Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 25/JUL/2003
Marcio Ehrlich

 

Seminário da ABAP vai discutir direito à personalidade
No seminário do próximo dia 30, a Associação Brasileira das Agências de Publicidade do Rio de Janeiro(Abap/Rio ) vai colocar em pauta dois temas importantes relacionados a mudanças recentes no mercado de propaganda. Em relação às influências do novo código civil na criação publicitária, o assunto discutido será o "direito à personalidade". Com a nova legislação, em vigor desde o início deste ano, agências que não tomarem cuidado poderão ser obrigadas a ressarcir pessoas que se considerarem prejudicadas com o uso de sua imagem, nome ou apelido em campanhas.
A outra discussão será sobre os valores dos descontos concedidos aos anunciantes. O Conselho Executivo das Normas Padrão (CENP), criado há três anos para balizar a atividade publicitária, fixou uma tabela para definir o valor mínimo de remuneração das agências, a fim de evitar que elas percam rentabilidade.
As inscrições para o seminário continuam abertas e podem ser feitas pelos telefones 2552-0496 e 2551-7849 ou pelo e-mail [email protected]

Lew, Lara lança filme para campanha do prêmio Tim
Com o intuito de associar o Prêmio Tim de Música Brasileira à rigidez em seus critérios, a Lew, Lara criou o filme "Peneiras", cuja primeira versão começa a ser veiculada hoje. O anuncío mostra cenas de mãos peneirando elementos minerais e no final apenas uma pedra preciosa fica na peneira. "As Peneiras representam o principal diferencial deste prêmio, que é o compromisso com a qualidade do processo de seleção dos indicados", explica Ricardo Bonani, responsável pela atendimento da TIM.
O filme é mais uma estratégia de divulgação da campanha, lançada em mídia impressa no dia 13 deste mês. Para alertar o público sobre o voto popular, que permite aos fãs escolher seu artista preferido pelo celular TIM ou pelo site da marca, também foi criado um anúncio para as rádios, que já pode ser ouvido em quatro estações.
A segunda versão do filme será veiculada a partir do dia 24 e vai divulgar um programa especial de TV sobre o Prêmio. A festa de premiação será no dia 23 deste mês, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. O filme foi produzido pela TVZero, com direção de Rodrigo Lewkowicz. Os responsáveis pela criação da campanha são André Laurentino, Marco Versolato e Jaques Lewkowicz e o atendimento foi feito por Ricardo Bonani e Thelma Mayr.

Roda de samba inspira produtora
Para pensar na marca de sua nova produtora, Pedro Salomão, Rafael Gasparian (ex- sócios da radioA) e Luciana Carvalho (Jovem Pan e ex-Transamérica) recorreram a uma expressão muito comum nas rodas de samba. "Tá surdo?" é usada quando os músicos estão "passando o som" antes de começar a tocar, ou durante as apresentações em algum erro de um dos integrantes.
"Queríamos associar conceitos tão distintos como versatilidade e dinamismo nos negócios a um ambiente descontraído, como as rodas de samba", explica Pedro, sócio-diretor de planejamento da produtora.
Recém inaugurada, a Tá Surdo? pretende se diferenciar no mercado de áudio com uma atuação ampliada, produzindo jingles, trilhas, spots, e sonorizações de Internet.
A marca Tá Surdo? Produções foi criada por Marcelo Giannoti, Alessandro e Benedito Cantanhede, da agência Dittacor.

ABP lança CD com peças premiadas no Festival
Em parceria com a Irion Interactive, a ABP lançou esta semana um CD com as 380 peças premiadas no Festival Internacional de Publicidade do Rio de Janeiro 2002. Segundo o Vice-Presidente Executivo, Jairo Carneiro, o objetivo é criar um documento para que as premiações possam ser estudadas posteriormente.
Jairo disse que a idéia de lançar o CD já existe desde o início do ano, mas acabou sendo adiada." Tivemos algumas dificuldades técnicas nesse projeto, por isso o CD foi lançado com atraso. Mas no final do próximo Festival, que será em novembro, ele estará disponível no mercado após 20 dias", garante ele.
O CD pode ser adquirido por R$34,00 no site da ABP, através do link da Irion Interactive.

DPZ usa Guga para campanha do Kuat
Estimular os consumidores a modificarem seus hábitos de consumo é o objetivo da nova campanha criada pela DPZ para o guaraná Kuat. O filme, que entra em circulação nacional na próxima segunda-feira (28/07), coloca o tenista Gustavo Kuerten declarando que seu grande sonho era ser jogador de futebol, até descobrir que não seria feliz sendo igual a todo mundo e decidir fazer a sua própria opção, tornando-se tenista.
"A mensagem central da campanha é estimular o consumidor a tomar suas próprias decisões", explica diretora de marketing Mônica Horcades.
O comercial tem duração de 30 segundos e será veiculado em programas como Jornal Nacional, Fantástico, Globo Esporte e Jornal da Globo. Além disso, serão exibidas vinhetas de 5 segundos durante os jogos do Campeonato Brasileiro de Futebol. A campanha também contará com o apoio de material promocional nos pontos de venda.
Os responsáveis pela criação da campanha são Reuber Marchesini e Eliana Sá, com direção de Luiz Vieira, e pelo atendimento são Christiane Dumont e Denise Rodrigues. O filme foi finalizado pela Conspiração Digital e dirigido por Carolina Jabor.

