Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 07/MAR/2003
Marcio Ehrlich

 

DPZ e Fischer ganham a disputa pela BR Distribuidora
A DPZ foi a vencedora da disputa técnica pelas duas áreas da concorrência da BR Distribuidora, segundo resultado divulgado na manhã da última sexta-feira na empresa. No entanto, como ela somente poderá assumir uma das contas, acabou decidindo -- é claro -- ficará com a de R$ 32 milhões de produtos, de maior valor, e abrirá mão da menor (R$ 27 milhões para a área institucional), cujo segundo lugar foi conseguido pela Fischer América, que será, então, beneficiada.
A entrada da conta da BR na Fischer-Rio pegou a agência de surpresa, no dia em que seu diretor geral, Marcelo Gorodicht, encerrava as suas atividades no cargo, levando contas regionais e cerca de 15 funcionários da equipe para abrir a MG Comunicação. Os comentários dentro da agência eram de que, apesar de o núcleo de criação e atendimento do Ponto Frio ser mantido, haveria uma grande redução de funcionários a partir daquela sexta-feira nas demais áreas, o que acabou não acontecendo.
A conta da BR, pelo que se sabe, exige da agência uma superestrutura, não apenas por exigências definidas no edital da licitação como por seu próprio porte, o que obrigará a Fischer a contratar uma equipe talvez até maior do que já teve em outras épocas no Rio.

Abap-Rio mostra pesquisa sobre Tendências do Mercado Carioca
O que os anunciantes do Rio de Janeiro valorizam quando vão escolher uma agência de publicidade?
Perguntas como esta vão ser respondidas no próximo dia 2 de abril, no Centro Empresarial Rio, quando a Abap-Rio (Associação Brasileira de Agências de Publicidade) realiza a apresentação do segmento carioca do Projeto Tendências do Mercado Publicitário, desenvolvido como uma pesquisa extensa realizada pela empresa InterScience, do sociólogo Paulo Secches.
Durante o encontro, que será aberto por um almoço de confraternização dos associados da entidade com os demais empresários do setor, Secches vai abrir para os participantes dados estratégicos como as expectativas e as frustrações dos anunciantes cariocas em relação às agências de publicidade locais. A pesquisa, realizada no início deste ano, teve como objetivo preparar as agências para enfrentar as novas realidades dos clientes em um mercado cada vez mais competitivo. O próprio futuro do negócio das agências foi alvo de levantamento, para que os donos de agências possam saber melhor que riscos e oportunidades os esperam daqui para a frente.
Segundo Caio Cezar Valli (foto), presidente da Abap-Rio, a apresentação das Tendências do Mercado Carioca faz parte de uma série de palestras e seminários que a entidade está programando para 2003. "Nos últimos meses estivemos capitalizando a Abap-Rio, para podermos voltar agora a um ciclo de eventos focados no nosso negócio, como fizemos em 2001 com o Seminário de Atualização em Gestão Publicitária, no Othon Palace", declarou.
As inscrições para a apresentação das Tendências do Mercado Carioca estão abertas na Abap-Rio, com D.Laura, pelos telefones (21) 2551-7849 e 2552-0496. Entre outros itens previstos para a apresentação estão ainda "Como o anunciante está distribuindo a sua verba nas diferentes atividades de Marketing e Comunicação", "Existem diferenças percebidas entre as agências cariocas" e "Avaliação das agências cariocas versus as paulistas".

Marketing Promocional será discutido em seminário da ABA e da Ampro-Rio
A Aba-Rio (Associação Brasileira de Anunciantes) e a Ampro-Rio (Associação de Marketing Promocional) vão realizar no próximo dia 18 de março seu primeiro seminário em conjunto, com o tema "Excelência em Marketing Promocional - Como maximizar os resultados dos investimentos".
Voltado a gerentes e coordenadores de marketing, além de profissionais de agências de propaganda que desejam conhecer melhor as atividades de promoção, o encontro vai mostrar os cuidados que devem ser adotados pelas empresas e suas agências no processo de planejamento promocional, bem como a importância de sua integração com as ações de comunicação e marketing, visando a valorização da marca e maiores resultados dos investimentos.
Ocupando das 8:30h às 18:00h o auditório do BarraShopping, o Seminário "Excelência em Marketing Promocional" vai ser dividido em quatro módulos. No primeiro, Marcio Ehrlich (Diretor da Dinâmica Promoções e Presidente da Ampro-Rio) e Ari Hartmann (Diretor da Hartmann Promoções) vão falar sobre como aumentar a eficiência da comunicação da empresa com seus diversos públicos integrando o marketing promocional à publicidade, ao marketing direto, ao treinamento de vendas etc. Em seguida, Reginaldo Ferrante (Diretor de Operações da Sight-Momentum), Marcus Borges (Diretor da Multinational Marketing) e André Porto Alegre (Diretor Geral da Energia Young&Rubicam) abordarão o tema "A promoção como ativadora da marca", dando exemplos do porquê a promoção não ser apenas para estimular vendas, mas também para transmitir idéias e conceitos.
À tarde, no terceiro módulo, Luiz Carlos Pimentel (Diretor de Marketing Corporativo do Grupo Telefônica) e Marta Bartholomeu (Diretora de Planejamento da Promoter Marketing) discorrerão sobre patrocínios, contando suas experiências nos cuidados a tomar antes de colocar uma marca na assinatura de um evento. E finalmente, o seminário se encerra com um painel com a participação de José Eduardo Guinle (Presidente da Riotur), Irene Junqueira (Coordenadora de Marketing Publicitário do InfoGlobo) e Roberta Medina (Diretora da Dream Factory) discutindo o que o Rio oferece ao Marketing Promocional, principalmente em relação aos serviços, os espaços, veículos e a estrutura turística no apoio à atividade promocional no Rio de Janeiro.
Patrocinado pela Golden Cross e pela Capital Service, o seminário já está com inscrições abertas através do site www.aba.com.br e pelo e-mail [email protected]. Outras informações podem ser conseguidas pelos telefones 0800-124588 ou (11) 283-4588.

