Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 08/DEZ/2006
Marcio Ehrlich

 

RioSul repete campanha de 1994 e entristece Delano

O criativo carioca Delano D'Ávila tomou um susto ao abrir o jornal O Globo desta quarta-feira, 6 de dezembro, e ler a notícia de que o Shopping Rio Sul começará a veicular uma campanha de Natal, criada pela Giovanni+DraftFCB, mostrando o Rio de Janeiro debaixo de uma capa de neve (imagem à direita). "O plágio é uma homenagem ao autor", escreveu para a Janela, confessando-se indignado pelo fato de o shopping lançar este ano uma campanha com o mesmo tema que utilizou para o Outono/Inverno de 1994, quando a conta ainda estava na Salles, hoje Publicis.
De acordo com Delano, além da repetição do tema, o anúncio reproduzido pelo O Globo é quase idêntico ao que ele, Arnaldo Rozencwaig e Bob Gueiros criaram utilizando como cenário a Praia de Copacabana: "na manipulação mais aprimorada de hoje, saiu o pinguim e entrou o São Bernardo".
Na época, o RioSul dizia "Se vier o frio que você não está esperando...", em uma sequência de 4 páginas duplas mostrando, além da já citada Praia de Copacabana, o o bondinho do Pão de Açúcar (imagem em cores à direita), a Pedra da Gávea e a Lagoa.
Os leitores da Janela estão cansados de saber que este colunista não acredita em chupadas supostamente feitas por profissionais consagrados, como Fernando Barcellos, Ricardo Weitsman, Thiago Fernandes, Cidney Neto e Carlos Assolan Paboudjian, que assinam a nova campanha. O premiado time da Giovanni tem talento de sobra para criar qualquer campanha do zero. Por isso prefiro acreditar que situações como esta devam-se mais a uma infeliz coincidência de quem segue os mesmos caminhos do raciocínio publicitário. Somada, no caso, à resvalada de a equipe do marketing do Rio Sul não ter consultado a sua memória publicitária, principalmente depois de ter trocado de agência.
ENTRANDO NUMA FRIA
Mas Delano tem a sua razão de se sentir magoado. Um dos diretores de arte mais premiados do mercado carioca nas décadas de 80 e 90, foi Delano que assinou a principal transformação, em direção à modernidade e sofisticação, na propaganda de varejo do Rio -- e talvez do Brasil -- como diretor de criação da Provarejo, house-agency da Mesbla.
Mas o tempo passou e ele cometeu o pecado de passar dos 50 anos sem ter-se tornado dono de agência. E hoje, como inúmeros profissionais de criação da sua geração, encontra dificuldade para se recolocar no mercado publicitário. Ele conta:
- Há coisa de 2 anos que venho me aperfeiçoando no computador. O talento reconhecido de criativo premiado não vem bastando para me realocar com um mínimo de dignidade. Parti então para o inevitável, ou seja, mergulhei firme no Macintosh e estou apto a produzir minhas idéias diferentemente de como durante mais de 30 anos me mantive como diretor de criação das melhores agências do Rio. Você bem sabe. Agora, tentando uma conversa aqui outra ali, percebo como está difícil. As notícias e as falas de quem me recebe gentilmente revelam cada vez mais um mercado estreitado e de poucas possibilidades efetivas.
Ao perceber, então, que a mesma idéia que teve há 12 anos foi vista hoje como uma boa sacada tanto pelos criativos de uma agência quanto pelo anunciante, Delano explica que, se por um lado, ficou aborrecido, por outro, tornou-se bastante esperançoso:
- Percebi que minha matéria-prima continua sendo de ótima qualidade e que ainda posso reafirmar, em alguma agência compatível com esse meu momento, o talento de sempre".
É mesmo muito luxo para este mercado desperdiçar o talento de um Delano D'Ávila, como de outros nomes que ainda não autorizaram a coluna a citá-los aqui. Por isso, se alguém quiser conversar com o Delano, aqui vai o e-mail dele: [email protected].

RioSul repete campanha de 1994 (Falam os leitores - I)

De Arnaldo Rozencwaig, redator:
"Estão de parabéns os criativos da Giovanni+Draft/FCB pela concepção da campanha de Natal do shopping Rio Sul, na qual colocam o Natal carioca numa atmosfera de um frio europeu. Taí uma campanha que eu gostaria de ter feito!
Há doze anos que não vejo nada igual."

