Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 13/JUN/2003
Marcio Ehrlich

 

Carioca, Salles e NBS lideraram Colunistas-Rio
O júri do 22º Prêmio Colunistas-Rio escolheu a NBS como a Agência do Ano de 2002/2003, dando a Sérgio de Paula, da Comunicação Carioca, o título de Publicitário do Ano. A Carioca, com 27 trabalhos premiados, ficou com o título de Melhor Desempenho Criativo, sendo seguida pela Salles D'Arcy, que teve 16 trabalhos entre os premiados. O diretor de criação da Salles, Rodolfo Sampaio, recebeu do júri a homenagem como o Profissional de Propaganda do Ano.
Com 11 medalhas e 72 pontos, a NBS ficou em terceiro lugar entre as mais premiadas, e ainda viu seu cliente Oi ser escolhido o Anunciante do Ano do Colunistas Rio. O outro Grande Prêmio concedido foi de Veículo do Ano, para a Globosat, pelo alto nível de qualidade mantido por seu leque de emissoras a cabo: GloboNews, Multishow, Telecine, SporTV e Shoptime.
Outras agências que tiveram um excelente desempenho no Colunistas-Rio foram a G/Staff, com 13 medalhas e 65 pontos, e a 100%, com 10 medalhas e 50 pontos. Os resultados completos do 22º Colunistas-Rio estão no site da Abracomp, em www.colunistas.com.

Fernanda Guedes para Next e Telemar
Flávio Mario Gelli para Via 4 e Botafogo Praia Shopping
C&A

Ilustração volta à moda na propaganda
O bom e velho lápis está de volta. Depois de anos encantada com os milagres da computação gráfica e das fotos passadas pelo PhotoShop, a propaganda está redescobrindo os artistas do traço, que aprenderam a juntar o melhor dos dois mundos para dar modernidade a uma arte que consegue liberar a fantasia com componentes de humanidade e personalização que -- perdoem-me Hamdan e família -- nenhuma foto digital jamais alcançará.
Claro que a ilustração nunca sumiu da propaganda, mas o novo boom começou a ser percebido em São Paulo, a partir das campanhas de 2002 da empresa de telefonia BCP, totalmente baseada em desenhos, com uma certa influência dos mangás japoneses. Enormes cartazes com os personagens da campanha se destacam em diversas avenidas paulistas.
No Rio, desde o Dia das Mães a agência Via 4 vem colocando na mídia trabalhos com ilustrações de Flávio Mário Gelli para o Botafogo Praia Shopping. A diretora da agência, Maria do Socorro Machado, diz que abandonou as fotos para diferenciar a comunicação do Botafogo da dos demais shoppings "que está muito parecida". Ela acredita que, com o tempo, o consumidor vai conseguir identificar, no traço de Gelli, a personalidade do shopping.
No último fim-de-semana, dois anúncios rouba-página nos jornais carioca se baseavam em ilustrações: uma peça da C&A, de São Paulo, e uma da agência carioca Next, cujo diretor de arte André Havt foi buscar no traço de Fernanda Guedes a imagem para vender os pacotes comerciais da Telemar. Segundo informações da agência, este visual foi adotado desde o Dia das Mães e seguirá como padrão das peças de varejo em datas especiais.

Serviço da Janela: Infelizmente, os profissionais brasileiros de ilustração ainda estão um pouco escondidos. A maioria nem tem site com seus portfólios. Como ponto de partida, a Janela sugere o site do catálogo Talento.

Janaína empolga Januário
O amor é mesmo lindo. Seja amor de namorado, de irmão ou de amigo. Não sei o que Januário é de Janaina, mas como achei cativante a empolgação dele pela moça, não tenho como não publicar na íntegra a dica que ele enviou à Janela, de dar inveja a quem não tem fãs assim:
"Gostaria de comentar o sucesso dos artigos da redatora carioca Janaina Pereira (ex-ID&A e Zapt RJ), atualmente brilhando na equipe da Grey SP.
Janaina, com seu imenso talento para escrever, tem brilhado com textos primorosos para o Vox News, Trampolim e CCSP.
"Motivo de comentários de todas as rodinhas publicitárias em SP, Janaina alcançou reconhecimento nacional ao ter seu excelente artigo "Forever Young" sendo publicado no editorial do Propaganda & Marketing.
"Nós, cariocas, que tanto lutamos para sobreviver em SP - eu mesmo já morei lá e não consegui me colocar no mercado - temos que tirar o chapéu pra força e pro talento dessa jovem que enche de orgulho seus conterraneos.
"Se você, Marcio, ainda não leu nenhum artigo da Janaina, tem dois inéditos no ar. Um no Vox News e outro no CCSP. Vale a pena. abraço,
Januário"

Rio Grande X Rio Pequeno
Mais de 4 mil delegados vindos de vários estados brasileiros -- além de países distantes como Moçambique e Japão -- lotaram o pavilhão Expogramado nos últimos dias para o 14º Festival Mundial de Publicidade de Gramado, no Rio Grande do Sul.
A maior de todas as versões do evento só não conseguiu receber o prestígio completo pelo Rio de Janeiro. A despeito de pelo menos 6 publicitários cariocas terem sido convidados para algum dos júris do festival, apenas Cristóvão Martins, da Agência3, marcou presença no júri de Rádio. E a despeito de os líderes cariocas da publicidade como Valdir Siqueira (Abap Brasil), Caio Valli (Abap-Rio), Luis Calazans (Fenapro), Jomar Pereira da Silva (Alap) e Aías Lopes (Sindicato das Agências) estarem presentes naquela que foi provavelmente a mais importante série de encontros políticos de Gramado -- reuniões dos diretores das principais entidades do nosso setor com Luis Gushiken e 20 secretários de comunicação dos maiores estados brasileiros --, o representante fluminense, Mauro Silva, do governo Rosinha, não compareceu, apesar de ter confirmado a presença.
Como se não bastasse, os cariocas ainda tiveram que ouvir calados a homenagem que o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, fez de viva voz, na abertura do evento, a Áurea Helena da Silveira, por ela ter levado a Memória da Propaganda para lá. Rigotto se comprometeu a estruturar, em Porto Alegre, o Museu da Propaganda, que Áurea levou mais de 20 anos tentando implantar no Rio de Janeiro, sem qualquer atenção dos governantes e empresários locais.
Em tempos de Garotinho, Rosinha, Silveirinha, Sussuquinha e outros pensamentos e atitudes ainda menores, não vai demorar a hora de termos que mudar o nome do estado. Vamos ter que nos chamar Rio Pequeno do Leste.