Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 29/AGO/2003
Marcio Ehrlich

 

Um desfile de seis grifes cariocas abriu a festa na Marina da Glória.
Marcelo Gorodicht, da MG, não resistiu e garantiu a sua foto com a apresentadora da festa, a modelo e VJ Fernanda Lima.
Sérgio de Paula comemora com a equipe da Carioca o seu título de Publicitário do Ano.
Alberto Blanco, da Oi, e a equipe da NBS comemoram o Comercial do Ano com Priscila Franco e Fernanda Lima.
Evando Abreu, do Studio Alfa, entrega o GP de Mídia Exterior para Fernando Barcellos e Fernando Campos, da Giovanni FCB.
Luis Leitão agradece pela CaraDeCão o prêmio de Melhor Desempenho em Vídeo, entregue por Marcello Queiroz.
Humberto Fernandes e Rodolfo Sampaio vibram com o Anúncio do Ano entregue por Sebastião Vitor da Silva, da Abracomp.
Festa do Colunistas-Rio é destaque em SP
O Caderno Propaganda & Marketing dedicou 1 página e meia de sua edição desta segunda-feira à festa do Prêmio Colunistas-Rio, que lotou a Marina da Glória na última quarta-feira.
O evento, organizado pela Dinâmica Promoções, com coordenação de produção de Priscila Franco, teve como tema "O Prêmio que não sai de moda", e foi aberto com um desfile de 6 grifes que representam as novas tendências da moda carioca, como Complexo B e Sta.Ephigênia.
Segundo o editor do Caderno, Marcello Queiroz, "foi superbacana a festa dos cariocas". Armando Ferrentini comentou que o evento firmou-se como a grande comemoração anual do mercado local.
Vejam outras opiniões enviadas sobre a festa:
De Cahique Equi, diretor de planejamento da G/Staff:
"Marcio, parabéns pela festa. Durante o evento não cansamos de elogiar e reconhecer a felicidade da escolha de um lugar privilegiado como a Marina da Glória para celebrarmos a maior festa da propaganda carioca.
O tom, a organização e o astral estiveram impecáveis.
Você e sua equipe estão de parabéns!
Receba um sincero e forte abraço de toda equipe da G'Staff.
Cahique"
De Johnny Soares, Supervisor de Criação da Millenn Comunicação:
"Grande Marcio Ehrlich,
Estou escrevendo para lhe parabenizar pela excelente festa do Prêmio Colunistas deste ano!
Foi, sem dúvida, uma das melhores! A organização, a ambientação, as promotoras, a Fernanda Lima... tudo estava nota 1000! Parabéns à Dinâmica, à Priscila Franco e, claro, a você! Por continuar ajudando a dar brilho ao nosso mercado, valorizar os profissionais, clientes e agências do Rio.
No dia, tentei falar contigo pessoalmente, mas quando cheguei à festa, você já estava no palco, ocupado e superassediado (como sempre!).
Grande abraço e ainda mais sucesso!
É sempre um prazer poder participar da festa e ser premiado.
Johnny Soares"
De Gustavo Bastos, diretor da 100% Propaganda
"Marcio,
A festa de ontem foi o máximo, sem dúvida a melhor de todas.
O mercado acorda hoje mais premiado e mais feliz com uma grande noite.
Parabéns a todos da sua equipe.
Um abraço,
Gustavo Bastos"
De Nelson Vasconcelos, jornalista do Globo:
"[Simplesmente sem palavras]
Abraço grande, e tudo de bom.
Nelson Vasconcelos"
De Jomar Pereira da Silva, colunista do Banco Hoje:
"Marcio, a festa foi magnífica, a melhor delas, na opinião geral.
Parabéns a voce e sua competente equipe,
Grande abraço,
Jomar Pereira da Silva"
De André Pedroso, diretor de criação da Energia, Y&R:
"Marcio,
Parabéns pela FESTA. Há muito tempo não via um Colunistas tão charmoso, grandioso e bem montado. Sucesso total, na minha opinião. Chegou a dar saudades do Rio, rs. E como.
Grandes abraços,
André"
De Maria Helena Araújo, diretora da New Business:
"Márcio
A New Business passa novamente a participar dos eventos do mercado e na oportunidade,parabeniza a organização da Festa de Premiação do Colunistas Rio.
Maria Helena Araujo"

MG cria para Recreio Shopping
Trabalhando na prospecção da conta há cerca de seis meses, a MG assume a marca Recreio Shopping, desde julho administrado pela Renasce - empresa do Grupo Multiplan responsável pelo Barrashopping. "Estou fazendo a prospecção dessa conta desde março, mas depois que a Renasce assumiu a administração esse trabalho acelerou bastante", explica Marcelo Gorodicht, diretor-presidente da agência, que acredita que a empresa responsável pelo nome Barrashopping quer reposicionar a marca Recreio Shopping no mercado.
Para inaugurar a conta, a campanha feita para o shopping será do Dia das Crianças, criada por Leonardo Pitanga, Guilherme Pêssego e Mazi Soares, com direção de criação de Marcelo Coli. Programada para durar uma semana, a campanha conta com uma programação especial para o público mirim, com gincanas e outras recreações dentro do shopping. As peças mostram crianças em situações não muito comuns - como arrumando a cama ou lavando a louça - desenvolvendo a idéia "o que seu filho vai fazer para querer ir no Recreio Shopping". Composta de busdoor, anúncio de jornal, outdoor e ações promocionais, a campanha será veiculada na semana do dia 12 de outubro.