De Gustavo Bastos, diretor da 11|21:
"Brilhante seu texto sobre a campanha do Rio Sul.
Bem escrito, criativo e na medida certa sob todos os pontos de vista.
Parabéns mesmo.
Abs,
Gus"

De José Carlos Alves, mídia:
Marcio, Concordo plenamente com o seu comentário. Isto só demonstra que esse troca troca que existem entre as pessoas dos anunciantes, entre agências e anunciantes e entre pessoas das agência, acabam deixando as campanhas sem memória.
O que é mais grave, é que os anunciantes trocam de agência e acabam repetindo o mesmo conceito criativo da agência anterior. Que é o caso do Rio Sul. Mas do que a agência, é uma falha do cliente não ter em seus arquivos (memória), verificado as suas campanhas. Mas como hoje em nosso meio cada vez menos existe o comprometimento entre anunciantes, agências e seus profissionais, é que temos casos como este. E profissionais como o Delano, ficam a margem do que vem sendo criado neste mercado publicitário.
Por que será que o nível da nossa propaganda vem caindo tanto? Novos talentos devem ser estimulados, mas e a bagagem da experiência de alguns anos na estrada, será que não deveria contar também?
José Carlos Aves Mídia

Fantasma da coincidência ataca novamente

Para quem gosta de acompanhar as histórias sobre coincidências criativas, aqui está mais um caso que, na opinião deste colunista, só reforça a tese de que elas são perfeitamente possíveis, inclusive em segmentos de mercado semelhantes.
Acho muito pouco provável que criativos da agência Leo Burnett, de São Paulo, tenham precisado copiar, para a Visa, a campanha que a agência Fulltime Brasil, da Bahia, criou para o Clube Cresauto, da concessionária Cresauto Veículos, em abril de 2005. Ainda assim, em ambas aparece a tradicional posição dos dedos indicador e polegar indicando "só falta isso", para depois o espaço entre os dedos ser preenchido pelo cartão das respectivas empresas. Não poderão, a 2 mil quilômetros de distância, as duplas terem chegado à mesma sacada criativa, ao brincar com o cartão entre seus dedos, quando procuravam idéias para a campanha?
As peças da Visa foram criadas por Gustavo Soares e JR Delbux, sob direção de criação de Ruy Lindenberg. A criação baiana foi do redator Yuri Bittencourt e do diretor de arte Ivo Neto, com veiculação em outdoor, anúncios de jornal, malas diretas, cartazes e banners.


Prestação de Contas do Rio - Novembro de 2006

Aí vão as notícias que a Janela recebeu recentemente de agências cariocas:

11|21
A DBTRANS, empresa de tecnologia voltada às soluções de gerenciamentos de pedágios, e que tem os produtos Auto Expresso e Vale-Pedágio, entregou sua conta para a 11|21. O primeiro job da agência para o novo cliente é justamente o lançamento do Auto Expresso nos mercados do Rio e de São Paulo. Até agora, apenas o sul do país tinha o produto distribuído em estradas e alguns estacionamentos.

AÇÃO
A Ação Propaganda, de Andréa Gomes de Mattos, conquistou a conta do grupo Dirija (Concessionárias Chevrolet, com 7 lojas). Barrafor (Concessionárias Ford, com 6 lojas), Disbarra (Concessionárias VW, com 3 lojas) e Space (Concessionária Renault, com 1 loja).

AGÊNCIA PLUS
A agência informa que o Shopping da Gávea faz sua estréia na TV com sua campanha de Natal criada por ela, com a atriz Lilia Cabral, a Marta da novela Páginas da Vida, mostrando os benefícios que o shopping oferece aos seus clientes para as compras de Natal. Enquanto passeia pelo shopping, "crianças mágicas" surgem atrás dela. Na última cena, uma surpresa: as crianças aparecem pra ela, que logo em seguida recebe um beijo de uma delas. O comercial será veiculado na TV Globo, Multishow, GNT, Globonews e no cinema. A ação conta ainda com rádio, busdoor e taxidoor. A criação é de Léo Moreira e Felipe Gaúcho, com produção de vídeo da Proview, produção de áudio da Zuera e foto de Mauro Risch (Artephoto).

