Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 21/JUL/2006
Marcio Ehrlich

 

Lula Vieira pode trocar agência por cliente

O publicitário Lula Vieira, que confirmou para a Janela estar deixando a sociedade que tem com Valdir Siqueira na agência VS, poderá trocar a área de agências de publicidade -- onde atua há cerca de 40 anos -- pela de cliente, assumindo a direção de marketing de uma empresa anunciante do Rio. A decisão deverá ser tomada até o final desta semana, encerrando um suspense que há quase 15 dias circula pelo mercado publicitário carioca. A demora deve-se aos compromissos já assumidos por Lula, fora do Rio de Janeiro, com a campanha eleitoral, para o Senado, do empresário mineiro Omar Peres, da Organização Panorama de Comunicação.
Além desta alternativa para seu futuro, Vieira estuda o convite de duas agências de publicidade, uma das quais a Giacometti/Thinkers e outra que ele prefere não revelar. De acordo com Lula, apesar de nas últimas semanas ter sido procurado por muitas agências, estas duas foram as únicas que lhe apresentaram propostas objetivas e atraentes.
Lula prefere não comentar as notícias que têm sido publicadas na imprensa especializada a respeito da crise na VS. "Não tenho lido o noticiário", diz, seguindo exemplo do seu xará de Brasília. Mas o criativo rechaça com veemência que estaria rompido com Valdir Siqueira, seu parceiro há mais de 30 anos, desde que trabalhavam juntos no escritório carioca da SSC&B:Lintas. "Nós só concluimos que precisamos partir para caminhos diferentes na área de negócios, jamais na área pessoal", afirmou.
De qualquer forma, seja qual for o seu destino profissional, Lula não poderá se desligar tão cedo da sociedade com Valdir na VS, até que o passivo da agência seja quitado.

Nova Onda abre em São Paulo com Nobili

Deixando o cargo de diretor de RTVC da Giovanni, FCB no final deste mês, Charles Nobili parte para uma fase totalmente nova na sua vida, comandando a sede de dois andares que a produtora carioca de fonogramas Nova Onda abre a partir de agosto em São Paulo.
O projeto da empresa dos irmãos Wanderlei e Orlei "Passarinho" Gonçalves de entrar em São Paulo não é recente. Com tantos criativos cariocas, clientes da Nova Onda, assumindo cargos importantes nas agências paulistas, fazia todo o sentido a produtora acompanhá-los naquele mercado.
Em Outubro de 2004, a Janela publicou nota informando que o projeto estava em andamento com a ida do produtor Gaúcho para São Paulo, se associando à Nova Onda. A união não deu certo e acabou levando mais dois anos para se concretizar. Com Charles Nobili, os Gonçalves garantem ter encontrado o que pretendiam: um profissional respeitado na atividade de produção de RTV e que já trabalhou com grandes nomes como Adilson Xavier, Fernando Campos e Rynaldo Gondim. Vale registrar que Nobili também tem no currículo prêmios como diretor de comerciais. Foi dele o Bronze no Colunistas Rio para "Enfarte", da GR.3 e Número 4 para Generali Seguros, em 1997.
FAZENDO ONDA NO TIETÊ
A Nova Onda paulista, garante Passarinho, será ainda maior que a do Rio de Janeiro, com estrutura completa de produção e gravação. Durante vários momentos do último mês o produtor esteve em São Paulo contratando diversos profissionais de outras produtoras para sua equipe. Isso não impede que trabalhos realizados para as agências paulistas venham a contar com os talentos cariocas que permitiram à Nova Onda ser a produtora de fonograma mais premiada do Rio nos últimos quatro anos.

