Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 20/DEZ/2002
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Telefônica Celular pode mudar de nome em 2003
O diretor adjunto de marketing da Telefônica Celular, Eduardo Bethlem, informou esta terça-feira à Janela, durante o almoço da empresa com a imprensa, que já estão em estudos as opções para a adoção de um nome único para a operadora que resultará da joint-venture entre a Telefônica Celular e a Portugal Telecom, no Brasil, a partir de 2003.
Segundo ele, estão envolvidas no processo as três agências do grupo -- Fischer América, AdHoc e DPZ -- que juntamente com empresas de pesquisa estão determinando o impacto que causará em cada mercado uma eventual troca de nome. A nova empresa enfrentará a realidade de ter hoje no Brasil três diferentes marcas: Telefônica Celular (Rio, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Bahia), Telesp Celular (São Paulo) e Global Celular (Paraná e Santa Catarina). Todas com pelo menos 4 anos de fortes investimentos de marketing na valorização de seus respectivos nomes.
A Telefônica Celular é a que cobre o maior território entre as três e a sua expansão nacional seria uma opção de marketing provavelmente menos onerosa. Mas não surpreenderia à Janela que a questão que esteja em jogo seja um eventual incômodo para os investidores portugueses de ver a nova marca nacional com o mesmo nome do grupo espanhol. Se esta hipótese for verdadeira e não conseguir ser superada, o mercado pode se preparar para assistir em 2003 uma mega campanha nacional para comunicar ao público a adoção de uma marca totalmente nova para substituir a Telefônica, a Telesp e a Global.
Como os limites de atuação daquelas agências não estão perfeitamente definidos -- principalmente entre Fischer e AdHoc --, quem conseguir conquistar o job não terá por que reclamar da vida em 2003.

Rio se destaca no Promoção Brasil
O julgamento do 21º Prêmio Promoção Brasil, no último fim-de-semana em São Paulo, comprovou a criatividade das empresas cariocas de marketing promocional.
Brahma - Balde PromocionalDos 4 Grandes Prêmios concedidos às peças concorrentes, 3 foram criados no Rio de Janeiro: a Embalagem Brahma 2002, desenvolvida pela Animus Design, recebeu o título de Design Promocional do Ano; o projeto do estande da Kaiser na Abras 2002, da Hartmann Promoções, ficou com o Grand Prix de Ação de Marketing Promocional do Ano; e a peça de merchandising "Cachorro", da Carioca para os Frangos Rica, levou o Material de PDV do Ano. O 4º GP do Promoção Brasil, de Case do Ano, foi concedido para a promoção criada pela Sight-Momentum para a participação da Nestlé no Show do Milhão, do SBT.
Os cariocas também levaram mais dois Grand Prix: a Animus foi escolhida nacionalmente a Empresa de Design do Ano, cabendo a Ari Hartmann o título de Empresário de Marketing Promocional do Ano. O mérito de Empresa de Marketing Promocional do Ano foi para a Sight-Momentum, cujo diretor de criação, Mário Nascimento, mereceu do júri o prêmio de Profissional do Ano.
O resultado completo do 21º Prêmio Promoção Brasil está no site da Abracomp, em www.colunistas.com.

Yes desmente boato de fechamento
O diretor da produtora carioca Yes, Leonardo Servolo, garante que, a despeito da dívida de R$ 600 mil que o PSDB tem com a empresa pela campanha do candidato José Serra à Presidência, a produtora não tem qualquer plano de interromper as suas atividades. "Estamos produzindo normalmente para diversas agências de publicidade e estes trabalhos estão sendo pagos nos prazos combinados", diz ele, que tem a promessa de um dirigente do partido de que a dívida será quitada no início de 2003.
Servolo esclarece que apesar de ter sido chamado para a campanha por Nizan Guanaes, o marqueteiro da campanha de Serra não pode fazer nada para ajudar, já que não responde pelo PSDB, contra o qual foram faturados os trabalhos. "Em última hipótese, podemos apelar para as vias legais, numa ação em conjunto com os profissionais que trabalharam na campanha de José Serra, mas primeiro queremos esgotar as possibilidades de negociação", adiantou o diretor da produtora.
A Yes, que recentemente perdeu o diretor Manitou Felipe, continua tendo Servolo e Caio Abreia no comando da operação. Mas a produtora pretende contratar mais um diretor de cena e um profissional de atendimento. "Temos vários orçamentos em fase de aprovação e vamos precisar de gente", explicou Servolo, que assegura continuar trabalhando com os profissionais que estiveram na equipe da campanha de Serra. "Todo mundo sabe que este é um momento delicado não só para a publicidade, inclusive de agências, como para a economia mundial. Conversamos com os sindicatos profissionais e mostramos que em toda a história da Yes nunca tivemos problemas com o mercado. É só uma questão de tempo para tudo estar resolvido", finalizou.

G/Staff lança revista bimestral
A agência carioca G/Staff está distribuindo a prospects e imprensa o primeiro número de uma publicação que, diz seu diretor de criação, Marcello Giannini, será editada bimestralmente com pelo menos 16 páginas.
Produzida no chamado "formato Veja", a revista G/Staff reproduzirá em tamanho real os melhores anúncios criados pela agência no período para clientes como Zona Sul, UCI, MultiShow, Compactor e Revista About.