BENDITA
Em parceria com a RioKa, a Bendita - agência carioca de soluções interativas de Bruno Granato e Marcio Morgade – já trabalha no novo site institucional da Favo Móveis. A página terá um visual minimalista privilegiando os móveis e ambientes projetados pela empresa. Os recursos de animação e efeitos tridimensionais são o ponto forte do projeto.

BINDER/FC+G
O Natal do Shopping Nova América deste ano aposta na solidariedade de seus clientes para beneficiar quem mais precisa. Com o objetivo de ajudar a instituição Cruzada do Menor, que assiste milhares de crianças, adolescentes e idosos no Estado do Rio de Janeiro, a agência Binder/FC+G desenvolveu toda a campanha mostrando como é fácil se envolver com esta rede de solidariedade.
"Ao invés de fazer grandes promoções com prêmios, o Shopping Nova América resolveu beneficiar quem mais precisa neste Natal, apostando na solidariedade de seus freqüentadores", explica Cecília Figueiredo, Gerente de Marketing do shopping.
Iniciada no dia 19 de novembro, a ação, que se prolonga até o dia 24 de dezembro, coloca o público do Nova América como uma espécie de "anjo da guarda". As crianças fotografadas para a campanha são atendidas pela Cruzada do Menor e aparecem nas peças com um cliente, como se estivesse as protegendo. Completando a imagem, o logo do shopping aparece atrás do cliente, formando um par de asas, dando a impressão de se tratar de um anjo. Os títulos concluem: “Você é um anjo. A diferença é que, em vez de asas, você carrega presentes”. Ou: “Nem todo anjo carrega asas. Alguns carregam presentes”.
Além dos anúncios nos jornais O Globo e Extra, a campanha será veiculada nas rádios Jovem Pan, JB FM e FM O Dia, a, a partir do dia 1º de dezembro.

BOSSANOVA
Com campanha assinada pela BossaNova, a Dorex Incorporações lançou o empreendimento imobiliário "Residencial Des Arts Botafogo", na rua Assunção. A agência -- que está completando 1 ano de existência -- desenvolveu todo o projeto gráfico e de comunicação do empreendimento, ressaltando que "Morar perto de tudo é bom. Viver com qualidade de vida é muito melhor. Des Arts. A arte de viver bem".

CONEXÃO BRASIL
A agência conquistou a conta da Toesa Service em concorrência com a Artplan e já começa a veicular no início de dezembro em tv, rádio, jornal, outdoor e SuperVia a campanha do mais novo lançamento da empresa, o TEM - Toesa Emergências Médicas.
Outra novidade é a entrada na agência da Seoul Motors, a mais nova concessionária Hyunday do Grupo Abolição Veículos na Barra, com lançamento nos cadernos de Noticiário e Classificados de jornal e rádio segmentado.

ESPAÇO/Z
Pelo terceiro ano consecutivo, a Espaço/Z criou a campanha do Mês da Cultura para o Clube da Cultura. As peças estão sendo veiculadas em estações e vagões do Metrô. O mote é apresentar o bilhete de "Integração Cultural", uma parceria do Metrô Rio e Clube da Cultura, que concede gratuidade ou descontos em equipamentos culturais do centro da cidade durante o mês de novembro.
Com criação de José Maria de Oliveira e Fillipe Vidal e redação de Frederico Cruz, a campanha mostra como o Metrô Rio aproxima o carioca da cultura, em dois anúncios diferentes. Em ambos, camadas de solo separam o vagão do metrô em movimento, de referências culturais. A foto é de Mauro Risch. O atendimento da conta é Áurea Bicalho Guimarães. A aprovação foi dada por Miguel Gomes, Presidente do Clube da Cultura e Thaissa Araújo, da área de Comunicação do Metrô Rio.

