Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 09/MAI/2003
Marcio Ehrlich

 

Justiça condena Vivo por plágio da Oi
A juíza Ellen Garcia Mesquita Lobato, da 5ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, concedeu à Oi, no último dia 5 de maio, segunda-feira, uma liminar em caráter nacional que determinava a retirada de todas as veiculações da Vivo em um prazo de cinco dias úteis, que se encerraria nesta sexta, 9.
A campanha da Vivo foi considerada como concorrência desleal, uma vez que, segundo a queixa da Oi, reproduz o efeito de linguagem de comunicação lançado por ela, trazendo confusão na cabeça dos usuários.
A multa por descumprimento foi fixada em R$ 50 mil por dia por cada peça publicitária existente em todo o território nacional. "A decisão da justiça veio confirmar o que a opinião pública já havia condenado. Temos que preservar os ativos nacionais. Não podemos aceitar que grupos estrangeiros se apropriem indevidamente de valores criados por nós", defende Luis Eduardo Falco, presidente da Oi.
A Vivo chegou a entrar com recurso contra a decisão judicial, mas a desembargadora Elisabeth Filizzola Assunção, da Segunda Câmara Cível do Estado do Rio de Janeiro, indeferiu o recurso, confirmando o prazo. Não por acaso, já na terça seguinte a Vivo retirava o gigantesco outdoor que mantinha na fachada do Shopping RioSul, mas em coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira, Nizan Guanaes esclareceu que a decisão da Justiça foi alterada para a retirada de apenas 4 peças. Ao mesmo tempo, o diretor da África anunciou que estaria abrindo uma página no site da agência para se defender das acusações de plágio, exibindo um comparativo das duas campanhas. O endereço ficaria em www.africa.com.br/nadaaver. (N.R.em 03/03/2006: link atualmente desativado)

Valdir já deixa a gestão da V&S
Valdir SiqueiraO publicitário Valdir Siqueira (foto), fundador com Lula Vieira da agência V&S, assinou na última terça-feira a documentação que o retira da gestão da empresa e transfere estas funções para Lula Vieira. O ato completa a primeira fase do processo de seu desligamento da sociedade. Desde o início desta semana, ele tem se dedicado a se despedir dos atuais clientes da agência, com os quais -- segundo o acordo da separação -- não poderá voltar a trabalhar ainda por algum tempo.
Conforme se tornou público no início de abril, a V&S está passando por novas negociações de venda do seu controle acionário, como já havia acontecido -- sem sucesso -- com os grupos Ogilvy e Total. O envolvido desta vez é o grupo financeiro GGR. As expectativas iniciais do mercado eram de que as transferências das ações de Valdir para os novos sócios acontecessem até o último dia 15 de abril. Este prazo foi adiado para o último dia 30 de abril mas o fato acabou não se concretizando até hoje.
Informações internas da agência dão conta de que o novo formato de atuação da V&S não está definido. Continuam sob análise tanto a hipótese de a razão social atual continuar com os novos sócios, quanto o fechamento da empresa e a abertura de uma nova agência. Pelo sim, pelo não, o grupo GGR já registrou no INPI a marca Ideo para a área de publicidade.
Com a saída de Valdir da gestão da V&S, deixou também a empresa seu irmão Marcos Siqueira, que acompanha a empresa desde a sua fundação e nos últimos anos respondia pela área financeira. Durante a fase de transição, a gerência operacional da agência fica nas mãos de Sérgio do Rego Monteiro, que também é responsável pelos entendimentos com o grupo GGR.

Leader Magazine seleciona produtoras
A Leader Magazine, uma das maiores contas de varejo sediadas no Rio de Janeiro, voltou a concentrar sua criação de comerciais na house-agency Promovenda, não renovando o contrato que se encerrou no final de abril com a agência V&S. No último ano, a Promovenda, dirigida pelo publicitário Paulo Berrini, tinha ficado responsável pela criação apenas da área gráfica do cliente. Os últimos trabalhos da V&S para a Leader estão indo este mês ao ar.
A partir da mudança, a Leader e a Promovenda decidiram abrir uma concorrência para definir as produtoras de áudio e de vídeo que terão o contrato para os próximos trabalhos. Na área de comerciais, além da atual produtora, a Tá Na Lata, estão na disputa a Aquarela e a Publytape. Para fonogramas, participam a Nova Onda -- que vinha sendo a responsável pelos trabalhos --, a Aerobanda e a Base Sonora. O primeiro trabalho já será para o Dia dos Namorados e o resultado deve ser divulgado na próxima semana.

