Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 27/JUN/2003
Marcio Ehrlich

 

Península coloca R$ 2 milhões em disputa
O novo bairro do Rio de Janeiro, a Península da Barra, vai ganhar uma campanha institucional de R$ 2 milhões, cuja conta foi disputada esta quarta-feira por seis agências de publicidade do Rio que já trabalham com clientes da área imobiliária -- Agência3, Artplan, G'Staff, Laxmi, MG e Mix Marketing -- e uma de São Paulo, a Eugênio WG.
O cliente é o pool de empreendedores que estão com lançamentos no local e pretendem tornar a Península uma região mais conhecida dos cariocas. Informantes da Janela contam que a guerra ontem foi dura, tendo agência que inclusive chegou a levar mais de 6 atores globais para interpretar ao vivo para os prospects os comerciais que poderão gravar se ela for a vencedora.

Giannubilo volta ao Rio e leva Unimed para F/Nazca
O presidente da Unimed-Rio, Dr.Celso Corrêa de Barros, trouxe Marcelo Giannubilo, que estava em São Paulo, de volta para a Superintendência de Marketing da empresa. No período de 1999 a 2000, ele havia sido responsável por um dos períodos de maior agressividade no marketing da Unimed-Rio, num trabalho que chegou a merecer diversos prêmios, inclusive o Marketing Best.
Em sua nova fase na empresa, Giannubilo já começou fazendo mudanças. Ele trocou a McCann-Rio, que vinha atendendo a conta desde a sua primeira passagem pela Unimed-Rio, pela F/Nazca. Com verba estimada em R$ 15 milhões, a conta será atendida por Carmem Castelo Branco e Mauro Menezes, executivos do escritório da F/Nazca no Rio. "Vamos começar o trabalho com a F/Nazca pelas ações de propaganda e marketing direto", diz Giannubilo. Entre os objetivos da nova estratégia, ele ressalta a fidelização da marca e a conquista de novos clientes: "A nossa marca já é conhecida do grande público. Nossa meta agora é criar uma identidade única, diferenciada dentro da categoria, desejada pelo consumidor".
Outra novidade na estrutura de Giannubilo é a contratação de Eline Antunes para a Diretoria de Marketing da Unimed-Rio. Eline era diretora de atendimento na McCann-Rio, onde inclusive respondia pela conta da empresa.
A Unimed-Rio é a quarta maior cooperativa do sistema Unimed, com 400 mil clientes. Ano passado, a empresa atingiu um faturamento de R$ 600 milhões.

Caio Valli deixa Artplan
Caio Cesar ValliDepois de 19 anos e meio na Artplan -- dos quais os últimos 4 com participação acionária na empresa -- Caio Cesar Valli (foto) está deixando a empresa na próxima terça-feira. O publicitário, que também é o presidente da ABAP-Rio, informou à Janela que vinha se sentindo sobrecarregado e já havia comunicado à agência que precisava de se afastar por um tempo do dia-a-dia da publicidade. Esta semana, afinal, ele e a Artplan conseguiram um formato para o seu desligamento da sociedade. "Agora quero passar um tempo só pensando em sossego", disse Caio, que em 2001 foi o Publicitário do Ano do Prêmio Colunistas-Rio.
Na Artplan, a gerência do escritório carioca passa a ser exercida por Rodolfo Medina, filho de Roberto Medina, que desde o fechamento do Rock in Rio Café vinha exercendo a função de Diretor de Novos Negócios.

Academia monta estúdio próprio no Rio
Depois de três anos trabalhando no Rio de Janeiro com apenas um escritório no bairro da Glória, a Academia de Filmes decidiu investir no mercado, montando estúdio e salas de finalização e edição que só dispunha em sua matriz paulista.
A nova sede da Rua Visconde de Caravelas, nº 20, em Botafogo -- que começa a operar ainda este mês -- vai ocupar uma casa de mil metros quadrados. Nela, segundo Antônio Carlos Accioly, diretor da produtora no Rio, também funcionará a Academia Internacional, um braço da empresa dedicado a trabalhar o mercado externo. Diz Accioly que a Academia Internacional já produziu um filme para a Euro e um videoclipe de música eletrônica.
Na nova sede carioca, a Academia também terá um setor dedicado a trabalhos de menor porte, batizada de "Academia Low Budget". Para este braço foram contratados os diretores de cena Tiago Vianna e Rudá Morcillo. A dupla já produziu filmes para Petrobrás, MAM e Pró-Matre, entre outros.

