Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 22/NOV/2002
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Futuro da Propeg ainda indefinido
O colunista Nélson Varón Cadena, responsável pela cobertura da área de publicidade do jornal Correio da Bahia, escreveu à Janela para comentar que, ao contrário da informação fornecida à Janela pelo presidente da Propeg-Rio, Cyd Alvarez, "a Propeg rachou mesmo". Segundo ele, "a marca Propeg fica com Fernando Barros e a Interamericana com Rodrigo. Fernando fica com Bahia e Brasília e Rodrigo com Rio e SP. Paraná está em disputa". Diz ainda Cadena que não haverá nenhum tipo de relação entre as empresas. "Até por que pelo que senti falando com Fernando e Rodrigo, há uma disposição muito grande de concluir logo o processo de separação", garantiu.
Procurado pela Janela, Cyd Alvarez reafirmou a sua declaração de que não há rompimento entre Rodrigo Sá Menezes e Fernando Barros. De acordo com o executivo, a separação das empresas -- cujos estudos estão adiantados, mas não definidos -- referem-se exclusivamente a objetivos contábeis. A parte mais delicada da questão, pelo levantamento da Janela, envolve o atendimento à conta da Petrobras, um dos maiores -- se não o maior -- cliente da agência. Numa eventual transformação do escritório carioca da Propeg em Interamericana, como sugere Nélson Cadena, haveria necessidade de um reestudo no contrato com o cliente, já que a conta será atendida pela Propeg-Rio no mínimo até o primeiro trimestre de 2003, quando encerra-se o período previsto inicialmente -- ou seja, fora a possibilidade de prorrogação -- pela licitação da Petrobras.

FCB descobre os nômades urbanos
O Grupo FCB está distribuindo às agências integrantes do seu grupo internacional -- no Brasil a Giovanni FCB -- um estudo apontando os novos hábitos dos cidadãos das grandes cidades, que cada vez mais são obrigados a passar seu tempo na rua, deslocando-se entre a casa, o trabalho, restaurantes e locais de lazer. Segundo Adilson Xavier, vice-presidente da Giovanni FCB, estes cidadãos compõem o que a agência está chamando de nômades urbanos, para os quais a publicidade através da mídia exterior está crescendo enormemente de importância.
- Já vínhamos nos preocupando em atingir este "alvo-móvel" que é o morador das cidades como São Paulo e Rio, mas o estudo da FCB veio comprovar que o comportamento é mundial e só tende a crescer, contou o publicitário.
Um dos trabalhos recentes da Giovanni FCB para o que hoje ela identifica como nômades urbanos foi a decoração feita em toda a Zona Sul do Rio de Janeiro para seu cliente Ceras Johnson. Em setembro, envolvida com a campanha publicitária do desodorizante Gleid, cuja comunicação afirma que ele "leva a natureza para a sua casa", a dupla Fernando Campos e Carlos André Eyer se deu conta de que a primavera estava chegando e seria uma ótima oportunidade para ser aproveitada. Daí surgiu a idéia de transformar os "pirulitos" que identificam as esquinas do Rio de Janeiro em flores. Com o apoio da mídia da agência, os espaços foram gradativamente comprados até chegar a 250 esquinas da Zona Sul, com vários formatos e cores de pétalas, todos com apenas o nome Gleid no centro. Conta Adilson que a agência precisou inclusive realizar uma pesquisa de material plástico para colar diretamente nos antigos luminosos, de modo a resistir ao sol e à chuva pelos três meses da primavera.
O vice-presidente da Giovanni FCB conta que o resultado para o cliente foi tão bom que o exemplo está sendo levado para outros países, inclusive representando o Brasil em uma competição internacional de publicidade do grupo FCB.

