Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 29/OUT/2004
Marcio Ehrlich

 

W/Brasil carioca ganha a conta da RC&VB

A W/Brasil Rio ganhou a conta da Rio Convention e Visitors Bureau, uma iniciativa de entidades públicas e privadas ligadas ao segmento de viagens e turismo que possui como objetivo estimular o fluxo turístico no Rio de Janeiro, seja ele de natureza cultural, técnica ou científica.
No momento, a W está realizando o planejamento das ações e da campanha que serão realizadas em São Paulo ao longo de 2005. De acordo com Márcio Borges, diretor de atendimento do escritório carioca da agência, a W/Brasil foi a escolhida pela experiência na capital paulista e por agora possuir uma filial no Rio de Janeiro. Mas.... Por que a campanha será focada no público paulistano?
De acordo com Márcio Borges, diretor de atendimento do escritório carioca da agência, a escolha deste target se deu pela proximidade e pelo poder aquisitivo do estado: "A idéia é trazer São Paulo ao Rio por lazer."

Caso Duda: nova acusação!

A foto de Duda Mendonça, publicada sábado no jornal O Globo, revoltou um grupo de integrantes de uma suposta entidade, o CEMP-Comitê pela Elegância na Moda Publicitária, que não se conformaram com o silêncio da imprensa sobre mais esta violência cometida pelo marqueteiro político:
-- E do crime de usar pochete, ninguém fala nada?

Tátil desenvolve visual do Tim Festival

A Tátil Design é a responsável pela comunicação visual do Tim Festival que acontecerá no Jockey Club de São Paulo. A novidade deste ano estará nas instalações do festival, de acordo com o que afirma Fred Gelli, sócio e diretor de criação da empresa carioca: "Vamos invadir literalmente São Paulo! Uma invasão que tem como conceito o movimento cíclico: convergência e propagação; Yin e Yang; inspiração e expiração... Vamos expor que estamos num ciclo, sempre em movimento". A marca do festival, no entanto, continuará sendo a mesma do ano passado.
O trabalho da Tátil poderá ser conferido de 05 a 07 de Novembro, quando acontecerá o mega evento. Ele estará presente na ambientação do Jockey, em sua sinalização e na cenografia das tendas distribuídas no local. Além disso, a empresa de design elaborou a identidade visual do site e cuidará de peças como o pocket book com a programação, do kit imprensa e dos brindes do Tim Festival. Fora da festa, o conceito gráfico estará presente nas vitrines das lojas, nos painéis internos, nos displays de balcão e, também, nos cartões de recarga.
O projeto para o Tim Festival foi realizado em parceria com Abel Gomes da P&G, que atua na cenografia do evento; com a Euro 4D, que colabora na elaboração do site; e com a agência Lew, Lara, que é a responsável pela propaganda institucional da Tim. A equipe da Tátil Design envolvida orientada por Fred Gelli é composta por Alessandro Barcelos, atendimento; Alessandro Avilla, gerente de projeto; Daniel Neves e Leo Mendes, designers gráficos; e Paulo Henrique Silva, designer de produto.

MG troca Ipanema pelo Rio Sul

Na primeira quinzena de novembro, a MG se muda para uma área da Torre do Rio Sul que está sendo reformada nas últimas semanas. A casa que a agência MG vinha ocupando na Rua Farme de Amoedo desde a sua fundação já ficou pequena para a equipe. Segundo o seu diretor, Marcelo Gorodicht, com o aquecimento dos negócios com os atuais clientes e a conquista de novos, como a cervejaria Buena, da Refrigerantes Pakera e a imobiliária Norsul, a MG precisou ampliar a equipe e a casa deixou de atender as necessidades da agência.
Recentemente, entre outras contratações, a MG agregou à sua equipe o publicitário André Barros como diretor de Atendimento. O profissional, que tem passagens por agências como Salles e DPZ -- além de anunciantes como Brahma, Dermage e Nutrícia -- nos últimos tempos estava atuando em Marketing Político, no Rio e em Macaé. Na MG, coordenará a equipe formada por Jaqueline Filardis e Simone Nogaroli.

Jornal do Commercio abre em São Paulo

Jornal do CommercioA partir de 2005, os paulistas vão ganhar uma edição diária do Jornal do Commercio, a centenária publicação carioca de economia e negócios editada pelos Diários Associados.
A informação é de seu presidente Maurício Dinepi, que adiantou à Janela que o Jornal do Commercio de São Paulo será rodado em oficina que o grupo vai montar na capital paulista, onde também será criada uma redação para cobertura do noticiário local. A produção das páginas, no entanto, continuará sendo as feita no Rio, sendo os arquivos digitais enviados depois por internet diretamente para a gráfica.
A ida para São Paulo, diz Dinepi, é consequência da migração de muitas das grandes empresas cariocas para aquele mercado. "Inúmeros anunciantes tradicionais do nosso jornal se transferiram para São Paulo e queremos estar perto deles", explicou.

ABP revela premiados

A relação dos ganhadores da 27ª edição do Festival Internacional de Publicidade do Rio de Janeiro já está disponível no site www.abp.com.br. A F/Nazca foi escolhida novamente como a agência do ano. A premiada com a melhor campanha, no entanto, não é da F/Nazca, e sim da carioca NBS, com o comercial "Zé Goiaba" para a Oi.
A entrega do prêmio realizado pela ABP (Associação Brasileira de Publicidade) acontecerá amanhã, dia 28/10, às 19:30 horas, no Hotel Sofitel. Os apresentadores da festa serão Otávio Mesquita e a jornalista da Band Aline Pacheco.

