Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 06/OUT/2006
Marcio Ehrlich

 

Bacalhau da Noruega abre concorrência

A conta publicitária do Bacalhau da Noruega está em disputa por seis agências do Rio de Janeiro. A notícia é da coluna de Cláudia Penteado, no Jornal do Brasil. De acordo com a jornalista, estão na briga as agências Agência3, Binder/FC+G, B/W, Casa da Criação, Giacometti e Staff, que receberam, como briefing, criar uma campanha para a páscoa de 2007, que será apresentada na segunda quinzena de novembro.
A conta do Bacalhau da Noruega esteve na VS nos últimos anos, até o encerramento das operações da agência.

N.R.: Apesar de ter sido convidada e recebido o briefing, a Agência3 decidiu não participar da concorrência, "em função do grande volume de trabalho dos clientes já atendidos e não poder dar, no momento, atenção que a conta do Bacalhau da Noruega merece", segundo comunicado.

Rio Ka conquista conta do JB

O Jornal do Brasil entregou para a agência carioca Rio Ka a sua conta institucional e de produtos editoriais, após conversar com outras agências do mercado carioca.
O veículo ainda está procurando uma segunda agência, que ficará responsável pela comunicação dos seus classificados.

Veja o Nhoque da Fortuna dos cariocas em 360º

Clique para ver o Estrela em 360 graus!O fotógrafo Ayrton Camargo, um dos craques da fotografia 360º, apareceu no Estrela do Sul na última sexta-feira para registrar o Nhoque da Fortuna dos publicitários.
Camargo tem feito este trabalho em eventos e também para o jornal O Dia. A visão 360º é absolutamente sensacional e para ver basta ter o QuickTime, da Apple, instalado.
Não deixe de clicar na foto para ver uma parte do que foi o encontro mensal dos cariocas.
Assim que a imagem carregar, use o seu mouse para arrastar a foto para o lado que você preferir.

ABP anuncia jurados do seu Festival

A Associação Brasileira de Propaganda (ABP) está anunciando a lista dos 47 jurados da edição 2006 de seu Festival de Publicidade, que acontece de 5 a 9 de novembro, no Hotel Sofitel Rio, em Copacabana. Maior mercado brasileiro, São Paulo comparece, na composição dos júris, com 64%, e o Rio com 34%. O Paraná incluiu o nome de Renato Cavalher, da OpusMultipla e presidente do Clube de Criação local, no grupo de Mídia Exterior.
A Janela não conseguiu identificar, na relação, publicitários de outros países, como chegou a acontecer em anos anteriores, desde que o Festival anunciou a sua intenção de se tornar internacional. A iniciativa, louvável -- já que o Rio merece ter um festival que ultrapasse as fronteiras brasileiras e o da ABP seria o melhor candidato para isso --, não encontrou ainda eco suficiente no mercado exterior, que comparece muito timidamente na inscrição de peças.
Outro aspecto interessante a notar, na composição dos júris, é a ausência de profissionais de produtoras na disputa de TV/Cinema, categoria que já contou, por exemplo, com nomes como o de João Daniel Tikhomiroff por diversas vezes. No grupo de Rádio, em que a briga de egos é menor, as produtoras têm 4 representantes entre os 11 convidados.
As inscrições de peças e para delegados já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.abp.com.br . Abaixo, a lista de jurados por categoria:

TV/Cinema (14 nomes):
Amaury Terçarolli (Carillo Pastore EuroRSCG), Eugênio Mohallen (Fallon), Fábio Fernandes (F/Nazca S&S), Jader Rossetto (Fischer América), João Livi (Talent), Luiz Nogueira (McCann-Erickson), Luiz Sanches (AlmapBBDO), Luiz Vieira (DPZ), Marco Antonio Versolato (Lew,Lara), Mauro Matos (Contemporânea), Pedro Feyer (NBS), Ruy Lindenberg (Leo Burnett), Sérgio Valente (DM9DDB) e Silvio Matos (MatosGrey).

Mídia Impressa (13 nomes):
Aaron Suton (MPM), Álvaro Rodrigues (Agência3), Bob Gueiros (Binder/FC+G), Cibar Ruiz (TBWA/BR), Cristina Amorim (Giovanni,FCB), Guga Ketzer (Loducca), José Henrique Borghi (BorghiErh), Marcos Pedrosa (CGCOM), Matheus Pizão (Ogilvy), Paschoal Fabra Neto (FabraQuinteiro), Roberto Fernandez (JWT), Rodolfo Sampaio (Publicis) e Sérgio Lopes (QG).

