiShopping, que ela atende.
* REFORÇO DO MERCADO - Anádia Oliveira (foto) acaba de entrar para o time da produtora Innova, do diretor Jodele Larcher. Anádia, que já fez atendimento para Sam Studio (áudio) e Twister Studio (computação gráfica), tendo também trabalhado na CaradeCão Filmes, cuidará do atendimento da produtora, assim como divulgando e vendendo projetos e estrutura da produtora para o mercado publicitário e para o mercado corporativo.
* UNIVERSITÁRIA - A agência Casa da Criação é a nova responsável pela conta da UniCarioca, já assinando a sua próxima campanha de vestibular. A verba prevista para o ano é de R$ 1,8 milhão.
* DIFERENTE DO QUÊ? - Como uma quantidade enorme de releases que a Janela tem recebido nos últimos tempos diz que agência usou uma estratégia "diferenciada", criou uma mala direta "diferenciada" etc., a coluna resolveu dar um doce ao leitor que conseguir explicar melhor o que exatamente isso significa. Afinal, desde quando o simples fato de não plagiar o trabalho dos outros virou atributo de qualidade?
* VOLTA AOS PAMPAS - O gaúcho Deko Schmidt, que veio ao Rio para atuar na produtora Trinta e passou para a produtora Yes, acaba de deixar a empresa. Ele volta a Porto Alegre, de onde comunicará seu novo destino no mercado carioca.