Janela Publicitária    
 
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A Fenêtre é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes.
 

17 de junho de 2007, domingo

CANNES RENASCE

Fabio Seidl em Cannes 2007Vamos começar com um título sensacionalista aqui para ver se a coluna engrena: Cannes Renasce! Isso, bem cafona. Bem, tá funcionando, você continuou lendo. Isso tudo para dizer que depois de um primeiro ano sob administração dos ingleses, Cannes voltou a atrair investidores, exibidores, gente que está colocando bufunfa no negócio.
A quantidade de patrocinadores cresceu, os stands melhoraram e a Lions Village, área de convivência do festival, está caprichada, fazendo valer a pena pelo menos parte do dinheiro que os delegados investem para ver aqui. Digo "parte", porque vir aqui continua sendo caro bagaray.
Mas o importante é que Cannes parece estar retomando o rumo de ser a grande feira da publicidade do mundo. Entre as sessões massacrantes de filmes e as intermináveis filas de anúncios impressos colados, os delegados podem comprar livros, jogar vídeo game, fazer um lanchinho decente, conhecer novas ferramentas de trabalho e até descansar dentro do Palais. É a primeira boa notícia do festival.

SAI O BRASIL, ENTRA A ARGENTINA

Argentina no PalaisJá a primeira má notícia é que o imenso painel na fachada lateral do Palais que nos últimos anos vinha sendo ocupada pela agência brasileira Africa este ano foi comprado...pelos ARGENTINOS.
Tá lá uma imensa faixa azul e branca escrita Argentina com o nome de 8 empresas portenhas que fizeram uma vaquinha para ocupar o espaço.
Já não bastava os caras estarem "tomando a boca" no mercado latino e produzindo várias campanhas globais que deixam a gente com aquela invejazinha, agora isso.
Fiz a minha parte na nossa vingança. Uma senhora turista, acompanhada do marido, veio me perguntar o que era aquilo enquanto eu estava fotografando.
- Com licença, sabe me dizer o que está acontecendo aí dentro?
- É um festival de publicidade.
- Da Argentina?
- Ah, aquilo? Não, não, deixa eu explicar: desse lado aqui, onde está escrito "Cannes Lions", é o festival, que eu estou participando. Lá, onde está escrito "Argentina", é um congresso gay.
- Entendi, muito obrigado.
- De nada.

SEMINÁRIOS SÃO O NOVO FOCO

Mas, como eu estava dizendo, Cannes está se reposicionando. Se você leu a Fenêtre da semana passada deve lembrar que eu estava questionando exatamente o que o pessoal estava vindo fazer aqui. Os organizadores e patrocinadores, que assim como você não leram a coluna da semana passada, se tocaram disso também. E as palestras por aqui melhoraram bastante.
Vão ser 45 seminários e 21 workshops até sábado. E vamos ter, por exemplo, Sir Bobby Charlton, o Pelé da Inglaterra falando sobre o desenvolvimento da marca do Manchester United. Al Gore vai falar sobre o que a publicidade pode ter a ver com as mudanças climáticas. A Sawa vai apresentar novas possibilidades de exploração da mídia cinema. E por aí vai.
As salas mostrando todos os filmes que foram inscritos, com exibições de quase 7h só com comerciais de carros, vão perdendo espaço. Que bom.


ATÉ O CARLTON VIROU MÍDIA

Hotel Carlton virou mídiaSe o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, viesse a Cannes ia ter um faniquito. Aqui não só não tem essa de tirar os outdoors como estão metendo até na fachada do clássico Hotel Carlton.
Parênteses sobre o Carlton: se não me engano foi o Heleno Bernardi, da Casa de Criação, que me contou anos atrás que foi dele (do hotel, não do Heleno) que chuparam a arquitetura do Copacabana Palace. Olha na foto e diz se não é igual.
A história é que chamaram o mesmo arquiteto para fazer um hotel de luxo no Rio, se não me falha a memória de lagosta, para receber um evento importante, hospedar o Rei da Bélgica, algo assim. Como não havia tempo ou havia preguiça, o arquiteto foi lá e usou, na cara dura, o mesmo desenho. Pode não ter sido o Heleno que me contou, o Rei pode ter sido do Zimbabwe, mas era mais ou menos isso.
Fato é que o Carlton, assim como o Copa, é uma referência de elegância, sobretudo em eventos de mais alto nível do que este festival publicitário, como o Festival de cinema e o de filmes pornô que também rola por aqui.
Mas aparentemente os donos do hotel não tão nem aí e liberaram pro Grupo Havas meter lá faixas dizendo: "A Euro RSCG é a agência do ano segundo a revista Campaign. Mas o mais importante é que servimos um goró geladinho".
A propaganda faz menção ao Havas Café, que vai oferecer palestras com temas bacanas (uma delas sobre o efeito YouTube), música, lounge e, claro, cervejolas.