Droga Raia volta ao merchandising em Esperança
O Benedito Ruy Barbosa pode até ter reclamado da paródia do Casseta & Planeta de chamar a novela Esperança de "Semelhança", mas o departamento de merchandising da Rede Globo não tem contra o que protestar. A agência QG, por exemplo, que havia levado seu cliente Droga Raia para a Terra Nostra, volta agora na Esperança.
A primeira novela se passava no início do século, quando foi fundada a rede de farmácias que, naquele momento, era conhecida como "Pharmacia Raia". Na ocasião foi construída uma loja na cidade cenográfica onde era gravada a novela e foi criado um personagem que atuava como o Sr. Raia, o fundador da rede.
Dando seqüência ao trabalho, a agência aproveitou o fato de São Paulo estar retratada de maneira mais contemporânea para mostrar a expansão dos negócios e a introdução do serviço de entrega a domicílio. A ação deverá ocorrer na pensão da D. Mariúza, onde o serviço será utilizado pelos personagens da trama original.
A ação de merchandising foi ao ar esta quarta-feira, 18 de dezembro.

ONG Peta também faz campanha no Brasil
A organização internacional PETA, People for the Ethical Treatment of Animals, que recentemente teve seu nome badalado pela ação, durante um desfile, contra a modelo Gisele Bündchen que aceitou posar com roupas de pele para a grife Blackglama, veicula esta semana, na nova edição da revista Vizoo, um anúncio criado pela agência carioca Script que promete colocar mais lenha na fogueira na luta contra o uso do couro animal.
O anúncio, aprovado diretamente pela manager do cliente, Meg Caskey, traz a pele de uma modelo aberta como se fosse o couro de um animal, fazendo o leitor pensar do ponto de vista da vítima. O texto diz "A cada ano milhares de animais são mortos para virar casacos, bolsas e sapatos. Não colabore com esta matança".
A criação do anúncio é do diretor de arte Marcelo Lobo, com texto de Rafael Pitanguy. A concepção da foto é de Bob Wolfenson e Marcelo Ferraz e a direção de criação é de Ricardo Real.

MKT MIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ
- A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
20/12, sexta-feira: Marcos Silveira (Presidente e Dir.Criação da Doctor), Pedro Buarque (Diretor da Conspiração), Rodrigo Amado (Diretor de Planejamento da Script), Marcus Malta (Diretor de Arte da V&S);
21/12, sábado: Fernand Hurel (Redator da Carioca), Fernando Campos (Redator da Giovanni FCB), Ricardo Guinsburg;
22/12, domingo: Júlio Hungria (Editor da Blue Bus), Jaime Lozober (Diretor da Dínamo Design), Riccardo d'Aquino (Atendimento da Propeg), Christian Bernard (Diretor de Criação da Get It!);
23/12, segunda-feira: Antônio Jorge Pinheiro (Diretor da Mídia 1), Matheus Pizão (Redator da J.Walter Thompson), Ligia Bassoul (Produtora Gráfica da Carioca);
24/12, terça-feira: Ricardo Ladvocat (Diretor da Tec Cine), Márcio Ortman (Diretor de Atendimento da Carioca), Lúcia Martins (Mídia)
25/12, quarta-feira: Cláudio Pereira (Diretor Geral da Intervideo), Johnny Soares (Redator Senior da Millenn);
26/12, quinta-feira: Maria Luisa Paranaguá (Dir.Presidente de Atendimento da Móbile);
* REFORÇOS DO MERCADO - A produtora ProDigital, do jornalista Otavio Scobar contratou o diretor Marcelo Taranto para investir pesado no mercado de publicidade. E a Sólida Conceitual contrata o executivo de contas Marcos Andrade (ex-Sistema Globo de Rádio/RJ), para ser Executivo de atendimento e cuidar exclusivamente da comercialização de espaços publicitários de sua representada Canal ShopTime.com(Net/Sky).
* MUDANÇAS NA SCAMA - As comemorações pelos 8 anos da agência carioca Scama já acontecerão em novo endereço: Av. das Américas, 500 (Downtown) - Bloco 09 Cob. 307, na Barra da Tijuca. O telefone continua o mesmo. Ainda na agência, o Diretor de Arte Luís Parente foi promovido a Diretor de Operações, sendo responsável, junto com o diretor Gabriel França de Carvalho, por todo o funcionamento da agência.

Janela, há 25 anos
Voltando no tempo, a Janela relembra o que foi notícia na Janela 25 anos atrás:
16/12/1977 - A Lintas inaugura nova sede em São Paulo e reúne a imprensa, quando seu diretor de RTV, Michel Sallouti, faz longa exposição sobre as grandes vantagens de se adotar o VT na produção de comerciais no Brasil, porque "reduz incrivelmente os custos de produção". O casal Cauby e Neusa Silveira mudam-se de Porto Alegre para o Rio e passam a editar aqui a revista Anúncio. A profissão de Relações Públicas completa 10 anos de regulamentação. Hélio Ramos, diretor da agência Labor, escreve à coluna dizendo que a Declaração de Princípios dos Profissionais de Criação (publicada na semana anterior) é "um tremendo bestialógico ético-estético-dialético de uns verborrágicos primários, auto-badaladores infantis, pretensiosos e bons basbaques". E o redator Paulo de Tarso, da Denison, escreve para dizer que na escolha de Adolpho Bloch como Publicitário do Ano, a ABP "passou recibo de idiota, porque ele não é publicitário, é dono de house-agency, nunca redigiu um texto, rafiou um layout e (portanto) deu um chute no traseiro de todos os profissionais sérios e competentes do Rio de Janeiro".