Arthur, da Estratégica, leva Prêmio Apple de web-design
Arthur Albuquerque, da Estratégica Interactive, braço digital da agência carioca Comunicação Estratégica, ganhou o primeiro lugar no Prêmio Apple de Criatividade Digital 2002, na categoria web-design. Mais de 3.500 participantes inscreveram peças criativas, cujo objetivo era arrecadar doações e firmar a marca Doutores da Alegria na mente das pessoas.
O hotsite criado por Arthur, que pode ser visto em www.gowebsite.hpg.ig.com.br/juca/ (N.R.em 03/03/2006: link atualmente desativado) convida os internautas a conhecer a história do Juca Feliz, um menino com câncer mas com muita alegria de viver graças a presença dos Doutores da Alegria nos hospitais.
Com a vitória, Arthur tem presença garantida no festival publicitário Clio Awards 2003, em Miami.

Aroldo é "Personalidade" do Sindicato dos Publicitários do Rio em 2002
O publicitário Aroldo Araujo recebeu nesta terça-feira, 19, o título de "Personalidade Publicitária do Ano", durante o II Fórum de Publicidade do Rio, promovido pelo Sindicato dos Publicitários do Rio de Janeiro, no auditório do BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.
Com 39 anos de profissão, Aroldo Araujo foi o criador de datas como Dia do Contato, Dia do Mídia e Dia do Anunciante, comemorações festejadas pela categoria, em todo o Brasil. Atualmente, o publicitário é vice do ex-ministro Marcílio Marques Moreira, na presidência da Associação Comercial do Rio de Janeiro.
Emocionado e surpreso, Aroldo lembrou que sempre foi conhecido como o "homem que pregava peças", mas foi obrigado a reconhecer que o pegaram. Aroldo agradeceu o prêmio, disse que se tivesse que escolher começaria tudo outra vez "porque a vida é uma beleza", frase que ele utiliza como bordão há mais de 30 anos.

Salles D'Arcy ganha a conta do IBEU
A Salles D'Arcy conquistou esta semana a conta do IBEU, uma das mais tradicionais instituições de ensino de inglês do Rio de Janeiro. A conquista se deu por meio de concorrência, para a qual foram convidadas cinco agências: Fischer América -- que atendia a conta -- Ogilvy, G/Staff, Propeg e Salles D'Arcy. Apenas as três últimas, no entanto, apresentaram propostas, das quais a Salles sagrou-se vencedora. A Ogilvy divulgou para a imprensa que decidiu não participar por ter recebido a informação que a matriz da agência, em São Paulo, havia conquistado a conta nacional da CNA.

MKT MIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ
- A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
22/11, sexta-feira: Edison Campos (Diretor Geral da Chorus), Renato Pereira (Atendimento da TV Zero);
23/11, sábado: Abel Gomes (Diretor da P&G), Leonardo Sena (Diretor de Arte da V7), Claus Stellfeld (Diretor da Art In Frame);
25/11, segunda-feira: Luís Claudio Salvestroni (Diretor de Arte da V&S);
26/11, terça-feira: George Ellis (Diretor da Ideiasnet),Gustavo Soares (JJ), Christian Grecco (Redator da Casa da Criação);
27/11, quarta-feira: Cláudio Carvalho, Leonardo Servolo (Diretor da Yes), Benedito Cantanhede (Diretor de Operações da S/Scorcelli);
28/11, quinta-feira: Nélson Sirotsky, Sérgio Martins (Atendimento da DPZ), Fernanda Marino (Diretora de Conta da Contemporânea);
* PRODUTOR E ARTISTA - Gilberto Rodrigues, produtor gráfico da Ogilvy, inaugurou esta quinta, 21, no Rio, sua exposição "Desejo, Olhar e Vida", com 12 serigrafias que exploram estes três conceitos. A mostra vai até 5 de dezembro no Centro Cultural Correia Lima (Rua Bento Lisboa, 64 - Catete). Rodrigues tem passagens por agências como V&S, Denison, CBBA e Salles.
* CENTRO-OESTE NA ARCHIVE - A Mr.Brain, de Brasília, é a primeira agência do Centro-Oeste a ter trabalhos publicados na Archive. Quatro anúncios criados para a rede de fast-food Giraffas e dois para o Jornal da Comunidade estão na edição de novembro da publicação. Com quatro anos de existência, a Mr.Brain foi este ano escolhida a Agência do Ano no Prêmio Colunistas Brasília.
* PRODUTORA SOCIAL - A ONG RioVoluntário, que entre suas atividades premia anualmente pessoas físicas e jurídicas que trabalhem em prol do voluntariado concedeu o Troféu Beijar-Flor para a produtora CaradeCão Filmes, pelo empenho em suas iniciativas sociais. A entrega ocorrerá no dia 5 de dezembro, Dia Internacional do Voluntário, no Teatro Sesi, no Rio de Janeiro. Em outros anos os escolhidos foram Rede Globo, o Banco do Brasil e a Xerox.

