Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 
A Fenêtre é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes, com o apoio da GiovanniFCB em 2006.

 

20 de junho de 2005, terça-feira

Só macho na festa!CADÊ A MULHERADA DA PUBLICIDADE?
Fui ontem à festa dos Youngs Holandeses, única opção de entretenimento na noite desta segunda além da saideira “de lei” no Martinez, que acontece todo dia até altas horas da madrugada.
O evento da turma dos países baixos estava cheio, animado, mas tinha dois problemas. A cerveja a 4 lascas (a festa tinha a fama de ter a cevada mais em conta de Cannes) e a ausência da mulherada. Não é uma ausência na festa, é no festival e, pior ainda, na área de criação. Uma pena.
“ Só tem homem e só tem brasileiro...”, observava um criativo argentino.
Ônibus cor-de-rosinha...Um desavisado que passasse por ali e visse aquele monte de barbado e, na rua, o ônibus cor-de-rosinha em que os gringos vieram, teria certamente uma interpretação diferente do acontecimento.

PUBLICIBOL
Já começou a Copa Publicitária de Futebol em Cannes. O torneio é patrocinado pela Adidas, que vai fornecer a parafernália toda, organizado pelo próprio Festival e rola na praia ao lado do Palais, em Cannes.
O Brasil entrou em campo com uma seleção paulista. Tudo bem que o jornal O Estado de S. Paulo é o patrocinador do evento. Tudo bem que São Paulo, a cidade, é o maior centro do nosso negócio no Brasil. O time foi “escalado” depois de uma pelada em São Paulo, organizada pelo Estadão. Pô, meu...
Este vosso amigo carioca, por exemplo, tinha se inscrito na seleção canarinho, acabou por aceitar o convite para dar as suas caneladas pela seleção portuguesa. Qualquer semelhança com o craque luso-brasileiro Deco vai ser, realmente, mera coincidência.

Kate MossCASA DE FERREIRO
Não deixa de ser curioso o fato de 90% da publicidade que vem dentro da grande e pesada bolsa de Cannes ser totalmente careta e nada criativa. “Venha para o seminário da empresa não sei qual” e é um cartãozinho sem graça, pequeno e que não chama atenção.
Os patrocinadores principais do evento conseguiram se destacar desse marasmo. A África está anunciando que vai sortear passagens para a África, o continente e para São Paulo, terra da África. A Getty Images com um pôster da modelo e aspirador de pó inglesa Kate Moss, pelada, chamando para o seu “New Photographers Exhibit”. Num festival que só tem homem, pode vir a calhar.

APELOU
Tem umas agências arranjando uns clientes bem esquisitos para assinarem suas peças e poderem inscrevê-las. Qualquer dia vai ter anúncio pra Associação dos Anões Canhotos Besuntados, Circo de Pulgas Travestis com Cãibra... Ou, como diria o meu amigo Diogo Mello, vão ter que criar uma nova categoria: os APELIONS.

REDESIGN
Com as novas categorias e o aumento do número de inscrições, o Festival teve que se reajustar. Separou a entrega de prêmios de Press e Outdoor. Hoje, por exemplo, que seria a entrega das duas, vai ter Outdoor, Radio e Media Lions. Press, separado fica pra quinta. A mudança prejudica quem comprou o pacote mais light do Festival, que dá direito a apenas os 3 primeiros dias.
Tem mais: o guia do festival não tem mais a lista de peças para serviam para quem estava acompanhando os filmes. Mas sim, ficou inviável.

MediacomOLHO NO LANCE
Muito bacana o serviço que a Mediacom está oferecendo di grátis pra gente aqui em Cannes. SMS com notícias e resultados da Copa, para celulares de qualquer país. Só que o que já tem de celular tocando durante as exibições dos filmes...

QUAL É O PAPO AÍ?
Os poucos short lists do Brasil e de agências que normalmente trazem muitos prêmios para o país foram o assunto em quase todas as rodas em Cannes. Também se fala do equilíbrio na distribuição dos finalistas entre as agências. A expectativa entretanto é de um ano muito menos próspero do que os anteriores.

ALÔ, MAMÃE
História muito boa que pelo que me contaram, aconteceu com um criativo carioca alguns anos atrás, aqui em Cannes.
- Alô, mãe! Sou eu!
- Meu filho, como você tá? Tá na França?
- Tô aqui em Cannes...
- E como ta aí!
- Ganhei um Leão de Prata, mãe!!!!
- Ah, meu filho...não fica assim. Segundo lugar também é muito bom.

