Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 11/ABR/2003
Marcio Ehrlich

 

Portfólio compra Builder e leva "Animal"
A agência Builder, criada em 2002 por Luciano "Animal" Gaberel (foto) e Fernando Caraciolo, se integrou à agência Portfólio, do publicitário Guto Graça, desde a última terça-feira, 8 de abril, levando suas duas duplas de criação e dois profissionais de atendimento, além dos diretores Caraciolo e Gaberel.
Segundo Graça, a compra foi encarada como "um investimento no talento da equipe e teve uma "compensação financeira e troca de ativos". Para Gaberel, a grande vantagem da operação foi manter seu ideal de oferecer uma agência com um grande diferencial criativo, "porém agora com mais estrutura física e financeira". A principal conta que a Builder leva para a Portfólio é da loja ToyMania, de brinquedos.
Luciano Gaberel, que carrega na bagagem diversos prêmios, entre eles "Destaque da Propaganda 2000 da ABP" e o "Prêmio Rogerio Steinberg do Colunistas 2001" estará a frente da criação da Portfólio, cujo corpo diretivo e societário da Portfólio mantem Guto Graça na direção geral e Sérgio Camanho Veiga no atendimento, e incorpora, além de "Animal", Fernando Caraciolo na mídia e operação.

Pinheiro cria seminário de mídia para clientes
Aproveitando a comemoração do primeiro aniversário de sua empresa Mídia 1, o publicitário Antônio Jorge Pinheiro (foto), várias vezes presidente do Grupo de Mídia do Rio de Janeiro, iniciou um programa de seminários de atualização de mídia para anunciantes. Diz Pinheiro que muitos profissionais de marketing dos clientes têm sentido necessidade de se reciclar sobre as últimas novidades na utilização e compra de espaço nos veículos de comunicação.
Estes seminários, ele conta, têm sido realizados dentro das empresas anunciantes para sua equipe de marketing, mas a partir da grande aceitação do programa, ele passou a oferecer o seminário para que as agências de publicidade o programe para os seus clientes em conjunto. "O objetivo é ajudar os profissionais dos clientes a brifarem melhor as suas necessidades e entenderem os planos de mídia apresentados pela agência", justifica o publicitário.

Festival confirma brasileiros no júri
Os organizadores do Quarto Festival Internacional de Publicidade em Língua Portuguesa, que vai ser realizado entre os dias 22 e 24 de maio, em Portugal, na cidade de Figueira da Foz, confirmaram o convite para dois publicitários brasileiros participarem do júri: Sílvio Mattos, presidente da Bates Brasil, e Fernando Campos, presidente do Clube de Criação do Rio de Janeiro e diretor de criação da Giovanni, FCB.
No Brasil, o Festival está sendo representado pela ALAP (Associação Latino Americana de Agências de Publicidade) que está encarregada das inscrições das peças publicitárias e conta com o apoio de uma campanha desenvolvida pela agência Propeg.
Maiores informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (021) 2537-5354 ou (021) 9621-8925, com Neuza Silveira, e em São Paulo, (011) 5083-6707 ou (011) 9840-6392, com Carlos Roberto Vieira.

Agrega foca a consultoria cultural
A Agrega Marketing Cultural, que acaba de ser criada pela profissional de marketing Mariângela Luna e a advogada Flávia Abreu, pretende, segundo suas diretoras, auxiliar cada empresa-cliente na escolha e desenvolvimento de projetos culturais pertinentes ao seu posicionamento, objetivos e oportunidades fiscais. "Estamos nos comunicando com possíveis patrocinadores para marcar uma apresentação da nossa empresa. A partir desse primeiro contato, a Agrega poderá trabalhar apenas num projeto pontual ou prestar um serviço full-time, buscando sempre projetos de acordo com as necessidades específicas desse cliente." diz Mariângela, que atuou de 1999 a 2002 como coordenadora de marketing cultural e patrocínios esportivos da IBM e tem passagens pela FCB Chicago, Chorus Estúdio e CCRJ. Flávia Abreu, sua sócia, é especialista em leis de incentivo cultural e mercado de entretenimento.
A Agrega oferece seus serviços não só para empresas privadas, mas também, para artistas, produtores e empreendedores culturais. Maiores informações no site www.agreganet.com.br (N.R.em 03/03/2006: link atualmente desativado)ou pelo telefone (21)3433-9303.

Young Creatives garante vaga para carioca
Emmanuel Publio Dias, diretor do Young Creatives no Brasil, garantiu para a Janela que o Rio de Janeiro terá uma vaga na delegação brasileira, mesmo que até agora o CCRJ não tenha conseguido uma empresa patrocinadora. O próprio Clube de Criação se comprometeu a bancar uma vaga na delegação brasileira para um profissional do Rio de Janeiro.
Os jovens criativos cariocas interessados em ir para Cannes pela primeira vez com tudo pago podem se preparar, lendo o regulamento em www.youngcreatives.com.br.
Os prazos de inscrição. no entanto, ainda não estão disponíveis na Internet, já que deverão ser definidos, assim como a composição do júri, pelo Clube de Criação do Rio.

"Planning for Branding" na ESPM Rio
Estão abertas as inscrições para o "Planning for Branding" da Escola Superior de Propaganda e Marketing, que tem como objetivo formar planejadores em comunicação. O curso ensina a aplicação do pensamento estratégico para construir marcas, planejar comunicação e gerar resultados. Para ampliar o conhecimento do aluno em ferramentas como o marketing direto, Internet, propaganda, promoção, endomarketing, RP e merchandising, serão apresentados cases de sucesso por especialistas de diversas áreas. Uma novidade para esse ano, é que a ESPM está organizando um grupo permanente de discussão, com a presença de ex-alunos, professores e convidados, possibilitando uma constante atualização, troca de experiências e manutenção do networking conquistado.
"O Planning for Branding é ideal para quem administra a verba de comunicação das empresas e precisa otimizar resultados", explica Márcia Ballariny, coordenadora de conteúdo do curso. O processo seletivo inclui entrevista e análise curricular e tem, como pré-requisito, a experiência de pelo menos três anos na área de comunicação das empresas.
O curso é dividido em três módulos e tem duração de 4 meses. As aulas acontecem às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h. A próxima turma começa no dia 6 de maio e o investimento é de R$ 2.760, podendo ser parcelado em quatro vezes. Os interessados devem se inscrever pelo telefone 0800 24 2000.

MKTMIX
* MUDANÇAS NA ARTPLAN - A agência anunciou ontem que passará a se chamar Artplan Mais Comunicação e está trocando a sua tradicional sede na Lagoa, por um espaço com mais de 700 metros quadrados na Barra da Tijuca. O novo endereço é na Avenida das Américas, nº 4430 (ao lado do Barra Shopping), e o telefone é (21) 2122-8200.