Mídia Exterior/Mobiliário Urbano (9 nomes)
Edgard Gianesi (Lowe), Eduardo Almeida (Quê), Guga Lemes (Agnelo Pacheco), Luiz Lobo (Full Jazz), Paulo Castro (Staff), Paulo Pretti (age), Renato Cavalher (OpusMúltipla), Ricardo Braga (Duda Propaganda) e Roberto Vilhena (Artplan).

Rádio (11 nomes):
Alan Strozenberg (Z+), Carlos Marin (Colucci), Gustavo Bastos (11/21), Luiz Carlos Cortabitart (Mr. Vox), Marcos Silveira (Bossa Nova), Orlei Gonçalves "Passarinho" (Nova Onda), Ricardo Real (Script), Sergio Campanelli (MCR), Tula Minassian (Play it Again) e Valmir Leite (SNBB).

LongPlay ainda estuda abertura no Rio

Lembram que, em Julho, a Janela informou, em primeira mão, que a agência paulista LongPlay, do Grupo Y&R, havia conquistado um lançamento da Península, no Rio? A campanha, do empreendimento Club Residènse, chegou aos jornais neste 1º de outubro.
Agência do Grupo Young & Rubicam, a LongPlay ainda mantém em seus planos a abertura de um escritório no Rio de Janeiro, como foi noticiado na época em que foi fechado o escritório carioca da própria Young. Segundo Sérgio Prandini, diretor da agência, com o crescimento dos negócios na área imobiliária, a LongPlay pode passar, ainda este ano, de um escritório virtual a uma estrutura maior na cidade.
Depois de conquistar a Semeg, a linha Femina da DuLoren e o lançamento do Club Residènce da RJZ/Cyrela, na Península da Barra, a LongPlay aumentou recentemente a sua presença no mercado carioca com a entrada na conta da Telelistas, que deixou a carteira da Bossa Nova.
No comando da presença da LongPlay no Rio de Janeiro está o carioca Maurício Magalhães, que trabalhou na Artplan, do Rio, e transferiu-se para São Paulo há alguns anos, trabalhando na Bates. De volta ao Rio, Maurício chegou a dirigir a Young carioca, no período em que a agência esteve neste mercado, de dezembro de 2005 a agosto de 2006.

PUC-Rio promove sua 5ª Semana de Publicidade

A Semana de Publicidade PUC-Rio está chegando este mês à sua quinta edição, com um ciclo de palestras, no campus da Universidade, para estudantes e profissionais interessados nas novidades do mercado.
O evento acontece nos dias 11, 16 e 17 de Outubro, de 9 às 13h, com inscrições gratuitas, mas que devem ser feitas até 10 de outubro no Departamento de Comunicação da PUC-Rio.
O objetivo do encontro é colocar o jovem universitário em contato com a realidade de um mercado em constante transformação. Nesse sentido, importantes nomes do meio já contribuíram para o sucesso do evento, como o publicitário Lula Vieira, e o Presidente da Giovanni, FCB, Adilson Xavier.
O projeto, coordenado pelo professor Carlos Negreiros, é uma realização do Departamento de Comunicação da PUC-Rio. Este ano, o Clube de Criação do Rio de Janeiro (CCRJ) vai doar seis anuários para ser sorteados nas palestras, e haverá estandes com revistas e livros sobre o mercado publicitário na entrada do auditório.

PROGRAMAÇÃO

Dia 11 de outubro, quarta-feira.
9 às 11h: Leonardo Vilella - Fotógrafo
Tema: Imagem Publicitária
11 às 13h: Toninho Lima - Diretor de Criação da McCann Erickson Rio
Tema: Socorro a propaganda me pegou

Dia 16 de outubro, segunda-feira
9 às 11h: Fernando Barcellos - Diretor de Criação - Giovanni,FCB
Tema: Onde tudo começa
11 às 13h: Sérgio Cardoso - Diretor da Cine
Tema: Por trás das câmeras

Dia 17 de outubro, terça-feira
9 às 11h: Gustavo Tirre - Redator da Artplan
Tema: Adverteinment. Criando de um jeito diferente.
11 às 13h: Marcio Ehrlich - Diretor da Dinâmica Promoções
Tema: "Promoção: a verdadeira criação sem limites."