Giovanni, FCB faz a campanha dos 25 anos do Rio Sul

A Giovanni, FCB será a responsável pela campanha do aniversário de 25 anos do shopping Rio Sul, pelo o que informa Flávia Nakamura, assessora de imprensa da agência. O trabalho poderá ser conferido a partir de 2005, quando as peças produzidas serão veiculadas.
A conta do shopping, por sua vez, continua a pertencer a Publicis Salles Norton, de acordo com Augusto Carvalho, vice-presidente da agência. A Salles, que trabalha com o Rio Sul há vinte e dois anos, em breve divulgará a campanha da temporada de Primavera-Verão 2005.
Na concorrência estiveram envolvidas além da Giovanni e da Publicis, as agências MPM e a Heads, do Paraná, que era tida como a favorita.

Ato falho ataca outra vez

Gustavo Bastos, diretor da agência 100% Propaganda, escreveu para o Janela apontando as semelhanças entre um anúncio do CCPMG (Clube de Criação Publicitária de Minas Gerais) com um da sua agência.
Em comemoração ao Dia do Trabalho, a 100% veiculou no jornal Propaganda & Marketing um anúncio onde são retratados cartazes de publicidade de pequenos negócios, como empalhadores, gasistas e vendedores ambulantes, para homenagear os trabalhadores que fazem a mesma coisa que os publicitários, "mas com um pouquinho menos de talento", de acordo com o texto da peça.
Bastos diz ter se surpreendido ao ver divulgado na Internet um anúncio assinado pelo Clube de Criação Publicitária de Minas Gerais com conceito e layout semelhantes ao da sua agência. A peça mineira tinha como objetivo divulgar o anuário da entidade.
O CCPMG, procurado pelo Janela, informou que a criação do anúncio foi feita internamente, mas, até o fechamento dessa nota, não se manifestou sobre a acusação de coincidência
No entanto, Gustavo Bastos afirma que o anúncio foi enviado pela Internet ao CCSP, tendo como autoria a agência mineira SMPB. Na ficha técnica, Pina e Flávia Rennó aparecem como a dupla de criação e possuem como Diretor de Criação Augusto Coelho.

ABMN elege Casares como presidente

Júlio CasaresJúlio César Casares (foto), da Rede Record de Televisão e ex-SBT, é o novo presidente da ABMN-Associação Brasileira de Marketing e Negócios, entidade em que atuava como vice-presidente da diretoria liderada por Luis Lara, da agência Lew Lara.
A eleição de Casares -- decidida pelos diretores da associação -- gerou protestos do ex-presidente e conselheiro da ABMN Jomar Pereira da Silva, que considerou ter sido descumprida a promessa de Luis Lara de retornar para o Rio de Janeiro o comando da entidade nesta nova gestão. A promessa foi feita em 2003, e registrada pela Janela em sua edição de 28 de novembro. Alguns dias depois, durante a festa de entrega dos prêmios Destaques de Marketing, no Hotel Inter-Continental, Lara confirmou diretamente a este colunista a sua intenção de realizar o revezamento do comando.
As críticas cariocas à manutenção em São Paulo da presidência da ABMN -- uma entidade sediada no Rio -- começaram quando Fernando Portela, então presidente da associação, definiu como seu sucessor um executivo paulista, Walter Zagari, que hoje também está na Rede Record, mas na época era companheiro de Casares no SBT. No final de seu mandato, Zagari indicou Lara, que agora passa o cargo para Casares.
O afastamento da ABMN de suas raizes cariocas também gerou protestos do vice-presidente Thomas Naves. Segundo ele, o acordo pela alternância dos locais de reunião entre São Paulo e Rio não está sendo cumprido, dificultando a que mais diretores oriundos do Rio -- 50% da diretoria -- estejam presentes nas votações que se sucedem na capital paulista.
DESTAQUES
No próximo dia 3 de dezembro, a ABMN entrega os prêmios de sua 32ª edição do Destaque no Marketing, no Hotel Intercontinental-Rio, com patrocínio da Rede Bandeirantes de Televisão.
Este ano, se inscreveram 101 empresas, das quais 51 cases saíram vencedores. Do Rio, comparecem como premiados Bradesco Seguros, Centro Cultural Banco Do Brasil, Jornal O Dia, Millenn Comunicação Ágil, Petrobras, Rio Onibus, Shell Brasil e Unimed.

"Varig, Varig, Varig" retorna em campanha

A vinheta "Varig, Varig, Varig" ganhou novo arranjo e significado em campanha criada pela Publicis Salles Norton, que procura aproveitar a lembrança afetiva dos brasileiros pela antiga vinheta musical composta por Caetano Zamma, o mesmo criador de outros jingles famosos como "Estrela Brasileira".
O primeiro filme será veiculado no próximo domingo, no intervalo do Fantástico, e apresentará cenas do cotidiano da companhia aérea que transmitam segurança, tranquilidade e confiabilidade aos passageiros. A Publicis criou também três anúncios para a mídia impressa, nos quais a agência procurou reproduzir a assinatura musical através de três imagens de objetos que retratem as vantagens da companhia aérea dispostas entre vírgulas.
A equipe de criação é formada por Rodolfo Sampaio (que também é o Diretor de Criação da campanha), por Marcio Juniot, Humberto Fernandez e Carlos Lopes.

Reforços

Agência3 (Rio-RJ) - Anuncia as novas contratações para a equipe do diretor de criação Álvaro Rodrigues: os diretores de arte Bernardo Cople e Marco Martins, e o redator Daniel Xavier. Bernardo, atual Young Creative carioca e Daniel, ambos ex-Carioca, estavam na DPZ. Marco Martins, vem da Script. (23/08/2004)