LEÃO FOR EXPORT
Dois dos leões de Portugal em Direct tem marca brasileira. Trata-se de uma só peça que ganhou em duas categorias dentro de Marketing Direto. É assinada pela Leo Burnett Lisboa e criado pela dupla Sergio Lobo (carioca que veio da Giovanni Rio) e Tomás Correa (ex-DPZ SP). Parabéns, caras!!

A GENTE SE ENCONTRA EM CANNES
Dino e Accioly Bruno e Fabio
Felipe LucchiA cidade ainda está meia bomba, com muita gente chegando e as opções de saída ontem foram poucas. Mas o papo rolou até tarde, começando nos restaurantes da Rue Suquet (o “Pelorin”) e depois na festa holandesa. É engraçado ver que o pessoal que trabalha no Rio ou em São Paulo acaba muitas vezes se encontrando em Cannes e não em suas próprias cidades.
Estavam por lá vários cariocas como o “guru” Antônio Carlos Accioly da Margarida Filmes (na foto com o colega de produtora Dino), Fabio Marinho (OPM) e Bruno Richter (Camisa 10) e o diretor de arte carioca Felipe Lucchi (Lew, Lara).
Além deles, claro, a empolgada turma dos Youngs Brasileiros, incluindo os cariocas da F/Nazca Leo Claret e Pedro Prado.

VAMOS A LA PLAYA
O time brasileiro O time de Portugal
Cannes continua em ritmo de Copa. Esta manhã na Cannes Lions Beach Soccer Cup, o Brasil estreou aplicando um chocolate de 5x0 na Coréia e deve se classificar em primeiro no seu grupo, superando Espanha e o México II (pois é, o México, tem dois times na parada).
Os brasileiros (foto à esquerda), favoritos, devem apanhar a Argentina nas quartas de final. Os portenhos se classificaram em segundo no grupo vencido por Portugal que, conforme eu contei ontem, tem um centroavante brasileiro. Dá uma olhada aí (foto da direita) no expatriado segurando a bandeira.
Hoje todo mundo deu graças a Deus por não estar fazendo sol por aqui. Pelo menos quem jogou. O Brasil por exemplo, entrou ao meio-dia em campo.

Totó na CroisetteDEPOIS DA PRAIA, TOTÓ
Tá difícil ver propaganda por aqui. Agora o portal Buddy.com inventou um campeonato de Totó (ou Pebolim, Fla-Flu, Matraquilhos, dependendo de onde você nos lê). Quatro da tarde tem Brasil x Holanda na frente do Palais.
Pena que a galera esqueceu de trazer os times de botão, porque aí ficaria completo.

MARADONA É DO BRASIL
Adonis e MaradonaDá uma olhada na camisa do nosso colega jornalista Adonis Alonso, hoje de manhã no lounge que a África montou ao lado do Press Center.

MAIS UM
André LimaAndré Lima, sócio e diretor de criação da NBS (foto à direita), foi outro que chegou para ver a avalanche de informação que tem sido o festival de Cannes.

BEM NA FOTO
As agências cariocas podem não ter emplacado nenhum trabalho nos shortlists de Press e de Outdoor, mas o estúdio carioca Platinum FMD reafirmou a sua qualidade internacional e mais uma vez marcou presença em Cannes. São deles as fotos da campanha “Stadium” (foto abaixo), “Deck” e “Bar” criada para a Leo Burnett de Portugal para o cliente Smint. Parabéns, galera!

Stadium, da Leo Burnett, em foto da Platinum

UMA VOLTA PELOS SHORT LISTS DE PRESS E OUTDOOR
Cannes está fazendo de tudo para mostrar que todas as disciplinas da comunicação tem a mesma importância. Por isso, os shorts lists de Press, Outdoor, Promo e Direct agora ficam coladinhos e quem vai andando por uma corredor acaba saindo de uma categoria e entrando em outra sem se dar conta. É um labirinto de informação onde até dá para se perder.
Para dividir um pouco do que tenho visto aqui com vocês aí fiz assim: fui passando pelas peças e aquelas que me chamavam a atenção, tirei uma foto. Portanto o critério é totalmente tosco. Como diria o grande Senor Abravanel, eu ainda não vi o short list todo, mas meus amigos viram e a primeira impressão é de que o nível está médio. Pode ser. Vejam aí um apanhado geral do que está por aqui.

