Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 07/FEV/2003
Marcio Ehrlich

 

Telefônica abre briga de R$ 20 milhões
Esta semana estão acontecendo em São Paulo as apresentações das agências concorrentes à conta de R$ 20 milhões pelo lançamento da nova marca que substituirá a Telefônica e a Telesp na telefonia celular.
Inicialmente tendo como concorrentes as agências Young & Rubicam (que formou um consórcio com a DPZ) e Fischer América, a briga foi engrossada pela entrada da DM9 no páreo.
O assunto está sendo tratado como sigilo de guerra, com poucas pessoas nas 4 agências envolvidas tendo acesso ao novo nome. A nova empresa deve ser um dos maiores anunciantes brasileiros a partir de 2003, e a vencedora da sua primeira concorrência com certeza espera conquistar um espaço melhor que as suas colegas também na hora de anunciar os produtos e serviços que serão lançados nacionalmente.

Fischer nega boato de fechamento no Rio
O CEO do Grupo Total, Gabriel Rico, garantiu para a Janela, através da assessora de imprensa Silvana Destro, que não tem qualquer fundamento o boato que começou a circular esta semana no Rio de que, por conta da transferência do marketing da Telefônica Celular para São Paulo, o escritório carioca da Fischer América estaria encerrando as suas atividades, assim como aconteceu com a agência Ad Hoc, do grupo Young & Rubicam.
"O Rio ocupa uma posição estratégica fundamental para o Grupo Total, como base de um de nossos mais importantes clientes, o Ponto Frio", segundo palavras de Rico transmitidas à Janela por Silvana. A porta-voz da agência afirmou ainda que operação da Fischer Rio vai ser preservada para atender os demais clientes locais, não passando também de boato a informação que igualmente está circulando no mercado de que Marcelo Gorodicht estaria deixando o comando do escritório.
Procurado pela Janela, Gorodicht não retornou as ligações.

Abap-Rio procura candidatos
O presidente da Abap-Rio e vice-presidente da Artplan, Caio Cezar Valli (foto) já iniciou o processo de sucessão para a entidade representativa das empresas de publicidade do Rio de Janeiro. A diretoria que ele encabeça juntamente com Albano Alves Filho (Internad) e Gustavo Nogueira (Giovanni FCB) encerra sua gestão em abril, quando novos nomes deverão ser escolhidos pelas agências cariocas.
A política sucessória ainda está acontecendo informalmente, através de conversas entre as lideranças para estimular candidaturas potenciais. Ainda este mês, no entanto, espera-se que a Abap-Rio publique o seu edital de convocação para a apresentação de chapas.
Nas mais recentes gestões, anteriormente à de Caio, a Abap-Rio foi presidida por Armando Strozenberg (Contemporânea), Jonas Suassuna (Zapt) e finalmente por Arnaldo Cardoso Pires (Fischer América).

Governo Rosinha pode manter agências
A equipe de comunicação da Governadora Rosinha Matheus -- comandada por Mauro Silva -- está estudando esta semana se realiza ou não uma nova concorrência para escolha das agências de publicidade que cuidarão da comunicação oficial do Estado do Rio de Janeiro nos próximos anos.
Segundo a última licitação, realizada ainda por seu marido e ex-governador Anthony Garotinho, estão contratadas para trabalhar para o Governo do Rio até novembro de 2003 as agências Agência3, Artplan, DPZ, Giovanni FCB e Internad. No entanto, o contrato determina que ele pode ser encerrado tanto ao seu término como ao término da verba alocada na licitação, que foi de R$ 90 milhões. De acordo com fontes da Janela, algumas daquelas agências já tiveram a sua verba esgotada, o que, em princípio, forçaria a uma decisão do governo para não interromper a sua comunicação publicitária. Forças políticas comuns nos períodos de mudança de governo também estão agindo para o lançamento de uma nova concorrência, que permitiria uma renovação no grupo de agências.
Já as forças contrárias estão lembrando ao Governo que o tal contrato, no entanto, tem uma ressalva para o problema. A governadora pode requisitar um termo aditivo no valor de 25% da verba inicial, o que daria mais R$ 22,5 milhões para repartir entre as 5 agências pelo menos até novembro próximo. Os partidários da prorrogação lembram que este é um valor que permitirá ao governo evitar o transtorno de ficar entre dois e três meses sem anunciar até que os resultados de uma nova licitação sejam definidos.
Agora é ficar atento para ver qual das duas forças prevalecerá.

Gueiros cria para Raspadinha do Rio
A Hebara, produtora das Raspadinhas do Rio e que já trabalhou com grandes agências de publicidade, este ano contratou o diretor de arte Bob Gueiros e o redator Matheus Pizão como free-lancers para desenvolver a estratégia e a criação da sua nova campanha, que desde a última segunda-feira está no ar nas emissoras cariocas para promover o produto.
Propondo como tema "Raspadinha do Rio. Hoje é dia", Bob e Matheus criaram 10 filmes estrelados pelos atores Nair Belo e Rogério Cardoso, interpretando cada um cinco personagens diferentes, um para cada dia da semana, de segunda a sexta.
A direção dos comerciais ficou a cargo de Rudi Lagemann (Foguinho), com fotografia de Edgar Moura e produção da CaradeCão Filmes.
Nova agência
Este é o maior trabalho que Bob Gueiros colocou no mercado desde a sua saída da vice-presidência de criação do escritório carioca da J.Walter Thompson, em 2002. Mas o diretor de arte não pretende continuar como frila. Na próxima semana ele deve anunciar ao mercado a abertura de sua própria agência de publicidade, em sociedade com outros profissionais de criação do Rio.
A nova empresa já tem marca e clientes garantidos, mas Bob ainda aguarda alguns detalhes legais para poder divulgar estas informações.

