Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 19/MAI/2006
Marcio Ehrlich

 

ALERJ deixa todo mundo feliz... por enquanto

Tudo como d'antes no quartel de Picciani.
Todas as agências que apresentaram propostas para a concorrência da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro - ALERJ estão na disputa pela conta avaliada em R$ 7 milhões. Os recursos apresentados pelas agências Agência3, Eurofort, Staff e VS -- que haviam sido desqualificadas na fase de documentação -- foram aprovados e na última quinta-feira, tanto elas quanto as inicialmente aprovadas 11/21, Agnelo Pacheco, Binder FC+G, DPZ e MPK puderam abrir as suas pastas com as propostas técnicas para a avaliação da Comissão de Licitação.
Desde o momento em que souberam das desqualificações, as agências prejudicadas protestaram, alegando que os documentos supostamente faltosos eram desnecessários, de acordo com diversas jurisprudências. Acatando literalmente todos os recursos, fica claro que houve precipitação na análise da documentação pelos membros da Comissão. "Sabíamos que estávamos certos", comentou com a Janela o dirigente de uma das agências, lamentando: "o chato é que tivemos que gastar mais dinheiro com advogados para provar isso".
Agora, as 9 agências aguardam o resultado das pontuações por suas propostas, para que a disputa possa passar para a fase de análise de preços. O resultado da avaliação está esperado para a próxima semana.

Giannini volta à Publicis no Rio

Marcelo Giannini começa segunda-feira no escritório carioca da Publicis Brasil como o novo diretor de criação, integrando a equipe do vice-presidente nacional de criação Rodolfo Sampaio. Giannini, ex-Loducca, assume cargo deixado por Marcio Juniot que segue para a agência Africa. O novo criativo faz parte do conselho da Miami Ad School e já participou como júri da categoria de filmes do Festival de Cannes. Em sua trajetória, o profissional também comandou a criação da Carillo Pastore Euro RSCG e teve passagens pela McCann, D+, Caio Domingues e Contemporânea. Ainda conquistou prêmios como, 3 Leões em Cannes, Medalhas no Festival de Nova York, Grand-Prix no Prêmio Abril, Profissional de Criação do Ano pelo Colunistas e prêmios nos festivais da ABP - Associação Brasileira de Publicidade, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação do Rio de Janeiro e Prêmio O Globo.

Violência cancela eventos em São Paulo

O Clube de Criação de São Paulo - CCSP e a Associação Brasileira dos Colunistas de Propaganda e Marketing - Abracomp cancelaram seus eventos de premiação que aconteceriam hoje e amanhã em São Paulo, como medida de segurança pela violência desencadada pelo terrorismo do PCC na capital paulista.
O CCSP faria esta segunda-feira a entrega dos diplomas do seu 31º Anuário, no Tom Brasil, enquanto a Abracomp tinha marcado para amanhã a festa do 2º Prêmio Promoção São Paulo, na Estação São Paulo, adiada, em princípio, para o próximo dia 30.

N.R.: Comentário do Silvio Lach: "Marcinho, a festa do CCSP acabou virando a festa do PCCSP. Deve ser difícil viver numa cidade assim. Abs, silvio"

Brasileiros avacalham Portugal

Começou esta semana a CowParade Lisboa, evento de arte urbana que transforma vacas de fibra em obra de arte. O evento já passou por diversas cidades do mundo, incluindo São Paulo no ano passado e este ano chega também a Belo Horizonte.
A edição portuguesa da mostra de vacas pintadas selecionou entre centenas de propostas, trabalhos de 4 publicitários brasileiros, todos de agências de Lisboa: Edson Athayde (Ogilvy), Gezo Marques (TBWA) e a dupla Fabio Seidl e Diogo Mello (McCann) que criaram a inusitada KnoCOWt (foto), uma vaca pugilista.
Outros brasileiros também terão trabalhos expostos, como as designers Carlota Flieg e Michele Silva e os artistas plásticos Zita e Fernando Marson.
A dupla Seidl e Mello também foi responsável por um filme criado para convidar as pessoas a irem encontrar as vacas nas ruas e que conta com dois cowboys que lembram personagens bem conhecidos do público. O filme pode ser visto
neste link: http://www.youtube.com/watch?v=7BXcbfH4FP4&search=cowparade.
É assinado pela McCann, com direção de criação de Diogo Anahory e José Bomtempo, produção da Sync, dirigida por Mario Viães e áudio da Som de Lisboa.