VISA, Grey London.
Campanha para divulgar o patrocínio às Olimpíadas de Inverno. O conceito a gente já conhece: Visa, tudo que você precisa.

Amstel, Saaatchi Nova Zelândia
Sem arrependimentos. E a campanha mostra váááárias barangas. Um bom argumento para você beber uma cerveja direitinha.

Aids, TBWA Paris
Sustentando a teoria sobre as linguagens, uma peça da TBWA Paris que continua sobrando na turma. O anúncio fala sobre a prevenção da AIDS.


Ché, Duval Guillame Bélgica
A revista masculina brinca com as femininas. Imagine uma Marie Claire com testemunhais de mulheres que compram menos sapatos para se sentirem melhor, ou recomendando “Fale menos, F#%* mais!”. O conceito: “Deixe-nos continuar sonhando.”

Preservativos Legends, BBDO Austrália
“Proteja a você mesmo” não é um argumento novo para a categoria, mas a imagem das duas crianças gritando na camisinha é bem bacana.

Sanofi, Publicis Brasil
A peça, para vender fio dental, tem aplique de pedaços de comida por entre as folhas brancas, lembrando os dentes. Segundo se comenta, vai pegar Leão.

McDonalds, Cossete Canadá
Legal esse aproveitamento de mídia, né?

Mini, BBDO Milão
O conceito de carrinho de brinquedo já rendeu muita coisa legal para a Mini. E essa é mais uma dessas idéias que são impossíveis de deixar o público indiferente. Um carro real andando pelo prédio como um io-iô de verdade...

Hungrychildren.com, Contract Índia
Então, vejamos: O cliente é um site canadense. A agência, indiana. A campanha a que faz referência, é dos produtores de leite dos Estados Unidos e provavelmente não passou em nenhum desses países. Pois é.
Play Baby, McCann India
Ao lado da peça que acabamos de ver está uma que também brinca com mudar a capa da revista, uma campanha indiana contra a pedofilia que mostra um bebê na capa da Playboy.

Students Portifolio Review, Arnold Canadá
A imagem é sobre uma seleção de estagiários de publicidade, mas bem que podia ser para o próprio festival de Cannes.

Ipas, Giovanni FCB
Esta peça tem uma coisa que parece ser uma tendência cada vez mais forte não só em press, mas principalmente em Film: linguagem. As mensagens, nos dias de hoje estão mais ou menos parecidas, é como dizer de uma maneira diferente que vai fazer a diferença. De um lado mostra as vantagens de ter um filho, no outro, o que pode acontecer no caso de uma gravidez complicada e na impossibilidade do aborto. Briga por esta segunda opção.

Stuff it, Saatchy NY
O programa de compressão mostra coisas em tamanho mínimo. Este mostra “coisas feitas na China comprimidas pelo Stuff It.” Tem um que é “O que ela levou no divórcio...” e as últimas imagens são só de dinheiro. Quando estava fechando essa coluna recebi a informação de que levou ouro em outdoor.

Ghost Pops, BBDO África do Sul
Numa dessas categorias que eu não sei mais qual é, tem uma idéia muito bacana que é fantasma. Não que não tenha sido veiculado, é um carrinho fantasma que circula pelo supermercado para vender os pirulitos Ghost (Fantasma) Pops. Promotores operavam controles remotos no supermercado dando susto em todo mundo. Pegadinha também é publicidade...

Marmalade, DDB London
O artista brasileiro Vik Muniz continua inspirando os criativos. Esta campanha é para a Marmalade e usa um conceito que é “Ou você Ama, ou Odeia.” Além do Mr. Bean, entraram na campanha gente como George Bush.
Jeep, KNSK Hamburgo
Olha o Vik Muniz de novo aí.

Lycra, DM9DDB
O Brasil, sempre dizem os gringos aqui, é mestre no poder de síntese.

Kalahari.net, FCB África do Sul
O site, que vende filmes e livros, fez uma campanha contra a pirataria. Aqui, Darth Vader na fila do sopão. Tem o Superman se esquentando com uns mendigos cheios de goro também.

VW, DDB Paris
A França continua com um ótimo nível em Press. Esta tem um conceito legal e uma imagem pastelaça. “Para que correr riscos desnecessários no trabalho.” Compre um utilitário Volkswagen. Outras peças mostram loucuras como um cara andando de monociclo carregando um porco, num açougue cheio de ganchos.

