Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 15/AGO/2003
Marcio Ehrlich

 

Prêmio Rogerio Steinberg revela finalistas
O 22º Prêmio Colunistas Rio já tem a relação dos 20 criadores cariocas que foram os mais premiados na primeira fase do concurso -- quando são concedidas as medalhas de ouro, prata e bronze -- e concorrerão ao Prêmio Rogerio Steinberg como os mais criativos do mercado carioca em 2002-2003, segundo a premiação dos jornalistas de propaganda. O resultado final, que apontará os três vencedores nas categorias Redator e Diretor de Arte, dependerá da divulgação dos trabalhos vencedores dos Grandes Prêmios de Campanha, Comercial, Anúncio e Fonograma do Ano, revelados durante a festa de premiação pela abertura do envelope com os votos dos jurados, auditados pela Trevisan.
Pelo regulamento do Prêmio Colunistas 2003, cada Grande Prêmio dá a seus criadores 15 pontos. A Medalha de Ouro vale 6 pontos, a de Prata, 4 pontos, e a Medalha de Bronze 2 pontos. Sobre as pontuações de cada prêmio ainda é aplicado um valor multiplicador de 1,5 para séries de peças e 2 para Campanhas, como forma de diferenciar a complexidade dos trabalhos concorrentes.
Estes são, em ordem alfabética, os criadores cariocas que alcançaram as melhores premiações até o momento no Colunistas Rio 2003:
REDATORES: Adriano Matos, André Lima, Edberto Dutra, Fred Moreira, João Bosco Franco, Marcus Bassini, Rodolfo Sampaio, Rodrigo Strozenberg, Rynaldo Gondim e Sérgio de Paula.
DIRETORES DE ARTE: Alícia Osborne, Bruno Almeida, Bruno Castro, Carlos Eduardo Lopes, Daniel Leitão, Filipe Raposo, Humberto Fernandez, João Paulo Pereira, José Luis Vaz e Marcelo Giannini.
A festa da premiação do 22º Colunistas-Rio acontece no próximo 27 de agosto, a partir das 19:00h, no Pavilhão 1 da Marina da Glória, no Aterro do Flamengo. Portfolio (Rio-RJ) - Anderson Roque e Emília Mendes entram para a equipe da agência. Anderson, conhecido como Hans, será o chefe de Estúdio na criação. E Emília, ex-Commente e ex-CaliaAssumpção, entra para a mídia da agência. Ambos estavam na Doctor antes de se juntarem a Portfolio.

GM Rio promove curso de mídia
Promovido pelo Grupo de Mídia do Rio de Janeiro, o curso Básico de Criatividade em Mídia vai apresentar a estudantes de comunicação a partir do 5º período e a demais interessados conceitos fundamentais para quem pretende iniciar na carreira de mídia.
Ferramentas de mídia, Desenvolvendo a criatividade, Cases de Mídia Premiados e Exercícios práticos serão os temas trabalhados nas quatro aulas do curso, que vai do dia 25 à 28 deste mês.
Ministradas pelos professores Luiz Fernando Novaes, da DPZ, e Antonio Jorge Pinheiro, da Mídia 1, as aulas serão na ESPM do Rio, localizada na Rua do Rosário no 90, de 19:30 às 21:30 h. O valor individual da matrícula é de R$150,00. As informações para inscrições podem ser obtidas pelo telefone 21 2427-4461 ( c/ Fatima Mendes) ou pelo e-mail [email protected] As inscrições são limitadas.

Novela inspira anúncio novamente
A novela Mulheres Apaixonadas tem sido a mais badalada referência em campanhas publicitárias. Desta vez, a "fonte de inspiração" da agência IDFX foi a personagem Dóris, àquela que está sempre desrespeitando e maltratando seus avós. Com o título: "Dar porrada no velho é crime, Dóris. Compre um novo aqui.", a peça foi criada para a First Line Informática e será veiculada amanhã, no encarte de Informática do jornal O Dia.
A criação do anúncio é de Douglas Chrispin, José Luís Coelho e Bruno Gentil, com direção de Douglas. O atendimento foi feito por André Serro.

Alunos da ESPM promovem seminário
Alunos do curso de Marketing da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) estão promovendo a segunda edição do seminário Marketing de Moda, que acontece hoje (14/08) e amanhã(15/08) na própria faculdade. Representantes de empresas como Hering, Sandpiper, Quadra Consultoria de Moda/ Firjan, Aplee e M.S.Consultoria, além de professores da ESPM, estarão falando sobre a importância do marketing para a moda e sua influência no setor industrial do país. Organizadores do seminário explicam que o intuito é mostrar que as estratégias de marketing extrapolam questões mercadológica e se consolidam como um fenômeno sócio-cultural. O seminário desta quinta-feira será às 19h. e o de sexta-feira às 15h., no auditório do 11º andar da ESPM Rio. Mais informações pelos telefones: (21) 2292-2000/2253-6642.

