Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 27/OUT/2006
Marcio Ehrlich

 

Prêmio Rogerio Steinberg 2006 já tem seus finalistas

Vinte criativos cariocas já estão oficialmente na disputa do Prêmio Rogerio Steinberg 2006, que vai destacar os 3 redatores e os 3 diretores de arte mais premiados no 25º Prêmio Colunistas Rio. A listagem foi produzida pelo levantamento das fichas técnicas inscritas pelas agências cariocas no concurso. Cada medalha de ouro conquistada dá ao criativo 6 pontos, enquanto as medalhas de pratas dão 4 pontos e as de bronze 2 pontos. Além disso, se o trabalho premiado for uma campanha, seu valor é multiplicado pelo peso 2. As séries têm peso 1,5 sobre os pontos dos trabalhos premiados.
Dos 108 redatores e dos 111 diretores de arte que participaram das fichas técnicas do Colunistas Rio 2006, estes são os 10 mais premiados em cada categoria, por ordem alfabética:

REDATORES:
Alexandre Motta, Álvaro Rodrigues, André Lima, Felipe Rodrigues, Flávio Medeiros, Pedro Coelho, Pedro Eboli, Renata Giese, Renato Jardim e Rodrigo Strozenberg.

DIRETORES DE ARTE:
André Havt, Bruno Almeida, Daniel Moraes, José Luis Vaz, Lisiane Kindlein, Marcello Noronha, Marco Martins, Moacyr Marques, Viviane Pepe e Zé Christão.

Os resultados finais serão conhecidos apenas na festa do Prêmio Colunistas, no dia 14 de novembro, na Marina da Glória, quando, entre os premiados com Ouro, serão revelados os vencedores dos Grandes Prêmios de Campanha, Comercial, Fonograma, Mídia Impressa, Mídia Exterior e Mídia Digital do Ano.

Leitor da Janela descobre quem está chegando

O leitor Leo Amato conseguiu matar a charada do teaser "Ele está chegando na Zona Norte", que foi motivo de matéria na Janela, por suas ações de guerrilha na Internet e na cidade.
A campanha é promovida pela Patrimóvel para um empreendimento da KlabinSegal, o Arena Park, em cujo site www.klabinsegall.com.br/arena/ (N.R.em 2013: site atualmente desativado) pode-se ver a mesma silhueta do logo divulgado no site www.eleestachegando.com (N.R.em 2013: site atualmente desativado).
Apesar de não entendermos o porquê de tanto mistério, as empresas promotoras da campanha cercaram-se de todos os cuidados para não serem detectadas. O site do "Ele está chegando" foi registrado como um domínio americano, onde existem empresas que permitem registrar endereços anonimamente.
Enfim, está aí a solução. É tudo propaganda.

Heleno Bernardi expõe em Amsterdam

Prosseguindo em sua carreira internacional como artista visual, o criativo Heleno Bernardi, nascido em Ouro Fino, Minas Gerais, e hoje diretor de criação da carioca Casa de Criação, acaba de lançar um trabalho na Doors Galerie, de Amsterdam, Holanda, sobre o filósofo helênico (trocadilho inevitável!) Sócrates.
Utilizando o título do trabalho de Platão -- "Apologia de Sócrates" --, Bernardi realizou uma performance extraindo bolhas do cérebro de uma cabeça de Sócrates esculpida em espuma e embebida em sabão. A ação resultou em um vídeo e uma seqüência de fotos, que estão sendo expostas e vendidas na galeria holandesa, junto com um livro que registra o trabalho e um ensaio crítico de Roberto Corrêa dos Santos.

Outros trabalhos de Bernardi:
Masseter Suite:http://www.theodorlindner.com/MasseterSuite_BR.htm
http://www.actuphoto.com/Heleno~Bernardi

Blanco iria para a Vivo lançar GSM

Alberto Blanco, pela Oi, recebe de Claudia Penteado o diploma de Anunciante do Ano do Prêmio Colunistas Rio de 2003.
Segundo amigos da Janela, a saída do executivo Alberto Blanco do Grupo Telemar, que tem sido motivo de comentários do mercado desde a última sexta-feira, estaria vinculada à sua ida para a Vivo, como responsável pelo lançamento -- também já fartamente previsto pelos analistas do setor -- da linha GSM dessa operadora.
Um dos profissionais de marketing mais agressivos do mercado, Alberto Winkler Blanco está no Grupo Telemar desde 2001, tendo sido o responsável pelo bem sucedido lançamento da Oi, a primeira operadora GSM do Brasil. Em 2003, recebeu o título de Homem de Marketing do Rio de Janeiro e do Brasil pela ADVB. Com sua parceria com a agência NBS, a Oi tem sido um dos anunciantes mais premiados nos concursos publicitários brasileiros. Em 2003, o Prêmio Colunistas Rio conferiu à empresa o título de Anunciante do Ano.
Blanco é formado em Tecnologia pela Universidade Mackenzie, com MBA em Marketing na UNC Business School, na Carolina do Norte (EUA). Ele iniciou sua carreira na Johnson&Johnson, e passou por Brahma, Telemig Celular e Tinet.com.
A se confirmar a ida de Blanco para a Vivo, o mercado publicitário terá a chance de assistir uma união das mais instigantes: a do executivo com Nizan Guanaes, cuja África atende a conta da Vivo. Mas há outras especulações no ar, entre as quais a mais eletrizante: Guanaes também ficaria com a conta da Vivo GSM ou Blanco iria escolher outra agência?