Playstation, BBDO Chile
A foto que eu tirei está para lá de mucambúzia e não faz justiça a excelente direção de arte dos chilenos, que aliás, estão crescendo de produção. Na medalhinha do soldado está um molequinho, nerd, jogador de Playstation. Tem também um lutador de boxe que reza para um CDF.
Playstation, TBWA Paris
Aqui e abaixo dois exemplos do excelente e surrealista trabalho da agência pilotada pelo belga Erik Vervroegen.

Seidl, antes e depois

PRIMEIRA DIVISÃO
Cena que acaba de acontecer no Palais. Estava com a roupa do futebol, suado imundo, fedendo feito um cachorro de bêbado, de chinelas e tenho que falar com a assessoria de imprensa. Descubro que iam trocar a minha credencial para A. Parece que estamos agradando. O problema é que quando abre a porta está Terry Savage, “dono” de Cannes e a chefe da assessoria. A assistente explica que eu, aquele mendigo que eles estavam vendo estava ali para me credenciar para o Opening Gala, logo mais e para as cerimônias que no convite exigem Black-tie. E incrível, eles dão.
Confira agora o momento de felicidade do colunista.

BRASIL EM CAMPO
Brasil em jogo O time de futebol dos publicitários brasileiros, depois de ter trucidado com toda a ginga, malemolência e bole-bole o futebol coreano, perdeu para a Espanha e ficou em segundo no grupo. Vai pegar Portugal e escapou do clássico com a Argentina, conforme eu havia antecipado aqui (estamos bem, dois dias, uma previsão furada só). Como jogador de Portugal, já estou me preparando para o grande jogo. Vou colocar líquidos suspeitos na cerveja de todo mundo hoje na festa de Gala e depois no Martinez.

VARIG, VARIG, VARIG
A orelha da turma do Varig deve ter ardido esta tarde. Muita gente se atrasou para chegar ao festival por causa das diabruras da companhia.

FALA, XARÁ
Luiz Vieira, Lúcia Novaes e Luiz NogueiraNa foto à direita, Luiz Vieira, da DPZ, reencontra o amigo Luiz Nogueira, da McCann e a esposa Lúcia Novaes, da Margarida Filmes, em almoço na Croisette.

QUEM QUER DINHEIROOOO?
É tanta palestra e seminário em Cannes (39, para ser mais exato) que as empresas estão seguindo o que fez a África e sorteando um monte de coisas nos auditórios: Playstations, vouchers de compras na Zara e por aí vai. A organização informou hoje que nunca houve tanta gente no evento. E ainda nem, chegou o fim de semana quando chega muita gente da Europa que vem só para ver o shortlist de filme e os premiados de mídia impressa.

BRAZILIAN
Ícaro DóriaO redator brasileiro Ícaro Dória (foto à esquerda), agora radicado na Saatchy NY, pouco antes de subir ao palco para pegar por mais um ano, Ouro por uma campanha sua, agora para o cliente Stuff It. Ícaro foi entrevistado da Janela Internacional (veja em Anteriores).

OBRIGADO!
Galera que tem lido a coluna, escrevendo a coluna e se divertido, obrigado pela força: Vasco Condessa (FCB Lisboa), Léo Bartoli (Ação), Fabio Caveira (Agência3), Priscila Serra (CCRJ), Valéria Lima e Tico Moraes (Grey Portugal).
Ao pessoal que tem mandado pasta, vou pedir um favorzão: me escrevam na semana que vem, depois do festival e aí a gente combina pra qual email mandar e o que vocês querem saber.
Um abração e valeu mesmo!

 

As Notícias do Dia
por Marcio Ehrlich

Festival coloca os Leões na Internet

A organização do Festival de Cannes tirou dos sites especializados o privilégio de reproduzir as peças premiadas para os leitores de seus países não ficarem perdidos sobre o que está acontecendo por lá.
Agora, em http://www.canneslions.com/winners_site/, não apenas dá pra ver as listagens oficiais de Leões, como as fotos das peças, suas fichas técnicas e explicações, nos casos de Marketing Direto, por exemplo.
O site já está no Favoritos aqui do browser da redação...