EM TERRA

Em tempo: o portal Terra também colocou banners gigantes no Carlton e no Majestic, hotel onde ficam os jurados, mas não estão dando nada lá dentro. O que parece que vão dar é uma festa em alto mar para trocentos convidados com discotecagem de Boy George. Sim, próprio.
Claro que a lista de convidados não inclui repórteres da Fenêtre Publicitaire. Mas, pensando bem, não sei se eu entraria de gaiato num navio com o Boy George.

STIMULIBOX

Stimulibox, da JC DecauxFalando em frescurinhas, Stimulibox é o nome pimpão de um espaço muito bacana que a JC Decaux montou na praia, a poucos metros do Palais e que já tem atraído muitos delegados.
De meio-dia às 21h, os publicitários podem desfrutar de espreguiçadeiras à beira-mar, enquanto vêem o zanzar de francesas de topless, degustando aquela champanhota, vinho, canapés e frutas. Tudo de grátis. A tenda ainda tem um DJ e mobilários urbanos divertidos e interativos, com jogos de Nintendo, Jukebox e até aromaterapia.
Bem, se isso ajuda a diminuir a raiva dessa gente que está aqui neste relax enquanto você trabalha, a champagne e o vinho deles, olha que droga, é tudo nacional, fabricada aqui mesmo no país deles. Eita gente sem requinte.

Stimulibox, da JC Decaux

ARREDORES

Já se arranjou um jeito de sacanear o pessoal que deixou para reservar o hotel de última hora e acabou ficando hospedado longe aqui de Cannes. Os que tem que pegar condução (ainda que um carro alugado) para vir ao Palais todos os dias já estão sendo chamados de SUBURBANNES.

MOMENTO AMAURY

Já era hora da gente prestar uma homenagem a este ícone da reportagem social eletrônica brasileira. É com muita justiça que a Fenêtre abre este espaço e o batiza com o nome deste jornalista único, inenvelhecível e indescabelável: Amaury Júnior. Vamos ver quem viveu um Momento Amaury e foi flagrado por nossas câmeras, flanando pela Cote D'Azur, neste primeiro dia de Festival.

Accioly e Tico Moraes
O carioca Tico Moraes (Y&R Portugal) e a presença sempre garantida de Antônio Carlos Accioly (Margarida Filmes).



Outro luso-carioca, Sergio Lobo (Leo Burnett Lisboa) reencontra o presidente da Giovanni+DraftFCB, Adilson Xavier.


Suzaninha e Andréa da CGCOM acabando de chegar.


Os jurados se confraternizando num jantar informal no meio da calçada.



PESSOAS A QUEM APARENTEMENTE DEVO DINHEIRO E ESCREVERAM DIZENDO QUE CURTEM A JANELA SÓ PARA PUXAR ASSUNTO.

Albertino Jr, Bruno Richter (Camisa 10), Deko Schmidt (SangueBom Filmes), Fabio Augusto "Caveira" (DPZ, que ainda acrescenta que esse negócio de Lado B de Cannes quer dizer Boiola), Fabio Marinho (OPM), Monica Souza (YDreams), Mario Barreto (Imagina Produções), Priscila Serra (CCRJ, minha madrinha neste mundo colunístico e por quem nutro muito carinho) e até jornalistas de verdade como Adonis Alonso e Daniele Marques. Muito obrigado. Podem passar lá no Marcio Ehrlich que ele acerta com vocês.

O redator Fabio Seidl é o enviado (com todo o respeito) especial da Janela em Cannes 2007.