MKT MIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ -
A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
07/02, sexta-feira: Anibal Neto, Heliane Antonello, Vítor M. Patalano, Cláudia Lefebvre (Executiva de Conta da J.Walter Thompson);
08/02, sábado: Antônio Servolo;
09/02, domingo: César Porto dos Reis (Diretor de Arte da Agência3);
10/02, segunda-feira: Alcir Gomes Leite (VP de Operações da DM9DDB), Francisco A.Madia de Souza (Diretor de Marketing da Madia), Polika Teixeira (Gerente de Publicidade da Telefônica Celular), Andréa Afonso (Gerente de Mídia da Fischer América Rio), Juçara Carvalho (Mídia da Senior);
12/02, quarta-feira: Alexandre Uzeda (Diretor da Tec Cine), Alexandre Monteiro (Diretor de Arte da Millenn);
13/02, quinta-feira: Antônio Carlos Farina, Lucília Coelho (Sócia Gerente da Innova), Álvaro Esteves (Diretor de Planejamento da Giovanni FCB);
* RESGATE - A conta da Cultura Inglesa, que ficou sem agência quando fechou a AdHoc, vencedora da sua concorrência, foi resgatada para o mercado pela Binder, do publicitário Gláucio Binder.

Reforços do Mercado
100%Propaganda (Rio) -
Fez várias promoções e contratações neste começo de ano, todas na foto ao lado. Em pé, nas pontas, Jeane Peçanha e Lidiane Luz, promovidas no atendimento, onde entraram Branca Prior e Marcia Pierdomo, ao centro. Ainda no atendimento entrou Rachel Dolabella, sentada ao centro entre a contratada para a criação, a diretora de Arte Antônia Zobaran (ex-Fischer e AdHoc), e a contratada da mídia, Renata Nunes, ex-Doctor.
Doctor (Rio) - A agência contratou para dirigir o seu atendimento e o seu planejamento Andréa Gesser, formada em Marketing e Propaganda pela ESPM RJ. Ela iniciou sua carreira em 1979 no McDonald's, onde trabalhou por doze anos em dois períodos. Em 1989, na empresa, recebeu o prêmio de "Latin America Marketing Manager of the Year". Andréa passou pelas seguintes agências: McCann Erickson, GTM&C, Ogilvy e Young & Rubicam. Além disso foi Diretora da MLab, hoje Neoris.
Comunicação Carioca (Rio) - Levou para a sua criação o redator Marcelo Conde, ex-V&S e AdHoc, onde ganhou um GP da ABP pela campanha do MAM.
Beat Carioca (Rio) - A produtora de fonogramas de Nico Rezende, que em março completa 1 ano, contratou Andrea "Deca" Saade como sua primeira diretora de atendimento.
Cine (Rio) - O produtor de comerciais Sérgio Cardoso, ex-Standard, Mr.Magoo e Armazém de Filmes, entre muitas outras empresas, fechou acordo com a produtora paulista Cine, dos diretores Raul Dória e Clóvis Mello, para expandir o escritório do Rio de Janeiro.
Fischer América (São Paulo) - Paula Rizzo acaba de ser contratada pela agência Fischer América, onde assume o cargo de diretora de planejamento estratégico. Ela responderá diretamente a João Fernando Vassão, diretor geral da agência. Egressa da Lowe, Paula é também uma das sócias fundadoras do Grupo de Planejamento.
Tema (Vitória /ES) - A agência acaba de contratar o diretor de arte e designer gráfico Beto Lima, cuja bagagem profissional tem 18 anos no Brasil e na Europa, onde trabalhou na EuroRSCG Design de Lisboa. No Rio, até recentemente, foi free-lancer da NBS.
SIM Incentive Marketing (São Paulo) - René Agostinho, 40 anos, acaba de se juntar à equipe da agência, no posto de diretor associado, responsável pelo marketing e planejamento estratégico da empresa, além de integrar o comitê de gestão da SIM, juntamente com as acionistas Ione de Souza e Sueli Brusco. René, que tem vinte anos de experiência nas áreas de marketing e vendas, passou por grandes empresas, como Grupo Abril e Organizações Globo (InfoGlobo). O executivo, formado pela ESPM e com MBA pela FEA/USP, chega na SIM para colaborar nos planos de expansão da empresa
HomeWebbing (Rio) - Daniel Simon é o novo reforço no time da agência interativa do grupo Casa da Criação. Com apenas 18 anos, Simon foi o responsável pelo portal de educação à distância trabescol.com.
Incite Communications (Charlotte, EUA) - Após vários anos como diretor de arte no Rio (Contemporânea, Chris Colombo, Salles e Ogilvy, entre outras), Eduardo Guzmán se transferiu para Charlotte, nos Estados Unidos e logo na chegada recebeu uma proposta para ser Diretor de Criação. Quem quiser contatá-lo pode escrever para [email protected] ou ligar para (704) 365-1444.
RV (Rio) - Contratou o diretor de arte Cláudio Mavas, que na realidade está voltando para a agência.