Brasil fica com 48 finalistas em Cyber

Dos 324 trabalhos que o Brasil enviou para o Cyber Lions, 48 conseguiram chegar ao shortlist, com um aproveitamento de 14,8%, o melhor do país até agora no Festival de Cannes. O jurado brasileiro é Ricardo Figueira, diretor da AgênciaClick.
A agência com o maior número de trabalhos foi a DM9, identificada como DDB Brasil, chegando a 15 finalistas. A AgênciaClick ficou em segundo, com 9.
O júri escolheu 322 trabalhos de todo o mundo, ficando os Estados Unidos na liderança do shortlist, com 101 peças. A Inglaterra ficou no terceiro lugar, atrás do Brasil, com 40 peças.
Veja abaixo a relação dos finalistas brasileiros, mas você pode baixar a relação completa, em arquivo DOC, formatada especialmente pela Janela para seus leitores: Cannes2006-Cyber-ShortList.doc.

TÍTULO

AGÊNCIA

ANUNCIANTE

PRODUTO

VIRTUAL ATM

AGENCIACLICK

BANCO BRADESCO

INTERNET BANKING SECURITY

HORIZON

AGENCIACLICK

BANCO BRADESCO

INTERNET BANKING

DRAG

AGENCIACLICK

EDITORA PEIXES

SEXY MAGAZINE

SHAKE

AGENCIACLICK

EDITORA PEIXES

SEXY MAGAZINE

YOU RULE

AGENCIACLICK

FACULDADE IBTA

COLLEGE

FIAT IDEA

AGENCIACLICK

FIAT AUTOMÓVEIS

FIAT IDEA

WATER PURIFIER

AGENCIACLICK

MULTIBRAS - BRASTEMP

WATER PURIFIER

REFRESHING

AGENCIACLICK

MULTIBRAS - CONSUL

CEILING FAN

TETRIS

ALMAPBBDO

GOL LINHAS AEREAS

GOLLOG TRAVEL

CLOCK

ALMAPBBDO

GREENPEACE

ENVIRONMENTAL AWARENSS

PANDA

ALMAPBBDO

VOLKSWAGEN

VW PANDA

ARMPIT

DDB BRASIL

ALBANY/FRIBOI

DEODORANT

EMOTION GENERATOR

DDB BRASIL

BLOCKBUSTER

BLOCKBUSTER VIDEO RENTAL

LESSON 13

DDB BRASIL

COMPANHIA ATHLETICA GYM

HEALTH & PHYSICAL AWARENESS

LESSON 42

DDB BRASIL

COMPANHIA ATHLETICA GYM

HEALTH & PHYSICAL AWARENESS

LESSON 09

DDB BRASIL

COMPANHIA ATHLETICA GYM

HEALTH & PHYSICAL AWARENESS

NON-STOP MOTION

DDB BRASIL

COMPANHIA ATHLETICA GYM

HEALTH & PHYSICAL AWARENESS

HONEYMOON

DDB BRASIL

HENKEL

SUPER LUBRICATOR

PLAYGROUND

DDB BRASIL

HENKEL

SUPER LUBRICATOR

VENTILATOR

DDB BRASIL

HENKEL

SUPER LUBRICATOR

DUMMY

DDB BRASIL

HENKEL

SUPER BONDER GLUE

CRASH

DDB BRASIL

ITAU INSURANCE

INSURANCE CLAIMS

PIANO

DDB BRASIL

J&J/SUNDOWN

SUNSCREEN LOTION

AS ONE

DDB BRASIL

MASP MUSEUM

MUSEUM

ZZZZZZZZZ

DDB BRASIL

TELEFONICA

UNLIMITED INTERNET FLAT RATE ACCESS

ZZZZZZZZZ

DDB BRASIL

TELEFONICA

UNLIMITED INTERNET FLAT RATE ACCESS

HATS

EURO RSCG 4D

2001 VIDEO

NEW VIDEO RELEASES

CALL BACK

EURO RSCG 4D

2001 VÍDEO

NEW VIDEO RELEASES

SHINE

EURO RSCG 4D

RECKITT BENCKISER

NUGGET LEATHER CLEANER

IT'S ME

EURO RSCG 4D

RECKITT BENCKISER

NUGGET SHOE WAX

OOPS

EURO RSCG 4D

RECKITT BENCKISER

POLIFLOR FURNITURE POLISH

SCROLL

F/NAZCA SAATCHI & SAATCHI

ARNO

T-FAL COOKING PAN

PANCAKE

F/NAZCA SAATCHI & SAATCHI

ARNO

T-FAL COOKING PANS

POTENCY

F/NAZCA SAATCHI & SAATCHI

ARNO

VACUUM CLEANER

WINDSTORM

F/NAZCA SAATCHI & SAATCHI

ARNO

VENTILATOR

CHICKEN

F/NAZCA SAATCHI & SAATCHI

FRESCARINI

PASTA

TEST DRIVE

LOV - A NOVA GERACAO

MITSUBISHI MOTORS BRASIL

MITSUBISHI GRANDIS MINIVAN

DOG

LOV - A NOVA GERACAO