Rio terá 4 Young Creatives
Rodrigo StrozenbergA Universidade Gama Filho e a agência MG Comunicação (de Marcelo Gorodicht) associaram-se ao projeto dos Young Creatives, para permitir que mais criadores cariocas participem da delegação brasileira em Cannes pela primeira vez. Até a semana passada, apenas a Associação Brasileira das Agências de Propaganda (ABAP) e o Clube de Criação do Rio de Janeiro (CCRJ) estavam confirmados como patrocinadores.
Com os novos recursos, além da redatora Aline Arantes, da Giovanni,FCB, cujo nome havia sido divulgado anteriormente, garantiram a presença em Cannes 2003 outros três jovens criativos cariocas: Vico Benevides, diretor de arte da F/Nazca; Rodrigo Strozenberg, redator da DPZ (foto); e Filipe Raposo, diretor de arte da DPZ.
O evento é promovido, em nível mundial, pelo International Advertising Festival/Cannes Lions e organizado, no Brasil, por Emmanuel Públio Dias e pela Editora Referência, com o apoio do jornal O Estado de São Paulo - representante oficial do Festival de Cannes no país.

Propaganda I-Ltda ganha conta do GPR
O GPR - Grupo de Profissionais de Rádio do Rio de Janeiro assinou contrato com a Propaganda I-Ltda no último dia 10 de abril. A agência do publicitário Leonardo Cavalcanti já prepara a criação do projeto "Rádio Negócio", que tem como objetivo a divulgação do meio Rádio junto ao mercado publicitário. O projeto será aplicado em agências do Rio com visitas que contarão sempre com a presença de um profissional de peso da área.
Outro trabalho que ficará a cargo da Propaganda I-Ltda, é o Prêmio de Criatividade em Rádio, que foi um sucesso em sua última edição. O evento deverá ser realizado no mês de setembro em local a ser definido. A cerimônia premiará comerciais de rádio veiculados no último ano nas emissoras cariocas.

Draft muda nome e marca
A Draft, multinacional de marketing integrado do Grupo Interpublic, completou 25 anos em abril e acaba de anunciar a mudança do seu nome e da sua logomarca. A mudança de nome foi, na verdade, para oficializar o que já acontecia na prática: a agência era Draft Worldwide, mas todos a chamavam simplesmente de Draft. O "Worldwide" foi então, retirado, apesar da sua atuação globalizada (a empresa hoje tem mais de 60 escritórios espalhados em 29 países). A marca, no entanto, teve uma mudança mais significativa - ela ganhou uma tipologia mais moderna e tem o objetivo de demonstrar o conceito "A ciência por trás do sucesso" filosofia seguida pela empresa. "Por ter uma grande base em pesquisas e no marketing direto, o nosso trabalho é muito voltado para resultados. As nossas campanhas e ações de marketing costumam ser sempre avaliadas." explica Octavio Moreira Lima, diretor de criação da Draft no Rio de Janeiro.
A empresa, que começou em Chicago no ano de 1978, com apenas 13 funcionários e uma conta, é hoje uma das maiores do mundo, com cerca de 800 clientes e um faturamento anual superior a US$ 3 bilhões. No Brasil, a Draft é dirigida por Pio Borges e Edmar Damasceno e possui clientes como American Express Corporate, Sul América, Brasif Shopping e Icatu Hartford.

Casa da Criação tem nova conta
O laboratório Daudt de Oliveira, que soma 120 anos de operações, é o novo cliente da Casa da Criação. A agência está desenvolvendo uma campanha de mídia impressa para o lançamento de 16 novos produtos de higiene bucal da linha Malvatricin. A campanha será composta de 27 páginas nas principais revistas nacionais. A HomeWebbing, segmento de Internet do grupo Casa da Criação, já está trabalhando num hotsite promocional, voltado para o consumidor final. Além disso, ficará a cargo da Tyocoi, braço de promoções e eventos do grupo, uma série de ações promocionais e distribuição de amostras em pontos estratégicos.

Sky entrega conta para a 100%
A SKY, operadora de televisão por assinatura digital via satélite, entregou sua conta publicitária nos estados do Rio e Espírito Santo para a 100% Propaganda. O primeiro trabalho vai ser veiculado neste final de semana, em homenagem ao dia das mães e tem criação assinada por Gustavo Bastos, Antônia Zobaran e Bruno Xavier. Mais três campanhas já foram apresentadas ao novo cliente e estão em fase de aprovação.

Brand Impact procura patrocinadores
A Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) está em busca de patrocinadores e apoiadores para o Brand Impact 2003. O evento é realizado anualmente pela empresa júnior da instituição e, no ano passado, teve a participação de empresas como Nike, Ferrari, Procter & Gamble e Unimed. Este ano o Brand Impact deverá acontecer nos dias 23 e 24 de outubro e vai abordar temas como Reposicionamento de Marca, Estratégias de Comunicação, Marcas Próprias entre outros.
Para entrar em contato com a organização do evento, os interessados devem ligar para o número (21) 2292-2000 ramal: 287/288 ou enviar um email para [email protected]