Agenda Do Mercado
26/NOVEMBRO -
Festa de entrega do 1º Prêmio Clear Channel de Mobiliário Urbano, no Restaurante Assyrio do Theatro Municipal, a partir das 20:00h, promovido pela Clear Channel Adshel.
26/NOVEMBRO - Coquetel comemorativo dos 90 anos de fundação do Monitor Mercantil, às 19:00h, na Confeitaria Colombo (Rua Gonçalves Dias 32, Centro, Rio-RJ).
5/DEZEMBRO - Festa de premiação dos Destaques Profissionais 2002, da ABP-Associação Brasileira de Propaganda. No Clube Caiçaras (Lagoa, Rio de Janeiro-RJ). Convites à venda na sede da entidade, com informações pelo telefone (21) 2263-3261.
5/DEZEMBRO - Festa de lançamento do Anuário do Clube de Criação de São Paulo, a partir das 20hs, no Espaço Central, na Rua Guaicurus, 330 - Lapa.
6/DEZEMBRO - Prêmio Destaque de Marketing, promovido pela ABMN-Associação Brasileira de Marketing e Negócios. Solenidade de entrega dos prêmios, no Hotel Inter-Continental. Maiores informações pelo telefone (21) 2294-8493 ou pelo e-mail [email protected]

Janela, há 25 anos
A coluna continua voltando no tempo, para relembrar o que foi notícia na Janela 25 anos atrás:
7/10/1977 - A Artplan conquista a conta da Prefeitura de Niterói, do prefeito Moreira Franco. E a coluna registra que, em encontro do Grupo de Mídia do Rio com a Central de Outdoor, Yuzul Ywamoto, mídia de Esquire, propõe que 5% das placas sejam destinadas a mensagens de utilidade pública.
14/10/1977 - A Salles/Inter-Americana leva a concorrência pela Campanha Permanente de Segurança nas Estradas, do DNER (que fim levou esta conta?). É inaugurada a Central de Outdoor de São Paulo. A ABP anuncia seu 28º Curso Básico de Propaganda.
21/10/1977 - Mauro Salles deixa a Salles/Inter-Americana para voltar à imprensa, assumindo a vice-presidência executiva dos Diários Associados. A Denison contrata Ruy Lisboa como redator. Luis Sales, eleito presidente do Sindicato das Agências de São Paulo, propõe a criação de uma federação que reuna as congêneres de todo o país. Era a semente da Fenapro. O CCRJ anuncia que está procurando uma sede "que tenha um bom salão para assembléias". E a Janela passa a ser assinada abertamente por "Marcia Brito & Marcio Ehrlich", deixando de lado o pseudônimo "Marcia Bê".
28/10/1977 - O CCRJ inicia campanha para que os publicitários enviem telegrama a Eurico Resende, líder do Governo no Senado, pleiteando a aprovação da Lei de Nacionalização do Cartaz do Cinema. Começa a investida do Governo contra os cigarros: o ministro Mário Henrique Simonsen determina que o lançamento de novas marcas dependerá de autorização da Secretaria de Receita Federal. Antônio Carlos Rosa Gonçalves deixa a Denison pela Almap. A coluna registra a campanha da agência Focus (do Alfredo Souto de Almeida) para o lançamento do edifício Schubert, no Leblon: na compra de um apartamento, o comprador receberá de presente um Chevette 0Km, emplacado e segurado em sua vaga de garagem. Bons tempos...