MITSUBISHI MOTORS BRASIL

MITSUBISHI ECLIPSE 2006

PRACTISE

LOV - A NOVA GERACAO

MITSUBISHI MOTORS BRASIL

MITSUBISHI PAJERO SPORT 2007

REAL

LOV - A NOVA GERACAO

MITSUBISHI MOTORS BRASIL

MITSUBISHI GRANDIS

NON STOP

LOV - A NOVA GERACAO

NET-CABLE TV

SEXY HOT TV CHANNEL

BODYWORK

McCANN ERICKSON BRASIL

AC DELCO

CAR BATTERY

EVIL ENGLISH TEST

McCANN ERICKSON BRASIL

YAZIGI

ENGLISH CLASSES

BARBED WIRE

OGILVYONE BRASIL

GERDAU

BARBED WIRE

PATHS

PUBLICIS BRASIL

GENERAL MOTORS

GM MONTANA

CHALLENGE

RAPP DIGITAL

ANTENA VERDE

DEFORESTATION AWARENESS

BUBBLES

RAPP DIGITAL

ROCHE

ROACUTAN ANTI-ACNE LINE

WORDS

WUNDERMAN BRASIL

NATURA

LITERACY AWARENESS

Brasil já contabilizaria 17 Leões

Como já é tradição em Cannes, os jurados brasileiros acabam vazando para amigos e imprensa os possíveis resultados do país em seus julgamentos.
Então, entre listagens extra-oficiais e as oficiais mas não publicadas no site do festival, o Brasil começa a aparecer com 17 Leões. Vamos a eles:

PRESS
Seriam cinco, sendo 1 de ouro e quatro de bronze:
Ouro:
- Série "Frango (imagem à direita), Brócolis e Carne", da Publicis para o fio dental Cepacol da Sanofi Aventis.
Bronzes:
- Série "Cenoura e Tomate", da DPZ para Rubayat.
- Série "Ventilador de Teto e Lâmpada de Teto", da Loducca para Cera Brilho Fácil da KM Casa.
- Série "Guitarra & Hendrix, Sexo & Jim Morrison e Voz e Janis Joplin", da Loducca para MTV.
- Série "Prédio, Loja, Moto e Casa Incendiada", da JWT Curitiba para Seguros HSBC.

OUTDOOR
Prata:
- Série "Prédio, Loja e Moto", da JWT Curitiba para Seguros HSBC.
- "Janela de Avião", da Leo Burnett para Fiat Idea.
Bronze:
- "Camuflagem", da AlmapBBDO para O Boticário.
- "Gol", da Duda para ESPN.

RADIO
Prata (confirmados):
- Série "Pato e Porco", da Fischer América para Electrolux.
- Série "Born to be wild", "It's only Rock and Roll" e "We will rock you"", da JWT Curitiba para a Rádio 91 FM.
Bronze (confirmados):
- "Old DJ", da JWT Curitiba para o HSBC.
- "Fifty Wonderful", da MPM para a Caninha 51.
- "Pedidos", da Fischer América para a Tortuga.
- "Vinho", da JWT Curitiba para o HSBC.

MEDIA
Prata:
- "O Coro Paulistao", da JWT para Benalet.

DIRECT
Prata (já confirmado):
- "Inseto", da Master para D.D.Drin

Este não é o resultado mais animador que o Brasil poderia esperar, apesar de termos conquistado medalhas em Media e Direct, que ano passado nos deixaram a ver navios. Em rádio, também, houve uma melhora, com 15 finalistas e 6 Leões deste ano contra 4 finalistas e 2 Leões em 2005.
A frustração maior está nas áreas de Press e Outdoor, exatamente onde o Brasil entrou com maior expectativa, sendo o país recordista em inscrições. Em 2005, quando eram analisadas em conjunto, somamos 133 finalistas com 12 Leões, enquanto este ano despencamos para 96 finalistas e apenas 9 Leões.
Vamos aguardar para ver o que acontece na área de Films. Em 2005, o Brasil emplacou 20 finalistas e 6 Leões, um resultado que já não satisfez a nossa delegação.

O redator Fabio Seidl é o enviado (com todo o respeito) especial da Janela em Cannes 2006.