Contato: [email protected]

Abap-Rio promove seminário para pequenos empresários

O auditório da Firjan vai receber pequenos e médios empresários do Rio de Janeiro no próximo dia 10 de outubro, para uma nova apresentação do seminário Comunicar e Crescer, ministrado pelo publicitário Stalimir Vieira para o capítulo carioca da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap-Rio).
Desta vez, a palestra tem como tema “Atitude e Marketing para a construção da marca da pequena empresa” e, após o evento, os participantes poderão acessar via internet a Cartilha do Projeto, com dicas de planejamento e ações de comunicação.
No ano passado, foram realizados 36 seminários para 10.530 empresários, em todo o país, com distribuição de cerca de 11.500 cartilhas impressas, fora as solicitadas eletronicamente ao site www.abap-rio.com.br, onde também podem ser conseguidas mais informações.
“Procuro resgatar atitudes fundamentais para a construção de uma marca sólida. Atitudes que a premência do mercado tem relegado a segundo plano, por conta das chamadas inovações da tecnologia, das mais recentes propostas de gestão e de um monte de outras novidades que, na verdade, só funcionam se nós estivermos com a nossa casa arrumada. Quem quiser uma boa orientação sobre como proceder para colocar uma marca em pé e iniciar uma caminhada vitoriosa, está convidado e deve participar do Comunicar e Crescer”, propõe Vieira.

Pub brincou com falta de opções nas eleições

Foi a Pub Comunicação, uma pequena agência que o publicitário Leonardo Avellar abriu no Rio em 2004, a responsável pela peça publicitária que chamou a atenção da coluna de Ancelmo Góes, para o restaurante Toca da Traíra.
A peça foi publicada nos jornais O Dia e O Globo no último domingo, aproveitando o clima das eleições e a sabida insatisfação do eleitor com os candidatos disponíveis às disputas majoritárias. Segundo Avellar, a peça é ''um tanto áspera, mas não dava para perder a piada".

Petrobras expõe 14bis na Expo Aero Brasil

A BR Aviation, empresa do Grupo Petrobras líder no mercado brasileiro de combustíveis para aviação e uma das patrocinadoras da Expo Aero Brasil, de 5 a 8 de outubro, na cidade paulista de Araras, vai expor no evento uma réplica de 10m de envergadura (90% do tamanho original) do 14bis, avião com que Santos Dumont realizou o primeiro vôo controlado da história da aviação, exatamente há 100 anos, em Paris.
Desenvolvida pela Dinâmica Promoções, empresa carioca de marketing promocional, a réplica do 14bis tem sido exibida em diversos eventos através do país, inclusive nos jardins do Palácio da Alvorada, durante a visita do presidente da França, Jacques Chirac, ao Brasil.

Festival do Rio vai premiar "product placement"

Antonio Jorge Pinheiro (Mídia 1), Fátima Rendeiro (Quê Comunicação), Orlando Lopes (Unilever), Flávio Medeiros (pres. do Clube de Criação do Rio de Janeiro) e André Porto Alegre (Promocine) serão os jurados do prêmio “Melhor ação de product placement do cinema brasileiro”, que acontece durante o Festival do Rio 2006. O prêmio, criado por Antônio Jorge e pela diretora executiva do Festival, Walkíria Barbosa, vai escolher o melhor no que tradicionalmente se chama de merchandising: colocar produtos, serviços ou marcas em filmes.
O resultado será divulgado no dia 5 de outubro, no encerramento do Festival. Os concorrentes são: Tapete Vermelho (Ação Viola Rozini); Mulheres do Brasil (Ação Revista Cláudia); Xuxa e o Tesouro da Cidade Perdida (Ação Nesquick); Trair e Coçar é só começar (Ação Banco Bradesco) e Se Eu Fosse Você (Ação O.B./ Nova Schin/ Motorola/ Honda).

Reforços do Mercado

Publicis (Rio - RJ) - Anuncia a contratação de Renan Tommaso, redator com passagem pela Giovanni FCB, F/Nazca e Script, e a promoção de Arthur Pires a diretor de arte. (03/10/2006)