AGO estica campanha da 11/21

Com um resultado de vendas pelo menos 30% superior ao de seu último feirão, a AGO decidiu esticar por mais uma semana a promoção "Seleção AGO", a maior realizada pela empresa nos últimos dois anos. De acordo com Gustavo Bastos, diretor de criação da 11/21, que assina a campanha, esta foi a primeira vez que a AGO integrou toda a sua comunicação, da campanha de jornais à decoração do ponto-de-venda, passando também pelo material de mala-direta, potencializando os resultados.
As peças foram criadas pelo próprio Gustavo com o diretor de arte Kito Vilela, tendo atendimento de Ronaldo Conde e aprovação de Hermann Nachbar. A produção das peças de merchandising e ações na loja da AGO ficaram a cargo da Dinâmica Promoções.
Na campanha, que remete à Copa do Mundo e a seleção brasileira, a Alemanha, rival do Brasil nessa Copa, se torna aliada. Os títulos brincam com a relação estreita entre carros, torcida, alemães e vendas. Por exemplo, "Nossa seleção também só tem estrelas da Europa" e "Compre no Hexa. Pague até o Hepta".

Anuário de 2005 do CCRJ desencanta

O anuário "Melhor do Rio 5", que o Clube de Criação do Rio de Janeiro - CCRJ, deveria ter entregue ao público no seu evento de Búzios em 2005, mas foi suspenso por problemas técnicos, está finalmente pronto e será lançado na próxima quarta-feira, 24 de maio, no FM Café do Terraço do Rio Sul.
O presidente da entidade, Flávio Medeiros, informa que no evento será vendida a primeira tiragem e feita a pré-venda das tiragens seguintes. O preço é R$ 230 -- o mesmo do ano passado -- até 15 de junho, e R$ 280, a partir dessa data. O anuário também será vendido para outros estados e o preço para sócio-correspondente é de 180 reais, sem direito ao convite para o Festival de Búzios.
A compra do anuário corresponde à anuidade do Clube e dá direito ao nome no site, à carteirinha do CCRJ, à senha para área exclusiva do site, à votação no ranking do Na Mídia e ao convite para o Festival de Búzios.

Prestação de Contas: as novidades do Rio

AGÊNCIA3
A agência venceu a concorrência -- contra outras sete agências -- pela conta da companhia aérea WebJet, que retorna suas operações já em maio. A primeira campanha, assinada por Álvaro Rodrigues e Luis Cláudio Salvestroni, divulga a primeira rota que a WebJet está operando a partir deste 16 de maio entre Rio e Porto Alegre. Anúncios para jornal (O Globo e Zero Hora), revistas especializadas em turismo, spot para rádio, outdoor e peças para Internet compõem a ação.

MACGYVER
A agência de Marcos Silveira e Paulo Rolf anuncia seu 8º cliente em menos de 2 meses, o Fundo Opportunity Lógica II. Está na mídia, pela agência, a campanha comemorativa do 20º aniversário do produto.

Mãozona do Hexa, da OPM para o SporTVOPM
A OPM criou para o SporTV as primeiras peças de promoção para ser distribuídas pela emissora em alusão à Copa do Mundo deste ano. Numa referência à torcida para a conquista do hexacampeonato, a agência criou uma "mãozona" com seis dedos para ser encaixada na própria mão do torcedor. Também fazem parte deste primeiro kit um bate-bate e duas fitinhas que lembram as do Senhor do Bonfim, mas trazem estampadas o título que é o mote da campanha "Alemanha 2006 é no SporTV" junto à logomarca da empresa. A criação é de Daniela Genuíno sob a direção de Fábio Marinho.

PS10
A Patrimóvel Niterói entregou a conta para a carioca PS10. A agência, que tem um braço voltado exclusivamente para o mercado imobiliário, já está desenvolvendo trabalhos para comunicar a inauguração da nova loja em Icaraí e remodelando o projeto gráfico da Revista da Patrimóvel que tem sua nova edição ainda em abril.

Outdoor da Workstation para a CCPLWORKSTATION
A Workstation foi contratada pela CCPL como a agência responsável pela sua volta ao mercado. Além da embalagem longa vida -- na qual a CCPL foi pioneira --, a empresa também vai trazer de volta o barriga mole (saco) e outros laticínios, como manteiga e creme de leite.
A CCPL já está distribuindo seus produtos nos supermercados Carrefour, Extra, Pão de Açúcar, Sendas, Multi Market e em breve no Princesa. A equipe da agência responsável por toda mudança foi Hayle Gadelha, como redator e diretor de criação; Mauro Brun, como diretor de arte; e Ana Villas Bôas como atendimento.