Cintra investe no Rio com Mulata

Mulata - wallpaperLançada há dois meses no Rio de Janeiro, a cerveja Mulata já está com seu nome conhecido em todo o país, graças à Internet. O concurso de wallpapers promovido pelo site da cerveja e criado pela Binder FC+G, agência da Mulata, atraiu também participantes de outras partes do Brasil, como Brasília, Porto Alegre, Recife e São Paulo.
Apesar disso, o vencedor foi o niteroiense Henrique Frickman, que usou o produto como principal elemento e ainda a imagem do Carlinhos de Jesus cortejando a Mulata (cerveja), criando ciúmes na outra mulata, a Adriana Bombom. "Ou seja, ele contou uma outra história", destacou Bob Gueiros, diretor de criação da agência Binder/FC + G Comunicação, um dos criadores da campanha da cerveja e que fez parte do júri. Os três primeiros receberam prêmios como iPod e um kit Mulata. Os melhores trabalhos estão expostos no site www.cervejamulata.com.br.

AGÊNCIAS CARIOCAS
Produzida pela Cervejaria Cintra (que em 2004 fez concorrência e entregou a conta da marca principal para a agência paulista Carillo Pastore), Mulata - Kit Vipa Mulata é uma mistura de cervejas clara e escura, que recebeu investimentos de R$ 2 milhões para seu lançamento, envolvendo, desta vez, apenas empresas do Rio de Janeiro. Além da Binder, a Animus para o desenvolvimento do rótulo e a Indústria Nacional, do designer Bruno Bertani, para um kit que foi enviado ao público formador de opinião, contendo latas da cerveja, copos, snacks e um cartão contando a história e o propósito da cerveja.
Em todas as peças o objetivo foi passar sensualidade e carioquice, dando grande destaque as formas sensuais da mulata. A Animus também desenvolveu uma tipologia especial que ajudasse a reforçar ainda mais está sensualidade.
Pela Animus, criação foi de Diogo Bonaparte, Edwin Santos, Fabiano Vargens e Marcelo Nitzsche, com direção de Rique Nitzche. A illustração foi de Diogo Bonaparte e Edwin Santos. Pela Indústria Nacional, a criação foi de Bruno Bertani, Paloma Valls, Vitor Borges, Guto Pina e Rodrigo Erthal.

Maldonado bota azeitona na empada da Rio Ka

Paulo MaldonadoA rede de fast food Empada Carioca é a mais nova conta da Rio Ka, escolhida por concorrência. Inaugurada em 2003, a Empada Carioca conta com 18 lojas no Rio e Grande Rio e uma franquia recém inaugurada em Brasília.
Do planejamento apresentado pela agência já participou o publicitário Paulo Maldonado (foto), que no início deste ano se associou à Rio Ká. Maldonado, segundo seu verbete na Janelapédia, nasceu em Minas, mas já atuou, no Rio, em agências como Thompson, Salles, DPZ, Almap e Denison, durante seus 48 anos de profissão. Além disso, é escritor com 3 livros publicados, já lecionou comunicação na PUC-RJ e foi diretor de dois Festivais Brasileiros de Cinema Publicitário, promovido pela ABP, de cuja diretoria já participou.