Rio aniversariou e Carioca fez a festa
Nada menos que 18 anúncios de meia página foram programados pela agência Carioca para publicação no jornal O Globo do último sábado, comemorando o aniversário da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Os clientes e fornecedores da Carioca que entregaram para a agência a responsabilidade pela homenagem foram Advanced Nutricion, Beat Carioca, Frangos Rica, Hidroazul, Prefeitura de Búzios, Fluminense, Dilema, Laboratórios Primá. Prefeitura de Macuco, Aloés & Aloés, Central de Outdoor, Gráfica MEC, Studio Alfa, Idéia, ADVB, Nova Rio, Sinaf e Scala. Fechando a série, a agência assinou um 19º anúncio para capitalizar o esforço.
Desde 2002 a agência Comunicação Carioca tem saído na frente no aproveitamento de oportunidades para divulgar seus clientes e a si própria. No debate entre Serra e Lula, ela ocupou todos os intervalos com comerciais que ela criou. E no último 20 de janeiro, Dia de São Sebastião, foram 9 anúncios de meia-página homenageando o santo no jornal O Globo.
Ric também aproveita
A RIC Propaganda foi outra agência que soube aproveitar o 1° de março no Globo (cujo comercial, aliás, deve estar sorrindo de orelha a orelha). Com criação de Rodrigo Habib, Bruno Barreto, Márcio Medeiros e Thiago Tavares, a agência veiculou 3 anúncios para seus clientes Sweda, Karina e Veiko homenageando o Rio na mesma edição.

Publicitários voltam à Avenida
Apesar da animação de Marcelo Gorodicht, Lúcia Camilotti e Marcio Ehrlich na Ala dos Publicitários do Salgueiro (foto), a escola da Tijuca ficou de fora dos 6 primeiros lugares no Carnaval 2003 e não volta este sábado ao Sambódromo para o Desfile das Campeãs. Os publicitários, no entanto, vão estar representados na Avenida tanto na Ala dos Publicitários da Imperatriz -- dirigida pelo mesmo grupo do Salgueiro -- e na Ala Raio de Sol da Madrugada, da Viradouro, comandada por Marcelo Giannini, da G/Staff.
As concentrações já estão marcadas. A Viradouro, que sai primeiro, concentra-se a partir das 19:00h no lado dos Correios. A Imperatriz, que desfila em seguida, começa a se concentrar a partir das 20:00h no lado do Balança Mas Não Cai

MKT MIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ -
A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
07/03, sexta-feira: Arthur Muhlemberg (redator), Gustavo Nogueira (redator), Lula Vieira (Presidente de Criação da V&S), Marcos da Luz (Supervisor de Atendimento da Luz), Sérgio Bruno Martins (Redator da Casa da Criação);
08/03, sábado: Artur Fontes (Diretor da Conspiração), Paulo Salles;
09/03, domingo: Lúcia Leme, Neuza Silveira, José Carlos Gomes (Diretor de Criação da Comunicação e Arte), André Norris (Diretor de Arte da J.Walter Thompson);
10/03, segunda-feira: Marcos Spinola Montenegro (Diretor do Ibope), Renato Reguffe (Redator da ID&A), Elaine Abrantes Leite (Atendimento da McCann Erickson), José Henrique (Diretor de Arte da Millenn), Daniela Croccia (Diretora de Mídia da V7);
11/03, terça-feira: Marcelo Guimarães (Diretor de Arte da Agência3);
12/03, quarta-feira: Andrea Lobato (Redatora da Fischer América Rio), Carlos Eduardo Jardim, Alessandra Prado (Gerente de Contas da Scalla);
13/03, quinta-feira: Andréa Carrapito (Supervisora de Contas da Fischer América Rio);