Produtoras cariocas criam para Fome Zero
Em maio deste ano, a Proview convidou agências do Rio de Janeiro para criarem roteiros para filmes da campanha Brasil Fome Zero. Entre os 20 recebidos, seis roteiros foram selecionados pela produtora. "As agências receberam muito bem o nosso convite e criaram cerca de 20 roteiros. No total, seis foram escolhidos e nós arcamos com todos os custos da produção", explica Sérgio Horovitz, diretor-executivo da produtora.
Os filmes Palavras, da Agência3; Migalhas, da BRBROS; Prato, da Proview; Humm, da ID&A; Nojo, da McCann Erickson e Mãos, da Script foram produzidos em um mês e entregues ao governo em meados de junho. Em um comunicado recebido esta semana de Roberto Guimarães, Assessor do Presidente, Sérgio foi informado de que os filmes serão distribuídos às emissoras no evento de lançamento oficial do programa Brasil Fome Zero, que deve ocorrer entre 09 a 12 de Outubro, em Brasília. "Como os comerciais desenvolvidos pela sua empresa foram muito bem aceitos e tiveram excelente repercussão no evento de lançamento da ONG Apoio ao Fome Zero, optamos por lançá-los durante o evento Brasil Fome Zero", escreveu o Assessor.
Outra produtora carioca que também está envolvida na campanha é a Tec Cine, responsável pela produção do filme Merenda Escolar. Criado pela agência ADAG, o anúncio mostra crianças se alimentado em creches e explica que a verba vem do programa Fome Zero em parceria com o Ministério da Educação. Dirigido por Ronaldo Uzeda, o filme entra no ar neste fim de semana.

Giovanni anuncia mudanças na área financeira
A partir da próxima segunda-feira, (01/09) a estrutura da diretoria financeira da FCB Brasil passará por mudanças com as promoções de seus principais executivos. Jorge Bittencourt, atual diretor-administrativo e financeiro dos escritórios da Giovanni,FCB Rio de Janeiro e Brasília, passa a ser diretor nacional de administração e finanças da Giovanni,FCB Brasil e Bernard Fonteneau, atual CFO (Chief Financial Officer) da agência, passa a ser VP de Expansão da FCB Brasil, tendo como uma das principais atribuições cuidar de novas aquisições e expansão das empresas coligadas à Giovanni,FCB.Para os próximos meses, a agência pretende anunciar a compra de uma das maiores agencias de propaganda fora do eixo Rio São Paulo e crescer em direção à área de Healthcare Advertising.

Agência da ESPM-Rio quer mais clientes
Para ser reconhecida no mercado como agência de publicidade e conquistar clientes que permitam uma experiência prática para os alunos da ESPM, a Origem Comunicação, formada dentro daquela instituição, está se reformulando, com a contratação de um estudante de administração que terá a responsabilidade de "gerir a agência e aumentar a sua produtividade", segundo release distribuído. Apesar de não ter fins lucrativos, a Origem decidiu melhorar seu atendimento para "tornar-se ainda mais competitiva, acompanhando o pique do mercado". De acordo com uma das estudantes que integra a equipe, a Origem quer mostrar para as empresas cariocas que dispõe de grandes talentos com pequenos custos.
Diz o release ainda que a criatividade da equipe da Origem pode ser comprovada pelo fato de que seus estagiários Rodrigo "Kito" Vilela e Letícia Coelho foram os criadores da peça "Vandalismo não te faz mais homem", que recebe esta quarta-feira, na Marina da Glória, o Ouro do Prêmio Colunistas Nova Geração, criado para o reconhecimento dos melhores estudantes de comunicação do Rio de Janeiro.

Telemar lança filmes para 31
A partir dessa semana, entram em circulação três filmes criados pela Next para o código DDD e DDI 31 da Telemar. Com o slogan "31 é pra você" o objetivo da campanha é, segundo os criadores, associar a abrangência global do 31 aos momentos mais significativos na vida de cada usuário.
O primeiro filme usa imagens de momentos de alegria na vida do cliente proporcionados pelo DDD 31, que o aproxima das "melhores coisas da vida". Ao fundo, a música "Aonde Quer Que Eu Vá", dos Paralamas do Sucesso. Os anúncios seguintes também trabalham com a idéia da aproximação, um destacando a comunicação pelo 31 entre uma mãe e uma filha adolescente e o outro mostrando um pai no trânsito que consegue contar uma história para sua filha de três anos graças ao código DDD. Os filmes estão veiculando em canais de TV aberta e a cabo.
Os criadores da campanha são Renata Giesee André Havt, com direção de criação de Ercílio Tranjan. O primeiro filme foi produzido pela Ilustrada Filmes e dirigido por Ricardo Carvalho e os demais pela Movi&art, com direção de Manguinha. O diretor de criação Ercílio Trajan explicou que a agência escolheu trabalhar com duas produtoras para acelerar o lançamento da campanha.