Aquarela estréia com longa
Conhecida pela produção de filmes publicitários e vídeo clipes, a Aquarela Filmes segue o caminho percorrido pela O2 e Conspiração e vai produzir seu primeiro longa-metragem. Na empreitada pela captação de recursos, O diretor Tarcísio Lara Puiati e o produtor Fabrício Cannavezes contam com o ator Du Moscovis, que literalmente vestiu a camisa do filme "Lugar Nenhum" e irá com eles nas empresas em busca de apoio.
Segundo o produtor executivo Fabrício Cannavezes, a Aquarela resolveu produzir o longa-metragem para divulgar sua atuação no entretenimento. " Já produzimos alguns curtas, mas ainda somos conhecidos apenas pelos filmes publicitários e vídeo clipes. Com um longa no currículo fica mais fácil conseguir recursos para futuras produções de entretenimento", explicou Fabrício, que considera pouco improvável que a produtora deixe o mercado publicitário, já que é o setor é responsável por 90% seu orçamento.
Du será o fotógrafo Donato, que nos anos 40 viaja de motocicleta pelo interior gaúcho fazendo retratos. A equipe já conta com o apoio da Prefeitura de Taquara-RS, onde a história será filmada, e do banco Santander, pelo qual o projeto foi foi premiado ano passado.

Novo filme da Telemar veicula hoje
Respondendo pela conta da Telemar desde sua privatização, a Next lança mais um filme da campanha Serviços Inteligentes, iniciada em maio deste ano. Para destacar o serviço do identificador de chamadas, a agência trabalhou com a idéia da invasão, "de como é assustador ter alguém entrando na sua casa, mesmo que seja pelo telefone", segundo o próprio Diretor de Criação Ercílio Trajan.
O anúncio reproduz o interior de uma residência brasileira e, em clima de suspense, conduz o telespectador juntamente com a câmera pelos cômodos da casa enquanto o telefone toca. Ao simular uma invasão, a ação em cena lembra como é importante para o cliente ter conhecimento de quem está entrando na sua casa, mesmo que seja pelo telefone.
O filme será veiculado na TV aberta do Rio de Janeiro e em canais da TV a cabo, entre eles Sony, Multishow e Sportv. Os responsáveis pela sua criação são Ercílio Tranjan, Renata Giese e André Havt, com direção de Ercílio. O atendimento foi feito por Aline Pimenta e Julia Barros. A produtora é a Open Filmes, com direção de Sérgio Mastrocola.

REFORÇOS DO MERCADO
Ideal Logística e Transporte ( São Paulo -SP) - A empresa especializada em logística promocional, dirigida por José Guersoni, contrata Silvio Bortolato como novo executivo de atendimento. Bortalato passou pelo departamento de vendas de grandes empresas, como Quality Gráficos e Editores e M Hart Estúdio Gráfice, e sua última função foi como supervisor de vendas da Intermédica Sistemas de Saúde. Na Ideal, ele será responsável pelo relacionamento com os principais clientes da empresa e com o mercado publicitário em geral.
Opus ( Curitiba -PR) - Ex-diretor nacional de criação da JW Thompson, Renato Cavalher é o novo diretor criativo da agência. A Opus atende as contas nacionais da Boticário, HSBC, Electrolux, Docol e as marcas infantis Tigor e Lilica Repilica, da Marisol. Cavalher foi revelado como premiado criativo na Master do Paraná.
DM9DDB (São Paulo-SP) - Sergio Mugnaini foi contratado para o recém criado cargo de Diretor de Arte de Internet da agência e Renata Decoussau é a nova assistente de criação na área de Web.
QG (São Paulo-SP) - Luciana Mainardi, que já passou por agências como DM9, Salles, Z+G Grey, Full Jazz e Young, é a nova diretora de contas da agência. Priscila Bernal, com passagens pelo Valor Econômico, Age, Lowe e DPZ é a nova assistente de atendimento. Luciana vai cuidar do grupo com as contas da OdontoPrev, Hospital São Luiz, Fast Shop e Meio & Mensagem. Já a Priscila ficará no grupo da Citroën e Fernandez Mera.
Bullet (São Paulo-SP) - A agência anuncia a contratação da diretora de arte Andrea Oliveira, que passa a integrar a equipe de Graziella Fraccaroli, responsável pelo produto criativo de clientes como Natura, Kraft Foods e Unilever (Bestfoods e produtos de cuidado pessoal). Andrea chega de Curitiba, por onde passou pelas agências Lumen Design, Due Design e Master Promo.
GlobalComm (Porto Alegre-RS) - Iara Demartini, ex-DCS e ex-Movi&Art, foi contratada para o RTVC da agência.
O DIA (Rio-RJ) - Massilon Miranda entra para o Grupo de Comunicação para assumir a superintendência de noticiários no lugar da Beth Oliva, que ganha nova função:superintendente de projetos especiais.
MG Comunicação (Rio-RJ) - O redator Marcelo Coli acaba de ser promovido a Supervisor de Criação. Coli já passou pela Doctor, Fischer e McCann-Erickson e está na MG desde sua abertura.
Sight.Momentum (São Paulo-SP) - Aniella Sharp retorna à agência para o cargo de diretora-geral de um dos núcleos de negócios. A profissional tinha passado pela Sight entre 1998 e 2002, além de ter atuado na Olgivy, na Lowe e na PSG Doyle Capital de Sydney, na Austrália. Aniella já trabalhou com as contas Gessy Lever, Unibanco, Philips, Nextel, AIG Seguros, Gillete, Coca-Cola, Goodyear, Roche, Adria, IBM, Souza Cruz e Fiat. Formada em marketing, ela já ganhou onze prêmios Colunistas e cinco prêmios da revista About na categoria promoção.

Expediente: Esta edição da Janela contou com a colaboração da jornalista Nathália Lavigne