MKTMIX
* PARABÉNS PRA VOCÊ -
A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
09/05, sexta-feira: Nizan Guanaes (presidente da África), Ney Azambuja, Sérgio Prazeres (Supervisor de Mídia da DPZ), Ana Deise (Diretora de Arte da Tática);
10/05, sábado: Andrea Gesser (Diretora de Atendimento da Doctor), Pedro Paulo Martins (Diretor de Criação da Criativa Produtiva), Veruska Lages (Coordenadora de Mídia da Agência3), Flávia David (Atendimento da Agência3);
11/05, domingo: Luiz Carlos Lopes (Diretor Presidente da Unità);
12/05, segunda-feira: Wilson Nóbrega (diretor de arte);
13/05, terça-feira: Andréia Esteves, Chico Abreia (Vice-Presidente de Criação da Artplan), Virgínia Adams (Diretora da Disco Voador);
14/05, quarta-feira: Antônio Carlos (Diretor de Atendimento da Espaço);
15/05, quinta-feira: Iracema G.Braudigan (Diretora de Operações da Braumar), Toninho Lima (Redator da Giovanni FCB);
* OBRIGADO - O colunista agradece às inúmeras manifestações de carinho e pesar recebidas pelo falecimento de meu querido pai Daniel, no último dia 1º. Ele foi uma pessoa com um coração muito maior do que eu jamais conseguirei ter e sei que deixará saudades em muita gente. Também em nome de minha mãe, meu irmão e meus filhos, obrigado a todos.
* VINGANÇA POSTAL - Vocês devem ter lido mais abaixo a minha crítica à assessoria de imprensa paulista CDN-Companhia de Notícias, que me enviou um e-mail de 5,2Mb sobre um assunto que não tinha nada a ver com este site. Agora, a mesma assessoria está enchendo a minha caixa postal com diversas notícias sobre a ida dos prefeitos de Vitória e de Porto Alegre para a 44ª Reunião da Frente Nacional dos Prefeitos, em Aracaju. Um deles, por exemplo, me informando que a chuva dificultou o pouso. O que vocês acham, caros leitores: será retaliação?

REFORÇOS DO MERCADO
Academia de Filmes (SP) -
Alexandre Marcondes, ex-Calia Assumpção, vai integrar a equipe de atendimento da produtora. Alexandre também já trabalhou na W/Brasil, Leo Burnett e Bates, e nas produtoras Cia. de Cinema, JX e Lux Filmes.
AgênciaPlus (Rio) - A empresa contratou Leonardo Bruno Santos para reforçar a área de atendimento. Formado em Comunicação Social pela ESPM-Rio, Leonardo passou pela Comunicação Carioca e Campana, Resende & Resende atendendo contas como Universidade Veiga de Almeida e Porcão.
AlmapBBDO (SP) - A agência contratou Letícia Meira (ex- AgênciaClick) como executiva de contas. Ela vai reforçar a equipe de atendimento dos clientes Pepsi e Gatorade.
Espaço/Z (Rio) - Giselle Costa acaba de ser contratada para o departamento de computação gráfica da agência. Giselle se formou na PUC e tem passagens pela Fotoarte Geisselmann e Digital Mega Prints. Ela trabalhou ainda como assistente do diretor de arte Pablo Pagés e como free-lancer na Comunicação Carioca.
F/Nazca (SP) - A agência contratou três profissionais para trabalhar na criação do Hipermercado Extra. A diretora de arte Daniella Frojuello, ex-Lo-v, já trabalhou para clientes como Hurshey's, Sabesp, MTV e Purina. Stella Bitelman, ex-Giacometti, também diretora de arte, atendia Lojas Marisa, Shopping Frei Caneca, TRW Automotive e Data Byte. Renata Leão, redatora, já passou pela TWA Cápsula e trabalhava recentemente na Parra Comunicação, para os clientes Nokia, Red Bull e Liberty Seguros. E Germano Spínola, ex -MA Comunicação foi contratado para reforçar a equipe de mídia do Hipermercado Extra. Germano vai trabalhar com Regiane Pauluti.
Fischer América (SP) - Foi contratado o redator Fábio Brandão. Ele já trabalhou na Bates e na Propaganda Registrada e agora vai fazer dupla com o diretor de arte Eduardo Doss.
Loducca (SP) - Camila Sottano (ex- AlmapBBDO) foi contratada para a equipe de atendimento da agência. Ela assume como supervisora de contas do núcleo que atende The Coca-Cola Company, tendo sob sua responsabilidade as marcas Coca-Cola Light, Schweppes, Nestea e Burn.
Ogilvy (SP) - A agência contratou Leandro Fujita, ex-AgênciaClick, como planejador de mídia online, substituindo Kika Oncken, que foi para a Globo.com. Gabriel Naldi também entrou para reforçar a equipe, como assistente do mesmo setor.
Propaganda I-Ltda (Rio) - A agência contratou o diretor de arte Vitor Borges (ex-IDFX) e o redator Rafael Ramos (ex- RAF, de Natal). A dupla vai atuar na equipe do diretor de criação Michel Cox.
SNBBnovagência (SP) - O redator Fábio Mozeli foi contratado para reforçar a criação da agência recém-criada por Silvana Tinelli, Nelson Biondi e Bob Vieira da Costa. Fábio tem passagens pela Bates Brasil, Upgrade e, mais recentemente, Borghierh.
Via 4 (Rio) - A agência acaba de ampliar a sua área de tráfego e produção gráfica com a contratação da publicitária Eliana Santos. Eliana tem no currículo passagens pela DPZ, Giovanni, CBBA, Propeg e MPM.