GIACOMETTI RIO
A empresa está festejando um crescimento de receita de 39, 7%, comparados os exercícios 2005/2006. Segundo notícias na imprensa, o mercado publicitário brasileiro está fechando o ano com um crescimento de investimentos da ordem de 13%. Flavio Martino, sócio e diretor executivo da Giacometti Rio, conota essa expansão ao inicio de trabalhos regulares para o Hospital Copa D'Or, Neoenergia e, mais recentemente, para a Universidade Santa Úrsula, além de incremento das ações publicitárias da operadora de viagens Marsans, tradicional cliente da Agência.

K2
A K2 Comunicação, fundada há apenas seis meses pelo jornalista e publicitário Marcos Maia (ex-OPM), durante a festa de lançamento do patrocínio da Petrobras ao Projeto Olímpico da Mangueira, entregou 10 das 20 peças que irão compor o novo conceito de comunicação interna da Vila. Outdoor e painés instalados no ginásio e na pista olímpica chamam a atenção da garotada com títulos "Aqui, todos são vencedores", "Cidadnia 10 x 0 Desigualdade", entre outros. A direção de arte é assinada por Sergio Conde e Vivian Ribeiro.

MÍDIA 1
Começou essa semana a campanha "A Moda Contra o HIV", liderada pelo estilista Carlos Tufvesson e que envolve 18 marcas.
A comunicação contou com o apoio da Prefeitura/AdShell e do jornal O Globo e foi coordenada pela Mídia1. A ilustração da peça é de Miguel Paiva e a direção de arte de Heyder Macedo. A marca é de Fred Toledo e Bruno Israel.

MZ
A MZ Propaganda comemora a conquista de 5 novas contas este mês, sendo que a mais recente é o Shopping Aventura Center na Barra da Tijuca. O primeiro trabalho desenvolvido para o cliente é a campanha de Natal. A agência já está desenvolvendo todo o planejamento e veiculando em diversas mídias para a Locarvel-RJ, Carflex, Jocelyn automóveis e Only Custom Motorcycles Espaço Harley Davidson.

WORKSTATION
A Prefeitura de Volta Redonda, uma das maiores cidades do Sul Fluminense, entregou a sua conta para a Workstation e começa a prestar contas dos dois anos de administração com a campanha “Prefeitura de Volta Redonda, cuidando do povo com mais carinho”. São sete peças de 1 minuto e 30” para a TV e quatro peças de 1 minuto para rádio.
A veiculação será regional e parte de depoimentos de moradores de Volta Redonda que constatam a preocupação com a humanização dos serviços oferecidos pela Prefeitura. Todos os depoimentos foram gravados nos próprios locais de atendimento como postos de saúde , hospitais, escolas e empresas particulares que receberam ajuda do governo para instalação no município.

Muppets inspiram trilha do Submarino

No lindo filme que Fernando Campos e Vico Benevides, da Santa Clara, criaram para a campanha de Natal do Submarino, um dos pontos altos é a trilha sonora, que, segundo divulgação da agência, foi criada pela produtora Satélite, com letra escrita pelo próprio Fernando Campos.
O que não está na divulgação, mas não dá para não registrar porque traz à memória ótimas lembranças afetivas (para mim, da infância da minha filha Lena), é que tanto a música do maestro Roberto Coelho quanto o arranjo com o banjo ao fundo e a voz engraçada do cantor são uma clara referência às canções do sapo Caco, nos filmes de animação dos Muppets. Uma opção até bem adequada, considerando-se a fantasia infantil a que o comercial remete.
Vejam aí os dois filmes: em cima, o do Submarino, dirigido por Rodrigo Lewkowicz para a Produtora Associados. E abaixo, Caco, o sapo, cantando a lindíssima "The Rainbow Connection", de Paul Williams e Kenneth Ascher, na abertura do longa "The Muppet Movie", de 1979, o primeiro da dupla Jim Henson e Frank Oz com os seus personagens.