Só rindo das atribulações das assessorias...
Para quem acha que a Janela exagera ao reclamar das assessorias de imprensa, vejam uma das pérolas que recebi esta semana:
"Por favor, a versão enviada do artigo contém um erro crasso. O nome do presidente está como José Inácio Lula da Silva, por favor considere Luiz Inácio Lula da Silva. Obrigada".
Que pepino, não? Mas se acharam pouco, teve o e-mail de outra assessoria, no final da semana passada, mandado para todas as publicações do trade:
"Pessoal, por favor, quem já publicou esta matéria favor retirar!!! E quem ainda não publicou, favor não publicar pois tivemos um erro, isto é apenas layout. Quando tivermos tudo pronto, mandaremos de novo!!!".
É ou não é divertido ser jornalista?

Castro e Werneck ampliam Workshop de Criação
Paulo CastroA grande procura de aulas práticas sobre publicidade pelos estudantes levou os criativos Paulo Castro (foto), diretor e vice-presidente de criação da V&S e Beto Werneck, diretor de arte da McCann-Erickson, a ampliar a próxima versão do Workshop de criação que começaram a promover ano passado na Faculdade Hélio Alonso-FACHA.
Nesta segunda edição, cujas inscrições já estão abertas, o workshop terá um novo formato, com duas turmas, com 12 alunos cada: uma de redação publicitária e outra de direção de arte. Apesar da separação, em algumas aulas as turmas se encontrarão para "duplar" e realizar campanhas. Além disso, no final do workshop, os trabalhos serão aprovados por um cliente de verdade e a dupla com a melhor campanha ganhará um estágio de um mês na V&S.
As aulas têm início no dia 4 de agosto e o curso terá duração de cinco meses.
Serviço da Janela: Os interessados devem enviar um currículo ou um histórico acadêmico ou profissional para serem avaliados para o endereço [email protected] Mais informações também através do telefone (21) 2537-8002 com Edvan ou no Campus II da FACHA, à Rua da Matriz 49, Botafogo, Rio de Janeiro.

ABP contesta crítica de professor da FGV
A Associação Brasileira de Propaganda-ABP enviou carta ao Jornal do Commercio do Rio de Janeiro respondendo ao artigo escrito pelo professor Maurício Lopes de Oliveira, no qual a entidade era criticada por divulgar que estaria protegendo o direito autoral na publicidade ao criar o serviço de depósito de peças publicitárias. Dizia o colunista que, segundo a legislação, uma idéia não pode ser motivo de direito autoral, o que tornaria inútil a iniciativa da ABP.
Em sua carta-resposta, o vice-presidente executivo da associação, Jairo Carneiro, procurou explicar que o objetivo da ABP não foi compreendido pelo professor Oliveira. Disse Carneiro que o objetivo não era proteger idéias, "mas a criação publicitária, que na legislação que regula a matéria (Lei 4.680/65) é tratada como 'idéia publicitária'".
O diretor da ABP lembrou ainda que, por não ser órgão público, a ABP não pretende registrar nada. A entidade vai "receber a criação publicitária em depósito para assegurar a comprovação privada de anterioridade, o que, por certo, terá valor moral quanto a quem cria e utiliza e legal, nos casos de litígio".
De acordo com a nota, o projeto da ABP foi analisado e aprovado por três advogados com história na construção do direito intelectual no país: Dra.Silvia Dain Gandelman, Dr.Manoel Pereira dos Santos e Dr.João Luiz Faria Neto.

REFORÇOS DO MERCADO
Africa (São Paulo-SP) - A agência de Nizan Guanaes anuncia duas novas contratações: o montador André Saad Jafet, 23, ex-DM9 e Abril e a publicitária Daniela Andrade, 30, para a equipe de RTVC. Com 10 anos de experiência na área de produção em rádio, TV e cinema , Daniela já passou pelas agências F/Nazca e DM9DDB. Seu primeiro comercial pela África - "Santos do Mês", para Banco Itaú - já está sendo veiculado.
Incentive House (São Paulo-SP) - Túlio Feres passa a integrar a equipe de criação da agência. Ele será responsável pelo cargo de Web Design da empresa, abrangendo as operações do Brasil.
Ronson (Rio- RJ) - Fernanda Costa foi contratada pela agência para o departamento de mídia profissional. Ela tem passagens pela Band, Rebouças, Mccann e agora assume a operação de mídia de clientes como Rio Design, Merck, e FGV entre outros.
Sight.Momentum (São Paulo-SP)- Carla Tavares é a nova diretora de atendimento da agência. Ela já passou pela McCann, Almap/BBDO e Norton, onde atendeu Elma Chips, Visa, Philip Morris e Nestlé, que também atenderá na Sight.
DIA Comunicação de Marketing ( São Paulo- SP) - Edinea Janeri (ex-Martins) e Nei Andreani (ex-Mark Up) são, respectivamente, os mais novos Gerente de Novos Negócios e Atendimento de Contas da agência..