Accioly quer reativar sextas do Estrela

O mercado publicitário carioca tem um encontro marcado na próxima sexta-feira, 28 de julho, a uma hora da tarde, na Churrascaria Estrela do Sul do Rio Plaza Shopping (antigo Off-Price).
Quem está convocando o encontro é o produtor Antônio Carlos Acciloy, da Margarida Filmes, que vai garantir o primeiro chopp de quem prestigiar a tentativa de voltar a reunir os publicitários do Rio nos almoços de sexta-feira. Além disso, se identificando como publicitário, o preço do rodízio sairá por R$ 27,90, em vez dos usuais R$ 44,00 praticados pela casa. As reservas podem ser feitas com o Luciano, pelo telefone (21) 2275-6280.
REVIVAL
Os encontros no Estrela do Sul foram muito populares no final dos anos 90, quando chegava a ser difícil conseguir uma mesa na área que a churrascaria reservava para as agências, produtoras e veículos, caso não se reservasse com antecedência. Só pra se ter uma idéia, a eleição de André Eppinghaus para a presidência do Clube de Criação do Rio de Janeiro (CCRJ) foi realizada lá em agosto de 1999.
A promoção já era um revival do gigantesco sucesso que, nos anos 80, havia tido o almoço de sexta-feira da Churrascaria Plataforma, inspirada, naturalmente, na tradição paulista (ao menos na época) de reunir os publicitários na Churrascaria Rodeio, da Rua Haddock Lobo. No Plata, aliás, nem precisava se reservar mesa. O clima de confraternização era tão grande entre os publicitários cariocas que bastava chegar e sentar com quem já estava lá, se houvesse cadeira vaga.
Como toda moda passa e -- por questões financeiras -- nem todo mundo no Rio conseguia mais almoçar churrasco com tanta frequência, os encontros no Estrela foram se esvaziando, tendo como alternativa, para os mais abonados, as mesas da Majórica, no Flamengo. Esta casa, porém, não reserva área para os publicitários, destruíndo qualquer tentativa de promover o almoço como um encontro da classe.

Missa de Alexander Tanko será esta quarta, 19

Será esta quarta-feira, 19, a Missa de 7º dia de Alexander Tanko, que dirigiu durante anos a produtora JB Tanko, que havia sido fundada em 1969 por seu pai, o croata radicado no Brasil e diretor de cinema Josip Bogoslaw Tanko. Originalmente produtora de longas metragens -- como os filmes dos Trapalhões que J.B. dirigiu -- a produtora passou a produzir comerciais com a JB TV, fundada por Alexander para realizar trabalhos em videotape, como comerciais das Sendas etc. Mais tarde tudo foi unificado com o nome de JB Tanko, em cuja equipe trabalharam os produtores Nilton Cacheado e Luiz Leitão.
Alexander era engenheiro, foi dono de botequim e motorista de taxi. Trabalhou também com Manoel Carvalho, da Made For TV.
Em 1993, J.B. morreu e, em 1999, Alexander decidiu deixar o negócio e manter a JB Tanko apenas para o gerenciamento dos direitos dos filmes de seu pai. Todos os equipamentos e a estrutura montada da produtora na Rua Pereira da Silva, no bairro carioca de Laranjeiras, foram vendidos para Cacheado, Leitão e Juarez Precioso, que batizaram a nova empresa de CaraDeCão.
Alexander faleceu no último dia 12 de julho aos 53 anos. A missa será celebrada às 18h, na Matriz do Cristo Redentor (Rua das Laranjeiras, 519).

Reforços do Mercado

Rodrigo StrozenbergPublicis Brasil (São Paulo - SP) - Rodolfo Sampaio junta em Sampa mais dois criativos que trabalhavam com ele nos seus tempos do escritório carioca: Antonio "Mega" Nogueira, que estava na própria Publicis do Rio e Daniel Leitão, que estava ultimamente na Almap. Os dois têm vários prêmios juntos, entre eles: Leão de prata em Cannes, ouro no CCSP, Grand-Prix no CCRJ e Grand Prix pelo festival da ABP. Assumindo o lugar de Antonio no Rio, entra o redator Rodrigo Strozenberg (foto à direita), que vem da DPZ-Rio, tem passagem pela Giovanni FCB e traz no currículo prêmios conquistados em edições do Young Creatives, O Globo, Colunistas e Festival de Nova York. Rodigo, aliás, era o redator que, na DPZ-Rio, estava desenvolvendo a campanha do Prêmio Colunistas 2006, que já está na mídia. (20/07/2006)

Agência3 (Rio - RJ) - Ingrid Lagrotta é a mais nova integrante da equipe de Atendimento da Agência3. Com passagens pelas agências Propeg e Cláudio Carvalho e, como Gerente de Marketing do Mundo Verde, a Ingrid será responsável pelo atendimento da Fundação Getulio Vargas. (17/07/2006)