Muppets inspiram trilha... (Falam os leitores)

De Fernando Campos, diretor da Santa Clara
"Marcio,
Antes de mais nada, parabéns pela percepção antenadíssima da referência do Caco, que foi exatamente o que aconteceu. Inclusive foi a própria "The Rainbow Connection" a referência que usamos. Vico apareceu com a música baixada no Limewire (que todos tínhamos guardada lá no fundo da memória) e decidimos que este era o caminho.
Nem preciso dizer o tesão que foi fazer uma música baseada na genialidade dos Muppets (pra mim, provavelmente o melhor TV Show de todos os tempos).
E finalmente, obrigado pelos elogios públicos ao comercial. Todos tivemos muito orgulho e prazer em realizar o filme, as duas produtoras deram um show e o cliente está sorrindo de orelha a orelha com o feedback da primeira semana de veiculação. Foi o típico caso do trabalho que começa certo e vai certo até o final.
Ficamos muito felizes com o seu comentário/nota.
Grande abraço,
Fernando Campos
PS: Por causa da sua nota estou há horas no Youtube me deliciando com tudo o que tem de Muppets..."

N.R.: Fernando, e você acha que a mesma coisa não aconteceu comigo? :))

ABP entrega Destaques no Caiçaras dia 11

A Associação Brasileira de Propaganda (ABP) anuncia na próxima segunda-feira, 11 de dezembro, os vencedores do prêmio "Destaque Profissional 2006", entre os indicados pela entidade e votados pelos associados. Estão concorrendo este ano os seguintes publicitários, de São Paulo e do Rio:

Publicitário do Ano
Júlio Castellanos - McCann-Erickson
Luiz Lara - Lew,Lara
Nizan Guanaes - África

Executivo de Anunciante
Cláudia Colaferro - Motorola
Luis Carlos Cavalcanti Jr. - Bradesco
Marco Simões - Coca-Cola

Executivo de Agência
Bia Aydar - MPM
Otto de Barros Vidal - PPR
Roberto Duailibi - DPZ

Executivo de Veículo
Letícia Muhana - GNT
Pedro Garcia - SportTV
Willy Haas - Rede Globo

Diretor de Criação
André Lima - NBS
Carlos Di Célio - F/Nazca
Ricardo Chester - JWT

Redator
Felipe Rodrigues - Giovanni, FCB
Rafael Genu - F/Nazca
Rita Corradi - Leo Burnett

Diretor de Arte
Fernando Barcellos - Giovanni, FCB
Julio Andery - DM9DDB
Luis Claudio Salvestroni - Agência3

Profissional de Atendimento de Agência
André Furlanetto - AlmapBBDO
Antonino Brandão - NBS
Gláucio Binder - Binder FC+G

Profissional de Atendimento de Veículo
Edson Melo - Editora Abril
Eduardo Salvador - Globosat
Gilberto Martins - Rede Record

Profissional de Mídia de Agência
Fátima Rendeiro - Quê Comunicação
Paulo Camossa - AlmapBBDO
Paulo Queiroz - DM9DDB

Diretor de Comerciais
Fábio Soares - Conspiração
Fernando Olival - O2 Filmes
Rodrigo Pesavento - Zeppelin

Profissional de Planejamento e Pesquisa
Fernand Alphen - F/Nazca
Jaime Troiano - Troiano Consultoria de Marca
Pedro Cruz - MatosGrey

Profissional de Fotografia
Antônio Luiz Hamdan - Estúdios Hamdan
Leonardo Vilela - Platinum
Valério Trabanco - Studio Trabanco

Profissional de Produção de Som
Dudu Marote - Dr. DD
Orlei Gonçalves - Nova Onda
Tula Minassian - Play It Again

RTVC
Egisto Betti - AlmapBBDO
Iracema Nogueira - Leo Burnett
Verônica Machado - Publicis

Produtor Gráfico
Luiz Carlos Pedrosa - África
Márcia Monteiro - Ogilvy
Robson Ciaramicoli – NeogamaBBH

O evento acontece a partir das 20 horas, no Clube Caiçaras e as adesões devem ser feitas na ABP através dos telefones (21) 2518-4629 e 2518-4630.

Reforços do Mercado

Agência3 (Rio - RJ) - O Núcleo Imobiliário conta com dois novos reforços – a designer Caroline Portella e o diretor de arte Marcos Dantas. Carol (ex-Expomídia e Percepttiva) tem em seu portfólio trabalhos para clientes como Petrobras, Vale do Rio Doce e Xerox. Já Dantas, com passagem pela White Propaganda, de São Paulo, assinou trabalhos para clientes Ferrero Rocher, Puma, entre outros. (07/12/2006)