100% cria campanha sobre morte de Fernanda
A morte da personagem Fernanda na novela das oito agora é tema da peça publicitária criada pela 100% para a moto Honda. "Fernanda, fuja enquanto há tempo" é o título do anúncio, que será veiculado no próximo sábado, dia da morte da personagem, nos jornais O Globo e Extra.
A peça traz a foto de uma moto Honda super moderna para que Fernanda fuja, já que ela é morta com uma bala perdida pois está presa no engarrafamento.
A criação é de Rodrigo Monte Almeida e Marcelo Giordani, com direção de Gustavo Bastos, atendimento de Lidiane Luz e aprovação de Fabio Crespi.

Sonoplasta da Zuêra ganha no Festival
Flávio Biniou, sonoplasta e produtor musical da Zuêra, conquistou o prêmio de Melhor Vídeo Brasileiro do Anima Mundi 2003 pelo júri popular da etapa Rio de Janeiro encerrada ontem. "Elevador dos Fundos" é assinada por Marcelo Mourão, da Zangaramba Produções, com trilha de Biniou.
A dupla já havia conquistado o mesmo prêmio no Anima Mundi 2002, com o vídeo "Os Sapos", tanto no Rio quanto em São Paulo. Biniou assinou também, em dupla com o músico Fael Mondego, a sonorização das duas vinhetas da Petrobras, patrocinador oficial do Anima Mundi 2003, criadas pela agência Contemporânea.
O segundo lugar da categoria ficou com o favorito "Three Little Birds", clipe musical de animação do disco Kaya N'Gan Daya, de Gilberto Gil, mega produção da Conspiração em parceria com a Consequência.

Novo software é tema do Mix de Mídia
O lançamento no Brasil do software de análise, planejamento e otimização de mídia Tom Micro é o tema da palestra que João Mendonça, da Ipsos-Marplan, fará amanhã, a partir das 8:30h, no projeto Mix de Mídia do Rio de Janeiro.
Desenvovido na Espanha, o Tom Micro já está em operação na Europa e América Latina. O novo software é considerado uma ferramenta inovadora para planejadores de mídia e analistas de pesquisa de agências de propaganda e veículos de comunicação.
O evento promovido pelo Grupo de Mídia será no auditório do Centro Empresarial Rio, na Praia de Botafogo nº 228, Bloco A, Andar P.

Workshop de Criação abre mais uma turma
Com inscrições abertas há apenas uma mês, as vagas para o Workshop de Criação da Faculdade Hélio Alonso (FACHA) já se esgotaram. Para responder à procura, a FACHA está abrindo mais duas turmas às terças-feiras -uma de redação e outra de direção de arte, com dez alunos em cada especialidade.
O curso, que será ministrado por Beto Werneck (McCann-Erickson) e Paulo Castro (V&S), iniciará em 5 de agosto e terá duração de cinco meses. Paulo ficará responsável pelas turmas de redação e Beto pelas de direção de arte, mas o trabalho entre elas será integrado. O prêmio para a melhor dupla do curso é um estágio de um mês na V&S.
Os interessados devem enviar currículo ou histórico para o e-mail [email protected], aos cuidados de Márcio.

Exposição de Galvão termina amanhã
O ex-diretor de arte de agências como McCann-Erickson e V&S, Ronald Galvão, está com a exposição de Arte Digital em Photoshop, na Estação Carioca do Metrô, que começou nesta segunda-feira( 26/07) a acaba amanhã. A campanha Madrinhas da Paz, da ONG Mundo Melhor, foi lançada durante a mostra essa semana.
No final da exposição, sete painéis criados por Galvão serão leiloados e parte da renda arrecadada será destinada aos projetos de creches comunitárias do Cantagalo e Pavão Pavãozinho, no Rio de Janeiro.

REFORÇOS DO MERCADO
IDFX Comunicação (Rio-RJ) - A agência está com um nova dupla de criação.Renata Caetano como diretora de arte (ex-Arroba Comunicação) e Bruno Gentil como redator (ex- 100% Propaganda).
Ação (Rio-RJ) - Eliana Mattos, ex-sócia da Elan Garden, e Toni Lourenço, proprietário da Fortuna, são os novos contratados da agência. Eliana responderá pela pasta de novos negócios e Toni vai ocupar o cargo de Diretor de Criação da Ação.
Tambor Filmes (São Paulo-SP) - A produtora dos sócios Moa Ramalho e Maurício Salles acaba de contratar os diretores de cena Daniel Soro e Chalabi, ambos ex-Dinamo Filmes. O primeiro trabalho deles na Tambor é o filme "Hulk", para o Habib's.
Popular (São Paulo-SP) - Andréa Weiss assume o departamento de mídia da Popular, substituindo Sérgio Bairrada, que sai da agência para se dedicar à vida acadêmica. Com passagens pela Salles e Lowe, Andréia acaba de sair da Fischer América, onde cuidava da Caixa Econômica Federal.
Sentimental (São Paulo- SP) - O fotógrafo Bob Wolfenson e o publicitário e cineasta Heitor Dhalia foram contratados pela produtora, que completa um ano de mercado. Dhalia tem passagem pela DPZ, Talent e Young & Rubicam e Wolfenson participou da campanha publicitária da Fórum, em maio deste ano. Ambos estão estreando na direção de filmes publicitários.

Expediente: Esta edição da Janela contou com a colaboração da jornalista Nathália Lavigne