Reforços do Mercado

Dream Factory (Rio - RJ) - A agência de promoções e eventos do Grupo Artplan, reforçou sua equipe de atendimento com a contratação de Fernanda Blandino (ex-Contemporânea e ex-Agência3) e das estagiárias Julia Abeid e Vanessa Queiroz. (22/05/2006)

Ação (Rio - RJ) - Priscila Midori foi promovida a redatora Júnior, integrando uma equipe de 12 profissionais só neste departamento, comandado por Miguel Simas. Há 3 meses na Ação, Priscila teve passagens pela Ícone propaganda e pela Doctor. (18/05/2006)

Marcelo GianniniPublicis (Rio - RJ) - Marcelo Giannini começa segunda-feira no escritório carioca da Publicis Brasil como o novo diretor de criação, no cargo deixado por Marcio Juniot que segue para a agência Africa.
O criativo faz parte do conselho da Miami Ad School e já participou como jurado de filmes do Festival de Cannes. Em sua trajetória, o profissional também comandou a criação da Carillo Pastore Euro RSCG e teve passagens pela McCann, D+, Caio Domingues e Contemporânea. Ainda conquistou prêmios como, 3 Leões em Cannes, Medalhas no Festival de Nova York, Grand-Prix no Prêmio Abril, Profissional de Criação do Ano pelo Colunistas e prêmios nos festivais da ABP - Associação Brasileira de Publicidade, Clube de Criação de São Paulo, Clube de Criação do Rio de Janeiro e Prêmio O Globo. (18/05/2006)

Giovanni,FCB (Rio - RJ) - A agência recompõe a equipe de criação do escritório carioca com a chegada de mais dois redatores: Felipe Rodrigues e Ricardinho Weitsman.
Ricardinho, Cristina Amorim e Felipe Rodrigues Com 20 anos de profissão, Felipe (à direita na foto) retorna à Giovanni,FCB, onde trabalhou entre 95 e 96, e nos últimos 2 anos estava na NBS. No portifólio, acumula prêmios em festivais internacionais e nacionais, como: Festival de Nova Iorque, London Festival, ABP, Colunistas, CCSP, CCRJ e Prêmio Abril RJ.
Já Ricardo (à esquerda) vem da DM9 e com passagens pela Zapt, VS, Fischer América e Artplan. Entre seus prêmios destacam-se: Festival de Nova Iorque, London Festival, Gramado, CCRJ, CCSP e ABP. Eles farão parte da equipe comandada por Cristina Amorim (ao centro, na foto). (18/05/2006)

Artplan (Rio - RJ) - Gustavo Tirre é o novo redator contratado. Ele já havia feito alguns free-lances para a agência, após ter saído da Publicis Rio. Na Artplan, aliás, seu diretor de criação Roberto Vilhena conta que está procurando um diretor de arte para duplar com Tirre. (16/05/2006)

Jorge FalsfeinDM9DDB (Rio - RJ) - Depois de seis anos na Artplan, o diretor de arte e designer Jorge Falsfein (foto à direita) aceitou o convite de Chico Abreia, diretor de criação da DM9DDB no Rio, para mudar de casa. Com passagens anteriores pela Thompson, Contemporânea e V&S, Falsfein é carioca, tem 45 anos e é pai recente de gêmeos. A Janela é fã há muito tempo do trabalho de Falsfein, que mantém com sua mulher Andrea Lobato (redatora que também trabalha na DM9-Rio) e com os publicitários José Guilherme Vereza e Polika Teixeira a divertida loja Design Café, agora no Rio Design Center. Vale uma visita, inclusive para ver a fachada da loja, uma primorosa montagem de fotos de personalidades internacionais tomando café, criada pelo Jorge. (16/05/2006)

DM9DDB (Rio - RJ) - Monique Ferreira assume como RP, na equipe da diretora de Comunicação Corporativa da DM9, Suzane Veloso, que o mercado carioca conhece dos tempos em que foi jornalista do jornal O Globo e jurada do Prêmio Colunistas Rio. Formada pela Gama Filho e pós-graduada em Marketing pela Universidade Cândido Mendes, Monique é carioca, tem 26 anos e passagens anteriores pelos departamentos de Comunição da Infraero (Relações Públicas) e Coca-Cola (Atividades Públicas), além da 100% Propaganda. (16/05/2006)

Fullpack (Rio - RJ) - O escritório de design acaba de reforçar a sua equipe de designers com a contratação de Rory Urquiola para o cargo de diretor de criação. Rory tem formação em Arquitetura e design gráfico pela Northern Kentucky University (USA). Com passagens pela Fisher Design (EUA), o profissional foi premiado pela Northern Kentucky University Art Department por 3 anos consecutivos, pela Christopher Gist Scholarship e pelo Art Director's Club of Cincinnati. No Brasil, atuou para a Seragini Design, Oz Design (São Paulo) e Packaging Design (Rio de Janeiro). (16/05/2006)

Agência3 (Rio - RJ) - Carla Vidal é a nova integrante da equipe de mídia. Atuará no grupo supervisionado por Denise Vieira e será responsável pelos clientes Leader, Assim, Eletronuclear, Márcia Comsméticos e Ampla. A publicitária tem passagens pelas agências Conexão, Interanônima e Divulgação. (15/05/2006)