REFORÇOS DO MERCADO
Z+ (São Paulo-SP) - Célia Girard é a nova contratada para área de atendimento da agência. A publicitária já trabalhou na Publicis como diretora de atendimento e na Te-Fal como gerente de produto. E Orlando Souza, ex-Norton, é o novo redator da Z+ institucional.
Master ( Curitiba-PR) - A agência contrata Luciana Stellfeld Calabrese para o cargo de gerente de mídia. Luciana será responsável pelas contas da TIM Celular, Kraft, Editel, Caixa Seguros, Ministério da Saúde e Unimed SC. Ex-Fischer América Heads, Z Publicidade e Mercer Comunicação, Luciana estagiou durante um ano na agência de mídia Carat Itália, divisão Carat Luxury.
4x4 (Rio-RJ) - A agência anuncia mais duas contratações. Karla Villela, que atuou durante cinco anos no Grupo Fischer América Comunicação Total, deixa a Contemporânea depois de três anos para atender a TIM Brasil. Joanna Haslwanter, com passagem pelas agências DPZ e Fischer América, saiu da Ogilvy para coordenar as operações regionais da TIM Rio, São Paulo e Brasília.
Ogilvy (São Paulo-SP) - A vice-presidente nacional de criação da Ogilvy & Mather Brasil, Adriana Cury, acaba de contratar Mariane Goebel como nova Coordenadora Internacional de Comunicação. Com amplo conhecimento na área de festivais publicitários, Goebel retorna à agência depois de dois anos e vai coodenar a participação da Ogilvy nas premiações nacionais e internacionais, dar apoio à assessoria de imprensa, manter as relações internacionais da agência, atualizar as notícias, fortalecer o contato entre as agências do Grupo e dar vida a novos projetos e idéias, com o objetivo de maximizar a visibilidade da agência junto à mídia e ao mercado.
Doctor Publicidade (Rio-RJ) -Com passagens pelas Draft e Publicis Norton, Marcelo Câmara Roza entra na agência como chefe de estúdio, substituindo o "Hans" Anderson Roque.
Canvas 24p Filmes (São Paulo-SP) - Bruno Carneiro é o novo diretor-associado da produtora que atua no mercado publicitário e de entretenimento .Formado em Cinema pela ECA/USP, Bruno tem experiência com ficção e já dirigiu uma série de documentários para a TV Cultura de São Paulo. Entre as produções mais recentes da Canvas, destacam-se novos comerciais para a Yamaha, programas para os canais AXN e Sony Entertainment Television, além de projetos institucionais para clientes como Siemens Mobile, TIM e Natura.
GW (Curitiba-PR) - Presente também em Brasília, São Paulo, Curitiba e Recife, a equipe do Paraná acaba de fazer três novas contratações. Karine Ceretta, ex-Master, e Tatiana Schroden, relações públicas, estarão atuando na área de relacionamento com o cliente e Gliciara Bueno irá fortalecer o atendimento ao mercado corporativo.
McCann (Rio de Janeiro-RJ ) - A partir de setembro, a equipe de criação da agência começará trabalhando em novo ritmo. Luiz Nogueira, VP Diretor de Criação, decidiu dividir a criação em dois grupos, cada um com uma dupla de supervisores. Um dos grupos ficará sob a supervisão de Renato Jardim e Maria Boher, a Neca, e o outro será supervisionado pelo Beto Werneck e pela Zil Ribas. Entre os nomes dos novos criativos estão: Bruno Pinaud (Redator), Roberto Torterolli (Diretor de Arte), Ana Ribeiro (Redatora), Caterine Loures(Diretora de Arte), Alexandre Simas (Redator), Pedro Prado (Redator), Javier Pulsada (Diretor de Arte) e Paulo Salgueiro, que deixa de ser Assistente para se tornar Diretor de Arte de uma das duplas.
4x4 (Rio de Janeiro-RJ) - A agência anuncia a contratação de Andréa Santos e Claudia Lefebvre. Com passagens pela MPM, Provarejo, Giovanni e Artplan, Andréa assume a gerência de Atendimento da TIM no Rio de Janeiro, respondendo pela holding e pelo controle junto às operações regionais. Claudia Lefebvre ficará responsável pelo atendimento da operação da TIM no Rio e ES, na função de supervisora. Claudia já trabalhou nas agências Contemporânea, Ogilvy e JW Thompson, nesta última atendendo a Brasil Telecom.
Script (Rio de Janeiro-RJ) - A equipe de criação de Ricardo Real tem um novo diretor de arte. Marco Martins, ex-100% e Doctor, ja está na agência trabalhando com o redator Fábio Seidl. Martins ganhou recentemente o prêmio Festival de NY.

Expediente: Esta edição da Janela contou com a colaboração da jornalista Nathália Lavigne